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Conhecendo o sistema digestório: os órgãos anexos – UCA

 

29/08/2011

Autor y Coautor(es)
Lérida de Oliveira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as funções do sistema digestório e dos órgãos anexos

Apresentar os segmentos do sistema digestório e dos órgãos anexos

Explicar os principais distúrbios do sistema digestório e dos órgãos anexos

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre o corpo humano e o sistema digestório.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a. 

1ª atividade: conhecendo o pâncreas

Videos

Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks um vídeo sobre o pâncreas. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o vídeo em questão encontra-se disponível.

Vídeo - Pâncreas e as Adrenais - iPED

pancreas

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=XqMyuLHK8d0 acesso feito dia 14/08/2011
 

OBSERVAÇÃO:O/a professor/a pode executar previamente o download  do vídeo no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluindo a exibição do vídeo, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando osoftware Kword, abrir o texto denominado “Pâncreas”. O texto deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1 - Pâncreas

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A2ncreas acesso feito dia 14/08/2011

Concluída a leitura do texto, cada aluno/a deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

atividade

Questionário 1

1 – Observe a tirinha e responda:

pâncreas

Enquanto o futuro não chega, diabéticos controlam a glicemia através de injeções diárias de insulina ou mesmo através de controle alimentar associado a práticas esportivas.

Sobre os hormônios pancreáticos que atuam na glicemia, considere as seguintes afirmações:

I.                   O pâncreas produz a insulina e também outro glicocorticóide, o glucagon, que possui ação antagônica.

II.                A insulina reduz a taxa de açúcar no sangue.

III.             O glucagon tem efeito inverso ao da insulina, aumenta a taxa de açúcar no sangue.

IV.              A insulina tem uma função enzimática, já que pertence ao grupo das proteínas, e o glucagon promove a entrada de glicogênio nos hepatócitos.

De acordo com as informações contidas na tirinha e nas afirmações, pode-se esperar que está correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e III.
e) II, III e IV.

 

2 – Identifique:

a) no esquema abaixo identifique onde se encontra o pâncreas.
b) o órgão que produz o suco pancreático:_________________________(PÂNCREAS)

 

pâncreas

Fonte: http://www.dombosco.com.br/curso/estudemais/biologia/sist_digestorio.php#questao1  acesso feito dia 14/08/2011

 

3 – O esquema abaixo representa uma seção do tubo digestivo humano com alguns anexos.

pancreas

Fonte: http://www.dombosco.com.br/curso/estudemais/biologia/sist_digestorio.php#questao4 acesso feito dia 14/08/2011

 

Pacientes com problemas de metabolismo da glicose podem apresentar disfunção de secreção endócrina do anexo indicado por qual número?
O metabolismo da glicose envolve a ação dos hormônios insulina e glucagon, que são produzidos no pâncreas, o qual é indicado pelo número II.

 

2º atividade: conhecendo o fígado

Videos

 

Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks um vídeo sobre o fígado. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o vídeo em questão encontra-se disponível.

Vídeo – Fígado

fígado

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=28Z0907CRrI&feature=related  acesso feito dia 14/08/2011

OBSERVAÇÃO:O/a professor/a pode executar previamente o download do vídeo no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluindo a exibição do vídeo, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando osoftware Kword, abrir o texto denominado “Fígado”. O texto deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 2 - Fígado

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%ADgado   acesso feito dia 14/08/2011

Concluída a leitura do texto, cada aluno/a deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

 

atividade

Questionário 2

1 – Qual a função da bile produzida pelo fígado?

Emulsionar as gorduras.

 

2 – No esquema abaixo, identifique onde se localiza o fígado.

pâncreas

Fonte: http://www.dombosco.com.br/curso/estudemais/biologia/sist_digestorio.php#questao1acesso feito dia 14/08/2011

3 – O esquema abaixo representa uma seção do tubo digestivo humano com alguns anexos.

fígado

Fonte: http://www.dombosco.com.br/curso/estudemais/biologia/sist_digestorio.php#questao4acesso feito dia 14/08/2011

Considerando esse esquema, responda: qual a função da substância armazenada em IV?
O órgão IV é a vesícula biliar, onde a bile, produzida pelo fígado, é armazenada e secretada. A bile tem a função de emulsionar as gorduras, facilitando a digestão pela lípase pancreática.

