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DIAS E NOITES- utilização de recurso tecnológico para a visualização

 

03/08/2009

Autor y Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nomear os dois movimentos realizados pela terra.

Duração das atividades
A atividade deve ser dividida em diferentes momentos, com duração de 20 a 30 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

 Assistir ao vídeo: "De onde vem o dia e a noite?"

 

1º momento: O(a) professor(a) prepara as crianças para assistir ao filme "De onde vem o dia e a noite", indagando e incentivando os alunos a participar da atividade atenciosamente.  Constroi, então,  uma orientação juntamente com a turma, uma orientação para o desenvolvimento da tarefa, solicitando que todos observem o seguinte:
• Quais as pessoas que estão dialogando no filme e sobre o que dialogam?
• No início ocorre uma ação. Que ação é essa? Ela indica qual período do dia?
• No filme, aparecem elementos naturais que indicam os dias e as noites. Que elementos são esses?
• De onde vêm os dias e as noites?
• O sol conversa com a criança. Isso é possível na realidade ou é apenas imaginação?
• Tudo o que o sol fala para a criança é a explicação que encontramos em  Ciências Naturais. Procurem ficar atentos para a fala do sol.
• O sol diz que a Terra gira em volta de si mesma. Observem que movimento é esse.
• A terra aparece girando em volta do sol. Registrem o nome desse movimento.

 

 

2º momento- Assistir à  animação produzida pela TV Escola que explica o fenômeno da alternância,  entre os dias e as noites, com uma  linguagem própria para crianças. Nesse momento, o(a) professor(a) vai pausando o filme e levando os alunos a refletir sobre o que estão vendo e escutando, com base nas questões elaboradas previamente na sala. 

 

 

 3º momento - Durante o filme, o(a) professor(a) ajuda as crianças a destacarem elementos pontuais que  dividem o dia em dois períodos - diurno e noturno -  e   que  contribuem com a familiarização do conhecimento desse fenômeno natural.

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4º momento - Ao terminar o filme, as crianças devem sentar-se em uma grande roda para discutir  a respeito do que foi exposto. Nesse momento, o(a) professor (a) deverá ajudá-las na elaboração de suas explicações sobre como ocorre esse fenômeno natural, seguindo o roteiro de observação.

 

 

De onde vem o dia e a noite?

 

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o dia e a noite? Vídeo
Recursos Complementares

http://www.dominiopublico.gov.br ( De onde vem o dia e a noite?)

Avaliação

Avalia-se  o nível de elaboração das crianças, destacando-se:

  • o desenvolvimento da linguagem - nome dos movimentos que causam  os dias e as noites;
  •  a  explicação sobre os  dias e as noites.
Opinión de quien visitó

Três estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/7 - 28,57%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28,57%
  • Três estrelas 3/7 - 42,86%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

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