Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aprendendo sobre a preservação da água

 

15/06/2011

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

Ellis Batista Paiva Brito

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Nara Luiza de Almeida Cunha

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a importância da preservação do ambiente aquático;

  • Refletir sobre as conseqüências da poluição das águas dos rios/mares;

  • Aprender o sobre o tempo de decomposição dos lixos na água.

Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É necessário que os alunos tenham conhecimento acerca do gênero textual: narração;

  • Conhecimentos básicos acerca da poluição da água dos rios/mares.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1/ATIVIDADE 1: Laboratório de Informática Educativa - LIE

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos:

  • O computador com o vídeo: “Pardo sim, sujo não”;

  • Lousa

Observação: Caso o LIE não possua lousa, o professor poderá utilizar cartolina ou papel madeira;

  • Caderno, lápis ou caneta.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO VÍDEO

Este vídeo apresenta o tema conscientização da poluição dos rios. O vídeo tem uma duração de 8 min e 8 seg.

 

 

 

 

imagem 1 imagem 2

Imagens do vídeo: “Pardo sim, sujo não”

 

PARA INSTALAÇÃO DO VÍDEO:

1. Fazer o download do vídeo “Pardo sim, sujo não” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11593

Observação: O plugin Windows Media Player é necessário para a utilização do vídeo proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor inicie a atividade questionando os alunos sobre “Por que a água é importante para as nossas vidas?”; “Quais formas de poluição das águas que vocês conhecem?”. O professor deve anotar as respostas dos alunos na lousa ou em uma cartolina. Em seguida, o professor deverá informar aos alunos que eles irão assistir ao vídeo “Pardo sim, sujo não”. Após o término do vídeo, o professor deverá pedir que os alunos, ainda em duplas, anotem em seus cadernos quais formas de poluição à água eles conseguiram visualizar no mesmo.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Esse é o momento em que os alunos estarão assistindo ao vídeo e fazendo suas anotações acerca de quais formas de poluição à água eles conseguiram identificar.

Os alunos poderão sentir dúvidas na identificação de algumas poluições encontradas no vídeo, como é o caso do assoreamento e doóleo que vaza dos navios. Desta forma, é importante que o docente realize os devidos esclarecimentos acerca das dúvidas apresentadas pelos discentes.

 

DISCUSSÃO:

Nesse momento os alunos estarão apresentando seus apontamentos acerca do vídeo, compartilhando com a turma suas anotações sobre as poluições que eles conseguiram identificar. Neste sentido, sugere-se a realização de um rebate como forma de socialização das informações. Para iniciar o rebate o docente poderá propor os seguintesquestionamentos:“Será que os homens não gostam de água limpa?” (este foi o questionamento feito pelo Pardinho ao final do vídeo); “Quais as conseqüências da poluição das águas?”; “Quais atitudes podemos tomar para que isso não ocorra?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

O professor deverá formalizar os conceitos acerca da poluição nos rios/mares. O docente deverá explicar que a poluição das águas dos rios/mares pode acarretar diversos problemas, tais como: a morte dos animais e vegetais aquáticos devido as substâncias tóxicas lançadas nas águas pelas indústrias e pelos navios; a contaminação dos homens pelos animais e vegetais atingidos; o lançamento nos rios, lagos e mares de seres vivos causadores de doenças através dos esgotos das cidades.

 

AMBIENTE 2/ATIVIDADE 2: Sala de Aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos:

  • Folhas de papel ofício;

  • Canetinhas e lápis de cor.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor inicie a atividade perguntando sobre a história do vídeo. O docente deverá solicitar que os alunos em duplas recriem uma nova história para a trajetória do peixe Pardinho pelo rio em que não haja poluição, onde deverão fazer as ilustrações da história.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento as duplas estarão elaborando a nova história, onde as anotações realizada na atividade 1 serão utilizadas nesta atividade. Os alunos poderão sentir dificuldades na hora de escrever a narrativa. O professor poderá propor alguns questionamentos para ajudar nas dificuldades dos alunos, tais como: “Quais deverão ser os novos cenários?”; “Como deveria ser um rio?”; “Será que deveria haver lixo dentro dos rios?”

 

DISCUSSÃO:

Objetivando socializar as histórias construídas, recomenda-se que o professor convide as duplas para socializarem suas produções com toda a turma.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento o professor deverá ressaltar a importância da água em nossas vidas, pois a utilizamos praticamente em todos os momentos do nosso cotidiano, como: na higiene pessoal (ao tomarmos banho, ao escovarmos os dentes, ao lavarmos as mãos); na alimentação (ao prepararmos sucos, ao lavarmos frutas e verduras, ao cozinharmos alimentos); nas tarefas domésticas (ao lavarmos louças e automóveis, ao lavarmos calçadas/pisos, ao lavarmos roupas); na hidratação do corpo (ao bebermos água); no lazer (ao tomarmos banho de piscina/mar), e por isso por isso devemos preservá-la, adotando atitudes como: não jogar lixos em qualquer tipo de ambiente aquático; não fazer derrubadas de árvores próximas às margens de rios; não usar agrotóxicos nas proximidades aquáticas; não jogar esgotos nos rios; entre outros.

