12/09/2011
Edson Luis Nunes, Daniel Rodrigues Ventura, José Ângelo Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrônica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Mecatrônica |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletroeletrônica |
Essa aula deve ser realizada num laboratório de Física. Além dos materiais necessários para a realização das atividades, o laboratório deverá conter recursos multimídia (projetor multimídia e computador com acesso à internet). A turma deverá ser dividida em equipes de, no máximo, cinco estudantes.
Inicialmente o professor deve explicar aos estudantes que oscilações amortecidas acontecem num sistema em que uma força resistiva ou dissipativa opõe-se ao movimento do corpo oscilante. Um sistema desse tipo, em oscilação e abandonado à própria sorte, terá sua energia mecânica diminuída com o passar do tempo. A amplitude das oscilações também diminui com o tempo, para um sistema oscilante com amortecimento. A seguir, serão realizadas três atividades em que os estudantes observarão como algumas propriedades de sistemas oscilantes variam com o amortecimento.
Atividade 1.
Com essa atividade será demonstrado aos estudantes o que é amortecimento de um movimento oscilatório e como a amplitude das vibrações são afetadas por ele.
Material
- uma régua de 30 cm (de plástico rígido);
- um recipiente com água (dimensões: 30 cm x 20 cm x 15 cm).
Observação: esse material é para uma equipe de estudantes.
Procedimento
- Os estudantes de cada equipe devem segurar a régua numa de suas extremidades e colocar a extremidade livre para vibrar;
- Os estudantes deverão observar como as vibrações se modificam com o tempo com a régua vibrando no ar.
- Os estudantes medirão o intervalo de tempo no qual as vibrações (mesmo diminuindo de amplitude) persistem com a régua vibrando no ar e o anotarão.
- Os estudantes devem discutir sobre o motivo da persistência limitada das vibrações da régua, anotando suas conclusões.
- O experimento deve ser repetido por cada equipe, mas, desta vez, com a extremidade livre da régua oscilando dentro d'água.
- Os estudantes devem medir o intervalo de tempo no qual as vibrações (mesmo diminuindo de amplitude) persistem com a régua vibrando na água e o anotarão.
- Os estudantes devem comparar os intervalos de tempo medidos nas duas situações de vibração da régua e discutir o motivo da diferença entre eles, anotando suas conclusões.
Para ajudar na discussão, o professor deve mostrar, através do recurso didático acessível por meio do ícone abaixo, esse experimento sendo realizado e comentado.
Após a realização do experimento, os estudantes devem responder às seguintes perguntas:
1) Porque as vibrações não persistem indefinidamente?
Resposta esperada: Por que há amortecimento das vibrações devido ao atrito com o meio.
2) Por que as vibrações persistem menos tempo na água?
Resposta esperada: Por que a água oferece maior amortecimento.
O professor deve pedir a um membro de cada equipe que leia as respostas dadas ás questões, de modo que elas sejam socializadas e que os estudantes possam complementar suas conclusões.
Atividade 2.
Nessa atividade, os estudantes irão verificar como a amplitude das oscilações varia com o amortecimento.
Material
- 01 mola de pequena rigidez (pode ser espiral para encadernação);
- um recipiente com água (dimensões: 30 cm x 20 cm x 15 cm).
- 01 massa aferida de 100 g;
- 01 cronômetro.
- fita adesiva.
Observação: esse material é para uma equipe de estudantes. O professor deve distribuir molas de diferente rigidez para as equipes.
Procedimento
- Fixando a massa a uma das extremidades da mola com a fita adesiva, os estudantes irão montar um pêndulo de mola (ver figura 1);
- Colocando o pêndulo para executar pequenas oscilações no ar (amplitude máxima de 3 cm), os estudantes irão observar o movimento e estimar o quanto diminui a amplitude das oscilações num intervalo de 5s, anotando suas observações.
- Os estudantes deverão repetir o passo anterior colocando o pêndulo para oscilar com a massa dentro d'água. Eles deverão anotar suas observações.
Fig. 1. Pêndulo de mola. Imagem obtida no endereço:
http://plato.if.usp.br/1-2004/fap0151d/material/atividades/fotos/mecanica/imagens/pendulo_mola.JPG
Em seguida, o professor solicitará que os estudantes respondam às seguintes questões:
1) Com o pêndulo oscilando no ar, ao final de 3s de, a amplitude das oscilações diminuiu quantos por cento?
2) Com o pêndulo oscilando na água, ao final de 3s de, a amplitude das oscilações diminuiu quantos por cento?
3) Quantas vezes a água foi mais eficiente para amortecer a amplitude das oscilações do pêndulo de mola?
O professor deve pedir a um membro de cada equipe que leia as respostas dadas às questões, de modo que elas sejam socializadas e que os estudantes possam complementar suas conclusões. Ao final da atividade, os estudantes deverão comparar os dados obtidos para as diferentes molas e discutir os resultados obtidos.
Atividade 3
Nessa atividade, os estudantes irão verificar como a energia das oscilações varia com o amortecimento.
Material
- 01 tampa de panela de alumínio, tamanho médio.
- um recipiente com água (dimensões: 30 cm x 20 cm x 15 cm).
- 01 baqueta.
Observação: esse material é para uma equipe de estudantes.
Procedimento
- Os estudantes deverão segurar a tampa de panela pelo suporte e bater com a baqueta na sua superfície para produzir vibração e som;
- Com a tampa vibrando, eles deverão inserir parte dela no recipiente com água e observar o que acontece com o som que ela emite, anotando suas observações.
Fig. 1.Tampa de panela de alumínio. Figura obtida no endereço: http://www.nisbets.pt/product_images/detail/S363.jpg
Terminado o experimento, o professor explicará que a intensidade do som emitido pela tampa depende da amplitude das oscilações e que energia das oscilações está diretamente relacionada com o quadrado dessa amplitude.
Em seguida, o professor pedirá que os estudantes respondam às seguintes questões:
01) O que acontece com o som quando parte da tampa é colocada dentro d'água?
Resposta esperada: diminui de intensidade.
02) O que acontece com a energia das vibrações da tampa quando ela é colocada dentro d'água?
Resposta esperada: assim como a amplitude das oscilações, ela diminui.
O professor deve pedir a um membro de cada equipe que leia as respostas dadas ás questões, de modo que elas sejam socializadas e que os estudantes possam complementar suas conclusões.
Para encerrar a aula, o professor deve comentar que o amortecimento das oscilações é, muitas vezes, de grande utilidade para o ser humano. No Japão, os edifícios são projetados com sistemas para amortecimento de vibrações por causa da grande frequência de terremotos que ocorrem naquele país. Pontes e elevados são também projetados com sistemas semelhantes, para que oscilações de grande amplitude não ocorram e comprometam suas estruturas. Em seguida, exibirá o seguinte video, onde uma ponte, excitada pelo vento, executa oscilações enormes, até desmoronar.
Nome | Tipo |
---|---|
Experimento 6 - Formação, propagação e fenômenos ondulatórios - Amortecedores | Experimento prático |
Mais informações sobre amortecimento de oscilações podem ser encontradas nos seguintes endereços:
http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2004/artigos/eixo10/osciladores.pdf
http://www.unicentro.br/editora/revistas/recen/v7n2/155-171.pdf
Após estudar essa aula o aluno deverá compreender o que é amortecimento de um pulso de onda e como esse fenômeno afeta a amplitude das vibrações e a energia que as impulsiona. O professor deve solicitar a cada equipe que faça uma pesquisa sobre as utilidades e os problemas causados pelo amortecimento, em diversos acontecimentos do nosso dia-a-dia.
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