Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Estrelas, brilhando no céu: desvendando o universo – UCA

 

25/08/2011

Autor y Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as principais características das estrelas

Explicar o ciclo vital das estrelas

Discutir os conceitos de magnitude e distância de estrelas

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre Astronomia.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: conhecendo as estrelas

Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 2 vídeos sobre as estrelas. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

Vídeo 1 –  A Via – Láctea – Nascimento e Morte das Estrelas

Estrela 1

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=w04w7JRCKME  acesso feito dia 14/06/2011

Vídeo 2 – Estrelas

Estrela 2

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=OgE_g0k4Bss&feature=fvwrel acesso feito dia 14/06/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a pedir para que os/as alunos/as se posicionem em círculo no interior da sala de aula para um diálogo sobre os temas abordados.iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões: 

  1. O que é uma estrela?
  2. Como se constituiu a Via Láctea?
  3. Qual a principal estrela da Via Láctea?
  4. Quanto tempo a luz do Sol demora para chegar à Terra?
  5. Quanto tempo é necessário para a luz da estrela mais próxima da Terra chegar até nós?

 

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta

Sugestão de trabalho: visitando um observatório astronômico

Essa sugestão de trabalho consiste em uma pesquisa de campo a ser realizada pelo/a professor/a com os/as alunos/as, acompanhando-os/as em uma visita a um observatório astronômico. Retornando à sala de aula, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre a visita. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:

  1. O que você achou mais interessante na visita?
  2. O que você aprendeu sobre as estrelas durante a visita?
  3. Qual foi o corpo celestial mais brilhante que você observou durante a visita? Esse corpo celestial pode ser observado sem a utilização de um observatório?

 

OBSERVAÇÃO: Essa sugestão de trabalho é viável apenas para o/a professor/a que possuir um observatório astronômico em sua cidade ou em sua região.

atividade: pesquisando e aprendendo

Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em cinco grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre as estrelas. 

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre uma estrela, consultando, para tanto, sites específicos.

GRUPO 1: Anã Vermelha
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A3_vermelha  acesso feito dia 22/08/2011

GRUPO 2: Anã Amarela
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A3_amarela acesso feito dia 22/08/2011

GRUPO 3: Anã Branca
Fonte  http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A3_branca  acesso feito dia 22/08/2011

GRUPO 4: Anã Marrom
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A3_marrom   acesso feito dia 22/08/2011

GRUPO 5: Gigantes Vermelhas
Fonte:    http://pt.wikipedia.org/wiki/Gigante_vermelha      acesso feito dia 22/08/2011

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre cada uma das estrelas, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:

a)      Massa

b)     Raio

c)      Luminosidade

d)     Distância

Além disso, os grupos deverão selecionar imagens sobre cada uma das estrelas

Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação deslides com as imagens e informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

3ª atividade: trabalhando no laboratório

 

Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização de um experimento no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, o procedimento pertinente ao experimento deve ser apresentado pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante o experimento.

Experiência com a energia solar

Materiais:

02 garrafas plásticas (sendo 01 garrafa pintada de branco e outra pintada de preto)
02 balões

Procedimento:

1 – O/a professor/a deverá orientar aos alunos para fixarem um balão sobre cada uma das garrafas colocando a parte aberta do balão sobre a boca das garrafas. Assegure-se de que os balões foram bem colocados nas garrafas.

2 - Agora ponha as duas garrafas sob o sol brilhante. Os/as alunos/as deverão observar os balões à luz do sol durante cerca de dez minutos. Finalizada os dez minutos de observação os/as alunos/as deverão tocar nas duas garrafas e registrar o que observaram. Será necessário marcar o horário quando o balão na garrafa preta se encher. Enquanto o balão da garrafa preta se enche, o da garrafa pintada de branco permanecerá da mesma forma. O/a professor/a poderá registrar o que observaram.

3 – Cabe ao/professor/a desafiar os/as alunos/as a explicarem o que por que ocorreu durante o experimento dizendo por que a garrafa preta encheu o balão e a garrafa branca não.

Explicação:A garrafa preta irá absorver a energia do calor solar melhor do que a garrafa pintada de branco. Esta repele a maior parte da energia do calor solar. O ar dentro da garrafa preta aquece e dilata enchendo o balão de ar. O ar quente dilata.

 Fonte:  http://library.unesco-iicba.org/Portuguese/Science_Serie/Science%20pages/Li%E7%F5es/Experi%EAncia_com_a_Energia_Solar.htm acesso feito dia 17/08/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

4ª atividade: explorando as estrelas na rede

Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em grupos de quatro alunos/as e orientá-los/as a, usando o software  Kword, abrir o texto denominado “Introdução às estrelas”. O texto deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO: Introdução às Estrelas
Fonte:  http://www.planetseed.com/pt-br/node/20317    acesso feito dia 17/08/2011

Concluída a leitura do texto, cada grupo deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

Questionário 1

1 – Qual é o processo por meio do qual as estrelas produzem energia? Explique.

2 – Quais são os principais fatores determinantes para o desenvolvimento da vida de uma estrela?

3 – Quanto tempo vive uma estrela?

4 – O que é uma protoestrela?

5 – O que é uma estrela de nêutrons?

6 – Explique como se forma um buraco negro.

O/a professor/a deve promover uma discussão sobre as respostas apresentadas pelos/as alunos/as, estando atento/a a possíveis equívocos para interferir e proceder às devidas correções se necessário.

Feito isso, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as, ainda organizados em grupos, a acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de que realizar a simulação do nascimento de uma estrela. Para tanto, deverá ser acessado o site “Faça sua própria estrela”, cujo link se encontra abaixo.

