Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Trabalhando com receitas: O Bonequinho Doce _ UCA

 

06/07/2011

Autor y Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

  • Reconhecer o livro enquanto portador de texto;

  • Entender a estrutura textual de uma receita;

  • Utilizar os conhecimentos lógico-matemáticos de parte/todo, mais/menos, muito/pouco, sistema de medidas e quantidades;

  • Conhecer algumas receitas, presentes tanto em alguns sites quanto na família;

  • Identificar a receita como texto instrucional;

  • Compartilhar os conhecimentos adquiridos;

  • Criar nosso livro de receita online.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos ( 5 momentos de 60 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos estejam na fase alfabética da escrita, ou seja, produzam pequenos textos. Além disso, que saibam utilizar recursos do  laptop do UCA como: pesquisar com Mozilla Firefox, criar textos com o KWord e utilizar o WxCam (webcam).

Estratégias e recursos da aula

Todos

1° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

CONTANDO A HISTÓRIA: BONEQUINHO DOCE

 Inicie o momento passando pela rodinha um livro de receitas para que os alunos possam manuseá-lo e dizerem se sabem o que é e sobre o que fala aquele livro.

Pergunte como eles sabem que se trata de um livro de receitas, o que o livro precisa ter para as pessoas conseguirem fazer aquelas receitas.

Posteriormente, converse com eles que existe uma história de duas meninas, Lucinha e Lalá, que tentaram fazer uma receita um pouco diferente.

Conte então a história “O Bonequinho Doce”, de Alaíde Lisboa. Este livro, pode ser facilmente encontrado, mas, se sua escola não tiver, segue a história:

Bonequinho Doce

Fonte:http://blogdalilianteixeira.blogspot.com/2009/11/o-bonequinho-doce.html

 

"LUCINHA E LALÁ ESTAVAM CONVERSANDO.
LUCINHA DISSE: LALÁ, EU QUERIA UM IRMÃOZINHO PARA BRINCAR.
E LALÁ DISSE: EU TAMBÉM, LUCINHA, QUERIA UM IRMÃOZINHO PARA BRINCAR.
LUCINHA E LALÁ PENSARAM, PENSARAM...
DEPOIS, LUCINHA DISSE: VAMOS FAZER UM IRMÃOZINHO, LALÁ!
LALÁ RESPONDEU, DANDO PULOS DE CONTENTE:
VAMOS, LUCINHA, VAMOS FAZER UM IRMÃOZINHO!
LUCINHA E LALÁ ARRANJARAM UM POUCO DE ÁGUA, UM POUCO DE FARINHA, UM POUCO DE AÇÚCAR.
LUCINHA E LALÁ AMASSARAM A FARINHA, A ÁGUA E O AÇÚCAR.
E FIZERAM UM BONEQUINHO DOCE.
O BONEQUINHO DOCE IA SER O IRMÃOZINHO DE LUCINHA E LALÁ.
LUCINHA E LALÁ ESTAVAM CONTENTES MESMO!
ELAS QUERIAM MUITO UM IRMÃOZINHO PARA BRINCAR!
O IRMÃOZINHO DE LUCINHA E LALÁ VAI FICAR BONITINHO, BONITINHO!...
DEPOIS LALÁ DISSE: VAMOS PINTAR O BONEQUINHO DOCE?
LUCINHA RESPONDEU: VAMOS SIM, LALÁ.
E AS DUAS MENINAS PEDIRAM TINTA À MAMÃE E PINTARAM O BONEQUINHO DOCE: PINTARAM O CHAPEUZINHO DE AZUL, PINTARAM O PALETOZINHO DE VERMELHO, PINTARAM A CALCINHA DE AMARELO.
O BONEQUINHO DOCE FICOU MUITO BONITINHO!
LUCINHA E LALÁ LEVANTARAM O BONEQUINHO DOCE.
O BONEQUINHO DOCE, ENTÃO, COMEÇOU A CORRER!


LUCINHA CORREU ATRÁS DO BONEQUINHO DOCE.
LALÁ TAMBÉM CORREU ATRÁS DO BONEQUINHO DOCE.
MAS O BONEQUINHO DOCE CORRIA MUITO MAIS!...
LUCINHA GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
LALÁ TAMBÉM GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
O BONEQUINHO DOCE GRITOU: CORRA, LUCINHA, CORRA LALÁ!
SENÃO VOCÊS NÃO ME APANHAM.
E O BONEQUINHO DOCE CORRIA, CORRIA...

