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UCA - Concordância nominal e expressividade

 

05/09/2011

Autor y Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a regra geral da concordância nominal de acordo com a norma padrão da língua.
  • Verificar, por meio de análise de textos, a função estético-semântica da concordância nominal na construção do texto.
  • Reconhecer o desvio da norma padrão no que diz respeito à concordância nominal como um recurso expressivo para caracterizar determinado grupo social.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Classes gramaticais: substantivo, adjetivo, pronome, artigo e numeral.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos)

Disponível em:

http://www.folhablu.com.br/ler.noticia.asp?noticia=7128&menu=120

O tema dessa aula é concordância nominal e expressividade. A concordância nominal baseia-se  na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo, tais como: artigos, adjetivos,  pronomes adjetivos, numerais adjetivos e particípios. Ocupa-se, basicamente,  da relação entre nomes.

Atividade 1

1.  Para apresentar o tema da aula aos alunos, o professor deverá solicitar a eles que acessem a página seguinte e transcrevam a regra geral de concordância nominal.

Disponível em:

http://www.infoescola.com/portugues/concordancia-nominal/#Scene_1

REGRA GERAL: O artigo, o adjetivo, o numeral e o pronome, concordam em gênero e número com o substantivo a que se refere.

2. O professor deverá  apresentar aos alunos os anúncios abaixo e solicitar a eles que expliquem os desvios de concordância nominal, baseando-se na regra geral e em outros casos. E, a seguir, eles deverão  escrever as frases, corrigindo-as de acordo com a norma padrão.

 

horaextra

Disponível em:

http://vera-carneiro.vilabol.uol.com.br/conc8.htm

Disponível em:

http://3.bp.blogspot.com/_HLVTJq0IjrA/TO-fAC-xIAI/AAAAAAAAAEE/_DEmD6B6ILc/s1600/DSC00509.JPG

 

Disponível em:

http://2.bp.blogspot.com/-UOd4G0CR7Qo/TguKwCtZKMI/AAAAAAAAACU/IJZGlZhq0dY/s1600/pol%25C3%25ADcia+da+l%25C3%25ADngua+2.jpg

Foto principal de Proibido a entrada de animais - 25x7,5cm

Disponível em:

http://loja.placprint.com.br/ecommerce_site/produto_9938_5012_Proibido-a-entrada-de-animais-25x7-5cm

 

Aula 02 (50 minutos)

Atividade

1. Os alunos, em dupla, deverão acessar o site abaixo para lerem o poema “Rua Morta” de Mauro Mota. A seguir, eles deverão responder às questões propostas.

 Rua Morta

Longa rua distante de subúrbio,
velha e comprida rua não violada pelos prefeitos,
passo sobre ti suavemente neste fim de tarde de domingo.

Sinto-te o coração pulsando oculto sob as areias.
O sangue circula na copa imensa dos flamboyants.

Tropeço nos passos perdidos há muito nestas areias,
onde as pedras não vieram ainda sepultá-los.
Passos de homens que jamais voltarão.

Ó velhos chalés de 1830,
eterniza-se entre as paredes o eco das vozes de invisíveis habitantes.
Mãos de sombras femininas abrem de leve janelas no oitão.

Há um cheiro de jasmins e resedás
que não vem dos jardins abandonados,
mas dos cabelos dos fantasmas das moças de outrora.

Disponível em:

http://leaoramos.blogspot.com/2008/09/na-longa-rua-de-subrbio-mauro-mota.html

 

1.  Observe a primeira estrofe do poema.

a. Identifique  e transcreva os adjetivos que caracterizam o substantivo rua.

b. Avalie a concordância entre esses termos.

 

2. Reescreva a primeira estrofe, trocando o substantivo rua por viaduto. Faça as alterações necessárias.

 

3. Observe a seguinte regra de concordância nominal:

 O predicativo concorda com o sujeito em  gênero e número.

 

Exemplifique a afirmação acima com um verso da segunda estrofe.

