11/11/2011
Ana Letícia Oliveira Goulart; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Discutir a cultura como recurso e refletir criticamente sobre o seu uso na promoção da justiça social.
Não são necessários conhecimentos prévios.
Grafiteiro (disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/foto/0,,21399370-FMM,00.jpg); Jovens do grupo “Afro Reggae” (disponível em: http://www.revistaafro.com.br/portal/wp-content/uploads/2009/11/AfroReggae-revista-afro1.jpg)
O professor deverá escrever no quadro as perguntas:
- O que é cultura?
- Todos têm cultura?
- Qual o papel da cultura hoje?
O professor deverá deixar que os alunos se manifestem sobre as questões colocadas. As perguntas deverão ser respondidas em voz alta, criando um ambiente de debate na classe. Em seguida, distribuir aos alunos a reportagem sobre a 2ª. Conferência Nacional de Cultura, publicada no Jornal de Santa Catarina em março de 2010 (disponível em: http://www.cultura.gov.br/site/2010/03/11/artigo-cultura-como-recurso/). Os alunos deverão fazer uma leitura silenciosa da reportagem. Após a leitura, retomar o debate. É interessante que os alunos percebam, a partir do artigo jornalístico, como a cultura é vista hoje como um recurso na promoção da igualdade e desenvolvimento social.
Aula 2
Exiba o documentário Favela Rising, de Matt Mochary e Jaff Zimbalist. Parte do documentário está disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=vKSuaPxYU0s(Parte 1);
http://www.youtube.com/watch?v=m5k6I9WgiBk&feature=related(Parte 2).
Após a exibição o professor deverá usar o filme como base para uma discussão entre os alunos da classe. Pergunte aos alunos o que acharam do filme, o quanto conhecem do projeto e se há algo parecido sendo feito em uma comunidade próxima a que vivem. Use estas perguntas para iniciar um debate mais amplo, que aborde questões como o papel da cultura na promoção da mudança social, os benefícios e malefícios do seu uso como instrumento de justiça social.
Aula 3
Dividir a turma em grupos de aproximadamente sete alunos. Cada grupo deverá eleger um problema ou uma situação de risco social no entorno da escola − ou de sua comunidade −, para criar um projeto de intervenção sociocultural. Os alunos deverão fazer um trabalho de campo, visitando o espaço escolhido. A partir das visitações deverão diagnosticar o problema e montar a proposta. Cada grupo deverá entregar um projeto escrito. O projeto deverá conter:
- Problema diagnosticado
- Objetivo e proposta de intervenção;
- Metodologia e implementação;
- Resultados esperados.
Além do trabalho escrito, os grupos deverão apresentar sua proposta ao restante da classe
Leitura: The expediency of culture: uses of culture in the global era, de George Yudice.
Parte do livro está disponível em: http://books.google.com.br/books?id=w8BkwEK8IE4C&printsec=frontcover&dq=inauthor:%22George+Y%C3%BAdice%22&hl=ptBR&ei=BBTpTb71DKb40gG1tqCvAQ&sa=X&oi=book_result&ct=bookthumbnail&resnum=2&ved=0CDAQ6wEwAQ#v=onepage&q&f=false
Deverão ser pontuados a participação dos alunos em sala, o domínio do conteúdo, a qualidade dos textos apresentados, a criatividade e o cumprimento das atividades propostas.
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