NO CAMINHO, O BONEQUINHO DOCE ENCONTROU UMA VELHINHA.
A VELHINHA GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
MEUS NETINHOS VÃO GOSTAR MUITO DE VOCÊ!
O BONEQUINHO DOCE GRITOU: CORRA, CORRA, VOVOZINHA!
SENÃO VOCÊ NÃO ME APANHA!
MAS A VOVOZINHA NÃO PODIA CORRER MUITO.
E O BONEQUINHO DOCE CORRIA, CORRIA...

MAIS ADIANTE, O BONEQUINHO DOCE ENCONTROU UM VELHINHO.
O VELHINHO GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
MEUS SOBRINHOS VÃO GOSTAR MUITO DE VOCÊ!
O BONEQUINHO DOCE GRITOU: CORRA, CORRA, VOVOZINHO!
SENÃO VOCÊ NÃO ME APANHA!
MAS O VELHINHO NÃO PODIA CORRER MUITO.
E O BONEQUINHO DOCE CORRIA, CORRIA...

MAIS ADIANTE, O BONEQUINHO DOCE ENCONTROU DOIS MENINOS.
JONJOCA GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
PAULINHO TAMBÉM GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
E O BONEQUINHO DOCE GRITOU: CORRA JONJOCA, CORRA PAULINHO!
SENÃO VOCÊS NÃO ME APANHAM!
E O BONEQUINHO DOCE CORRIA, CORRIA...

DE REPENTE, O BONEQUINHO DOCE VIU UMA LAGOA.
E VIU UM PATINHO NA LAGOA.
O PATINHO VIU O BONEQUINHO E GRITOU:
BONEQUINHO DOCE, PULE N’ÁGUA!
E O BONEQUINHO PULOU.
O BONEQUINHO DOCE PULOU N’ÁGUA: TCHIBUM!
E O N’ÁGUA COMEÇOU A DESMANCHAR!

JONJOCA E PAULINHO CORRIAM, CORRIAM...
E CHEGARAM LÁ NA BEIRA DA LAGOA.

O VELHINHO E A VOVOZINHA TAMBÉM CHEGARAM LÁ NA BEIRA DA LAGOA.

LUCINHA E LALÁ TAMBÉM CHEGARAM LÁ NA BEIRA DA LAGOA.
TODOS FICARAM TRISTES, TRISTES!...
O BONEQUINHO DOCE IA SUMINDO, SUMINDO...
LALÁ COMEÇOU A CHORAR.


ENTÃO LUCINHA DISSE:
NÃO CHORE, LALÁ!
NÓS VAMOS PARA CASA FAZER OUTRO BONEQUINHO DOCE!
LALÁ PAROU DE CHORAR E DISSE: VAMOS, LUCINHA, VAMOS DEPRESSA PARA CASA.
VAMOS FAZER OUTRO BONEQUINHO DOCE!


O NOVO BONEQUINHO DOCE NÃO FUGIU.
LUCINHA E LALÁ TIVERAM MUITO CUIDADO: LUCINHA E LALÁ FECHARAM A PORTA DO QUARTO.
LALÁ SENTOU O BONEQUINHO DOCE NA CADEIRA, E LUCINHA CONTOU A HISTÓRIA DO OUTRO BONEQUINHO QUE SUMIU NA LAGOA.
E O NOVO BONEQUINHO DOCE PENSOU: NÃO VOU FUGIR, NUNCA...”

Fonte: Acervo da autora

Para a contação, imprima a história e reproduza no papel tamanho A3, para uma melhor visualização e contato com o material escrito. Posteriormente, as crianças poderão ilustrar coletivamente a história para que esta seja exposta na parede da sala.

Logo após questione-os:

-O que Lucinha e Lalá tentaram fazer?

-Será que dá para fazer um irmãozinho assim?

-Se nós fizéssemos esta receita, o que acham que aconteceria?

- Nosso bonequinho também fugiria?

-O que nosso bonequinho faria?

As hipóteses e respostas das crianças poderão ser escritas no quadro para formar um texto coletivo, que servirá como um registro inicial.

 

2° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

TRABALHANDO COM TEXTO INSTRUCIONAL: RECEITA

Preparando a aula: selecione antecipadamente os ingredientes necessários para a receita e para o trabalho com as medidas. Organize o material na mesa.

