Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A Matemática e a Sustentabilidade - UCA

 

26/08/2011

Autor y Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as situações em que se usa a matemática na sociedade humana e listá-las com a ajuda do professor.
  • Empregar, na solução de problematizações, os seus conhecimentos sobre o uso da matemática no cotidiano.
  • Reconhecer a importância do uso da matemática para a sustentabilidade (econômica, social, educacional, ambiental), da sua cidade, estado e país.
  • Coletar dados e sistematizá-los em tabelas e gráficos simples.
  • Realizar cálculos simples.
  • Conscientizar sobre a preservação do meio ambiente, tomando como referência dados matemáticos.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos noções de número em seu cotidiano e de cálculos simples e a utilização de recursos do laptop Classmate como os programas: KWord, Tux Paint e Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula
Estratégias e recursos da aula

bonecos UCA

Informações ao professor:

Professor, o trabalho interdisciplinar é fundamental para integrar as disciplinas em uma mesma aula. Veja abaixo como algumas disciplinas podem contribuir para a aula sobre “A Matemática e a Sustentabilidade - UCA”.

· Português: leitura e escrita;

· Matemática: importância dos números no cotidiano e a relação do numeral com a sua quantidade;

· Ciências: a importância da preservação do meio ambiente;

· Geografia: o globo terrestre e a ocupação no espaço geográfico.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse sobre a importância da Matemática, a qual ocupa um papel cada vez mais significativo no nosso dia a dia.

Estimule os alunos a refletirem: Se não houvesse Matemática não existiriam...

  • Casa
  • Rua
  • Cidade
  • Planeta
  • Avião
  • Computador
  • Telefone
  • Automóvel dentre outros

Professor, peça aos alunos que acessem a internet utilizando o laptop, para assistirem ao vídeo sobre a importância da Matemática, seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys > Favoritos > Navegador de Internet)e digitem o sítio:

video

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=IWWPWF6CQ8M

Em seguida, proponha um passeio pelas ruas/quarteirões da escola para observar onde se encontra os números.

Professor, converse com os alunos sobre as observações feitas durante o passeio. Pergunte: Durante o passeio, aonde apareceram os números? Qual o endereço e o número da escola? Quantos quarteirões andaram? Existe comércio perto da escola? Quantos?

A partir da vivência, solicite que os alunos façam uma pintura digital sobre o que observaram durante o passeio. O registro poderá ser feito utilizando o programa Tux Paint do laptop, a partir dos passos: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Oriente-os para não se esquecerem de criar um título para a pintura.

 2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, providencie com antecedência um globo terrestre e disponibilize uma cópia do texto da música abaixo para cada aluno. Se preferir, peça aos alunos que utilizem o laptop para acessarem a internet a partir do programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) e digitarem o sítio:

http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/286862/

Ora Bola

(Palavra Cantada)

 Oi, oi, oi... olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Quem é esse menino! Esse menino é meu vizinho!
Onde ele mora! Mora lá naquela casa!
Onde está a casa! A casa tá na rua!
Onde está a rua! Tá dentro da cidade!
Onde está a cidade! Do lado da floresta!
Onde é a floresta! A floresta é no Brasil!
Onde está o Brasil, tá na América do Sul continente americano cercado de oceano das
terras mais distantes de todo o planeta
E como é o planeta!O planeta é uma bola que rebola lá no céu
(biz)

Trabalhe a letra da música de forma que os alunos percebam que os números estão em todo lugar, no pé do menino, na casa, na rua, na cidade, na floresta e no planeta. E que essa expressão “Bola” representa o globo terrestre.

Apresente o globo terrestre aos alunos, levando-o para a sala de aula  e formule alguns  questionamentos:

  • Quem sabe que objeto é esse?
  • Quem conhece o globo terrestre? Para que ele serve?
  • Qual a importância do globo terrestre?
  • O que as partes azuis representam?
  • O que as partes de outras cores representam?

  Veja o globo terrestre:

 

 globo

Fonte: http://www.libreria.com.br/catalogo/online/baby/

 

Professor, disponibilize um tempo para os alunos mostrarem interesse e curiosidade em pegar, olhar e observar o globo terrestre.

A Matemática está em toda parte! No globo terrestre, nas medidas, nas formas geométricas e na natureza. Vamos conhecer um pouco sobre a Matemática e o meio ambiente?

Para esse momento será necessário que o os alunos acessem a internet utilizando o laptop, para assistirem ao vídeo sobre a sustentabilidade, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Oriente os alunos para digitarem o sítio:

http://www.youtube.com/watch?v=UKLrqVFHS5w&feature=related

Em seguida, dialogue com os alunos sobre alguns termos:

  • O que vocês compreendem sobre sustentabilidade?
  • Vocês já ouviram essa palavra? Se ouviram onde?
  • O que é preciso fazer para cuidar do nosso planeta?

Professor, é importante escutar e apreciar as opiniões dos alunos. Incentive aqueles que quase não falam a darem suas opiniões.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a discussão sobre o que é sustentabilidade. Proponha que os alunos façam um registro no caderno de Matemática com a criação de frases e desenhos que representem a Matemática e a sustentabilidade. Veja o exemplo:

Atividade realizada em 2011 com alunos/as do 2º ano do Ensino Fundamental de nove anos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA). 

