Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A cultura como recurso: usos da cultura na contemporaneidade

 

11/11/2011

Autor y Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Ana Letícia Oliveira Goulart; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Discutir a cultura como recurso e refletir criticamente sobre o seu uso na promoção da justiça social.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Grafiteiro  Afroreggae

Grafiteiro (disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/foto/0,,21399370-FMM,00.jpg); Jovens do grupo Afro Reggae(disponível em: http://www.revistaafro.com.br/portal/wp-content/uploads/2009/11/AfroReggae-revista-afro1.jpg)

O professor deverá escrever no quadro as perguntas:

- O que é cultura?

- Todos têm cultura?

- Qual o papel da cultura hoje?

O professor deverá deixar que os alunos se manifestem sobre as questões colocadas. As perguntas deverão ser respondidas em voz alta, criando um ambiente de debate na classe. Em seguida, distribuir aos alunos a reportagem sobre a 2ª. Conferência Nacional de Cultura, publicada no Jornal de Santa Catarina em março de 2010 (disponível em: http://www.cultura.gov.br/site/2010/03/11/artigo-cultura-como-recurso/). Os alunos deverão fazer uma leitura silenciosa da reportagem. Após a leitura, retomar o debate. É interessante que os alunos percebam, a partir do artigo jornalístico, como a cultura é vista hoje como um recurso na promoção da igualdade e desenvolvimento social. 

Aula 2

Exiba o documentário Favela Rising, de  Matt Mochary e Jaff Zimbalist. Parte do documentário está disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=vKSuaPxYU0s(Parte 1);

http://www.youtube.com/watch?v=m5k6I9WgiBk&feature=related(Parte 2).

 

Após a exibição o professor deverá usar o filme como base para uma discussão entre os alunos da classe. Pergunte aos alunos o que acharam do filme, o quanto conhecem do projeto e se há algo parecido sendo feito em uma comunidade próxima a que vivem. Use estas perguntas para iniciar um debate mais amplo, que aborde questões como o papel da cultura na promoção da mudança social, os benefícios e malefícios do seu uso como instrumento de justiça social.  

 

Aula 3

Dividir a turma em grupos de aproximadamente sete alunos. Cada grupo deverá eleger um problema ou uma situação de risco social no entorno da escola − ou de sua comunidade −, para criar um projeto de intervenção sociocultural. Os alunos deverão fazer um trabalho de campo, visitando o espaço escolhido. A partir das visitações deverão diagnosticar o problema  e montar a proposta. Cada grupo deverá entregar um projeto escrito. O projeto deverá conter:

- Problema diagnosticado

- Objetivo e proposta de intervenção;

- Metodologia e implementação;

- Resultados esperados.

 

Além do trabalho escrito, os grupos deverão apresentar sua proposta ao restante da classe

Recursos Complementares
Avaliação

Deverão ser pontuados a participação dos alunos em sala, o domínio do conteúdo, a qualidade dos textos apresentados, a criatividade e o cumprimento das atividades propostas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.