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Como construir o conceito do número do substantivo: singular e plural?

 

25/08/2011

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estudando número do substantivo: singular e plural

ELIANA APARECIDA CARLETO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Classificar os substantivos quanto ao gênero;
  • Reconhecer o emprego adequado de singular e plural nas diferentes situações de uso da língua;
  • Interpretar informações veiculadas em um texto;
  • Utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras;
  • Exercitar cálculos e operações matemáticas;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

   INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, considerar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao que se deseja ensinar, identificando até que ponto os conteúdos ensinados foram realmente aprendidos é essencial para que o trabalho possa possibilitar a continuidade das aprendizagens. Porém, não basta apenas conversar com os alunos e ver o que eles já sabem sobre o assunto é preciso propor situações-problema, que façam com que o aluno utilize o conhecimento já adquirido para resolver tais situações. Desta forma, inicie a aula dialogando com os alunos da turma sobre o que sabem a respeito do conceito de substantivo singular e plural, pois a noção de singularidade e pluralidade já construíram. Este momento é importante porque por meio dele os alunos já vão se familiarizando com os padrões da linguagem formal. Dependendo da turma que você for trabalhar o conteúdo, poderá optar por usar ou não a terminologia gramatical – singular e plural, caso você não considere apropriado, utilize um só ou mais de um.

No sítio http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/conhecimento-previo-esquemas-acao-piaget-621931.shtml?page=0 você terá informações sobre a relevância do conhecimento prévio para entender por que o que cada um já sabe é um elo importante para saber mais.

Professor, antes de iniciar este conteúdo, retome com os alunos o conceito de substantivo: "palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos, dentre outros". Nos sítios abaixo você encontrará outras informações sobre substantivos.

http://www.brasilescola.com/gramatica/substantivo.htm  

http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf12.php    

http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/substantivo.htm (Acesso em 05/08/2011) 

 

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos. 

 Professor, inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de singular e plural. Para isto entregue aos alunos as cenas abaixo e em seguida proponha as atividades registradas. Você deverá escrever na lousa e solicitar que copiem.   

 

1- Observe as imagens:  

      Singular e Plural

       Fonte: Acervo da autora

a- O que vocês conseguem ver nestas cenas?

b- Qual a diferença entre as cenas? Espera-se que os alunos digam que na primeira cena há uma vaca e na segunda, há quatro.

 

2- Leia esta frase que corresponde à primeira cena:

    A vaca está no curral.

Agora responda:   

a- Como você modificaria a frase acima para que ela combinasse com a segunda cena? As vacas estão no curral.

b- Quais palavras você precisou modificar para que a frase combinasse com a segunda cena? A vaca está.

c- O que a modificação das palavras indica? A modificação indica a quantidade ou o número de animais.

 

3- Escreva o que os desenhos estão representando:

        Singular e Plural

    

  Fonte: Acervo da autora

 

4- Observe as imagens da atividade anterior, releia o que você escreveu embaixo delas e depois responda as questões:   

a- Qual a diferença entre as imagens de cada coluna? As imagens da coluna A representam um só elemento e os da coluna B representam vários elementos.   

b- Há diferença entre as palavras das duas colunas? Na coluna B, os nomes dos objetos representados pelas imagens têm a letra s no final. 

 

5- Quais conclusões podemos tirar sobre as atividades realizadas anteriormente?

Professor, converse com os alunos a respeito da formação do singular e do plural dos substantivos. Leve-os a perceber que os substantivos podem representar uma variação de número. Denomina singular quando é nomeado um único ser. Exemplos: casa, caderno, gato, panela, etc. Denomina plural quando são nomeados vários seres. Exemplos: casas, cadernos, gatos, panelas, etc.

Aproveite a oportunidade para solicitar que os alunos façam uma pesquisa em casa sobre singular e plural. Instrua-os para que leiam atentamente as informações e que prestem atenção à escrita das palavras. Você poderá fazer assim:

 

                 Alvo de letras      TAREFA DE CASA

 

Pesquise em revistas ou jornais imagens que representam um só objeto (singular) ou vários objetos (plural). Se preferir você poderá fazer desenhos que representem substantivos no singular e no plural. Você deverá colar as imagens numa folha de papel em branco e em seguida escrever o que elas estão representando. As imagens poderão ser aleatórias, ou seja, de um lado você poderá colar um relógio e do outro seis patinhos. A seguir veja um exemplo de como fazer.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa KolourPaint acessando: (Metasys> Aplicativos> Aplicações Gráficas> Ferramenta de Pintura).

