17/06/2011
Diana Diógenes Góis
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Conhecer alguns ditos populares;
Compreender o significado dos ditos populares;
Interpretar um dito popular através de mímicas.
Conhecimento básico dos tipos de linguagem (verbal e não-verbal).
AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 1: Laboratório de Informática Educativa – LIE/ Sala de vídeo
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
O vídeo “Ditos populares [Sua língua]”;
Caderno, lápis ou caneta.
ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO VÍDEO
Esse vídeo explica o significado de ditos populares e o seu uso. O vídeo tem uma duração de 6 min e 4 s.
PARA INSTALAÇÃO DO VÍDEO
1. Fazer o download do vídeo “Ditos populares [Sua língua]” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10770
Observação: O plugin Windows Media Player é necessário para a utilização do vídeo proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Recomenda-se que o professor questione os alunos sobre “O que é um dito popular?”. O docente deverá convidar os alunos a assistirem o vídeo “Ditos populares [Sua língua]”, informando-os da importância de registrarem as informações em seus cadernos. Sugere-se que essa atividade seja realizada em duplas.
MOMENTO DO ALUNO
Nesse momento os alunos estarão assistindo ao vídeo e fazendo as anotações em duplas sobre suas observações. Sugere-se que o professor deixe os alunos assistirem ao vídeo e, em seguida, conceda um tempo para os alunos fazerem suas anotações, analisarem e conversarem sobre o vídeo.
DISCUSSÃO
Nesse momento as duplas estarão apresentando para a turma suas conclusões sobre ditos populares, a partir das informações do vídeo. Propõe-se que o professor convide as duplas para exporem suas anotações e depois promova um debate.
SISTEMATIZAÇÃO
Durante a sistematização propõe-se ao professor apresentar que ditos populares também são conhecidos por ditados populares ou provérbios são expressões populares que transmitem algum ensinamento.
AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 2: Sala de aula
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
Ditos populares impressos para cada grupo.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Recomenda-se que o professor inicie apresentando o dito popular “O mar não está para peixe”, questionando os alunos sobre o significado dessa frase e anotando na lousa as respostas dos alunos. Terminada esta etapa, o docente deve explicar que a turma será dividida em seis grupos, onde terão que analisar o significado de alguns provérbios e em que situações podem ser utilizados.
Sugere-se alguns ditos populares para os grupos estarem analisando:
1º grupo:
Amigos amigos, negócios à parte
Antes só que mal acompanhado
Quem te avisa teu amigo é
Quem não chora não mama!
Quem diz o que quer, ouve o que não quer
O que é vivo sempre aparece
2º grupo:
Uma (só) andorinha não faz o verão
A cavalo dado não se olha o dente
Cada macaco no seu galho
Cão que ladra não morde
Pela boca morre o peixe
Quem não tem cão, caça com gato
3º grupo:
A esperança é a última a morrer
A fome é o melhor tempero
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura
Há males que vêm por bem
O Sol quando nasce é para todos
Quem não deve não teme
4º grupo:
Cada um por si e Deus por todos
Deus ajuda a quem cedo madruga
Deus escreve direito por linhas tortas
O futuro a Deus pertence
Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé
Nem só de pão vive o homem
5º grupo:
É melhor prevenir do que remediar
Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje
Há que dar tempo ao tempo
Quem espera sempre alcança
Quem não arrisca não petisca
O seguro morreu de velho e o desconfiado ainda está vivo
6º grupo:
Tal pai, tal filho
Entre marido e mulher não metas a colher
Quando um não quer, dois não discutem
Quem casa quer casa
Quem vê cara não vê corações
Quem sai aos seus não degenera
MOMENTO DO ALUNO
Neste momento os grupos estarão realizando a atividade proposta pelo professor. Sugere-se que o docente esteja circulando pelos grupos para verificar a execução da atividade e também as dificuldades dos alunos. Os alunos poderão sentir dificuldade em relação a interpretação dos provérbios, para isso propõe-se que o professor esteja explicando que os provérbios estão ligados a situações cotidianas e que fazem parte da tradição popular.
DISCUSSÃO
Neste momento os grupos estarão apresentando para a turma o resultado das suas atividades em relação aos provérbios. Sugere-se alguns questionamentos para iniciar o debate: “Os ditos populares sempre trazem bons ensinamentos?”, “Quais ditos populares apresentam princípios que devem ser seguidos pela sociedade e quais não?”.
SISTEMATIZAÇÃO
Nesse momento o professor deverá formalizar sobre os provérbios, explicando sobre sua utilização no dia-a-dia. Sugere-se que o professor digite ou escreva em tiras de papel provérbios, onde deverá recortar em palavras que deverão ser distribuídas entre os alunos. O professor convida um aluno para colar sua palavra na lousa e depois questiona outro aluno que palavra poderá está sendo colocada para se transformar em um provérbio.
Sugestões de ditos populares para serem utilizados na sistematização:
QUEM | CONTA | UM | CONTO | AUMENTA | UM | PONTO |
UM | DIA | DA | CAÇA | O | OUTRO | É | DO | CAÇADOR |
QUEM | TEM | BOCA | VAI | A | ROMA |
O | BARATO | SAI | CARO |
AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 3: Sala de aula
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
Ditos populares impressos utilizados na aula anterior.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Recomenda-se que o professor explique que os alunos em grupos interpretem através de mímica os ditos populares para os seus colegas adivinharem.
MOMENTO DO ALUNO
Neste momento os alunos estarão nos seus grupos escolhendo os ditos populares e discutindo como serão interpretados através das mímicas.
DISCUSSÃO
Neste momento os alunos estarão apresentando para a turma os seus ditos populares e os outros grupos terão que adivinhar sobre qual dito popular se trata. Terminada as mímicas dos grupos, o professor deve iniciar um debate com os alunos para apresentarem suas dificuldades e se conseguiram compreender qual dito popular seus colegas interpretaram.
SISTEMATIZAÇÃO
Recomenda-se que o professor formalize sobre ditos populares explicando que são expressões populares que possuem um significado que é passado de geração em geração. Sugere-se que o professor explique que em outros países também existem provérbios que retratam um ensinamento.
Nome | Tipo |
---|---|
Ditos populares [Sua língua] | Vídeo |
Texto sobre origem de algumas expressões populares: (Acesso: 15/06/2011)
http://www.coladaweb.com/cultura/ditados-populares
Texto sobre os provérbios e apresentação de uma lista de provérbios: (Acesso: 15/06/2011)
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/proverbios.htm
Texto com apresentação de provérbios de outros países: (Acesso: 15/06/2011)
http://www.coladaweb.com/cultura/proverbios,-maximas-e-ditos-populares
Na atividade 1, recomenda-se que o professor verifique se os alunos compreenderam sobre o que são ditos populares. Na atividade 2, propõe-se que o professor verifique se os alunos entenderam o significado dos ditos populares. Na atividade 3, recomenda-se que o docente analise se os alunos conseguiram interpretar através de mímica os ditos populares.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/05/2014
Cinco estrelasExcelente atividade! Podemos usar nas disciplina de português e em arte-educação.