Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Qual a importância dos vegetais em nossas vidas e qual a importância de se ter hábitos alimentares saudáveis?

 

19/08/2011

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aprendendo sobre os vegetais

ELIANA APARECIDA CARLETO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer alguns locais onde os vegetais são cultivados;
  • Identificar e questionar os próprios hábitos alimentares;
  • Pesquisar os cuidados que os vegetais necessitam;
  • Expressar conhecimentos sobre o cultivo de vegetais;
  • Enumerar vegetais que consome no seu dia a dia;
  • Extrair do texto as informações básicas;
  • Cultivar um vegetal;
  • Compartilhar conhecimentos e opiniões;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta atividade é importante que os alunos tenham noção do que são seres vivos.  

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

   INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, conhecer todos os seres vivos é uma tarefa difícil, porém é importante os alunos saberem que os seres vivos: são seres animais e vegetais que existem na natureza; possuem ciclos de vida parecidos, basicamente nascem, crescem, reproduzem e morrem, é a lei da natureza e que de forma geral, se diferenciam dos objetos que não têm vida por serem capazes de agir ou reagir diante das circunstâncias do ambiente. Aproveite e dialogue com os alunos a partir dos seus conhecimentos prévios sobre os vegetais. Você poderá indagar:

O que são vegetais?

Onde podemos encontrar os vegetais?

Os vegetais vivem em todos os lugares?

Quais são os cuidados que devemos ter com os vegetais?

O que os vegetais precisam para se desenvolver?

Alguém já plantou um vegetal? Qual?  

Os vegetais são todos iguais?      

Quais os vegetais que vocês conhecem?

Que vegetais costumam comer?

Qual a importância dos vegetais em nossas vidas?

Os vegetais contribuem para termos hábitos alimentares saudáveis? De que forma?

 Após o diálogo, para que os alunos possam reelaborar e ampliar seus conhecimentos prévios sobre vegetais, explique que:

  • Costumamos chamar os vegetais de plantas.
  • Algumas plantas vivem na terra. Outras crescem na água ou apoiadas em outras plantas.
  • As plantas produzem parte do oxigênio que respiramos.
  • Para se desenvolver, a maioria das plantas precisa de ar, água, luz, calor e terra fofa.
  • Existem vegetais nos mais variados ambientes.

Apresente à turma imagens de alguns vegetais e converse com os alunos sobre eles. Você poderá utilizar as imagens abaixo:

       Aprendendo vegetais

Fonte: Imagens 1, 2 e 3- Acervo da autora

Imagem 4- http://www.axeopoajagunna.jex.com.br/religiao+sustentabilidade/vitoria+regia+osibata     

 

           Alvo de Letras 

 

Realizado o diálogo, solicite aos seus alunos que façam uma pesquisa em suas casas sobre vegetais. Instrua-os para consultarem diferentes fontes de pesquisas: livros, revistas, jornais, internet ou fazerem entrevista com um adulto.

Eles deverão: descobrir porque os vegetais são importantes para o Planeta Terra e escrever o nome de diferentes tipos de vegetais, onde eles são cultivados, e qual a sua utilidade para o homem. Peça que registrem suas descobertas em uma folha de papel em branco e se for possível, tragam a/s imagem/ns do/s vegetal/is que pesquisaram.

Se os alunos possuíremn laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Você poderá indicar que utilizem os sítios abaixo, neles estão registrados diferentes tipos de alimentos, suas utilidades e valores nutricionais.

http://www.corujando.com.br/dicas/frutas_legumes.htm

http://www.rgnutri.com.br/alimentos/propriedades/alface.php

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/couve/couve-4.php

http://www.superfestval.com.br/cia/nutri/feira1.html  

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a atividade realizada em casa. Converse com os alunos a respeito das informações que trouxeram sobre vegetais. Aproveite a oportunidade para ressaltar a utilização dos seres vivos como recursos naturais. Por exemplo, a possibilidade do uso dos vegetais não só como alimentos, mas na fabricação de remédios, tecidos, embalagens, fontes de materiais para a habitação, produção de papel, combustível, dentre outros.