 

4. Reescreva os versos abaixo, fazendo as alterações propostas.

a. Ó velhos chalés de 1830. ( Troque chalés por casas)

b. Tropeço nos passos perdidos há muito nestas areias. ( Troque areias por caminhos)

 

5. Retome a regra geral de concordância nominal:

O artigo, o adjetivo, o numeral e o pronome, concordam em gênero e número com o substantivo a que se refere.

 

a. Há no poema alguma  transgressão à regra geral de concordância nominal? Justifique sua resposta.

 

Aula 03 (50 minutos)

 

Atividade

1.  O professor deverá solicitar aos alunos que, em dupla, acessem a página seguinte e assistam ao vídeo com a canção “Cuitelinho”, na voz de Renato Teixeira.

Cuitelinho

Renato Teixeira

Composição: Folclore recolhido por Paulo Vanzolini e Antônio Xandó

Cheguei na beira do porto
Onde as onda se espaia
As garça dá meia volta
E senta na beira da praia
E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia,ai,ai

Ai quando eu vim
da minha terra
Despedi da parentália
Eu entrei no Mato Grosso
Dei em terras paraguaias
Lá tinha revolução
Enfrentei fortes batáia,ai, ai

A tua saudade corta
Como aço de naváia
O coração fica aflito
Bate uma, a outra faia
E os óio se enche d´água
Que até a vista se atrapáia, ai...

Letra e vídeo disponíveis respectivamente em:

http://letras.terra.com.br/renato-teixeira/298332/

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Z_LKTflQrBI

 

I -  Após a audição da música, o professor deverá conversar com os alunos a respeito dessa canção que faz parte do nosso folclore musical, esclarecendo a eles que:

a.  A canção “Cuitelinho” faz parte do nosso folclore e, portanto, como toda autêntica canção folclórica não tem um autor conhecido.  Foi Paulo Vanzolini quem a recolheu da boca do povo. Ficou famosa por ser gravada por Milton Nascimento, Pena Branca e Xavantinho e imortalizada, principalmente,  na voz de Nara Leão.

b. "Cuitelinho” é nome que se dá ao beija-flor em algumas partes do centro-sul do Brasil.  

c. A língua não é usada de modo homogêneo por todos os seus falantes. O uso de uma língua varia de época para época, de região para região, de classe social para classe social, e assim por diante. Portanto,  além do português padrão, há outras variedades de usos da língua.

 

II -  A seguir, os alunos, em grupo,  deverão responder às questões propostas.

1. A variedade linguística empregada no texto é caracterizada pelo registro, na escrita, de formas típicas  da linguagem oral.

  1. Identifique  no texto palavras ou expressões que tenham sido escritas exatamente como se fala.
  2. Identifique  no texto procedimentos linguísticos que sejam próprios de relatos ou narrativas.
  3. Algumas palavras recebem grafia diferente da que é escrita pela norma-padrão. Identifique no texto palavras em que ocorrem a vocalização do -lh. (Exemplo: naváia ao invés de navalha)

2. Observe os versos abaixo:

Cheguei na beira do porto
Onde as onda se espaia
As garça dá meia volta

a. De acordo com a norma-padrão, a concordância nominal se dá entre o substantivo e seus determinantes em gênero (masculino/feminino) e em número (singular / plural).

Nos versos acima, houve desvio da concordância nominal? Transcreva-os.

b. Esse  desvio de concordância se dá em relação ao número ou ao gênero? Exemplifique.

3. Observe que a marca de plural aparece no primeiro elemento:

Onde as onda se espaia
As garça dá meia volta

a. Isso é suficiente para pluralizar a ideia? Explique.

3. Essas situações e outras do texto demonstram que o autor, intencionalmente, fez uso de uma variante linguística para identificar o falar específico e um determinado grupo social. Comente.

4. Discuta com seus colegas e responda:

O desvio da norma-padrão, no que diz respeito à concordância nominal, pode ser um recurso expressivo para caracterizar o grupo social ao qual pertence o eu-lírico, o narrador ou uma personagem? Justifique sua resposta.

