Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A formação do mundo moderno: expansão marítima e comercial europeia - UCA

 

30/08/2011

Autor y Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as razões que levaram à expansão marítima dos países europeus no século XV;
  • Compreender os objetivos das grandes navegações;
  • Descrever o imaginário popular dos primeiros navegantes acerca do oceano desconhecido.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula o aluno  precisará conhecer: o surgimento do Estado moderno, o Humanismo e o Renascimento.

Estratégias e recursos da aula

 

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

 

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

 

uca eseba

 

ATIVIDADE 1: RAZÕES DA BUSCA POR NOVAS TERRAS ALÉM-MAR

 

Professor, a partir   da leitura dos textos abaixo, o aluno compreenderá que a  Europa, durante o século XV, enfrentava uma grande crise econômica  que trouxe profundas transformações políticas, econômicas, sociais e religiosas no sistema vigente, inaugurando assim a Modernidade. Além disso,  entenderá os fatores que levaram à transição da Idade Média para a Idade Moderna e que a necessidade de solucionar os problemas econômicos lançou os europeus à busca  por novas terras além da Europa.

TEXTO 1:  As crises dos séculos XIV e XV

"No plano econômico a expansão do comércio e do mercado era um fato que marcava o período da transição do Feudalismo para o Capitalismo. A burguesia enriquecia cada vez mais, administrando grandes negócios, que passam a ser incompatíveis com o sistema feudal. O enriquecimento crescente do burguês, leva a um aumento do poder de atuação,dentro do terceiro estado, derrubando inclusive as antigas corporações de ofício. Outro fator gerador de crise foi o esgotamento das fontes de minérios, necessários para a cunhagem de moedas, levando a constantes desvalorizações da moeda. O incremento das grandes navegações amplia os horizontes do comércio. O homem medieval vivia aprisionado em seu pequeno mundo. A possibilidade de conhecer e dominar terras, até então conhecidas apenas pelos relatos de viajantes audaciosos, como Marco Polo, por exemplo, despertam o desejo do conhecimento real das maravilhas descritas até aquele momento."

Disponível em: http://www.casadehistoria.com.br/conteudo/historia-geral/transicao-feudal-capitalista/crises-seculos-xiv-xv

Acesso em 9 de agosto de 2011.

TEXTO 2: CRISE DE CRESCIMENTO DO SÉCULO XV

"A solução para esses problemas estava na exploração de novos mercados, capazes de fornecer alimentos e metais preciosos a baixo custo e, ao mesmo tempo, aptos para consumir os produtos artesanais fabricados nas cidades europeias. Mas onde encontrar esses novos mercados? (...) No século XV, a burguesia europeia, apoiada por monarquias nacionais fortes e capazes de reunir grandes recursos, começou a lançar suas embarcações nos oceanos ainda desconhecidos - Atlântico, Índico e Pacífico - em busca de novos caminhos para o Oriente. Nessa aventura marítima, os governos europeus dominaram a costa da África, atingiram o Oriente e descobriram um mundo até então desconhecido: a América."

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/expansao-maritima/crise-de-crescimento-do-seculo-xv.php

Acesso em 9 de agosto de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Oriente os alunos a acessarem os links acima para leitura, na íntegra, dos textos indicados.

2- Proponha aos alunos a realização das atividades do roteiro abaixo, utilizando o KWord para a elaboração das respostas:

a) Cite os fatores que influenciaram as crises dos séculos XIV e XV.

b) Explique por que a crise dos séculos XIV e XV marcou a emergência do capitalismo.

c) Identifique nos textos as razões que levaram à expansão marítima no século XV, e complete o quadro abaixo:

Razões técnicas:

 

 

Razões econômicas:

 

 

Razões políticas:

 

 

 

d) Elabore um pequeno texto explicando o contexto e os motivos que levaram a expansão marítima e econômica na Europa durante o século XV.

e) Ao final, todos os alunos  deverão socializar suas respostas e os seus textos.

 

 

ATIVIDADE 2: PRIMEIRAS NAVEGAÇÕES, UM DESAFIO TENEBROSO

 

II - TRABALHANDO COM IMAGENS

Professor, a partir do estudo do mapa abaixo, o aluno compreenderá que nos primeiros  tempos da Idade Moderna, o que se conhecia sobre os oceanos e as terras para além da Europa vinha de relatos de navegadores.  E como poucas expedições que se aventuraram mar adentro nunca mais volta­ram, criaram na imaginação popular fantasias acerca do oceano desconhecido: monstros marinhos, águas ferventes e pedras-ímã, que puxavam as embarcações para o fundo. O mar desconhecido, o Oceano Atlântico, era apelidado de o "Mar Tenebroso".

 

MAPA:

O mundo

O mundo representado em um mapa feito por Sebastien Muster (1489 -1552)

Disponível em: https://picasaweb.google.com/myoldmaps/TypusOrbisUniversalis1561SebastianMunster#5248298576870943122

Acesso em 9 de agosto de 2011.

FRAGMENTOS DO MAPA:

maritimo 3

No link abaixo, é possível ampliar várias imagens contidas no mapa. Além disso, à direita temos algumas considerações importantes sobre o mapa.

Disponível em: https://picasaweb.google.com/myoldmaps/TypusOrbisUniversalis1561SebastianMunster

Acesso em 9 de agosto de 2011.

MONSTRO MARINHO:

maritimo 2

Imagem presente no mapa, ampliada.