Fonte: Acervo da autora.

O que é sustentabilidade?

Promover o melhor para as pessoas e para o ambiente, tanto agora como para o futuro

zero

Todos juntos, preservando a natureza seremos + felizes!

  numero

Quero ser o número 1 (um) na conservação da água.

numero 1

Nós 2 (dois) juntos, cuidaremos da beleza das águas dos mares.

número 3

2 (duas) crianças são poucas para cuidar da natureza. Que tal 3 (três) ou  (+) crianças para cuidar.

NUMERO 4 

Bem me quer...

Mal me quer...

4 (quatro) X (vezes) eu quero ser bem consciente do bem querer a natureza.

numero 5

Vamos sempre repetir até que 5 (cinco) crianças aprendam preservar a natureza.

numero 6 

Lindas penas coloridas enfeitam a natureza alegrando nossas vidas.

numero 7 

Sete (7) beija - flores tornam a vida doce como mel.

numero 8 

Pousando de flor em flor a borboleta demonstra o seu amor.

numero 9 

Plantando uma semente colhemos frutos.

Plantando amizade colhemos o amor.

Professor, investigue se a sua escola desenvolve algum projeto relacionado com a sustentabilidade. Viabilize a participação e o envolvimento dos alunos. Veja o exemplo:

A Escola de Educação Básica da UFU desenvolve o Projeto 3Rs, no qual os alunos participam de ações que colaboram com a preservação e conscientização  sobre o meio ambiente. Veja algumas dessas ações:

  • Jogar os papéis no coletor do corredor das salas de aulas;

 

 

 

 

foto

 

  •  Substituir os copos descartáveis pelos de plástico;

 foto3foto2

Fonte: Acervo da autora.

Na escola, os alunos vivenciam atitudes favoráveis com a execução do Projeto 3 Rs, aprendendo a: reduzir o consumo de cada recurso que usa, reutilizar tudo o que pode e reciclar sempre que for possível.

 

menino   

Professor, proponha aos alunos e aos seus familiares uma pesquisa sobre onde e como utilizam os números em casa. As anotações devem ser feitas no próprio caderno de Matemática. 

Oriente os alunos para conversarem com os seus familiares sobre a importância dos números no cotidiano das pessoas. Depois, juntos andarem pela casa e observarem onde estão os números. Em seguida, deverão fazer o registro na tabela abaixo onde deverão informar onde encontraram os números em sua casa e quais são esses números.

 

Local                         Quantidade
   
   
   
   
   
   
   
   

Fonte: Acervo da Autora

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para que cada aluno socialize com os colegas os locais onde encontraram os números e registre na lousa ou em um cartaz . Depois, que todos falarem proponha a construção da tabela contendo as informações coletadas pelos alunos.

Elabore com os alunos a construção de uma tabela que poderá ser feita utilizando o programa KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos) do laptop Classmate. Oriente os alunos para criarem uma tabela com duas colunas (1ª coluna - local citado na pesquisae e 2º coluna - quantidade de alunos que colocaram o mesmo local). Não se esqueça do título. Segue abaixo um exemplo:

Registrando a pesquisa sobre onde a turma utiliza os números em casa

 

Local                                Quantidade
   
Roupa 10
Sapato 09
Relógio 05
Computador 10
Vídeo Game 11
Brinquedos 03
Microondas 07
Telefone 08

Fonte: Acervo da autora

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a tabela montada na aula anterior e proponha a construção de um gráfico para dar visibilidade aos resultados. Esse também poderá ser feito utilizando o programa KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos) do laptop Classmate. Oriente aos alunos para criarem uma tabela com 08 colunas e 11 linhas. Veja o exemplo abaixo:

 

               
               
               
               
               
               
               
               
               
               
               
ROUPA SAPATO RELÓGIO COMPUTADOR

VÍDEO

GAME

BRINQUEDOS MICROONDAS TELEFONE

  Fonte: Acervo da Autora

Ao terminar o gráfico imprima-o e cole-o no caderno de Matemática. Peça aos alunos que observem a tabela e marque a quantidade adequada em cada quadrinho. Professor, oriente os alunos para utilizarem o lápis de colorir para preencherem o gráfico.

Professor, como sugestão para finalizar a atividade proponha que os alunos criem cartazes sobre a importância dos números no nosso cotidiano e no meio ambiente. Leve para a sala de aula revistas, papéis e canetinhas. Organize os alunos em grupos, oriente-os quanto a escrita nos cartazes, solicite frases que demonstrem a preocupação com o meio ambiente e como a Matemática pode colaborar com essa conscientização. Veja abaixo algumas sugestões de frases:

    vive quadro reformulado

fala lugar  

Quadros do Laboratório de Matemática da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) .

 Fonte: Acervo da autora.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: identificar as situações em que se usa a Matemática na sociedade humana e listá-las com a ajuda do professor; empregar, na solução de problematizações, os seus conhecimentos sobre o uso da Matemática no cotidiano;  coletar dados e sistematizá-los em tabelas e gráficos simples; realizar cálculos simples; conscientizar sobre a preservação do meio ambiente, tomando como referência dados Matemáticos, e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.