 

Aula 04 (50 minutos)

 

Atividade

1. Os alunos deverão acessar o site abaixo para ouvirem a canção  “Saudosa Maloca”, na voz de Adoniran Barbosa.

Saudosa Maloca

Adoniran Barbosa

Si o senhor não está lembrado
Dá licença de contá
Que aqui onde agora está
Esse edifício arto
Era uma casa véia
Um palacete assombradado
Foi aqui seu moço
Que eu, Mato Grosso e o Joca
Construímos nossa maloca
Mais, um dia
Nem nóis nem pode se alembrá
Veio os homi cas ferramentas
O dono mandô derrubá
Peguemo todas nossas coisas
E fumos pro meio da rua
Aprecia a demolição
Que tristeza que nóis sentia
Cada táuba que caía
Duia no coração
Mato Grosso quis gritá
Mas em cima eu falei:
Os homis tá cá razão
Nós arranja outro lugar
Só se conformemo quando o Joca falou:
"Deus dá o frio conforme o cobertor"
E hoje nóis pega a páia nas grama do jardim
E prá esquecê nóis cantemos assim:
Saudosa maloca, maloca querida,
Dim dim donde nóis passemos os dias feliz de nossas vidas
Saudosa maloca,maloca querida,
Dim dim donde nóis passemo os dias feliz de nossas vidas.

 Letra e vídeo disponíveis, respectivamente em:

http://letras.terra.com.br/adoniran-barbosa/43969/

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6C6ezqRYWug

 

2. A partir da análise da canção “Cuitelinho” e da audição de “Saudosa Maloca”, o  professor deverá problematizar  a questão da variação linguística com os alunos, ou seja, refletir com eles sobre o seguinte:

  • A variação linguística não está limitada às falas rurais ou urbanas sem prestígio, ocorre também na fala e na escrita das pessoas urbanas altamente escolarizadas. Ao se estudar a variação linguística por meio da letra da canção “Cuitelinho”, “Saudosa Maloca” de Adoniran Barbosa tem como finalidade inserir o leitor em um universo social e cultural diferente daquele que é convencionalmente representado pela ortografia oficial – o universo urbano letrado.
  • A variação da língua expressa a variedade cultural existente em qualquer grupo. Portanto, não há hierarquia entre os usos variados da língua, assim como não há uso linguisticamente melhor que outro. Em uma mesma comunidade linguística, portanto, coexistem usos diferentes, não existindo um padrão de linguagem que possa ser considerado superior.

3. Na continuidade, o professor deverá solicitar aos alunos que realizem uma pesquisa sobre Adoniran Barbosa, um sambista famoso por utilizar um linguajar característico do Bexiga em suas músicas.

http://www.mpbnet.com.br/musicos/adoniran.barbosa/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Adoniran_Barbosa

 

4. Aos dados, obtidos por meio da pesquisa, os alunos deverão acrescentar uma síntese dos estudos realizados sobre concordância nominal e expressividade para montar uma exposição no Kpresenter, que será apresentada  na sala de aula para apreciação dos colegas e professor.

Observação:

Objetiva-se com esta pesquisa, mostrar aos alunos que o desvio da norma-padrão, no que diz respeito à concordância nominal, pode ser um recurso expressivo utilizado pelo autor para caracterizar um determinado grupo social.

Recursos Complementares

1. Para ampliar o conhecimento sobre variação linguística, os alunos poderão assistir ao vídeo  seguinte:

Variação linguística

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=_Y1-ibJcXW0

2. Os alunos poderão também ouvir a canção "Cuitelinho", na voz de Nara leão e também na voz de Pena Branca e Xavantinho.

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zCXfX6_oWJ0

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ZQ3qsowEvPU

Avaliação

A partir das atividades desenvolvidas, os alunos  poderão ser avaliados pontualmente. O professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram perceber que o desvio da norma-padrão, no que diz respeito à concordância nominal, pode ser um recurso expressivo utilizado pelo autor para caracterizar um determinado grupo social.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Adalto Vias Junior, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO , São Paulo - dijo:
    adaltovias@hotmail.com

    13/09/2011

    Cinco estrelas

    gostei muito da sequência didática, da utilização de recursos áudio-visuais disponíveis na internet e da problematização do tema. Pois a aula não abordou apenas a norma padrão da língua, mas reconheceu e analisou as possíveis variações linguísticas. Muito bom!


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