Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - Escuta de textos orais: a Canção

 

29/08/2011

Autor y Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interpretar oralmente letras de músicas;
  • aprimorar a capacidade de expressão;
  • desenvolver a leitura;
  • reconhecer cantigas de roda como manifestação da tradição oral.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula

 Estratégias e recursos:

  • Leitura de cantigas de roda no laptop, ou no power point ou em xerox.
  • Atividades de leitura e canto.

desenvolvendoaa

 Atividades

Atividade 1

Motivação:

O professor perguntará aos alunos se eles sabem como seus antepassados brincavam. Perguntará também se conhecem alguma cantiga de roda.

Mesmo que os alunos não estejam completamente alfabetizados, o professor apresentará os textos com cantigas e irá mostrando as letras enquanto leem e cantam.

O professor pedirá aos alunos que, fazendo uso de seus laptops, acessem o site abaixo para ouvir e cantar.

http://www.radio.uol.com.br/#/album/palavra-cantada/cantigas-de-roda/3859

 

  • OBS 1: Para essa aula, selecionei algumas músicas, porém, se o professor achar que deve explorar outras, poderá fazê-lo.
  • OBS 2: Essa é uma aula de escuta de textos orais, com raros momentos de escrita. Porém, se o professor quiser, poderá escolher alguma das atividades de interpretação de texto para trabalho escrito.

 

Se o professor preferir, poderá fotocopiar os textos para os alunos levarem para casa para "lerem"  e cantarem junto com seus familiares. 

 

O professor pedirá aos alunos que prestem muita atenção às letras das músicas e que depois fará perguntas de interpretação e compreensão dos textos. bbb

 

   cantiga de roda    

Imagem disponível em: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/cantigas_de_roda.htm 

 

 sapo

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?q=sapo&hl=pt-BR&sa=G&gbv=2&tbm=isch&tbnid=H-BeWnu2IB4bEM:&imgrefurl=http://www.obuscar.com/search/1/sapo.htm&docid=d27h7O-64uOa2M&w=348&h=303&ei=2SdJTuKdA6fq0gGwh9HmBw&zoom=1&iact=hc&vpx=158&vpy=107&dur=639&hovh=209&hovw=241&tx=121&ty=110&page=1&tbnh=104&tbnw=120&start=0&ndsp=24&ved=1t:429,r:0,s:0&biw=1366&bih=557 

Sapo Jururu

Autor Paulo Tatit , Sandra Peres , Ná Ozzetti , Ricardo Breim

Sapo Jururu na beira do rio
Quando o sapo grita: ó, Maninha
É que tá com frio
A mulher do sapo, também tá lá dentro
Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento

Sapo Jururu na beira do rio
Quando o sapo grita: ó, Maninha
É que tá com frio 

ATIVIDADES

Texto: Sapo Jururu

O professor terá com os alunos um diálogo. Para isso, perguntará, escutará respostas, continuará falando e perguntando:

A música "Sapo Jururu" fala sobre um sapo. Quem aqui já viu um sapo?

Sabem, ele é um anfíbio (mora na terra e na água). Por que será que ele vive na terra e na água?

  • Sim, ele procura alimento na terra e na água. Põe ovos na água, onde os ovos se tornam girinos.

Qual o nome do sapo desta cantiga?

Por que ele está na beira do rio se está fazendo frio?

Quem já viu um girino? (girino é o nome do sapo ainda pequenino)

Onde está sua mulher?

 

Quem me mostra onde está escrita a palavra sapo?

Quais as outras palavras que vocês podem identificar?

 
A canoa virou
Por deixá-la virar
Foi por causa da Sandra
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Sandra
Do
A Canoa Virou
  • Autor Mônica Salmaso, Ná Ozzetti

A canoa virou
Por deixá-la virar
Foi por causa da Sandra
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Sandra
Do fundo do mar

 

ATIVIDADES

Texto: A Canoa virou  

Interpretação oral:

Quem sabe dizer porque a canoa virou?

Quem é Sandra?

O que um peixinho poderia fazer? Daria certo?

Quem sabe identificar no texto as palavras: Sandra, peixinho, canoa, mar?

