Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O modo imperativo nos textos de diversos gêneros textuais

 

17/10/2011

Autor y Coautor(es)
Karen Alves de Andrade
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Reconhecer verbos;
  • Identificar os usos dos verbos;
  • Identificar as flexões verbais;
  • Entender e identificar o modo imperativo em diversos gêneros;
  • Reconhecer os usos do modo imperativos nos diversos gêneros textuais.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Classes de palavras
  • Verbos
  • Gêneros textuais
Estratégias e recursos da aula

 

* Desenvolvimento de habilidade de pesquisa;

* Aplicação de conteúdos pesquisados em situações de comunicação próximas à realidade;

* Observaçãoe leitura de diversos textos, de gêneros e suportes distintos;

*Troca de informações entre alunos.

 

Aula 1:

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática e pedir que, seguindo o roteiro a seguir, eles pesquisem sobre o modo imperativo, registrando as respostas no caderno. Os registros dos alunos deverão ser discutidos em sala, sob orientação do professor.

  1. Quais são as classes de palavras ou morfológicas que encontramos na gramática da língua portuguesa?
  2. Qual dessas classes é utilizada para expressarmos ações, estados e fenômenos naturais?
  3. Dê exemplos de, pelo menos, 4 palavras que compõem essa classe.
  4. Crie frases com cada uma das palavras escolhidas.
  5. As palavras sofreram modificações ao serem postas em frases? Por que você acha que isso aconteceu?

O professor deverá, então, discutir as respostas dos alunos levando-os a perceber que Verbos é a classe de palavras utilizada para expressar ações, estados ou fenômenos naturais. A forma mais natural dos verbos é o infinitivo e eles sofrem alterações , ou seja, variam em número, pessoa, modo, tempo e voz.  O professor deverá anunciar aos alunos que nessa sequência de aulas será trabalhado um dos modos verbais, o imperativo.

 

Aula 2:

Usando um data-show, o professor deverá ler com os alunos a tirinha disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_gvszySkdqKo/TQV_qNtjJdI/AAAAAAAAAPU/Pe_-DuAuNhY/s1600/MARI1.JPG

   

 

Após a leitura, o professor devera identificar com os alunos quais verbos estão presentes nela. São eles: Gastam, é, aprendam, chame, engome, peça, sente-se, desgrude. Deve-se pedir, então, que os alunos circulem aqueles que dão instruções e grifem aqueles que dão ordens, fazem pedidos ou solicitações.

Em seguida, o professor, na sala de informática ou utilizando gramáticas para consulta, deverá solicitar que os alunos respondam:

  1. O que é o modo imperativo?
  2. Para que esse modo verbal é utilizado?
  3. Como ele é formado?

 

No caso de se utilizar o laboratório de informática, o professor poderá sugerir os seguintes sites:

http://pt.wikibooks.org/wiki/Portugu%C3%AAs/Classifica%C3%A7%C3%A3o_das_palavras/Verbos/Modo_Imperativo

 

Aula 3

O professor deverá levar para a sala de aula, ou solicitar que os alunos levem, textos de diferentes gêneros textuais, como notícia, horóscopo, tirinha, poema, sinopse, bula, receita, classificados... Os textos devem ser mostrados para a turma que, em equipes de 5 alunos, deverá responder às seguintes questões:

  1. Que gêneros foram apresentados pelo professor?
  2. Para que serve cada um deles?
  3. Onde cada um desses gêneros circula?
  4. Em quais desses gêneros geralmente encontramos verbos no modo imperativo? Por que vocês acham que isso acontece?

Veja, a seguir, alguns gêneros que podem ser mostrados aos alunos:

Notícia

http://portal2.unisul.br/content/navitacontent_/userFiles/Image/clipping/2009/marco/10mar/07.03A-noticia-_pg25_esport.gif

 

Poema

 

 

Poema Tirado de uma Notícia de Jornal

João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

 

http://www.casadobruxo.com.br/poesia/m/poemaT.htm

 

Charge

 

http://1.bp.blogspot.com/_N652m4tp5Fc/S7ZdkuVmGRI/AAAAAAAAAC0/dlR80SkknN8/s1600/charge-aquecimento-global%5B1%5D.jpg

 

Publicidade

http://www.idealax.com.br/img/publicidade001.jpg

 

Receita

Bolo de cenoura

 

  • Ingredientes

1/2 xícara (chá) de óleo

3 cenouras médias raladas

4 ovos

2 xícaras (chá) de açúcar

2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

 

Cobertura

1 colher (sopa) de manteiga

3 colheres (sopa) de chocolate em pó ou achocolatado

1 xícara (chá) de açúcar

Se desejar uma cobertura molinha coloque 5 colheres de leite

 

http://tudogostoso.uol.com.br/receita/23-bolo-de-cenoura.html

 

Bula

 

http://cs.i.uol.com.br/ultnot/2009/090909bula_anvisa.jpg

 

O professor deve incrementar a aula levando para a sala de aula gêneros em seu suporte original.

Para sistematizar, o professor deve apresentar para os alunos o vídeo sobre o modo imperativo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Zs0IB6Gt6mM e pedir que eles registrem as informações que julgarem importantes em seus cadernos.

Recursos Complementares
Avaliação

Na quarta aula o professor deverá pedir que os grupos levem para a sala de aula, ou mesmo peguem da brinquedoteca da escola, se houver, um jogo de tabuleiro. Utilizando os verbos no imperativo, os alunos deverão escrever as regras do jogo. O professor deve salientar a necessidade de clareza e detalhamento das regras, já que outro grupo, após ler as regras, irá jogar uma partida do jogo.

Professor, observe se os alunos conseguem perceber a importância do uso do imperativo nas diversas situações cotidianas, além de sua presença nos textos de diversos gêneros, inclusive no manual doe um jogo. No jogo, auxilie-os no emprego desse modo verbal, principalmente quanto ao uso da segunda e da terceira pessoa do singular. Lembre-se que a avaliação é processual e que todo conhecimento adquirido e utilizado por seu aluno deve ser valorizado.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.