Professor, neste momento, retome o livro de receita explorando a leitura de uma receita, as partes que a compõe.

Trabalhe os aspectos mais gerais, necessários para a confecção de qualquer receita, como medidas, cuidados e higiene.

 

Trabalhando com medidas

  • Colheres:

-O que significa dizer uma colher de chá de margarina, por exemplo?

-Quais tamanhos de colheres existem?

=> leve colheres de chá, de sopa e de café para que possam visualizar, perceber as diferenças e classificá-las como maior ou menor, qual cabe mais ou menos, dentre outros.

 

  • Xícaras

-Faça de forma semelhante a comparação entre as xícaras de café e de chá.

 

  • Outras medidas

Muitas receitas possuem a expressão “A mesma medida”. O que significa isso? Faça a correlação entre o item anterior e o que possui esta expressão para que os alunos entendam também esta forma de medida.

Além disso, é comum aparecer expressões como meio ou metade, aproveite assim, para trabalhar um pouco as frações em nosso cotidiano, mesmo que de forma breve.

 

Cuidados:

Converse com os alunos sobre alguns dos perigos para as crianças, existentes em uma cozinha e os cuidados necessários ao se fazer receitas que exijam o uso do fogão ou de facas, por exemplo.

As falas das crianças poderão formar os combinados da sala em relação as aulas sobre culinária.

 

Higiene

Considerando hábitos de higiene como necessários para a saúde e para a confecção de uma receita, trabalhe com eles a necessidade de lavar as mãos, prender os cabelos e não conversar, tossir ou espirrar sobre os alimentos.

Atividades

Preparando a mousse

Professor, depois de trabalhar os elementos do texto instrucional, a receita, organize os alunos de forma que possam acompanhar todo o processo de preparo da mousse.

-Forre a mesa com uma toalha, disponha os ingredientes e os utensílios que vai utilizar no decorrer do preparo. 

Para isso, solicite ajuda do ajudante do dia, que utilize seu laptop UCA e registre o processo. Ele deverá acessar o WxCam, a webcam, presente na área de trabalho ou pelo caminho [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]

 

Veja uma sugestão de receita que não é necessário ir ao fogo

Mousse de morango

Ingredientes

1 lata de leite condensado

2 caixinhas de creme de leite

1 copo de iogurte natural

1 sache de suco de morango em pó

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata até misturar. Distribua em copinhos descartáveis de café e leve à geladeira.

Rendimento aproximado: 18 copinhos

 

Conforme a quantidade de alunos na turma multiplique a receita.

 

Enriquecendo a aula

-Se  for necessário multiplicar a receita, utilize isso, criando uma situação problema, questionando-os:

-Esta receita rende 18 porções, mas nós temos 30 crianças para comê-la. Para que todos ganhem um pouquinho, quantas receitas precisaremos fazer?

-Ao colocar na geladeira, oriente o momento que poderão comer: daqui duas horas, que é o tempo que a receita precisa ficar na geladeira, que horas será?

-Mousse é uma palavra do gênero feminino ou masculino? Se escreve o mousse ou a mousse?

 

Para compor os registros da atividade, solicite que fotografem o momento.

 

Atividades de casa

Para ampliar conhecimentos e incluir a família no trabalho, solicite que pesquisem como se faz a comida que ele mais gosta, a sua comida preferida.

Para isso, o aluno deverá levar seu laptop para a casa e entrevistar a pessoa que faz esta receita.

Para a entrevista, solicite que utilizem novamente a webcam, de acordo com os passos já mencionados.

 

3° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

CRIANDO E CORRIGINDO TEXTOS

Para um trabalho com a leitura e a escrita, além da possibilidade de as crianças mostrarem seus pontos de vista e o que foi significativo, inicie este momento solicitando que, utilizando seus laptops, relatem à experiência. Isso se fará por meio de uma produção de texto individual, utilizando o KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos], que poderá ser ilustrada com as fotos realizadas no decorrer da atividade.

Posteriormente, proponha que os alunos troquem de laptop, uns com os outros, para que leiam e comentem com o colega sobre o seu texto.

Esta atividade permitirá que, ao ler o texto do colega, ele possa contribuir para que outro avance  na produção textual e em suas hipóteses de escrita.

