Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Divisão celular

 

09/12/2008

Autor y Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Identificar como se comporta o material genético ao longo dos processos de mitose e meiose.
Duração das atividades
1 hora-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Saberes sócio-culturais a respeito do tema. 2. O que é gene. 3. O que é alelo. 4. Fases da mitose. 5. Fases da meiose.
Estratégias e recursos da aula

 

 


Aula 1 – 50 minutos

A seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

Professor, este planejamento de aula tem por objetivo a elaboração, pelos alunos, de um modelo que explique como se comporta o material genético dentro de uma célula eucariótica durante os processos de divisão celular. Para tanto, o baralho convencional (o mesmo dos jogos de cartas) será utilizado como ferramenta lúdica em uma atividade prática. Veja como aqui (http://www.sbg.org.br/GeneticaEscola2/web/ano2vol1/3.pdf). 

Para realização da atividade serão necessários dois baralhos convencionais. Os baralhos devem ser separados em duas seqüências de naipes vermelhos (ouros com ouros e copas com copas) e em mais duas seqüências de naipes pretos (paus com paus e espadas com espadas). Os naipes vermelhos representam o material genético de herança materna, já os pretos, de herança paterna. Cada naipe representará um cromossomo com uma seqüência de loci de A até K (ás a rei). O coringa será utilizado para representar o centrômero.

Para a representação uma célula diplóide, considera-se que a seqüência de cartas de naipe vermelho representa um cromossomo homólogo à seqüência de cartas de naipe preto. O roteiro de atividade sugere que dois grupos sejam formados. O primeiro grupo ficará com o naipe ouros (materno), homólogo ao naipe paus (paterno). Já o segundo grupo ficará com os naipes copas (materno) e espadas (paterno), também homólogos entre si.


Com a ajuda do baralho os alunos deverão representar os seguintes eventos:

1- O comportamento dos cromossomos durante a mitose: fase G1, fase S, migração para o pólo equatorial, a separação das cromátides irmãs e formação de novas células. Nesta representação, os alunos deverão levar em consideração os seguintes aspectos: como esta variando a estrutura do cromossomo (unifilamentar e bifilamentar), se ocorre ou não modificação do material genético e a sua quantidade ao longo do processo.
2- O comportamento dos cromossomos durante a meiose: como ocorre o processo de crossing-over, as duas etapas de segregação do material genético e qual será o material genético de cada uma das células h aplóides formadas.

Os alunos podem contar com o auxilio das seguintes animações – mitose (http://www.johnkyrk.com/mitosis.pt.html) e meiose (http://www.johnkyrk.com/meiosis.pt.html) - para a montagem dos modelos.

Dicas!

Este plano de aula pode ser utilizado de duas formas: como forma de consolidar conceitos já vistos anteriormente, ou como atividade complementar ao trabalhar com os alunos os eventos do ciclo celular.

Caso você opte por utilizar esta atividade como uma revisão, reforce com os alunos, inicialmente, os conceitos de cromossomo, locus gênico, alelo e ploidia. Isso pode ser feito no momento em que será exposta a forma de utilização do baralho. A revisão dos conceitos pode ser feita por meio do questionamento dos alunos a respeito do que já foi visto. A idéia é que eles exponham o que lembram a respeito dos conceitos. Conduza essa revisão de modo a intervir, quando necessário, para explicar novamente um conceito não lembrado pelos alunos ou para expor um detalhe importante não mencionado ou mesmo para corrigir uma idéia mal entendida. Os alunos devem ser orientados a consultarem o livro didático se acharem necessário. Permita então, que os alunos tentem elaborar os modelos com o baralho.

Se você optar por utilizar esta atividade como exercício para a explicação dos eventos de mitose ou meiose, sugiro que você realize a atividade jem companhia dos alunos. Mostrar os eventos passo a passo é uma boa idéia. Peça para que os alunos opinem qual deverá ser o próximo passo do modelo, justificando a escolha.

Fique atento com o tempo. Dependendo da quantidade de dúvidas de seus alunos, talvez você necessite de mais uma aula de cinqüenta minutos para concretização da atividade.

Não deixe de conferir as figuras do roteiro (http://www.s bg.org.br/GeneticaEscola2/web /ano2vol1/3.pdf). Elas são bem ilustrativas e demonstram como deverão se parecer os modelos feitos em sala de aula.
Como atividade para casa os alunos podem tentar responder as sugestões de perguntas do próprio roteiro (http://www.s bg.org.br/GeneticaEscola2/web /ano2vol1/3.pdf) (vide página 8).
 

 

Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: Durante a montagem dos modelos – A ordem dos eventos estava correta? Os alunos conseguiram transpor os eventos exemplificados durante a animação para a representação concreta com o baralho? Durante a representação, os cromossomos foram pareados de acordo com a seqüência de loci? Na representação do crossing-over, os alunos tentaram mostrar a troca de material sendo feito entre duas cromátides somente nas pontas ou também por fragmentos internos? Alguém questionou a posição do centrômero? Fique atento aos eventuais pontos de maior dúvida para que esses possam ser trabalhados de forma mais detalhada com os alunos.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.