 

 

AMBIENTE  2/ATIVIDADE 3: Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos:

  • Canetinhas, giz de cera, lápis de cor;

  • Duas folhas de cartolina branca;

  • 1 folha de isopor de 2cm de espessura;

  • Cola de isopor.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente, sugere-se que o professor questione os alunos sobre “Vocês sabem quanto tempo leva para que os lixos se decomponham na água?”. O professor deve anotar as respostas dos alunos na lousa. Em duplas, os alunos irão procurar informações nos sites. Terminada a pesquisa o professor deverá convidar os alunos para confeccionar um mural para escola com o título “Tempo de decomposição do lixo na água”. É importante que conste nas cartolinas desenhos como: o mar, os peixinhos, os lixos e ao lado de cada lixo escrever o nome do mesmo e a quantidade de tempo que leva para se decompor. Sugere-se que o professor cole as cartolinas lado a lado e, em seguida, colar no isopor.

Sugere-se os seguintes sites para os alunos estarem realizando a pesquisa sobre o período de decomposição do lixo na água:

http://www.ecosulacap.com.br/modules/mastop_publish/?tac=Tempo_de_Decomposi%E7%E3o_de_Lixo_na_Terra (Acesso: 10/06/2011)

http://www.natureba.com.br/lixo.htm (Acesso: 10/06/2011)

http://www.pescacananeia.com.br/decomposicaoereciclagem.htm (Acesso: 10/06/2011)

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/decomposicao-do-lixo.php (Acesso: 10/06/2011)

 

imagem 3

Fonte:   http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/decomposicao-do-lixo.php – Acesso em:08/06/2011

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento, os alunos buscarão realizar a atividade proposta.

 

DISCUSSÃO:

É provável que os alunos apresentem dificuldades acerca da confecção do mural. Desta forma, é importante que o professor proponha uma discussão com os seguintes questionamentos: “Por que será que o homem polui os rios/mares?”, “Será que esses lixos prejudicam os seres vivos aquáticos?”

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Recomenda-se que o professor apresente sobre a importância de não jogar lixos nos rios/oceanos, pois além deles poluírem um elemento indispensável para as nossas vidas, a água, também podem matar os seres vivos dos ambientes aquáticos e, alguns desses materiais levam milhares de anos para se decomporem, o que agrava ainda mais o problema.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Pardo sim, sujo não Vídeo
Recursos Complementares

Site que fala acerca da utilização da água em nossas vidas - http://www.casal.al.gov.br/utilizacao-da-agua/ (Acesso: 10/06/2011)

Site que fala sobre a poluição da água - http://giordanobrunoassuncaomiranda.vilabol.uol.com.br/poluicaoagua.htm (Acesso: 10/06/2011)

Avaliação

Na atividade 1, o professor deverá averiguar se os alunos compreenderam as conseqüências que a poluição das águas do rios/mares podem acarretar ao meio ambiente; Na atividade 2, o professor poderá verificar se os alunos conseguiram se conscientizar acerca da importância da água para as nossas vidas como também das atitudes que devemos adotar para preservá-la; Na atividade 3, o professor deverá identificar se os alunos aprenderam sobre o tempo de decomposição dos lixos na água.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66,67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • flavia, casa , Bahia - dijo:
    flavia.menezes5@gmail.com

    04/11/2012

    Cinco estrelas

    muito boa pois mim ajudou bastante


  • JANE, ESCOLA MUNICIPAL PACHECO PRATES , Rio Grande do Sul - dijo:
    sandrojanemeireles@hotmail.com

    28/09/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito das aulas, são simples,claras e objetivas, pois quando são vivenciados os assuntos trabalhados em aula tornam-se mais produtivos.


  • MARIA ZILVANIR PINHEIRO, PEDRO AFRODISIO NOGUEIRA EEIEF , Ceará - dijo:
    zilvanir7@hotmail.com

    15/09/2011

    Quatro estrelas

    A aula está muito bem elaborada o material usado e excelente, e muito riquisimo: O aluno bem tarbalhado com certeza vai obter uma boa aprendizagem. sa temas foram bem colocados no momento certo você professora está de parabéns: e tudo isso que esta ganhado com uuuuuesse tipo de aula será os alunos como rtambém a escola, professores que estão engajado nesse programa, nois também estamoscom varios projetos em nossas escola, procurando um melhor conteúdo para os nossos alunos do ensino fundamental.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.