Fonte:  http://www.planetseed.com/pt-br/node/20317  acesso feito dia 17/08/2011

As orientações disponíveis no site devem ser seguidas para que a simulação seja realizada corretamente. Após a conclusão da simulação, o/a professor/a deverá realizar uma discussão sobre o desenvolvimento dessa atividade, relacionando-a com o conteúdo do texto.

 estrela            estrela 1      

  estrela           estrela 2    

   estrela 4          estrela 5

     estrela 6                    

5ª atividade: construindo uma luneta

Nessa quintata atividade da aula será realizada a construção de uma luneta no Laboratório de Física. Para tanto, os/as alunos/as deverão providenciar o material necessário, uma vez que cada um/as deles/as terá a sua própria luneta e é inviável para o/a professor/a providenciar o material para todos/as. A luneta será utilizada como um recurso para que, em casa, os/as alunos/as possam observar as estrelas durante a noite e, assim, o conteúdo trabalhado em sala de aula possa ser abordado de forma prática.

Tendo os materiais providenciados pelos/as alunos/as à disposição, caberá ao professor apresentar a eles/as os procedimentos descritos abaixo para a construção da luneta.

Materiais

- 1 luva simples branca de esgoto de 50 mm ( ou 2" - duas polegadas) – A

- 1 lente esférica incolor de óculos de 1 grau positivo – B

- 1 disco de cartolina preta (ou papel preto) de 50 mm de diâmetro, com furo interno de 20 mm de diâmetro – C

- 70 cm de tubo branco de esgoto de 50 mm de diâmetro (ou 2") – D e E

- 70 cm de tubo branco de esgoto de 40 mm (ou 1 1/2") – F e G

- 1 luva simples branca de esgoto de 40 mm ( ou1 1/2") – H

- 1 bucha de redução curta marrom de 40 x 32 mm – I e I’

- 2 monóculos de fotografia – J

- 1 plug branco de esgoto de 50 mm ( ou 2" )

- 1 lata de tinta spray preto fosco

- 1 rolo de esparadrapo de aproximadamente 12 mm de largura por 4,5 m de comprimento

- 1 lata pequena de vaselina em pasta

- 1 caixa pequena de durepoxi ou similar

Procedimentos

Para iniciar o a construção da luneta será necessário pintar as paredes internas dos tubos DE e FG com tinta spray preto fosco, mas, antes de pintá-las, coloque um anel de esparadrapo na extremidade E da parede interna do tubo DE e outro anel de esparadrapo na extremidade externa F do tubo GF, como se vê na Figura 1.

Figura 1

Estrela 4

Depois de completada a pintura, retire os dois anéis de esparadrapo acima mencionados, pois eles estarão sujos de tinta. No lugar do anel que estava na extremidade interna E, coloque tantos anéis sobrepostos de esparadrapo quantos forem necessários para que o tubo GF possa passar pela extremidade E do tubo DE e deslizar dentro deste sem muito esforço. Se necessário, coloque vaselina sobre o último anel de esparadrapo.

No lugar do anel de esparadrapo que estava na extremidade externa F, coloque tantos anéis de esparadrapos quantos forem necessários para que o tubo GF possa deslizar dentro do tubo ED sem precisar esforço, mas sem escorregar sozinho se os tubos ficarem na vertical. Obviamente será preciso fazer a extremidade G, do tubo GF, entrar pela extremidade D, do tubo ED e sair pela extremidade E, e, então, verificar se eles deslizam suavemente sem muito esforço. Se necessário, coloque vaselina sobre o último anel de esparadrapo. Sequência de montagem: coloque o tubo FG dentro do tubo ED, conforme descrito no parágrafo anterior.

Coloque estes tubos na vertical, com a extremidade D para cima. Sobre esta extremidade (D) coloque o disco de cartolina preta (C). A finalidade deste disco é diminuir a aberração cromática, ou seja, a dispersão da luz branca (separação de todas as cores) após ela passar pela lente. Sem este disco (C) nem a Lua é visível. Faça um teste. Continuando a sequência de montagem: sobre o disco C coloque a lente (limpe-a bem) com o lado convexo para cima e, então, encaixe a luva A, conforme indicado na Figura 1.

É importante que o corte da extremidade D do tubo tenha sido feito perpendicularmente ao eixo do tubo DE. O monóculo J já está encaixado na bucha marrom I e I'. É só encaixar a bucha na luva H e esta, por sua vez, encaixar na extremidade G do tubo GF.

Finalizada a construção da luneta, para ver como ela irá funcionar é só mirar a luneta e deslocar lentamente o tubo GF ao longo do tubo ED para obter a focalização. Também não se esqueça de que a imagem estará se formando a uns 4 ou 5 cm atrás da lente ocular, por isso não encoste seu olho na ocular (monóculo), deixe-o a uns 4 ou 5 cm atrás do monóculo.

Atenção: as peças I e I', H e A devem ser encaixadas, mas de tal forma que seja possível desencaixá-las com certa facilidade, para futura limpeza das peças. Por isso, se for necessário, é recomendável passar vaselina antes de encaixá-las. Em casos extremos, use uma lixa fina para desbastar as superfícies de contato e, depois, coloque a vaselina. Também não se espante com a imagem invertida. Lembre-se, esta é uma luneta astronômica e em astronomia, cabeça para baixo ou para cima é só uma questão de referencial.

Aproximação: é igual à razão entre a distância focal da objetiva pela distância focal da ocular, portanto: 100 cm / 4 cm = 25.

Fonte: http://escolaalfa.blogspot.com/2009/08/luneta-caseira.html acesso feito dia 14/06/2011

Após a construção da luneta, os/as alunos/as deverão ser orientados/as pelo/a professor/a a utilizá-la para, em casa, observar as estrelas durante a noite. Por fim, os/as alunos/as deverão relatar, em sala de aula, como foi essa atividade.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todas as atividades da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.