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A criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN

 

02/09/2011

Autor y Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- O que é patrimônio histórico e artístico.

- Por que preservar este patrimônio.

- Como preservar este patrimônio e o trabalho de restauro.

- A criação do IPHAN.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- Modernismo brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

 

Aula 1

Em sala de aula ou no Laboratório de Informática, o professor deverá exibir o programa do Patrimônio Histórico e Artístico, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Caq03oe2PJM .

Após a exibição do vídeo, o professor deverá estimular um diálogo/debate com os alunos sobre os temas abordados durante o programa, anotando na lousa as suas opiniões. Deverá, também, estimular a participação de todos os alunos na discussão e àqueles que se abstiverem de emitir opinião, espontaneamente, ele poderá perguntar:

- O que é patrimônio?

- Qual a sua importância?

- Por que preservar?

- No vídeo, que técnicas de preservação aparecem?

- Qual a diferença entre patrimônio material e imaterial?

Depois desta atividade, o professor deverá exibir algumas imagens e vídeos para que os alunos apontem se é um tipo de patrimônio material ou imaterial, além de responder às seguintes perguntas sobre as imagens:

- O que os configura como patrimônio?

- Qual a importância de sua preservação?

Sugestões de imagens e vídeo:

Imagem 1:

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Legenda: Coliseu de Roma. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/o-coliseu-romano-3.jpg

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Legenda: Pão de queijo. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/CIMG8563.jpg

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Legenda: Festa de Congado. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/congadonocorredorculturalrdz1.jpg

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Legenda: Igreja do Nosso Senhor do Bonfim em Salvador, Bahia. Nesta imagem aparecem dois tipos de patrimônio: a igreja e as baianas. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/lavagem-bonfim-esta1.jpg

- Vídeo sobre “Dança tradicional gaúcha”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sYm_39U9F1w&feature=related-

Que outros patrimônios materiais e imateriais os alunos são capazes de citar?

 

Aula 2

Em sala de aula, o professor deverá exibir o slide http://pt.scribd.com/doc/61802978/CartilhaPatrimonioCultural  ou cada aluno deverá abri-lo em seu computador para que possam realizar uma leitura coletiva.

O professor deverá pedir aos alunos que se alternem na leitura em voz alta dos balões no slide, ao mesmo tempo em que deverá pontuar no slide os temas que já apareceram durante a última aula e estimular que os alunos façam o mesmo, rediscutindo-os. É salutar a utilização do glossário inserido no slide, para melhor compreensão do tema, além de suscitar maiores e mais profundas discussões.

Após a leitura coletiva dos slides, cada aluno deverá ler, individualmente, o texto (disponível em: http://pt.scribd.com/doc/61803286/BreveHistoricodaPreservacaoCulturalnoBrasil) que fala sobre a criação e o desenvolvimento no Brasil de órgãos para a preservação de nosso patrimônio histórico e artístico.

A turma, com a participação instigadora e mediadora do professor, deverá debater, então, como esta ideia de preservação do patrimônio histórico e artístico nacional se relaciona com o Movimento Modernista Brasileiro (tema que já deve ter sido trabalhado em sala de aula anteriormente), do qual Mário de Andrade também fazia parte.

Após as leituras, os alunos deverão, individualmente, escrever um relatório (de até uma lauda) sobre o debate da última aula e desta e a sua opinião sobre a criação de órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio.

 

Aula 3

A turma deverá ser dividida em três grupos.

Cada grupo deverá escolher, em seu bairro, escola ou cidade, monumentos, praças, edifícios, festas, receitas culinárias, lendas, cantigas, danças, etc.

A idéia é que os alunos busquem apontar em sua cidade/sociedade, aspectos concretos ou abstratos que mereçam o reconhecimento como bens patrimoniais relevantes à região, criando assim projetos que os transformem em patrimônios histórico-culturais.

Os grupos deverão formular um projeto de tombamento/ revitalização/ valorização do objeto/patrimônio escolhido. Para tal projeto, poderão escolher entre patrimônios históricos materiais, como praças, estátuas, construções, etc., e imateriais, como festas, folclore, música, dança, culinária, etc.

Nesta aula, os grupos deverão elaborar o roteiro do Projeto, que deverá:

- Apresentar o patrimônio escolhido e seu histórico;

- Explicar a sua relevância para a comunidade da região; e

- Apresentar o seu atual estado de conservação.

Após esta introdução, o Projeto deverá sugerir maneiras de revitalização/restauração e reutilização destes espaços físicos ou valorização, organização e divulgação, no caso de patrimônio imaterial.

Depois da elaboração deste roteiro/projeto, os alunos deverão preparar a apresentação do mesmo, a ser realizado na próxima aula.

Os alunos deverão pesquisar imagens, vídeos ou músicas sobre o seu objeto de análise, sendo incentivada, inclusive, a visita aos locais pelos estudantes para tirarem fotos ou fazerem filmagens.

Caberá aos alunos distribuir entre si as tarefas de pesquisa, elaboração do texto e do slide de apresentação, além de decidirem quem e quantos apresentarão o Projeto aos demais colegas da classe.

Aula 4

Esta quarta aula é destinada à apresentação dos grupos, que terão entre 10 a 15 minutos cada para apresentarem o trabalho, e a entrega ao professor do Projeto.

A apresentação deverá ser realizada por meio da exibição de slides, contendo imagens, vídeos ou músicas dos patrimônios a serem revitalizados. Os slides deverão conter os temas trabalhados no roteiro, em linguagem sucinta:

- Apresentar o patrimônio escolhido;

- Seu histórico;

- Explicar a sua relevância para a comunidade da região;

- Apresentar o seu atual estado de conservação;

- A sugestão do grupo para a sua revitalização; e

- Os benefícios trazidos à comunidade pelo Projeto.

Após a apresentação do último Projeto, os estudantes deverão avaliar a sua participação e a dos demais colegas do grupo na realização do trabalho, atribuindo notas de 0 a 10, nos seguintes aspectos: criatividade, participação e desempenho.

Recursos Complementares

 

Textos de suporte ao professor:

- IEPHA-MG. Diretrizes para educação patrimonial. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/61810921/Diretrizes-Para-Educacao-Patrimonial-1.

- GRUNBERG, Evelina. Manual de atividades práticas de educação patrimonial.Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, 2007. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/61810936/maualatividadespraticas-evelina.

- UFG. Patrimônio cultural e educação patrimonial: artigos e resultados. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/61810906/Patrimonio-Cultural-e-Educacao-Patrimonial-1

Avaliação

 

Durante a primeira aula, deverão ser avaliadas a participação dos alunos no debate e a sua capacidade de argumentar os temas propostos durante a discussão.

No relatório produzido na segunda aula, deverá ser avaliada a capacidade de síntese e argumentação dos alunos em relação aos temas discutidos nas duas aulas.

Para o Projeto final, deverão ser avaliadas as diferentes etapas de realização do trabalho:

- A capacidade de justificar a escolha do grupo em relação ao patrimônio a ser apresentado;

- A pesquisa de levantamento histórico sobre o patrimônio;

- A criatividade do grupo em propor sugestões para a revitalização de suas escolhas;

- A capacidade argumentativa e de síntese, baseadas no conteúdo ministrado nas aulas anteriores, demonstrada nestas propostas;

- A produção dos slides;

- A apresentação;

- A capacidade de cada aluno de avaliar a si e seus colegas de grupo.

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