4 O fígado humano é uma glândula que participa de processos de digestão e absorção de nutrientes, ao:

a) Produzir diversas enzimas hidrolíticas que atuam na digestão de carboidratos.

b) Produzir secreção rica em enzimas que digerem as gorduras.

c) Produzir a insulina e o glucagon, reguladores dos níveis de glicose no sangue.

d) Produzir secreção rica em sais que facilita a digestão e a absorção de gorduras.

e) Absorver excretas nitrogenadas do sangue e transformá-las em nutrientes proteicos.

 

5 –O fígado é uma glândula encontrada nos mamíferos com diversas características e funções. Assinale a opção na qual NÃO encontramos uma função ou característica deste órgão.

a) Secreta o hormônio insulina.

b) É um dos responsáveis pela destruição de hemácias velhas.

c) Produz bile, que auxilia na emulsão das gorduras.

d) Está associada à reserva de glicogênio.

 

3ª atividade: conhecendo as glândulas salivares

Videos

Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks um vídeo sobre a glândula salivar submandibular. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o vídeo em questão encontra-se disponível.

Vídeo –Glândula Salivar Submandibular

glândulas salivares

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=lRMT_l1V2Wo acesso feito dia 14/08/2011

OBSERVAÇÃO:O/a professor/a pode executar previamente o download do vídeo no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluindo a exibição do vídeo, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando osoftware Kword, abrir o texto denominado “As glândulas salivares”. O texto deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 3 – As glândulas salivares

Fonte: http://www.afh.bio.br/digest/digest1.asp acesso feito dia 14/08/2011

Concluída a leitura do texto, cada aluno/a deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 3. Vale destacar que o Questionário 3 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

atividade

Questionário 3

1 - Quais são as glândulas anexas ao tubo digestivo humano?

Glândulas salivares, fígado e pâncreas.

2 - Quantas e quais são as glândulas salivares humanas?

São três pares, a saber: duas parótidas, duas sublinguais e duas submandibulares.

3 – Qual a importância das glândulas salivares para a digestão dos alimentos?

As glândulas salivares produzem cerca de 1,5 L de saliva por dia, que tem várias funções, principalmente a lubrificação do alimento.

4 – Qual a importância da saliva na digestão?

A saliva umidifica e lubrifica os alimentos, iniciando a digestão do amido.

5 – Por que a saliva não digere a carne?

A saliva contém pitanina, que não atua sobre a carne porque cada enzima atua apenas sobre uma determinada substância, no caso, o amido.

 

4ª atividade: aprendendo e pesquisando mais sobre os órgãos anexos

Pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos para, acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de buscar informações sobre diferentes doenças dos órgãos anexos.

O/a professor/a poderá sugerir que a busca de informações contemple doenças específicas. Para tanto, o/a professor/a poderá indicar os sites abaixo. Vale mencionar que o ideal é que uma mesma doença seja contemplada por dois grupos, para que, dessa forma, as informações possam se complementar.

 

GRUPOS 1 e 2: Diabetes

Fonte:  http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?127 acesso feito dia 14/08/2011

GRUPOS 3 e 4: Doenças do fígado

Fonte: http://www.indicedesaude.com/entrevista_ver.php?id=94 acesso feito dia 14/08/2011

GRUPOS 4 e 5: Doenças das glândulas salivares

Fonte:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?158 acesso feito dia 14/08/2011

 

Os grupos deverão buscar informações que respondam às seguintes perguntas:

a)      O que provoca a doença?

b)      A doença é contagiosa?

c)      Como a doença ataca o órgão estudado?

d)      Quais são os sintomas que a doença provoca?

e)      Qual a importância do diagnóstico precoce?

f)       Existe tratamento?

g)      Se não há tratamento, o que pode ser feito?

h)      Há uma dieta diferenciada a ser seguida durante o tratamento?
 

Com o término da busca de informações, cada grupo deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as imagens e informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
 

5º atividade: trabalhando no laboratório

Pesquisa

Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro alunos para a realização do experimento no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante o experimento, utilizando a explicação abaixo.

Explicação: Os/as alunos/as poderão visualizar que o conteúdo do tubo 1 torna-se escuro, quase preto. Isso ocorre porque o iodo reage com o amido, que continua no tubo. O conteúdo do tubo 2 fica marrom amarelado, cor de solução alcoólica de iodo. Isso se deve ao desaparecimento do amido, digerido pela ptialina da saliva.