 

Barata: imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?q=barata&hl=pt-BR&sa=X&tbm=isch&tbnid=kRu-EtiJPkXIxM:&imgrefurl=http://billvaz.wordpress.com/2010/03/13/&docid=_j1p0Aa-FuuGuM&w=900&h=900&ei=wypJTsLKD8io0AGdvsnvBw&zoom=1&iact=hc&vpx=705&vpy=131&dur=1108&hovh=225&hovw=225&tx=124&ty=130&page=5&tbnh=119&tbnw=128&start=93&ndsp=21&ved=1t:429,r:17,s:93&biw=1366&bih=557 

Cachorro:Imagem disponível em:http://www.google.com.br/imgres?q=cachorro&hl=pt-BR&gbv=2&tbm=isch&tbnid=Nt9cPUqbbahM0M:&imgrefurl=http://www.acemprol.com/viewtopic.php%253Ff%253D16%2526t%253D2416&docid=4BhB7UHNaiyLFM&w=350&h=467&ei=fyxJTpznCeH10gGQi6DLAQ&zoom=1&iact=hc&vpx=922&vpy=194&dur=702&hovh=259&hovw=194&tx=114&ty=151&page=1&tbnh=130&tbnw=94&start=0&ndsp=15&ved=1t:429,r:5,s:0&biw=1366&bih=557 
Pulga: imagem disponível em:http://www.google.com.br/imgres?q=pulga&hl=pt-BR&sa=X&tbm=isch&prmd=ivns&tbnid=aT5WSxj8HR07lM:&imgrefurl=http://mundodecrianca.com.br/musica-a-pulga-e-o-percevejo-letra-e-video/&docid=aFrIfY_Q87XdQM&w=241&h=320&ei=5ixJTr3sFsbh0QGCg8WmAw&zoom=1&iact=hc&vpx=1127&vpy=181&dur=359&hovh=256&hovw=192&tx=143&ty=163&page=1&tbnh=123&tbnw=89&start=0&ndsp=22&ved=1t:429,r:14,s:0&biw=1366&bih=557   

 baratacachorropulga

 

 Eu Vi uma Barata / Cachorrinho está Latindo  / Pulga 

  •  Autor Tati Tatit Barossi , Lua Derdyk Tatit , Diana Ribeiro Tatit , Isabel Tatit , Silvinha Breim 
      
    Eu vi uma barata
    Na careca do vovô
    Assim que ela me viu
    Bateu asas e voou

    Osquindô, lê lê
    Osquindô lê lê lá lá
    Osquindô lê lê
    Não sou eu que caio lá

    Cachorrinho está latindo
    Lá no fundo do quintal
    Cala a boca, cachorrinho
    Deixa o meu benzinho entrar

    Osquindô, lê lê
    Osquindô lê lê lá lá
    Osquindô lê lê
    Não sou eu que caio lá

    Pulga toca flauta
    Perereca, violão
    Piolho pequenininho
    Também toca rabecão

    Osquindô, lê lê
    Osquindô lê lê lá lá
    Osquindô lê lê
    Não sou eu que caio lá

    A pulga e o percevejo fizeram combinação
    Fizeram serenata debaixo do meu colchão

    Osquindô, lê lê
    Osquindô lê lê lá lá
    Osquindô lê lê
    Não sou eu que caio lá
     

Vamos interpretar as ilustrações? Quem quer dizer sobre o que achou da ilustração da barata, do cachorrinho e da pulga?

  • Professor, lembre-se de que o objetivo dessa proposta é que seus alunos escutem e falem. 

Quem estava na careca do vovô?

Por que o cachorrinho precisa parar de latir?

Quem é capaz de reconhecer as palavras abaixo?

percevejo - barata - pulga - cachorro -

 

Vamos encontrar essas palavras no caça-palavras?

O professor poderá imprimir a fichinha abaixo para colar nos cadernos.

