Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Mercantilismo: características e relação com o sistema colonial – UCA

 

23/08/2011

Autor y Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o contexto histórico do surgimento do mercantilismo;
  • Compreender as principais ideias, teorias e políticas do sistema mercantilista;
  • Relacionar o mercantilismo com o sistema Colonial.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula o aluno  precisará conhecer a Formação dos Estados Modernos e o Absolutismo.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

 

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

uca eseba

 

ATIVIDADE 1- ECONOMIA MODERNA:  O MERCANTILISMO

Professor, a partir do século XVI, com intuito de ampliar o seu poder e sua riqueza, vários estados modernos adotaram um conjunto de práticas econômicas que recebeu o nome de mercantilismo. Nos vídeos abaixo,  entenderemos o contexto e as principais características das práticas mercantilistas.

 

 

UCA

1 -

 

mercantilismo

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=S8h3itiQjOo&feature=related

Acesso 12 de agosto de 2011

2.

mercantilismo 2

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=IuO74VtGvzA

Acesso 12 de agosto de 2011

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links dos vídeos acima para assisti-los.

2- Faça uma roda de conversa com os alunos, partindo das questões abaixo:

a) Em que momento histórico surgiu o Mercantilismo?

b) O que é o Mercantilismo?

c) Qual a relação do Absolutismo com o Mercantilismo?

d) Quais são as principais características das práticas mercantilistas?

3- Proponha aos alunos que, em trios, criem um texto no KWord respondendo as questões acima e acrescentem ao texto imagens sobre a temática.

4- Depois, oriente cada trio a trocar seu texto com outro trio, e assim por diante,  proporcionando o contato dos alunos com todos os textos da turma.

5- Sugira aos alunos, em trios, que completem no KWord o quadro abaixo conforme orientação:

                                                                                MERCANTILISMO

DATA

 

LOCAL

 

DEFINIÇÃO

 

OBJETIVO

 

CARACTERISTICA FUNDAMENTAL

 

PRINCÍPIOS

 

6- Socialize as respostas dos alunos com todos da turma.

7- Partindo do trabalho realizado com os vídeos peça aos alunos para que se dividam em grupos de quatro integrantes e que façam no KoulorPaint um esquema, conforme orientação e exemplo abaixo:

O esquema deverá conter:

a) Título

b) Conceito de Mercantilismo

c) Objetivos

d) Características

e) Imagens

Exemplo de um esquema:

esquema

Disponível em:  http://carloshistoria.wordpress.com/absolutismo/

Acesso em 12 de agosto de 2011.

8- Professor, boa parte dos Estados Modernos europeus da época moderna aplicaram os princípios do mercantilismo em função de suas especificidades e de determinados contextos históricos. Desta forma, proponha aos alunos que, em quatro grupos, façam uma pesquisa sobre os modelos de mercantilismo na Europa abaixo indicados. Cada grupo ficará com um país.


Espanha - Bulionismo

França - Colbertismo

Inglaterra - Comercialismo

Estados germânicos - Cameralismo

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

9- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

 

ATIVIDADE 2- MERCANTILISMO: RECEITA PARA ACUMULAR RIQUEZA

 

Professor, nos textos abaixo, compreenderemos que, na Idade Moderna, o país seria poderoso e rico quanto mais metais preciosos acumulasse e quanto mais mantivesse uma balança comercial favorável, ou seja, exportasse mais e importasse menos.

 

TEXTO 1: Mercantilismo

" Na teoria mercantilista, a base de sustentação da economia eram os estoques de ouro e prata, o comércio e a indústria. A nação que não tivesse minas deveria obter aqueles metais preciosos através do comércio. O país devia buscar exportar mais que importar. As colônias deveriam ser mantidas como consumidoras dos produtos da metrópole e ao mesmo tempo fornecedoras de matéria prima para a metrópole. A manufatura era proibida nas colônias, onde todo o comércio era monopólio da metrópole. Para ser forte uma nação deveria ter uma grande população, que constituiria seu mercado interno, além de criar abundância de mão de obra e forças de defesa. A austeridade era fundamental, a fim de que houvesse pouca necessidade de importação, principalmente de artigos de luxo. O povo e o governo deviam poupar e ser parcimoniosos nos gastos."

 Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mercantilismo/mercantilismo.php

Acesso em 12 de agosto de 2011.

TEXTO 2:

" MERCANTILISMO - Conjunto de medidas econômicas adotadas pelos Estados Nacionais modernos no período de Transição (Feudalismo p/ Capitalismo), tendo os Reis e o Estado, o poder de intervir na economia. Esse sistema buscava atender os setores feudais visando conseguir riquezas para a sua manutenção. O mercantilismo não é um modo de produção, mas sim um conjunto de práticas de produção. Não existe uma sociedade Mercantilista. Tais medidas variavam de Estado para Estado, logo, não existiu apenas um mercantilismo. Não se pode generalizá-lo. (...)
- Metalismo ou Bullionismo;
- Balança Comercial Favorável (Vender mais e comprar menos -> visando garantir o acúmulo de ouro e prata);
- Protecionismo Alfandegário (grandes tarifas aos produtos estrangeiros);
- Construção Naval (frota Mercante e Marinha de Guerra);
- Manufaturas;
- Monopólio (Rei vende monopólio para as Companhias de Comércio nas cidades);
- Sistema Colonial (Pacto Colonial, Latifúndio, Escravismo);
- Intervenção do Estado na Economia; "

 Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=897

Acesso em 12 de agosto de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links acima.

