09/07/2009
José Eduardo Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
Desenvolvimento da atividade
Motivação / Introdução (10minutos)
Como argumento motivador desta aula, podemos iniciar uma discussão com os estudantes a respeito de uma questão fundamental:
Qual a diferença entre peso e massa? Quando estamos sobre uma balança, a medida da balança indica o peso ou a massa do nosso corpo?
Em sala de aula (20minutos)
Para começarmos a construção deste novo conhecimento, o professor pode pedir aos estudantes que se recordem da seguinte relação que foi desenvolvida numa aula anterior:
(1)
Nesta equação temos a força peso do lado esquerdo escrito em termos da lei universal da gravitação de Newton, do lado direito. Saliente com eles, que esta expressão indica a força de interação entre um corpo sobre a superfície terrestre. Da última equação, podemos escrever a aceleração da gravidade como:
(2)
Esta expressão, encontrada para a aceleração da gravidade, pode ser utilizada para cálculos apenas em regiões próximos à superfície terrestre, onde um pequeno acréscimo no raio da terra não trará grandes alterações no valor da gravidade. Desta forma, podemos tomar o peso, que é a força de interação gravitacional como,
(3)
Na equação (3), g é a constante de aceleração da gravidade, que muda de acordo com a expressão (2). A massa de qualquer objeto sujeita a interação gravitacional, juntamente com nossos corpos, pode ser escrita a partir de (3) como,
(4)
Através desta equação, notamos que a massa de um corpo é uma quantidade que não varia mudando a interação gravitacional. Isto ocorre, pois aumentando a interação gravitacional indo para um planeta com uma interação maior, teremos uma força de atração também maior e este fato está relacionado a termos também uma aceleração maior. Desta forma, vemos que estes dois acréscimos irão se cancelar na equação (4) mantendo o valor da massa constante. Isso é muito razoável se lembrarmos que massa é apenas quantidade de matéria em um volume no espaço. Uma determinada quantidade de matéria não deve mudar apenas por que mudamos a intensidade da interação gravitacional percebida por ela, por exemplo, introduzindo uma segunda massa em suas proximidades. Com esses argumentos, podemos organizar melhor as características de peso e massa da seguinte forma:
Na sala de Informática (20minutos)
Para que os estudantes possam compreender melhor as explicações, vamos acompanhar a seguinte dinâmica computacional.
Acesse a simulação clicando na figura.
Nesta dinâmica o professor deve dividir os estudantes em grupos e pedir-lhes que acompanhem o desenvolvimento da atividade, respondendo sempre as questões ou os questionamentos colocados na simulação. Através desta série de exemplos interativos, os alunos poderão viajar por vários planetas do nosso sistema solar e descobrir de forma dedutiva que a massa de nossos corpos não varia mudando a intensidade da interação gravitacional. Eles poderão perceber também que a aceleração da gravidade nos outros planetas vizinhos tem grandes alterações.
Cinco estrelas 2 calificaciones
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24/11/2011
Cinco estrelasadoreiiiiiiiiiiiiiiii essa aula muitoooooooooooo.
21/03/2011
Cinco estrelasgostei muuuuuito da aula