Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - O conto e o videoclipe

 

27/07/2011

Autor y Coautor(es)
Rodrigo Santos de Oliveira
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Dr. Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Identificar a precisão narrativa e concisão temática presentes em narrativas breves (conto e videoclipe).

 

  • Analisar os elementos de estruturação e progressão narrativa do gênero videoclipe.

 

  • Identificar, comparar e analisar a distinção entre linguagens, abordagem narrativa, efeitos de atualização e aspectos presentes na ideologia publicitária construída a partir da adaptação de uma letra de música dos anos 1980 para a atualidade.

 

  • Converter a narrativa de um videoclipe, sem som, para as modalidades: narração ou conto.

 

  • Identificar e desenvolver aspectos linguísticos e estruturais presentes em textos predominantemente narrativos.

 

  • Fazer uso dos discursos direto e indireto no desenvolvimento de uma narrativa.

 

  • Produzir um videoclipe a partir de uma música.
Duração das atividades
2 a 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O videoclipe consagrou-se ao longo dos anos 1980 por meio do surgimento da MTV nos Estados Unidos em 1981. Desde então, a música, que por si só já possuía certa narratividade ou se comprometia a contar algo, com o advento do vídeo pode unir as duas linguagens. Tal contexto intensificou e ampliou o universo de representação artística ao aliar canção e cinema, canção e animação.

Nesta etapa, o professor pode sugerir que os alunos procurem no Youtube vídeos musicais segundo a predileção de cada um. Em seguida, o professor monitora do seu neetbok, por meio do msn, quais vídeos, canções, bandas, artistas foram selecionados e solicita que um número de 5 a 6 alunos apresentem, em data show, para os demais colegas, que tipo de narrativa é contada no videoclipe selecionado e qual relação ela estabelece com a letra da música escolhida.

Estratégias e recursos da aula

Etapa 1: Adaptação de um letra de música para um videoclipe comercial

 

            Será analisada a adaptação da música “Eduardo e Mônica”, do grupo Legião Urbana, presente um clipe comercial que foi produzido com o intuito de divulgar - no dia dos namorados - a marca e produtos de uma operadora de telefonia celular.

            Antes de analisar o filme, é interessante compreender a letra e seus aspectos constitutivos: caracterização das personagens; contexto de produção; questões apresentadas no início da canção; figuras de linguagem (alegorias, metáforas e metonímias), intertextos (Van Gogh, Rimbaud, Mutantes, Godard, etc – inclusive pode ser proposta a pesquisa no Google sobre esses marcadores intertextuais); elementos de modalização (adjetivos, diminutivos, substantivos) empregados com o intuito de descrever os personagens; uso do discurso direto/ indireto; intervenção do narrador; enredo (o porquê do encontro entre os personagens), etc.

            Em seguida, cada aluno, em seu notebook, assistirá ao vídeo e fará comparações entre a da letra e o vídeo, além de identificar e sistematizar as atualizações contextuais utilizadas no segundo suporte. A partir disso, o professor pode propor um debate: até que ponto o filme transcende a narrativa da música? Há uma ruptura da linearidade proposta pela canção? Quais efeitos ideológicos da publicidade estão implícitos e explícitos no vídeo?

 

Link para a letra da música:

http://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/eduardo-e-monica.html

  

Link para o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=9qr0378vrXA

 

 

Etapa 2: Leitura e produção escrita a partir de um videoclipe sem som

  

            Nesta atividade, os alunos acessarão o clipe “Ela disse adeus”, dos Paralamas do Sucesso. Porém, recomenda-se que a canção não seja escutada, apenas que sejam observadas as cenas. A proposta é que os alunos criem uma narrativa em word para as sequências de imagens que são apresentadas. A exibição do vídeo sem som é válida, pelo recurso artístico adotado para a composição do filme, que resgata a origem do cinema: o chamado cinema mudo.