2- Depois da leitura do texto, na integra, levante uma questão com os alunos: Qual era o grande "segredo" para acumular riquezas naquela época?

UCA

3- Nos textos acima vimos algumas medidas mercantilistas importantes para promover a riqueza dos Estados nacionais. Desta forma, proponha aos alunos que se dividam em grupos para a realização de uma pesquisa sobre essas medidas, abaixo indicadas. Cada grupo ficará com uma delas.

Metalismo

Balança Comercial Favorável

Protecionismo Alfandegário

Formação de monopólios

Colonialismo

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

6- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

7- Trabalho com história em quadrinhos:

 

 

quadrinhos

Disponível em: http://profdamasceno.com/quadrinhos.htm

Acesso 12 de agosto de 2011.

Apresente a imagem acima aos alunos. Trata-se de um trabalho, história em quadrinhos, realizado pelo aluno GERSON LUÍS DALLA STELLA, 1ª M,  Nº 16,  2001  (ZARDO). Proponha que eles façam, em grupos de quatro integrantes, uma  história em quadrinhos no KPresenter , contemplando as principais características do mercantilismo.


 8- Os grupos deverão socializar suas histórias em quadrinhos com todos da turma.

 

 

ATIVIDADE 3- MERCANTILISMO E SISTEMA COLONIAL

 

Professor, o mercantilismo é entendido como um conjunto de práticas adotadas pelo Estado absolutista na época moderna, que tinha como principal objetivo obter e preservar riqueza e, para isso, a conquista e a exploração de colônias também eram fundamentais. Pelo pacto colonial, os Estados absolutistas europeus retiravam os recursos que bem desejavam de seus domínios em outros continentes e forçavam os povos colonizados a comprar os produtos fabricados na metrópole. Neste sentido, há uma estreita relação entre mercantilismo e sistema colonial, como veremos  no texto e no vídeo abaixo:

TEXTO: O Estado Absolutista comanda

"Uma das principais consequências do mercantilismo foi a montagem do sistema de exploração colonial, que marcou a conquista e a colonização de toda a América Latina, além de regiões da Ásia e da África. Na verdade, o sistema colonial desenvolveu-se como uma continuação da política econômica do mercantilismo. De acordo com essa política, o Estado deveria enriquecer-se por meio do crescimento das atividades comerciais. E foi através da exploração colonial que as nações europeias realizaram esse objetivo."

Disponível em: http://historiamaneco.blogspot.com/2010/02/mercantilismo.html

Acesso em 12 de agosto de 2011.

UCA

mercantilismo 3

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qiWMC_kDx-Q

Acesso em 12 de agosto de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links acima indicados.

2- Após a leitura do texto e exibição do vídeo, levante algumas questões com os alunos:

a) Se o objetivo do mercantilismo era "fortalecer o poder do rei", qual foi seu papel na formação do Estado Moderno e, consequentemente, sua relação com o sistema colonial?

b) Qual era o papel das colônias no contexto do mercantilismo e de que forma esse papel era exercido?

3- Com base nas discussões acima, peça aos alunos que  criem um texto no KWord contendo os termos abaixo relacionados:

absolutismo - estados modernos - mercantilismo - expansão marítima - metalismo - colonialismo

4- Socialize os textos dos alunos com todos da turma.

5- Apresente as charges abaixo aos alunos pedindo que eles acessem os links das mesmas.

Charge1:

colonia         

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-b0o455QugeA/TcmV3xcjHZI/AAAAAAAAAg8/anJPFXoboTk/s1600/Charge.gif

Acesso em 12 de agosto de 2011.

 

Charge 2:

colonialismo 2

Disponível em:  http://joaocarlos.net.br/2011/05/uma-colonia-pra-chamar-de-minha/colonialismo-impuestos-el-rincon-tributario/

Acesso em 12 de agosto de 2011.

Proponha aos alunos que salvem as charges acima no KolourPaint e, em duplas , criem um título e uma legenda explicativa para as charges. Depois, os alunos deverão montar sua própria charge, contemplando a relação entre o sistema colonial e o mercantilismo.

6-  Os trios deverão socializar suas charges com todos da turma.

Recursos Complementares

 

Sugestões de leituras para o professor:

Ideias Mercantilistas e teorias do Comércio Internacional

Disponível em:  http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_16827/artigo_sobre_ideias_mercantilistas_e_a_teoria_do_comercio_internacional

Vídeos que os alunos podem acessar para aprofundamento das questões propostas nesta aula:

Mercantilismo

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rFVAKHqkvcE

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

Economia e Política da Idade Moderna: o Mercantilismo

Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23034

Todos os links foram acessados em 12 de agosto de 2011.

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, vídeo, pesquisas, produção de textos críticos, debates, respostas aos questionamentos levantados e apresentação com resultado de dados pesquisados sobre a temática, respostas aos roteiros de perguntas e criação de esquemas e charges.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.