Disponível em: https://picasaweb.google.com/myoldmaps/TypusOrbisUniversalis1561SebastianMunster#5248298874917716546

Acesso em 9 de agosto de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Oriente os alunos a acessarem os links acima para visualização do mapa indicado e algumas de suas imagens ampliadas.

2- Formando duplas, os alunos deverão responder o roteiro abaixo, utilizando o KWord para a elaboração das respostas:

a) Quais continentes aparecem no mapa?

b) Quais continentes não parecem no mapa? Explique por quê.

c) Qual continente foi representado de forma menos parecida com a que conhecemos hoje? Justifique.

d) Em sua opinião, por que no mapa o autor retrata a presença de 12 "anjos de vento"?

e) Por que monstros foram apresentados nos oceanos?

Sugestão: Esta atividade poderá ser realizada com apoio do professor da disciplina de Geografia, que contribuirá na comparação deste mapa com um mapa mundi atual.

3- Ao final, todas as duplas deverão socializar suas respostas.

4- Proponha que os alunos, em duplas, criem no KolourPaint  uma charge com o título Mar Tenebroso representando a crença que os primeiros navegadores tinham de que haviam  monstros no Oceano Atlântico.

5- Peça aos alunos que socializem suas charges com todos da turma.

 

ATIVIDADE 3: OS EUROPEUS PARTEM EM BUSCA DE RIQUEZAS

Professor, o processo expansionista europeu se inseriu no contexto de transformações globais que ocorreram nos séculos XV e XVI na Europa. Sendo assim, através dos textos abaixo os alunos compreenderão quais foram os objetivos das grandes navegações e seus principais efeitos para a economia e política da sociedade europeia.

 

TEXTO 1:  A Expansão Marítima

FATORES QUE PROVOCARAM A EXPANSÃO 

- Centralização Política: Estado Centralizado reuniu riquezas para financiar a navegação; 
- O Renascimento: Permitiu o surgimento de novas ideias e uma evolução técnica; 
- Objetivo da Elite da Europa Ocidental em romper o monopólio Árabe-Italiano sobre as mercadorias orientais; 
- A busca de terras e novas minas (ouro e prata) com o objetivo de superar a crise do século XIV; 
- Expandir a fé; 

OBJETIVOS DA EXPANSÃO 

- Metais; 
- Mercados; 
- Especiarias (Noz Moscada, Cravo...) 
- Terras; 
- Fiéis; 

 Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=897

Acesso em 9 de agosto de 2011.

TEXTO 2:  A Expansão Marítima e Comercial Europeia

II. Fatores que levaram à Expansão.

  • A procura de especiarias: a partir do século XI, as cidades de Gênova e Veneza (norte da Itália), passaram a dominar o Mediterrâneo Oriental. Os mercadores italianos iam buscar nos portos de Alexandria e Constantinopla os produtos orientais (especiarias, tecidos, perfumes, tapetes, pedras preciosas) e os distribuíam no mercado europeu, cobrando altos preços e obtendo grandes lucros. A burguesia europeia passou a se interessar em quebrar o monopólio italiano, sobre o comércio no mar Mediterrâneo, mas para isso, era necessário descobrir um novo caminho para as Índias.

  • A escassez de metais preciosos na Europa: a grande quantidade de moedas usadas pelos países europeus para fazer o pagamento das importações resultou numa escassez de metais preciosos e as minas europeias não conseguiam atender a demanda. Era preciso encontrar novas minas fora do continente europeu.

  • Aliança entre o rei e a burguesia: a burguesia e a monarquia aliadas buscam a valorização do comércio e a centralização do poder. Esta aliança possibilitaria derrotar a nobreza feudal. A burguesia fornecia à monarquia os capitais necessários para armar exércitos e centralizar o poder. Os reis, por sua vez, deveriam promover o desenvolvimento do comércio, atendendo aos interesses da burguesia.

   As Grandes Navegações só foram possíveis por causa dos avanços tecnológicos do século XV.

Disponível em: http://www.historiamais.com/expansao.htm

Acesso em 9 de agosto de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links dos textos acima para leitura na íntegra.

2- Professor, faça uma breve discussão com os alunos sobre o que foi lido nos textos destacando o grande  impacto que a expansão marítima teve na Europa.

UCA

3- Divida os alunos em grupos de até no máximo quatro integrantes e tendo como referência os textos acima, proponha que façam uma pesquisa seguindo o roteiro abaixo:

Data e contexto da expansão marítima:

Fatores que provocaram a expansão marítima:

Objetivos da expansão marítima:

Por que as especiarias valiam tanto:

Principais avanços tecnológicos do século XV que possibilitaram as Grandes Navegações:

Sugestão de sites para pesquisa:

Todos os sites foram acessados em 9 de agosto de 2011.

4 - Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter com os dados pesquisados.

5 - Todos os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

Recursos Complementares

Vídeos que os alunos podem acessar para aprofundamento das questões propostas nesta aula:

Idade Moderna para os alunos

Disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=HaAWZ27baRI

Acesso em 9 de agosto de 2011.

História 08. Expansão marítimo-comercial europeia Parte 1.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cWSdoMEcV58&feature=related

Acesso em 9 de agosto de 2011.

Avaliação

 

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, exposição dialogada, respostas a roteiros e questionários, criação de texto, charge e apresentações de dados pesquisados com imagens.

Opinión de quien visitó

Uma estrela 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 1/1 - 100%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.