16/09/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre: meio ambiente, animais em extinção, leitura e escrita e utilização de recursos do laptop Classmate como o uso dos programas: KolourPaint, Mozilla Firefox, KWord, do sistema operacional Linux.
Estratégias e recursos da aula
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, prepare o ambiente para a leitura do poema: “Preciso de você” da autora: Terezinha Schwenck.
Preciso de você
Olá amiguinho,
Sou a natureza!
Gostaria de gritar bem alto,
Mas vou pedir lhe baixinho.
Ajude a cuidar de mim!
Minhas florestas, meus rios,
Já não aguentam mais.
Tanta fuligem, tantos detritos,
que fazem os animais correrem
para lá e para cá.
Fico triste por você
que ainda é criança
e no futuro, talvez,
só por fotos antigas,
me reconhecerá!
Preciso de você: espalhe para o mundo todo
Que, para o bem da humanidade,
A natureza todos devem preservar.
Fonte: PASSOS, Célia e SILVA, Zeneide. Integrado 1º Ano. Ed. São Paulo: IBEP, 2009, p. 286. Coleção Eu Gosto
Após, a leitura explore algumas partes do poema levantando questionamentos, por exemplo:
Professor, providencie um globo terrestre (se não conseguir o substitua por um mapa do mundo), leve para a sala de aula e formule alguns questionamento tais como:
1) Que objeto é este?
2) Para que serve?
3) Alguém tem um em casa?
4) O que as partes azuis representam?
5) O que essas partes que não são azuis representam?
6) Que parte é maior: azul ou as outras partes?
Fonte: http://www.libreria.com.br/catalogo/online/baby/
Professor, converse com os alunos sobre a importância da Natureza para a nossa sobrevivência. Nós vivemos na Terra, um dos planetas do Sistema Solar. A Terra é o único planeta em que existe vida.
Atividade de Casa
Professor, solicite que os alunos assistam, com os seus familiares, vídeos sobre o nosso Planeta Terra. Oriente-os que acessem a internet utilizando o seu laptop, para assistirem aos vídeos, seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e digitem os sítios:
http://letras.terra.com.br/turma-da-monica/958374/
http://www.dzai.com.br/correioweb2/video/playvideo?tv_vid_id=41376
Em seguida, peça aos familiares, que juntamente com o aluno, escrevam o que compreenderam sobre o vídeo, no caderno de Atividade de Casa. Também solicite que registrem sua opinião sobre o mesmo e que justifiquem sua resposta.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome com os alunos os comentários feitos pelos seus familiares, a respeito dos vídeos visualizados sobre o nosso Planeta Terra. Caso seja necessário veja os vídeos novamente com os alunos. Faça intervenções ressaltando as partes que você considera mais relevantes, elabore questionamentos para que os alunos possam expor suas ideias.
Após o diálogo apresente aos alunos o gibi da Turma da Mônica. O tema desta edição apresenta os "Animais em Perigo" e como cuidar deles para que não desapareçam do planeta. A revista traz também passatempos, curiosidades, galeria dos personagens e outros.
Fonte: http://www.monica.com.br/mural/capas_janeiro/14.htm
Professor, dialogue com a turma sobre a frase: “Animais em perigo de extinção”.
Em seguida, peça aos alunos para procurarem no dicionário o significado da palavra extinção. Oriente-os quanto ao uso do dicionário. Depois, escreva na lousa o significado da palavra:
extinção
ex.tin.ção
sf (lat extinctione) 1 Ação ou efeito de extinguir; apagamento.2 Cessação.3 Destruição, fim.4 Abolição (de imposto, lei, uso, costume).5 Obliteração.6 Extirpação.7 Dissolução (de corporação, junta etc.).E. da cal: conversão da cal viva em hidratada.E.da voz: afonia.E. de mercúrio: trituração deste com outra substância de modo que na mistura não fique visível.
Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=extinção
Em seguida, organize os alunos em grupos e proponha que façam uma pesquisa sobre os animais em extinção no nosso planeta, peça que cada grupo acesse um dos sítios sugeridos, para isso deverá utilizar o laptop seguindo os passos: Mozila Firefox(Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). No campo de endereço peça para digitarem os sítios:
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodosanimais/index.htm
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1633175
http://www.smartkids.com.br/especiais/animais-em-extincao.html
http://criancas.uol.com.br/album/animais_ameacados_extincao_album.jhtm#fotoNav=8
No momento que os grupos estiverem pesquisando, levante os questionamentos:
Logo após a pesquisa, solicite que registrem no caderno de Ciências. Segue uma sugestão:
Escreva o significado da palavra “extinção”.
Faça uma lista com os nomes, que você pesquisou, dos animais em extinção no nosso planeta.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a aula anterior e converse com os alunos sobre os animais que cada grupo pesquisou e as informações coletadas. Faça uma lista dos animais pesquisados.
O registro poderá ser feito no caderno de Ciências com o seguinte título:
Animais Ameaçados de Extinção
1. Liste os nomes dos animais em extinção pesquisados pela turma.
2. Ilustre os animais pesquisados.
Em seguida, proponha a construção de cartazes informativos para divulgar na própria escola. Crie frases e pequenos textos para conscientizar a todos, sobre a importância de cuidarmos dos animais e da natureza que nos cerca.
Professor, providencie materiais tais como: revistas, jornais, cola, papéis e gravuras de animais. Além disso, podem ser pesquisadas imagens pelos próprios alunos. Para isso devem utilizar seus laptops seguindo os passos: Mozila Firefox(Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). No campo de endereço solicite que acessem o sítio: www.google.com.br e depois digitem: animais em extinção e cliquem em imagens.
