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Expansionismo português e espanhol nos séculos XV e XVI - UCA

 

26/08/2011

Autor y Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender as principais razões do pioneirismo de Portugal nas grandes viagens marítimas;
  • Identificar novos conhecimentos possibilitados pelas navegações;
  • Descrever as principais rotas de navegação portuguesa e espanhola nos séculos XV e XVI;
  • Identificar no continente americano quais territórios foram conquistados por portugueses e espanhóis.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula o aluno  precisará conhecer a formação do mundo moderno: expansão marítima e comercial europeia.

Estratégias e recursos da aula

UCA

 

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

 

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

uca eseba

ATIVIDADE 1: O PIONEIRISMO PORTUGUÊS

 

Professor, o vídeo e o texto abaixo apresentam, de forma sucinta, alguns fatores que contribuíram diretamente para que a nação de Portugal se tornasse a primeira potência marítima de seu tempo e também contribuísse para o aperfeiçoamento nas técnicas de navegação.

UCA

 

História 08. Expansão marítimo-comercial europeia Parte 2

Video portugal

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wmf9d4yDDyk&feature=related

Acesso em 10 de agosto de 2011.

TEXTO: O pioneirismo português

" Um dos pontos que primeiramente diferencia o caso português está relacionado ao processo de formação de sua monarquia nacional. Ao contrário dos longos e desgastantes conflitos que marcam a grande maioria dos processos de formação das monarquias nacionais, Portugal formou um estado centralizado em um relativo curto período de tempo. Já no século XIV, a chamada dinastia de Avis havia fixado uma situação política estável naquele país.

Além disso, devemos também salientar alguns outros aspectos de ordem histórico-geográfica que contribuíram enormemente na vanguarda marítima lusitana. A sua posição geográfica privilegiada transformava o litoral português em ponto de chegada e partida de várias embarcações que circulavam por diversos mares e, principalmente, pelo Oceano Atlântico. Não por acaso, a classe mercantil desse país teve a oportunidade de firmar laços comerciais com diferentes nações."

Disponível em: http://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/o-pioneirismo-portugues.htm

Acesso em 10 de agosto de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem o site do youtube para ver o vídeo e que também acessem o site do texto para fazer a leitura na íntegra.

2- Sugira aos alunos, em duplas, que respondam, no KWord, algumas questões sobre o vídeo assistido e o texto lido:

a) Cite as principais razões do pioneirismo ibérico nas grandes viagens marítimas;

b) Quais inovações foram possíveis com as navegações portuguesas?

c) O que foi o Tratado de Tordesilhas?

d) Cite o nome dos principais navegadores portugueses e o nome dos locais aonde eles chegaram primeiro.

3- Peça que cada dupla socialize sua resposta com outra dupla, e assim sucessivamente.

UCA

4- Proponha aos alunos, em cinco grupos,  a realização de uma pesquisa sobre as principais inovações tecnológicas das Grandes Navegações, abaixo indicadas. Cada grupo ficará com uma delas.

a) Bússola

b) Ampulheta

c) Quadrante

d) Astrolábio

e) Caravelas e outros navios

Oriente os alunos para que, além da informação, procurem imagens do instrumento pesquisado.

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

5- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

6- Oriente os alunos, individualmente, a criarem um texto no KWord tendo como referência o vídeo, o texto e as pesquisas apresentadas. O aluno deverá criar uma narrativa de uma viagem  em uma caravela, no século XV, utilizando os recursos náuticos estudados.

7- Todos os alunos deverão socializar seus textos para toda a turma.

 

ATIVIDADE 2: PORTUGAL E ESPANHA CRUZAM O ATLÂNTICO

Professor, as conquistas portuguesas despertaram o interesse dos espanhóis para descobrir também novos caminhos para a Índia. Enquanto os portugueses contornavam o continente africano e seguiram depois pelo leste, os espanhóis, confiando no projeto de Cristóvão Colombo, tentaram a rota oeste. Desta forma, Portugal e Espanha acabaram cruzando o Atlântico e disputaram territórios descobertos, como veremos nos textos abaixo. 

