03/08/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Nomear os dois movimentos realizados pela terra.
Assistir ao vídeo: "De onde vem o dia e a noite?"
1º momento: O(a) professor(a) prepara as crianças para assistir ao filme "De onde vem o dia e a noite", indagando e incentivando os alunos a participar da atividade atenciosamente. Constroi, então, uma orientação juntamente com a turma, uma orientação para o desenvolvimento da tarefa, solicitando que todos observem o seguinte:
• Quais as pessoas que estão dialogando no filme e sobre o que dialogam?
• No início ocorre uma ação. Que ação é essa? Ela indica qual período do dia?
• No filme, aparecem elementos naturais que indicam os dias e as noites. Que elementos são esses?
• De onde vêm os dias e as noites?
• O sol conversa com a criança. Isso é possível na realidade ou é apenas imaginação?
• Tudo o que o sol fala para a criança é a explicação que encontramos em Ciências Naturais. Procurem ficar atentos para a fala do sol.
• O sol diz que a Terra gira em volta de si mesma. Observem que movimento é esse.
• A terra aparece girando em volta do sol. Registrem o nome desse movimento.
2º momento- Assistir à animação produzida pela TV Escola que explica o fenômeno da alternância, entre os dias e as noites, com uma linguagem própria para crianças. Nesse momento, o(a) professor(a) vai pausando o filme e levando os alunos a refletir sobre o que estão vendo e escutando, com base nas questões elaboradas previamente na sala.
3º momento - Durante o filme, o(a) professor(a) ajuda as crianças a destacarem elementos pontuais que dividem o dia em dois períodos - diurno e noturno - e que contribuem com a familiarização do conhecimento desse fenômeno natural.
&nb sp;
4º momento - Ao terminar o filme, as crianças devem sentar-se em uma grande roda para discutir a respeito do que foi exposto. Nesse momento, o(a) professor (a) deverá ajudá-las na elaboração de suas explicações sobre como ocorre esse fenômeno natural, seguindo o roteiro de observação.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o dia e a noite? | Vídeo |
http://www.dominiopublico.gov.br ( De onde vem o dia e a noite?)
Avalia-se o nível de elaboração das crianças, destacando-se:
Três estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/10/2010
Cinco estrelasGostei da sua aula.
07/10/2010
Quatro estrelasE.E.F.R.Infantil piquet carneiro ceará – disse: Essa aula foi bem interesante, e bem preparada também, utilizando uma coisa que as crianças adoram que são os desenhos como forma de aprendizagem. Legal adorei.
24/03/2010
Quatro estrelasgostei muito desta aula inclusive,recomendei para os professores que trabalham sob minha coordenação(sou coordenador pedagógico em uma escola de 1º ao 9° ano do ensino fundamental.
24/03/2010
Três estrelasOlá, porque você não acrescentou nenhuma dinâmica à aula, ficaria mais interessante.
24/03/2010
Três estrelasGostei, mas poderia fazer a noite do pijama na escola, para eles perceberem como a escola ficaria a noite, mas gostei da aula
24/03/2010
Três estrelasMuito bom. Era justamente o que eu estava precisando.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente artigo gostei muito. parabéns.