Também poderá pedir que fotografem diferentes imagens de objetos da sala de aula, do pátio ou de suas casas utilizando a câmera de seus laptops. Para isto devem abrir o programa WxCam, efetuar a foto e salvar o arquivo. Eles poderão utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em : ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ). Informe aos alunos, que: o botão máquina de retrato tira uma foto por meio da Webcam e o ícone visualizador de imagens abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pendrive.

Imprima os desenhos para que os alunos possam utilizá-los nas atividades que serão propostas.

Veja sugestão de como fazer:

Singular e Plural

            Fonte: Acervo da autora

 

 2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, retome a atividade realizada em casa.

Organize os alunos em um grande grupo e instrua-os a apresentarem as imagens que trouxeram de suas casas. Peça que digam a quantidade de elementos que compõem cada imagem e qual é diferença entre elas.   

Quando terminarem as apresentações faça uma lista contendo as palavras correspondentes às imagens (não há necessidade de escrever as palavras que se repetem). A lista poderá ser feita na lousa ou em uma folha de papel em branco.  

Utilize as imagens que os alunos trouxeram para confeccionar um mural. Você poderá colar na própria sala de aula ou em outro espaço que seja disponibilizado para divulgação de trabalhos.

 Em seguida registre na lousa as atividades abaixo e peça que os alunos copiem e resolvam:   

1- Observe as palavras abaixo: (Professor, utilize as palavras que os alunos trouxeram e foram listadas anteriormente). 

1   

2

xícara

xícaras

copo

copos

relógio

patinhos

boneca

fitas

menina

meninas

 

a- Por que essas palavras foram agrupadas de forma diferente? (A resposta deverá ficar a critério do aluno, porém é importante que seja registrada a existência de um único elemento no quadro 1 e de mais de um no quadro 2). 

  

 

 

  • b- Para cada palavra do quadro 1 existe uma palavra no quadro 2? Qual a relação entre elas? Todas elas mantêm essa relação? Qual a diferença? O que fazer para colocá-las todas relacionadas conforme o mesmo princípio? (Sim. O quadro 1 indica palavras que possuem um único elemento e o quadro 2 palavras que possuem mais de um elemento. A maioria das palavras do quadro 1 tem no quadro 2 a mesma palavra representada no plural, exceto relógio e boneca. A maioria das palavras do quadro 2 tem no quadro 1 a mesma palavra representada no singular, exceto patinhos e fitas. Devemos colocar no quadro 1 as palavras patinhos e fitas no singular e no quadro 2 as palavras relógio e boneca no plural).
  •  

     

    c- Como são chamadas as palavras do grupo 1? (Singular)  

    d- Como são chamadas as palavras do grupo 2? (Plural)  

    e- O que é um substantivo singular? (Resposta individual que contemple a ideia de que singular indica um só ser).  

     f- O que é um substantivo plural? (Resposta individual que contemple a ideia de que singular indica vários seres).

     g-  O que distingue um substantivo plural de um substantivo singular? (Resposta individual que contemple a ideia de que a distinção se refere à quantidade de seres)

     

    2- Escreva duas frases utilizando substantivo plural e duas frases utilizando substantivo singular. Ao final da frase indique se ela está no singular ou no plural.

     

     3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

    Professor, informe aos alunos que o plural das palavras não é feito apenas acrescentando-se s no final. Você poderá informá-los a partir do seguinte questionamento:

    Será que a regra de acrescentar a letra s no fim das palavras para formar o plural vale para todas elas?

    Ouça as hipóteses dos alunos e dê alguns exemplos.

    Você poderá utilizar imagens de revistas, desenhos feitos por você mesmo ou utilizar recursos multimídia. Apresente as imagens, uma de cada vez, pergunte aos alunos o que é e registre na lousa as palavras referentes às imagens. Veja alguns exemplos:

           Singular e Plural

            Fonte: Acervo da autora   

     Após o diálogo, retome as palavras registradas na lousa. Como elas foram escritas no plural você deverá perguntar aos alunos qual é o singular de cada uma delas.   

    Logo após, utilizando o caderno de Língua Portuguesa solicite que cada aluno realize as seguintes atividades:

    1- Observe os modelos e continue completando com o plural:

    o professor- os professores      

    o funil- os funis             

    a flor-

    o barril-

    a cor-

    o canil-

    o tambor-

    o cantil-

    o jornal- os jornais

    a rã - as rãs

    o hospital-

    a maçã-

    o pedal-

    a lã-

    o varal-

    a irmã-

    o trem- os trens     

    o rapaz- os rapazes

    o homem-

    o cartaz-

    a nuvem-

    a cruz-

    a folhagem-

    o nariz-

    o anel- os anéis

    o leão- os leões

    o papel-

    o balão-     

    o pastel-

    o violão-

    o carretel-

    o leitão-

    o caracol- os caracóis

    o japonês-os japoneses

     o sol-

    o chinês-

      o rouxinol-

    o inglês

        o anzol-

    o português

     

    Agora, pense (se necessário dialogue com o colega do lado) e responda:

    Como foi formado o plural das palavras acima? (Espera-se que os alunos percebam que as palavras terminadas em r, z e s recebem es; as terminadas em m fazem o plural substituindo essa letra por ns; as terminadas em l fazem o plural substituindo essa letra por is).