TEXTOS:

1-A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPÉIA

"Expansão marítima espanhola
A Espanha será um Estado Nacional somente em 1469, com o casamento de Isabel de Castela e Fernando de Aragão. Dois importantes reinos cristãos que enfrentaram os mouros na Guerra de Reconquista.
No ano de 1492 o último reduto mouro Granada foi conquistado pelos cristãos, neste mesmo ano, Cristóvão Colombo ofereceu seus serviços aos reis da Espanha. Colombo acreditava que, navegando para oeste, atingiria o Oriente. O navegante recebeu três navios e, sem saber chegou a um novo continente: a América."

Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/4398/1/A-EXPANSAO-MARITIMA-EUROPEIA/Paacutegina1.html

Acesso 10 de agosto de 2011.

 

2- Grandes Viagens de Exploração

"As Viagens de Cristóvão Colombo: Os portugueses seguiam uma rota marítima rumo ao leste, em direção à Ásia. Em 1484, um navegador italiano chamado Cristóvão Colombo propôs uma ideia ousada ao rei João II de Portugal encontrar uma rota rumo ao oeste, em direção à Ásia. Colombo não sabia do tamanho certo da Terra e achava que sua viagem seria de 2.500 milhas e duraria apenas dois meses. Os conselheiros navais portugueses discordaram das estimativas de Colombo e calcularam corretamente que a distância a oeste para a Ásia seria de aproximadamente 10.000 milhas. Eles afirmaram que nenhum navio poderia carregar comida e bebida suficientes para uma viagem tão longa. O rei João de Portugal, confiando nas opiniões de seus conselheiros, rejeitou a ideia de Colombo. Colombo então levou a sua proposta aos líderes espanhóis o rei Ferdinando e a rainha Isabela. Apesar de, inicialmente, demonstrar ceticismo quanto ao plano de Colombo, Isabela concordou em patrocinar a sua viagem e lhe forneceu dinheiro e equipamentos para uma frota de três navios Santa Maria, Pinta e Nina."

Disponível em: http://www.supletivo.com.br/materias/historia/historia_nova/aula_25_grandes_viagens_de_exploracao/

Acesso 10 de agosto de 2011.

3- Tratado de Tordesilhas – Resumo e Objetivo

Tordesilhas

"Acordo assinado em 1494 entre Portugal e Espanha, que estabelece os limites dos territórios descobertos pelas duas potências durante o período da expansão marítima. O Tratado de Tordesilhas divide o mundo a partir de um meridiano a 370 léguas a oeste do Arquipélago de Cabo Verde. As terras a oeste da linha ficam com a Espanha e as terras a leste, com Portugal."

Disponível em:  http://www.vaicomtudo.com/tratado-de-tordesilhas-resumo-e-objetivo.html

Acesso 10 de agosto de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Os alunos devem acessar os links acima para a leitura, na íntegra, dos textos indicados e visualização do mapa.

2- Sugira aos alunos que formem grupos de no máximo quatro integrantes e, utilizando o KWord,  respondam as questões do roteiro abaixo:

a) Cite os principais motivos que levaram à expansão marítima portuguesa.

b) Quais foram as principais etapas da expansão de Portugal?

c) Explique o principal motivo que favoreceu a expansão marítima espanhola.

d) Quais as principais etapas da expansão espanhola?

e) Para Colombo, qual era o formato da Terra? Explique.

f) O que foi o Tratado de Tordesilhas? 

g) Cite as principais mudanças que a expansão marítima ibérica trouxe para a humanidade.

h) Por que o continente americano recebeu este nome?

3- Todos os grupos deverão socializar suas respostas para toda a turma.

UCA

MAPA: Grandes Navegações portuguesas e espanholas nos século XV e XVI

rotas

Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/4398/1/A-EXPANSAO-MARITIMA-EUROPEIA/Paacutegina1.html

Acesso 10 de agosto de 2011.

4 - No processo das grandes navegações, vários navegadores portugueses e espanhóis se destacaram e deixaram suas marcas na História da Humanidade. Desta forma, proponha aos alunos que se dividam em grupos para a realização de uma pesquisa sobre os principais navegantes abaixo indicados descrevendo seu objetivo, sua rota e  qual país representava. Cada grupo ficará com um deles.