Escreva na lousa alguns dados coletados, você poderá esquematizar, por exemplo, um quadro para organizar os nomes dos vegetais de acordo com a parte que usamos na alimentação: caule, flor, fruto, raiz, folha, semente. No final, solicite que registrem algumas informações no caderno de Ciências. Você poderá fazer assim:

             Sílabas     REGISTRANDO

                 NOSSAS DESCOBERTAS SOBRE VEGETAIS

Fizemos uma pesquisa sobre as plantas (vegetais) e descobrimos que elas são muito importantes para nossas vidas. Sem elas não haveria vida na Terra, pois fornecem alimento e matérias primas e produzem oxigênio. Elas são indispensáveis para nossa vida.

As plantas são seres vivos do reino vegetal (fornecem grande quantidade de vitaminas, fibras e sais minerais). Elas crescem em quase todas as partes do mundo.

As plantas nos fornecem alimentos, remédios, madeira para construção de móveis, materiais para fabricação de papel e carvão, resinas para a indústria de tintas e vernizes, dentre outros.

Nós comemos as plantas ou seus frutos, como é o caso das maçãs, ervilhas ou batatas. Mas, mesmo quando preferimos carnes ou leite, dependemos das plantas, pois elas, por sua vez, fazem parte da dieta dos animais – boi, vaca, aves e outros – que são abatidos para nosso consumo.

Os vegetais são cultivados em diferentes espaços: hortas caseiras, quintais, estufas, hidroponia (sistema de cultivo, dentro de estufas, onde as plantas não crescem fixadas no solo; os nutrientes que a planta precisa para seu desenvolvimento e produção são fornecidos somente por água), grandes extensões rurais (arroz, feijão, trigo, etc), dentre outros.

Agora, vamos desenhar alguns vegetais. (A critério do aluno).

Minha opinião sobre esta atividade é: ..................................................

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.   

       VEGETAIS NA ALIMENTAÇÃO

 Professor, explore as imagens abaixo. Comece perguntando aos alunos:

  • Quais dos vegetais apresentados vocês conhecem?
  • Alguém já viu um desses vegetais plantado na terra?
  • Já teve oportunidade de colher algum deles?

Aproveite a oportunidade para conversar com os alunos se na região em que vivem é costume consumir outras partes dos vegetais mostrados nas imagens.

 

       Aprendendo vegetais

      Fonte: Acervo da autora

 Incentive os alunos a entrarem em contato com a diversidade de hábitos alimentares.

Convide-os a expor o que costumam comer. Isso é importante, pois muitos alunos não são conscientes de seus próprios hábitos alimentares e muitas vezes não têm noção de que outras pessoas e familiares podem ter hábitos alimentares diferentes. Você poderá valer-se das aulas: Alimentar-se bem  e  Pirâmide Alimentar: é preciso ter um alimentação saudável, disponíveis respectivamente nos sítios:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20687

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23683

  Continue indagando:    

* Quais vegetais usados na sua alimentação você reconhece nas imagens apresentadas anteriormente?       

* Na sua casa costuma-se comer frutas e verduras? Quais?       

* Se você tivesse de escolher entre duas sobremesas, uma salada de frutas e um brigadeiro, por exemplo, qual você escolheria? Por quê?       

* Qual é o seu fruto preferido? Você sabe como é a planta e de onde ela vem?       

* Você conhece:      

  . Alguma semente utilizada na nossa alimentação?

  . Raízes que podemos comer?

  . Folhas usadas na alimentação humana?

  . E flores, alguém conhece alguma/s que podemos comer?

Professor, após o diálogo, entregue para cada o aluno, de forma impressa, as imagens a seguir. (Se preferir você poderá solicitar que os alunos recortem imagens de revistas ou panfletos de propaganda de supermercado. Selecione alguns vegetais para realizar a atividade proposta).  Peça que os alunos colem as imagens no caderno de Ciências. Registre na lousa e peça para que copiem:  

Observe as imagens abaixo:

        Aprendendo vegetais

                Fonte: Acervo da autora

 

 Converse com o colega que está assentado ao seu lado e descubra:

a- Os nomes dos vegetais.

b- As partes dos vegetais observados, que nós comemos.

c- Formas que podemos prepará-las.

Professor, após essas descobertas estabeleça um diálogo com os alunos, pergunte:

a- Sua família costuma comprar algum dos vegetais observados acima?

b- Em sua casa são aproveitados talos, folhas, cascas e sementes de vegetais na alimentação? De que maneira eles são aproveitados?

c- Em sua casa tem horta caseira? Como ela é?

d- Você gosta de se alimentar com algum dos vegetais observados? Justifique sua resposta.

e- Que tal preparar uma salada bem gostosa e degustar com seus colegas?

f- Faça uma lista dos vegetais que você irá utilizar em sua salada e dos ingredientes necessários para temperá-la.