     

    2- Escreva tudo o que você vê na cena. Separe as palavras em duas colunas, de acordo com a indicação:   

          Singular e plural

          Fonte: Acervo da autora  

    Singular Plural    
       
       
       
       

     

    4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

         SÍLABAS  Usando laptop

     

    Professor, para reforçar os conhecimentos sobre substantivo singular e plural agende um horário no Laboratório de Informática para que seus alunos possam executar alguns jogos sobre a temática. Se em sua escola os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, sugerimos que utilizem o programa:  Mozilla Firefox e acessem: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) para realizar algumas atividades lúdicas com a temática “substantivo singular e plural”. Você poderá indicar que pesquisem os sítios:

    http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/3%C2%BA%20ano.htm 

     http://www.colegioweb.com.br/portugues-infantil/singular-e-plural.html   

     http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=762  (Acesso em 06/08/2011) 

    Ao final da atividade pergunte aos alunos o que acharam. Quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas e se foi possível aprender alguma coisa nova. É importante que os alunos justifiquem suas respostas.

    Professor, se não for possível utilizar o Laboratório de Informática você poderá confeccionar um jogo de memória utilizando substantivos no singular e plural. Você poderá fazer assim:

    Entregue para os alunos fichas medindo 8 cm x 6 cm, as fichas poderão ser de cartolina ou de outro papel mais resistente e que seja possível fazer desenhos. Peça que os alunos procurem e recortem figuras que indicam um único elemento, para isso disponibilize revistas e jornais (se preferir poderá solicitar que os alunos tragam as ilustrações de casa).

    Depois de realizada a seleção das imagens os alunos deverão colá-las em diferentes fichas e escrever o substantivo singular correspondente. Em outras fichas do mesmo tamanho (8 cm x 6 cm) deverão escrever o substantivo plural. Se preferir poderá solicitar que façam desenhos ao invés de utilizarem recortes. Aproveite este momento para trabalhar medidas de grandezas. No sítio a seguir você obterá informações sobre medidas de grandezas fundamentais http://educar.sc.usp.br/ciencias/fisica/mf5.htm

    Veja como fiz:

     Singular e plural5

          Fonte: Acervo da autora

     

    Uma outra forma de confeccionar o jogo da memória é utilizar o laptop do Projeto UCA.

    Você pode sugerir que os alunos façam um jogo da memória: 10 cartões com palavras escritas no singular e 10 cartões com as mesmas palavras escritas no plural. Isto poderá ser feito solicitando aos alunos que façam tabela de 13 colunas e 13 linhas utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Processador de Texto).

    Aproveite a oportunidade para trabalhar números naturais. Verifique se os alunos reconhecem a quantidade de letras que são usadas para escrever os substantivos no singular e no plural. Apresente-os alguns substantivos no singular, peça que eles digam seu plural, e em seguida indague-os:

    a- Existe diferença entre a quantidade de letras utilizadas para escrever um substantivo no singular e no plural? Se existe qual é a diferença?

    b- Quantas são as letras da palavra escrita no singular? E no plural?

    c- Qual a diferença da quantidade de letras entre a palavra no singular e no plural?

    d- Quem poderá dar outros exemplos de substantivos no singular e no plural?

    Recursos Complementares
    Avaliação

    Professor, a avaliação deve acontecer em todas as etapas do trabalho e pressupõe acompanhamento do desenvolvimento das atividades. A observação contínua, auxiliada por anotações feitas pelo professor, poderá fornecer informações sobre o nível de conhecimento de cada aluno da turma, para isso é importante que você registre as dificuldades e as facilidades de seus alunos. Tenha em mente os objetivos que direcionaram seu trabalho, ou seja, observe se os alunos foram capazes de: construir o conceito do número do substantivo; distinguir o emprego adequado de singular e de plural nas diferentes situações de uso da língua; resolver as questões propostas e se interpretam informações veiculadas em um texto bem como se  utilizam corretamente a ortografia na escrita de palavras. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

    Opinión de quien visitó

    Cinco estrelas 1 calificaciones

    • Cinco estrelas 1/1 - 100%
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    • lucia vieira, escola municipal chapeuzinho vermelho , Minas Gerais - dijo:
      luciavvilasboas@yahoo.com.br

      13/03/2013

      Cinco estrelas

      Adorei!!! Que maneira interessante de trabalhar com o plural dos substantivos.


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