 

P

A

D

C

E

S

B

O

P

U

C

B

A

R

A

T

A

I

L

C

A

C

H

O

R

R

O

G

A

P

O

E

T

I

C

L

A

V

A

A

P

I

A

X

H

P

E

R

C

E

V

E

J

O

 

Galinho: Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?q=galinho&hl=pt-BR&sa=G&gbv=2&tbm=isch&tbnid=tGuE_Pvlq85hvM:&imgrefurl=http://blogdatitiavera.blogspot.com/2011/02/perdi-meu-galinho.html&docid=BBgEDaQPt-wS9M&w=200&h=214&ei=P2xKTuuhHMi70AGK2uXrBw&zoom=1&iact=hc&vpx=620&vpy=129&dur=390&hovh=171&hovw=160&tx=91&ty=103&page=1&tbnh=119&tbnw=110&start=0&ndsp=25&ved=1t:429,r:4,s:0&biw=1366&bih=557   

galinho Meu Galinho

  • Autor Silvinha Breim

Faz três noites que eu não durmo
Pois perdi o meu galinho
Coitadinho o la lá
Pobrezinho o la lá
Eu perdi lá no jardim

Ele é branco e amarelo
Tem a crista vermelhinha
Bate as asas o la lá
Abre o bico o la lá
Ele faz quiriquiqui

Já rodei o Mato Grosso
Amazonas e Pará
Encontrei o la lá
 Encontrei o la lá 

ATIVIDADES:

Meu galinho 

Interpretando oralmente:

Por que o dono do galinho não tem dormido?

Como é o galinho? Como ele canta? Onde ele estava quando desapareceu? Onde já foi procurado? Onde acham que ele está? Vai ser encontrado?

 

Imagem da barata disponível em: http://www.google.com.br/imgres?q=barata&hl=pt-BR&sa=G&biw=1366&bih=557&gbv=2&tbm=isch&tbnid=kRu-EtiJPkXIxM:&imgrefurl=http://billvaz.wordpress.com/2010/03/13/&docid=_j1p0Aa-FuuGuM&w=900&h=900&ei=gm1KTuiPOITk0QGd5pzrBw&zoom=1&iact=rc&dur=124&page=5&tbnh=120&tbnw=130&start=96&ndsp=21&ved=1t:429,r:15,s:96&tx=74&ty=57 

barata A Barata

  • Autor Suzana Salles

A Barata diz que tem sete saias de filó
É mentira da barata, ela tem é uma só
Ah ra ra, iá ro ró, ela tem é uma só !

A Barata diz que tem um sapato de veludo
É mentira da barata, o pé dela é peludo
Ah ra ra, Iu ru ru, o pé dela é peludo !

A Barata diz que tem uma cama de marfim
É mentira da barata, ela tem é de capim
Ah ra ra, rim rim rim, ela tem é de capim

A Barata diz que tem um anel de formatura
É mentira da barata, ela tem é casca dura
Ah ra ra , iu ru ru, ela tem é casca dura

A Barata diz que tem o cabelo cacheado
É mentira da barata, ela tem coco raspado
Ah ra ra, ia ro ró, ela tem coco raspado

ATIVIDADES:

A barata

1-  Pensem para responder oralmente:

a- Uma pessoa que mente é ---------------.
b- Vocês pode imaginar por que a barata mente?
c- Quando alguém mente e a outra descobre, o que vocês acham que acontece?
 
2- Vocês podem me ajudar a responder as perguntas abaixo?
 
a- Que música diz que o personagem sente frio na beira do rio?
b- Quem poderia salvar a Sandra que está no fundo do mar?
c- Quem subiu na careca do vovô?
d- Junto com o percevejo faz serenata no colchão.
e- Está  perdido há três dias.
 
  • Professor, explore bem a atividade. Deixe seus alunos cantarem bastante.

  • Uma conversa bem conduzida servirá para despertar nos alunos a importância de saber escutar e ler.


 
Recursos Complementares

 

Para complementar sua aula, o professor deverá acessar o site abaixo:

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/cantigas_de_roda.htm 

Avaliação

O professor deverá avaliar se os alunos serão capazes de:

  • apreender, por meio da audição, os elementos que traduzem a música;
  • identificar elementos das narrativas.
  • Interpretar oralmente letras de músicas.

Para tanto,o professor  deverá observar o interesse e a dedicação dos alunos durante o desenvolvimento das atividades.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.