26/08/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos noções de número em seu cotidiano e de cálculos simples e a utilização de recursos do laptop Classmate como os programas: KWord, Tux Paint e Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.
Professor, o trabalho interdisciplinar é fundamental para integrar as disciplinas em uma mesma aula. Veja abaixo como algumas disciplinas podem contribuir para a aula sobre “A Matemática e a Sustentabilidade - UCA”.
· Português: leitura e escrita;
· Matemática: importância dos números no cotidiano e a relação do numeral com a sua quantidade;
· Ciências: a importância da preservação do meio ambiente;
· Geografia: o globo terrestre e a ocupação no espaço geográfico.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse sobre a importância da Matemática, a qual ocupa um papel cada vez mais significativo no nosso dia a dia.
Estimule os alunos a refletirem: Se não houvesse Matemática não existiriam...
Professor, peça aos alunos que acessem a internet utilizando o laptop, para assistirem ao vídeo sobre a importância da Matemática, seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys > Favoritos > Navegador de Internet)e digitem o sítio:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=IWWPWF6CQ8M
Em seguida, proponha um passeio pelas ruas/quarteirões da escola para observar onde se encontra os números.
Professor, converse com os alunos sobre as observações feitas durante o passeio. Pergunte: Durante o passeio, aonde apareceram os números? Qual o endereço e o número da escola? Quantos quarteirões andaram? Existe comércio perto da escola? Quantos?
A partir da vivência, solicite que os alunos façam uma pintura digital sobre o que observaram durante o passeio. O registro poderá ser feito utilizando o programa Tux Paint do laptop, a partir dos passos: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Oriente-os para não se esquecerem de criar um título para a pintura.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, providencie com antecedência um globo terrestre e disponibilize uma cópia do texto da música abaixo para cada aluno. Se preferir, peça aos alunos que utilizem o laptop para acessarem a internet a partir do programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) e digitarem o sítio:
http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/286862/
Ora Bola
(Palavra Cantada)
Oi, oi, oi... olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Quem é esse menino! Esse menino é meu vizinho!
Onde ele mora! Mora lá naquela casa!
Onde está a casa! A casa tá na rua!
Onde está a rua! Tá dentro da cidade!
Onde está a cidade! Do lado da floresta!
Onde é a floresta! A floresta é no Brasil!
Onde está o Brasil, tá na América do Sul continente americano cercado de oceano das
terras mais distantes de todo o planeta
E como é o planeta!O planeta é uma bola que rebola lá no céu
(biz)
Trabalhe a letra da música de forma que os alunos percebam que os números estão em todo lugar, no pé do menino, na casa, na rua, na cidade, na floresta e no planeta. E que essa expressão “Bola” representa o globo terrestre.
Apresente o globo terrestre aos alunos, levando-o para a sala de aula e formule alguns questionamentos:
Veja o globo terrestre:
Fonte: http://www.libreria.com.br/catalogo/online/baby/
Professor, disponibilize um tempo para os alunos mostrarem interesse e curiosidade em pegar, olhar e observar o globo terrestre.
A Matemática está em toda parte! No globo terrestre, nas medidas, nas formas geométricas e na natureza. Vamos conhecer um pouco sobre a Matemática e o meio ambiente?
Para esse momento será necessário que o os alunos acessem a internet utilizando o laptop, para assistirem ao vídeo sobre a sustentabilidade, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Oriente os alunos para digitarem o sítio:
http://www.youtube.com/watch?v=UKLrqVFHS5w&feature=related
Em seguida, dialogue com os alunos sobre alguns termos:
Professor, é importante escutar e apreciar as opiniões dos alunos. Incentive aqueles que quase não falam a darem suas opiniões.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a discussão sobre o que é sustentabilidade. Proponha que os alunos façam um registro no caderno de Matemática com a criação de frases e desenhos que representem a Matemática e a sustentabilidade. Veja o exemplo:
Atividade realizada em 2011 com alunos/as do 2º ano do Ensino Fundamental de nove anos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA).
Fonte: Acervo da autora.
O que é sustentabilidade?
Promover o melhor para as pessoas e para o ambiente, tanto agora como para o futuro.
Todos juntos, preservando a natureza seremos + felizes!
Quero ser o número 1 (um) na conservação da água.
Nós 2 (dois) juntos, cuidaremos da beleza das águas dos mares.
2 (duas) crianças são poucas para cuidar da natureza. Que tal 3 (três) ou (+) crianças para cuidar.