  • Bartolomeu Dias;
  • Cristóvão Colombo;
  • Fernão de Magalhães;
  • Pedro Álvares Cabral;
  • Vasco da Gama;

Oriente os alunos para que, durante a pesquisa, construam respostas a questões como:

  • Quais eram suas rotas?
  • Que objetivos pretendia alcançar?
  • Qual país representava: Portugal ou Espanha?

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

5- Após as apresentações, os alunos deverão salvar o mapa "Grandes Navegações portuguesas e espanholas nos séculos XV e XVI" no KolourPaint e criar uma legenda indicando as rotas dos navegantes portugueses e espanhóis e seus respectivos nomes.

6- Ao final, todos os alunos deverão socializar seu mapa com os colegas.

 

ATIVIDADE 3: PORTUGAL E ESPANHA REPARTEM O NOVO MUNDO ENTRE SI

Professor, com a chegada dos espanhóis à América, as disputas entre Portugal e Espanha aumentaram, resultando no já estudado Tratado de Tordesilhas que dividiu as terras do Novo Mundo entre espanhóis e portugueses, como poderemos observar no mapa abaixo.

 

 

MAPA:

mapa2

 

Disponível em: http://maufir.blogspot.com/2011/02/tratado-de-tordesilhas.html

Acesso em 10 de agosto de 2011.

 

Além disso, retomando alguns conceitos estudados, como as principais razões da expansão marítima e do pioneirismo ibérico, os vídeos abaixo, e, consequentemente, apresentam a conquista da América pelos europeus.

UCA

 

1. Novo Telecurso - E. Fundamental - História - Aula 04 (1 de 2)

maritima

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3t6Nra1NuFw&feature=player_embedded

Acesso em 10 de agosto de 2011.

 

2. Novo Telecurso - E. Fundamental - História - Aula 04 (2 de 2)

video

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=n851LUA_8hY

Acesso em 10 de agosto de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1. Peça aos alunos que acessem o link do mapa para visualizá-lo e dos vídeos acima para assisti-los.

2- Faça uma roda de conversa com os alunos, partindo das questões abaixo:

a) Quais sujeitos históricos e/ou grupos sociais empreenderam as aventuras marítimas? Por quais razões o fizeram?

b) E os navegantes, o que os estimulava a se aventurarem pelos oceanos?

c) Como se explica o pioneirismo de Portugal e Espanha nas navegações?

d) O que a descoberta de um novo caminho para as Índias tem de relação com a conquista da América?

3 - Proponha aos alunos que, em trios, criem um texto no KWord  respondendo a seguinte questão: Durante mais de um século considerou-se fácil e óbvio perguntar " Quem descobriu o Brasil?". Atualmente, como deveríamos formular corretamente essa pergunta, e qual deveria ser a resposta?

4- Sugira que cada trio troque seu texto com outro trio, e assim por diante,  proporcionando o contato dos alunos com todos os textos da turma.

UCA

5- Oriente os alunos, em grupos de quatro integrantes, que na WxCam do seu netbook façam uma entrevista com várias pessoas na escola, perguntando: Pra você o Brasil foi descoberto, invadido ou achado?

6- Depois de entrevistar um maior número de pessoas, os grupos terão que  apresentar  os resultados da pesquisa em gráficos e através de imagens da própria entrevistas no KPresenter.

7- Todos os grupos  deverão socializar suas pesquisas com todos da turma.

Recursos Complementares

Sugestões de leituras para professores e alunos:

A verdadeira história sobre a descoberta das Américas

Disponível em:http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_19/america.html

Cristóvão Colombo

Disponível em:  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cristovao-colombo/cristovao-colombo-2.php

A vida a bordo dos navios portugueses

Disponível em: http://www.projetomemoria.art.br/PedroAlvaresCabral/revista6/viage1_6p.htm

Vídeos que os alunos podem acessar para aprofundamento das questões propostas nesta aula:

História 08. Expansão marítimo-comercial europeia Parte 3 -

Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=W9iJdxFzrWU&feature=related

Todos os links acima foram acessados em 10 de agosto de 2011.

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, vídeo e mapas, pesquisas, produção de textos críticos, debates, respostas aos questionamentos levantados e apresentação com resultado de dados pesquisados sobre a temática e respostas aos roteiros de perguntas.

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