Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Peso e Massa

 

09/07/2009

Autor y Coautor(es)
Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

José Eduardo Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Diferenciar peso e massa; • Descobrir que os outros planetas do nosso sistema solar têm gravidades diferentes.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para esse aprendizado o aluno deverá ter conhecimento sobre cinemática e dinâmica do primeiro ano e também ter aprendido a Lei universal da gravitação de Newton.
Estratégias e recursos da aula

Desenvolvimento da atividade

Motivação / Introdução (10minutos)

Como argumento motivador desta aula, podemos iniciar uma discussão com os estudantes a respeito de uma questão fundamental:

Qual a diferença entre peso e massa? Quando estamos sobre uma balança, a medida da balança indica o peso ou a massa do nosso corpo?

Em sala de aula (20minutos)


Para começarmos a construção deste novo conhecimento, o professor pode pedir aos estudantes que se recordem da seguinte relação que foi desenvolvida numa aula anterior:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/347/imagens/eq1_09.png  (1)

Nesta equação temos a força peso do lado esquerdo escrito em termos da lei universal da gravitação de Newton, do lado direito. Saliente com eles, que esta expressão indica a força de interação entre um corpo sobre a superfície terrestre. Da última equação, podemos escrever a aceleração da gravidade como:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/347/imagens/eq2_09.png  (2)

Esta expressão, encontrada para a aceleração da gravidade, pode ser utilizada para cálculos apenas em regiões próximos à superfície terrestre, onde um pequeno acréscimo no raio da terra não trará grandes alterações no valor da gravidade. Desta forma, podemos tomar o peso, que é a força de interação gravitacional como,

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/347/imagens/eq3_09.png  (3)

Na equação (3), g é a constante de aceleração da gravidade, que muda de acordo com a expressão (2). A massa de qualquer objeto sujeita a interação gravitacional, juntamente com nossos corpos, pode ser escrita a partir de (3) como,

http://portaldoprofessor.me
c.gov.br:8080/discovirtual/82285381115/img/eq4_09.png  (4)

 

 

Através desta equação, notamos que a massa de um corpo é uma quantidade que não varia mudando a interação gravitacional. Isto ocorre, pois aumentando a interação gravitacional indo para um planeta com uma interação maior, teremos uma força de atração também maior e este fato está relacionado a termos também uma aceleração maior. Desta forma, vemos que estes dois acréscimos irão se cancelar na equação (4) mantendo o valor da massa constante. Isso é muito razoável se lembrarmos que massa é apenas quantidade de matéria em um volume no espaço. Uma determinada quantidade de matéria não deve mudar apenas por que mudamos a intensidade da interação gravitacional percebida por ela, por exemplo, introduzindo uma segunda massa em suas proximidades. Com esses argumentos, podemos organizar melhor as características de peso e massa da seguinte forma:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/347/imagens/eq5_09.png

Na sala de Informática (20minutos)


    Para que os estudantes possam compreender melhor as explicações, vamos acompanhar a seguinte dinâmica computacional.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/347/imagens/peso_massa.png

Acesse a simulação clicando na figura.

Nesta dinâmica o professor deve dividir os estudantes em grupos e pedir-lhes que acompanhem o desenvolvimento da atividade, respondendo sempre as questões ou os questionamentos colocados na simulação. Através desta série de exemplos interativos, os alunos poderão viajar por vários planetas do nosso sistema solar e descobrir de forma dedutiva que a massa de nossos corpos não varia mudando a intensidade da interação gravitacional. Eles poderão perceber também que a aceleração da gravidade nos outros planetas vizinhos tem grandes alterações.

 

Recursos Complementares
Rived – Por que as coisas tem peso?: http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/concurso2006/peso/fis1_ativ1.swf Neste objeto educacional os estudantes poderão compreender melhor a propriedade de massa atribuída aos corpos.
Avaliação
Podemos avaliar o conhecimento aprendido pelos estudantes, passando para eles alguns problemas que visem à manipulação das expressões trabalhadas na aula. Desta forma, ao calcular de forma correta a força gravitacional ou a massa de um determinado corpo poderemos perceber se o estudante realmente compreendeu o assunto abordado.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.