 

Combine com o professor e os colegas o que cada um irá trazer.

Agende o dia, prepare os vegetais para a salada: peça ajuda para mãe ou outro responsável para lavá-los e cortá-los.

Monte a salada numa travessa. Prepare o/s  tempero/s e traga para sala de aula.

Apresente aos colegas a sua salada. Informe os ingredientes e a forma como foi preparada.

Depois é só comer.

Professor, a realização desta atividade prática requer algumas informações: Comente com os alunos a importância de se lavar bem os alimentos antes de ingeri-los. Se julgar oportuno, você poderá utilizar os sítios:

http://www.cultivando.com.br/alimentacao_e_saude_seguranca_alimentar_cuidados_com_vegetais.html ou  

http://guiadicas.net/como-lavar-verduras/  (Acesso 04/08/2011).  

A partir desta atividade estimule os alunos a conhecerem mais tipos de saladas. Você poderá trabalhar diferentes receitas, mostrar fotos, assistir vídeos, dentre outros.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

  DEGUSTAÇÃO DE SALADAS

Professor, organize as carteiras dos alunos em círculo ou da forma que achar adequada, para que as apresentações das saladas sejam observadas por todos. Você poderá fazer assim:

Cada aluno, na sua vez, apresenta a salada que preparou dizendo o nome, os ingredientes e como foi preparada.

Caso algum colega queira fazer algum questionamento poderá fazê-lo. Se necessário faça intervenções para maiores esclarecimentos.

 Veja imagens desta atividade realizada com alunos do 3o ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

             Aprendendo vegetais

             Aprendendo vegetais

               Fonte: Acervo da autora

Ao final da atividade proponha que os alunos façam uma produção de texto tendo como temática a atividade vivenciada.

Professor, como registro e arquivo, os alunos poderão fotografar esse momento ou filmar. É uma forma de lembrança e registro da vivência realizada por eles.

Para fotografar utilize a Câmera dos laptops ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou( Área de Trabalho > Câmera). O botão “Máquina de Retrato” tira uma foto através da Webcam.

Se preferir,registre em forma de vídeo ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o botão vermelho.

Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

 

 5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Se em sua escola os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, ou você tiver outra disponibilidade de recursos multimídia, sugerimos que utilizem o programa:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) para realizar algumas atividades lúdicas com a temática alimentação saudável. Você poderá sugerir os sítios:

   http://iguinho.ig.com.br/turmadosuperv/jogos_aventura.html

   http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_memo.html

  

       

 

 

Sugerimos também alguns vídeos postados nos sítios:

http://www.youtube.com/watch?v=NNa-i0Sgt6c&feature=fvw 

http://www.youtube.com/watch?v=PtuV5BhdZLg&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=AX9L3HHnfjo&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=Cz4b4q-zr5U&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=J7ilKCp8S50&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=fXcEmV5X3d8&feature=related  (Acesso em 4/08/2011) 

 

É importante que no final da atividade você pergunte a opinião dos alunos sobre os vídeos que assistiram. Peça que justifiquem a resposta.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, as situações de avaliação devem permear todo o processo de ensino e aprendizagem. Tanto professor quanto aluno devem avaliar a coerência das explicações, os procedimentos que escolhem, as atitudes que adotam, e em função dessas avaliações devem tomar decisões sobre o fazer diário da prática educativa. Observe se você tem dado oportunidade para seus alunos expor suas ideias, você poderá observar suas atitudes durante as diferentes atividades de diálogo que foram propostas. Quanto aos alunos, verifique se eles foram capazes de: identificar os vegetais enquanto fonte essencial para aquisição de hábitos alimentares saudáveis; conhecer alguns locais onde os vegetais são cultivados; reconhecer alimentos de origem vegetal; enumerar vegetais que consomem no seu dia a dia; extrair do texto as informações básicas; cultivar um vegetal e também compartilhar conhecimentos e opiniões.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • jaciara linhares, uneb , Bahia - dijo:
    jaciaralinhares1979@hotmail.com

    28/05/2012

    Quatro estrelas

    Parabéns pelo trabalho ! Estou realizando uma aula com o auxilio deste seu trabalho , explorando os vegetais mais conhecidos e consumidos pela turminha, procurando enquadrar na realidade atual da criança. Estou tendo ótimos resultados !


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.