Bem me quer...
Mal me quer...
4 (quatro) X (vezes) eu quero ser bem consciente do bem querer a natureza.
Vamos sempre repetir até que 5 (cinco) crianças aprendam preservar a natureza.
Lindas penas coloridas enfeitam a natureza alegrando nossas vidas.
Sete (7) beija - flores tornam a vida doce como mel.
Pousando de flor em flor a borboleta demonstra o seu amor.
Plantando uma semente colhemos frutos.
Plantando amizade colhemos o amor.
Professor, investigue se a sua escola desenvolve algum projeto relacionado com a sustentabilidade. Viabilize a participação e o envolvimento dos alunos. Veja o exemplo:
A Escola de Educação Básica da UFU desenvolve o Projeto 3Rs, no qual os alunos participam de ações que colaboram com a preservação e conscientização sobre o meio ambiente. Veja algumas dessas ações:
Fonte: Acervo da autora.
Na escola, os alunos vivenciam atitudes favoráveis com a execução do Projeto 3 Rs, aprendendo a: reduzir o consumo de cada recurso que usa, reutilizar tudo o que pode e reciclar sempre que for possível.
Professor, proponha aos alunos e aos seus familiares uma pesquisa sobre onde e como utilizam os números em casa. As anotações devem ser feitas no próprio caderno de Matemática.
Oriente os alunos para conversarem com os seus familiares sobre a importância dos números no cotidiano das pessoas. Depois, juntos andarem pela casa e observarem onde estão os números. Em seguida, deverão fazer o registro na tabela abaixo onde deverão informar onde encontraram os números em sua casa e quais são esses números.
Local | Quantidade |
Fonte: Acervo da Autora
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para que cada aluno socialize com os colegas os locais onde encontraram os números e registre na lousa ou em um cartaz . Depois, que todos falarem proponha a construção da tabela contendo as informações coletadas pelos alunos.
Elabore com os alunos a construção de uma tabela que poderá ser feita utilizando o programa KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos) do laptop Classmate. Oriente os alunos para criarem uma tabela com duas colunas (1ª coluna - local citado na pesquisae e 2º coluna - quantidade de alunos que colocaram o mesmo local). Não se esqueça do título. Segue abaixo um exemplo:
Registrando a pesquisa sobre onde a turma utiliza os números em casa
Local | Quantidade |
Roupa | 10 |
Sapato | 09 |
Relógio | 05 |
Computador | 10 |
Vídeo Game | 11 |
Brinquedos | 03 |
Microondas | 07 |
Telefone | 08 |
Fonte: Acervo da autora
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a tabela montada na aula anterior e proponha a construção de um gráfico para dar visibilidade aos resultados. Esse também poderá ser feito utilizando o programa KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos) do laptop Classmate. Oriente aos alunos para criarem uma tabela com 08 colunas e 11 linhas. Veja o exemplo abaixo:
ROUPA | SAPATO | RELÓGIO | COMPUTADOR | VÍDEO GAME |
BRINQUEDOS | MICROONDAS | TELEFONE |
Fonte: Acervo da Autora
Ao terminar o gráfico imprima-o e cole-o no caderno de Matemática. Peça aos alunos que observem a tabela e marque a quantidade adequada em cada quadrinho. Professor, oriente os alunos para utilizarem o lápis de colorir para preencherem o gráfico.
Professor, como sugestão para finalizar a atividade proponha que os alunos criem cartazes sobre a importância dos números no nosso cotidiano e no meio ambiente. Leve para a sala de aula revistas, papéis e canetinhas. Organize os alunos em grupos, oriente-os quanto a escrita nos cartazes, solicite frases que demonstrem a preocupação com o meio ambiente e como a Matemática pode colaborar com essa conscientização. Veja abaixo algumas sugestões de frases:
Quadros do Laboratório de Matemática da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) .
Fonte: Acervo da autora.
http://www.youtube.com/watch?v=pT8Oh4307F8&feature=related
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica-calcule-e-pinte.html
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica-jogo-da-adicao.html
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: identificar as situações em que se usa a Matemática na sociedade humana e listá-las com a ajuda do professor; empregar, na solução de problematizações, os seus conhecimentos sobre o uso da Matemática no cotidiano; coletar dados e sistematizá-los em tabelas e gráficos simples; realizar cálculos simples; conscientizar sobre a preservação do meio ambiente, tomando como referência dados Matemáticos, e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/03/2014
Cinco estrelasMaravilhosa!