Peça para cada grupo selecionar 3 imagens, oriente os grupos para não salvarem imagens repetidas. Para salvarem imagens acessem: (Área de Trabalho> Arquivos Pessoais >Imagem> Editar > Colar).
SOS Macaco Prego!!! Ameaçado em extinção, vive nas árvores e desce no chão de vez em quando. Ajudem a salvar suas espécies. Alunos do 1º Ano da ESEBA
|
URGENTE! Salve a Arara Azul...
As araras azuis são aves sociais que vivem em família ou grupos. É difícil encontrá-las sozinha em vida livre. Ajude a preservar!!!
Alunos do 1º Ano da ESEBA
|
Fonte: Acervo da autora
Professor, segue abaixo alguns sítios para visualizarem informações e curiosidades dos animais em extinção.
http://www.aquarismobrasileiro.com.br/curio_extincao.htm
http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=24628.0
Para finalizar a aula, proponha aos alunos, que utilizando o seu laptop acessem o jogo da memória “Fauna em extinção” seguindo os seguintes passos: Mozila Firefox(Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). No campo de endereço solicite que digitem o sítio:
http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/jogo_da_memoria/default.htm
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, converse com os alunos sobre os animais que estão ameaçados de extinção em no nosso país. Em seguida, auxilie a turma a elaborar uma lista contendo os nomes dos animais, para que possam ter uma noção de apenas alguns dos animais que estão em extinção.
FAÇA UMA LISTA COM OS NOMES DE ALGUNS ANIMAIS DO BRASIL, QUE ESTÃO EM EXTINÇÃO:
-Chimpanzé
-Leopardo
-Morcego cinza
-Peixe boi
-Onça Pintada
-Veado
-Aves ameaçadas
-Arara azul de lear
-Arara azul
-Arara azul pequena
-Ararinha azul
-Araracanga ou Arara piranga
-Arara de barriga amarela
-Arara vermelha
-Bicudo verdadeiro
-Cardeal da Amazônia
-Maracanã
-Papagaio
-Rolinha
-Tucano de bico preto
-Répteis ameaçados
-Tartaruga marinha
-Tartaruga de couro
Fonte: http://blogmail.com.br/lista-dos-animais-em-extincao-no-brasil/
Professor, solicite que os alunos façam uma pesquisa sobre esses animais nos sítios abaixo relacionados. Para isso utilizem seu laptop seguindo os passos: Mozila Firefox(Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).
http://www.youtube.com/watch?v=15yV9-ytGg8
http://animais_ameacados.zip.net/
http://historiofobia.blogspot.com/2009/10/20-especies-de-animais-ameacadas-de.html
Ao terminarem oriente-os a montarem uma tabela no KWord seguindo as instruções:
KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos) do laptop Classmate. Peça, aos alunos para criarem uma tabela com quatro colunas ( 1ª coluna - nome dos animais em extinção; 2ª coluna - características desses animais; 3ª coluna - habitat; 4ª coluna – número de espécies em extinção). Não se esqueça do título. Segue abaixo um exemplo:
Informações sobre os animais ameaçados de extinção
NOME DO ANIMAL |
CARACTERÍSTICAS |
HABITAT |
Nº DE ESPÉCIES EM EXTINÇÃO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Acervo da autora
Para finalizar a atividade converse com os alunos sobre as atitudes que devemos ter para cuidar dos animais e da natureza, contribuindo assim para um planeta melhor.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, proponha uma visita ao Parque Ecológico da sua cidade, onde os alunos conhecerão atitudes responsáveis que deverão ter com o meio em que vivem, visando a preservação e a manutenção da natureza.
Se na cidade não houver um Parque Ecológico, proponha aos alunos uma visita ao zoológico on line na internet. Para isso utilizem seus laptops seguindo os passos: Mozila Firefox(Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e acessem o sítio:
Fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/fotos/brasil/atracoes-animais-595283.shtml
Fonte: http://www.playmobil.com.br/catalogo/item.asp?codigo=3240
Fonte:http://www.saudeanimal.com.br/extincao.htm
Após a “Aula Campo” ou "visita online" organize os alunos em grupos de quatro ou cinco e solicite que elaborem um texto sobre os animais e os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, e depois, ilustrem com desenhos utilizando o KPaint, seguindo as orientações:
( Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura). Explique para a turma que os desenhos devem representar o conteúdo do texto coletivo sobre o passeio no Parque Ecológico. Concluído o trabalho, solicite que cada grupo o exponha para o restante da turma e fixe no mural da sala de aula.
Ao finalizar a atividade pergunte a opinião dos alunos sobre as atividades propostas. É importante que justifiquem suas respostas, pois por meio desta atividade os alunos estarão compreendendo e contextualizando, de forma lúdica, a importância de uma atitude responsável com o meio em que vivem, percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza. Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.
Nos sítios abaixo você terá acesso a algumas aulas postadas no Portal do Professor que retratam a temática animais em extinção:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31995
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22445
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive; identificar e listar nomes de alguns dos animais em extinção no Planeta Terra e no Brasil; produzir e divulgar informações para conscientizar sobre os animais em extinção no Planeta Terra; identificar os animais ameaçados de extinção e suas principais características, apontando para sua diversidade, seus hábitos e outras peculiaridades; reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/11/2013
Quatro estrelasGostaria de dar mais uma sugestão: trabalhar com dinheirinho brasileiro de brinquedo q se encontra em bancas de jornais e mostrar q todos eles estão em perigo de extinção, fazendo-os pesquisar sobre o animal da cédula. Ótimas sugestões de trabalho.