Posteriormente, utilize um projetor de imagens para socializar os vídeos, as entrevistas, e incentive que cada criança defenda a sua receita como a mais gostosa. Esta defesa propiciará que os alunos criem estratégias de argumentação, exposição oral e de síntese, fatores que também contribuirão no processo de alfabetização.

 

4° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

PESQUISANDO RECEITAS DELICIOSAS

Pesquisa

Com o auxílio do Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet], solicite uma pesquisa na internet, que mostre algumas receitas que crianças podem fazer.

Por se tratar de uma pesquisa realizada pelos alunos, não é possível dizer os sítios que serão utilizados. Porém, seguem algumas sugestões.

UOL crianças: http://criancas.uol.com.br/atividades/comidinhas/

Blog Alzira Zulmira: http://www.alzirazulmira.com/cozinha.htm

Terra culinária: http://www.terra.com.br/culinaria/criancas/index.html

Logo após, organize os alunos em uma rodinha, onde poderão expor sobre quais receitas gostaram mais de conhecer e eleger algumas para que, posteriormente, possam fazer parte do nosso livro de receitas online.

 

5° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

SOCIALIZANDO: CRIANDO UM BLOG

 

Com o objetivo de unir os conhecimentos construídos durante as aulas e em casa, a turma poderá construir um livro de receita em um blog. Além disso, outras funções deste blog seriam difundir e valorizar os conhecimentos e incentivar a escrita, fatores que colaboram com o processo de alfabetização ds alunos.

Para isso, existem muitos sítios que oferecem o serviço gratuitamente porém, para uma maior autonomia das crianças, a escolha foi pelo serviço de criação de blogs do Google, o Blogger/Blogspot.

Este sítio não oferece recursos muito sofisticados, mas como possui linguagem e passos apresentados de forma facilitada, será uma boa opção para o trabalho com as crianças.

Para acessar o sítio, solicite que os alunos utilizem o Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet] e acessem o sítio:

https://www.google.com/accounts/ServiceLogin?service=blogger&passive=1209600&continue=http%3A%2F%2Fwww.blogger.com%2Fhome&followup=http%3A%2F%2Fwww.blogger.com%2Fhome&ltmpl=start#s01

Professor, por se tratar de um momento coletivo, divida os alunos em grupos e combine com eles as funções de cada um: selecionar imagens, selecionar receitas, digitar, dentre outros. Dessa forma, cada um poderá contribuir nesta construção.

Recursos Complementares
Avaliação

Durante todo o processo de construção dos conhecimentos, as avaliações poderão permeá-lo, uma vez que esta também é processual e contínua.

Para isso, observe como os conceitos lógico-matemáticos são apresentados pelos alunos, se conhecem noções de grandeza como: mais/menos, maior/menor e muito/pouco, se conseguem compreender as horas e as frações que, embora apresentadas de forma simplificada, foram utilizadas durante o processo.

Além disso, nas produções de textos, observe como eles caminham nas hipóteses de escrita e na organização do pensamento para a elaboração de textos.

Observe ainda, se tiveram interesse pelas aulas e se conseguiram compreender os elementos de uma receita, podendo inclusive repassá-los para outras pessoas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maralise, E.E. Barão de Congonhas , Minas Gerais - dijo:
    maralise@yahoo.com.br

    16/10/2013

    Cinco estrelas

    excelente proposta para se trabalhar receitas com os alunos, vou adaptá-la para minha turma. Obrigada.


  • silvânia, ESCOLA DR. MOACY BRENO SOUTO MAIOR , Pernambuco - dijo:
    silvania3342@hotmail.com

    21/10/2012

    Cinco estrelas

    Sua proposta é excelente.Fiz adaptação pra minha turma.se tiver mais ,envia pra mim.PARABÉNS!!


  • MARGARETE BRANDÃO, ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA NHÁ GUI AZEVEDO , Minas Gerais - dijo:
    marg_alencar@hotmail.com

    27/03/2012

    Cinco estrelas

    ACHEI RIQUÍSSIMO SEU PROJETO,PENA QUE NÃO TEMOS OS MEIOS QUE VC DISPONIBILIZA . MAS DEU PARA ADAPTAR A REALIDADE DELES. ATT: MARGARETE . PARABÉNS


  • BARBARA, UNIME , Bahia - dijo:
    barbinhamorais@gmail.com

    08/11/2011

    Quatro estrelas

    GOSTEI MUITO DA PROPOSTA, É CRIATIVA E INOVADORA.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.