            O ideal é que os alunos não narrem o clipe de forma linear, que aproveitem as cenas como exemplo para um conto ou narrativa autônoma. O professor acompanhará todo o processo e observará: 1-como os parágrafos dos textos foram estruturados (a relação sequencial entre eles), 2-seleção vocabular, 3-uso do discurso direto e/ ou indireto, 4-adequação de uso dos modos e tempos verbais e 5- se o título da narração ou conto é pertinente em relação ao que foi proposto no desenrolar do texto. É válido salientar a caracterização do título, pois sua função está associada à concisão,  ao resumo, à inferência ou à metáfora para o tema que será tratado. Em seguida o texto será enviado para o e-mail do professor e será avaliado.

 

Link para o vídeo:

 

http://www.youtube.com/watch?v=WnYSgN3ODAY

 

 

 

Etapa 3: Criar um vídeo a partir de uma letra de música

 

Como etapa final, serão construídos roteiros para as músicas que os alunos vão filmar. É importante que um grupo de 4 alunos selecionem uma canção que não possua videoclipe, porém, também é interessante utilizar os efeitos de paráfrase e paródia (caso esse tema já tenha sido estudado) para um clipe já consagrado. A escolha do modo de produção pode ficar à escolha do grupo.

O primeiro passo é estabelecer os componentes do roteiro: qual canção será desenvolvida, o que diz a canção, quais personagens envolvidos, possível(veis) espaço(s), sequencia temporal, efeitos visuais, entre outros. Em seguida, com o auxílio do professor de artes ou técnico em informática, pode ser iniciada a edição/ confecção do vídeo.

 

O clipe poderá ser divulgado no Youtube. Veja como postá-lo:

http://www.youtube.com/watch?v=M5LvyDeT0Pg

Recursos Complementares

Material de apoio:

 

FREIRE, Marcelino. Os cem menores contos brasileiros do século.2. ed. Cotia, SP: Ateliê, 2004


GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna:aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 26. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

 

GARCIA-ROZA, Livia; FERRAZ, Eucanaã; RODRIGUES, Paulo; SCLIAR, Moacyr; AQUINO, Marçal; BRACHER, Beatriz; AGUALUSA, José Eduardo; LACERDA, Rodrigo; MATTOSO, Glauco; HATOUM, Milton; VERISSIMO, Luis Fernando. Aquela canção:12 contos para 12 músicas. São Paulo: Publifolha, 2005.


MACHADO, Arlindo. A arte do video.3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

 


_______________. Arte e mídia.Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.


SILVA, Alexandre Rocha da; ROSÁRIO, Nísia Martins do; KILPP, Suzana. Audiovisualidades da cultura.Porto Alegre: Entremeios editora, 2010.

 

 

Site da MTV Brasil:

 

http://mtv.uol.com.br/

 

 Alguns vídeos feitos por meio do gênero cinematográfico animação:

 

Diariamente – Marisa Monte

http://www.youtube.com/watch?v=mEA4N8t8Nac

  

Segredos – Frejat

http://www.youtube.com/watch?v=YC28N6XKjTw

 

Sobre videoclipe e interação entre linguagens: 

http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2007/resumos/R0264-1.pdf

  

Sobre a narrativa em videoclipe: 

http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/18217/1/R0856-1.pdf

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura comparativa e escrita, de compreensão e expressão oral e visual. Porém é necessário:

  

  • Avaliar o domínio dos tipos textuais: narrativo e descritivo, por meio da escrita estabelecida a partir do vídeo “Ela disse adeus”.

 

  • Avaliar os aspectos estruturais (utilização dos modos e tempos verbais, sequência, relação entre parágrafos, descrição das cenas, desfecho, etc) na composição de um texto predominantemente narrativo.

 

  • Avaliar a prática de retextualização efetuada: construção de um conto ou narração a partir de um videoclipe.

 

  • Observar, nos textos produzidos, o emprego adequado dos discursos direto e indireto.

 

  • Avaliar a construção de um roteiro para um videoclipe e o produto final construído.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.