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

 

Material:

* 02 tubos de ensaios;

* 02 estantes para tubos de ensaio;

* 01 conta gotas;

* 100 gr. de farinha de trigo;

* 100 mL de água;

* Saliva;

* Solução de alcoólica de iodo.

 

Procedimento:

Numere os tubos de ensaio. Coloque em cada um deles uma pitada de farinha de trigo. Acrescente saliva no tubo 2, cuspindo muitas vezes dentro dele. No tubo 1, acrescente água, como se vê na foto abaixo. Deixe os tubos em repouso e, no dia seguinte, pingue em cada um deles cinco gotas de solução alcoólica de iodo.

figado

Fonte: Ciências: o corpo humano. Marques & Porto. Editora Scipione

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita também a partir do emprego do Exercício 1 Se o/a professor/a optar por essa alternativa, deverá enviar previamente o Exercício 1 aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

Os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para, em casa, responder as perguntas. Posteriormente, a correção seria realizada em sala de aula pelo/a professor/a

Exercício 1

Leia com atenção o texto complementar e responda às questões abaixo:

TEXTO COMPLEMENTAR – As funções do fígado

Além das funções digestivas, das quais a bile participa como agente emulsificante das gorduras, o fígado desempenha também um conjunto de atividades (que o tornam comparável a um laboratório químico) para introduzir modificações em que ser todas as substâncias que chegam a ele.

Através da veia porta, que leva o sangue do intestino, o fígado filtra todos os produtos ingeridos, papel de alta importância para eliminação de substância tóxicas, mediante alterações químicas na estrutura molecular delas.

As grandes moléculas de gorduras, proteínas e hidrato de carbono – as três principais categorias de alimentos – precisam ser decompostas em moléculas menores, que sejam assimiláveis pelo organismo. Dois fatores determinam isso: 1 - as moléculas gigantes, como são ingeridas, não poderiam passar pela membrana intestinal, não poderiam passar pela membrana intestinal; 2 – ainda que isso fosse possível, a estrutura dessas moléculas não corresponde plenamente às necessidades do organismo. Portanto, as enzimas digestivas desmontaram as moléculas em outras, menores, o intestino remete as “peças” para o fígado, através da veia porta, para que elas sejam montadas novamente, dessa vez em obediência aos modelos específicos requeridos pelas funções celulares das várias partes do corpo.

A especificidade dessas moléculas é muito importante. O organismo reage hostilidade à penetração de moléculas estranhas de proteínas que caiam diretamente no sangue. Em outras palavras, o fígado torna assimilável as substâncias que o organismo repeliria.

Além dessa função, o fígado também armazena as substâncias por ele preparadas. Esse estoque destina-se a atender necessidades imprevistas, em caso de interromper-se o abastecimento regular da dieta. Em jejum, por exemplo, a pessoa poderá dispor de substâncias liberadas desse estoque hepático. Dessa forma, é possível preservar a continuidade das funções por algum tempo (na pratica, vários dias), sem que o fígado esgote suas reservas normais, mesmo que elas não sejam respostas por novas refeições. 

Nas células hepáticas, portanto, encontram-se normalmente depositadas moléculas de gordura, de proteínas e sobretudo de um tipo de “amido animal”, um hidrato de carbono chamado glicogênio. O glicogênio resulta da condensação de várias moléculas de glicose (açúcar), que se unem umas às outras por meio de um processo químico específico. Armazenam-se também no fígado as vitaminas que o organismo humano não é capaz de sintetizar e que, portanto, devem ser obtidas dos alimentos ingeridos. As vitaminas são indispensáveis ao processamento de certas reações químicas vitais para a subsistência orgânica.

Fonte: Medicina e Saúde. São Paulo, Abril Cultural. V. 3, p.490.

Questões

a) Por que é essencial que o fígado filtre todos os produtos que ingerimos?

É essencial que o fígado filtre todos os produtos que ingerimos para a eliminação das substancias tóxicas.

b) Qual é a importância do armazenamento de substâncias feito pelo fígado para o organismo?
O fato de o fígado armazenar substâncias é importante para o organismo porque, em caso de interromper-se o abastecimento regular da dieta, esse estoque atende às necessidades imprevistas.

c) Quais as principais substâncias armazenadas pelo fígado?
As principais substâncias armazenadas pelo fígado são moléculas de gordura e de proteínas, glicogênio e vitaminas.

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