Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Elementos químicos e aplicações no cotidiano

 

19/08/2012

Autor y Coautor(es)
MARIA JOSE DE LIMA NOGUEIRA
imagem do usuário

IMPERATRIZ - MA CENTRO DE ENSINO URBANO ROCHA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Fundamental Final Saúde Nutrição
Ensino Médio Química Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar símbolos de elementos químicos em letra de músicas
  • Escrever corretamente os símbolos dos elementos químicos
  • Conhecer as aplicações dos elementos químicos utilizados no cotidiano
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito e símbolos de elementos químicos

Estratégias e recursos da aula

AULA 01:

  • Reprodução da música selecionada previamente pelos alunos
  • Organização dos grupos de trabalho com cinco componentes
  • Distribuição da letra da música para cada grupo
  • Com auxílio da tabela periódica, pesquisar sílabas que correspondam aos símbolos dos elementos químicos, existentes na letra da música.

AULA 02:

No laboratório de informática

         Utilizando a internet, cada grupo formado por cinco alunos, irá navegar livremente para acessar a tabela periódica e localizar os elementos químicos a serem trabalhados. Após esse momento os grupos serão orientados a iniciar a pesquisa sobre as aplicações dos elementos químicos no cotidiano. Os elementos e sugestão de sites a serem trabalhados serão os seguintes:

  • Grupo 01: sódio, oxigênio, hélio, cloro e prata
  • Grupo 02: potássio, cálcio, nitrogênio, cobre e ouro
  • Grupo 03: bário, flúor, iodo, alumínio e enxofre
  • Grupo 04: hidrogênio, ferro, fósforo, carbono e mercúrio
  • Grupo 05: magnésio, zinco, chumbo, tungstênio e neônio

 

Sites indicados:

1. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

vídeo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Elemento_qu%C3%ADmico

 

2. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27973

musica

http://www.cdcc.usp.br/elementos/

 

3.Acesse o link para encontrar mais informações.

Quim

http://www.tabelaperiodica.hd1.com.br/

AULA 03:

Laboratório de Informática

        Com as informações obtidas na aula 02, cada grupo irá utilizar o PowerPoint para preparar a apresentação referente às aplicações dos elementos químicos no cotidiano.

 

 AULA 04

Socialização:

         Em sala de aula a turma será organizada em círculo e mediada pelo professor, cada grupo apresentará o registro de sua pesquisa através de slides. No decorrer das apresentações, os grupos abrirão espaço para as discussões com a turma. O fechamento do trabalho será feito pelo professor que lançará questionamentos sobre o tema abordado com o intuito de averiguar os conhecimentos adquiridos durante as atividades realizadas em todas as etapas.

Recursos Complementares

http://www.quiprocura.net/elementos/elementos/aplicacao/index.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espacoDaAula.html

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/orientacoes.html

http://zezelima20.blogspot.com/

Peruzzo, Francisco Miragaia  / Canto, Eduardo Leite

Química na abordagem do cotidiano – Volume 1

3ª Edição – Moderna – 2003

Avaliação

Os alunos serão avaliados em duas etapas discriminadas a seguir:

  • Na participação individual e coletiva no decorrer de todas as etapas de realização do trabalho.
  • Pela compreensão do assunto abordado durante a socialização, assim como a pertinência das respostas dadas durante a discussão dos grupos e pelas indagações do professor no fechamento do trabalho.      

  

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/6 - 83,33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Carla Larissa, IFCE-Maracanaú , Ceará - dijo:
    carlal.feijo@gmail.com

    12/09/2013

    Cinco estrelas

    Achei o tipo de aula bem diferente para despertar o interesse dos alunos nos elementos químicos!


  • Cleiser Rodrigues, UFSM , Rio Grande do Sul - dijo:
    cleiser5@hotmail.com

    26/09/2012

    Quatro estrelas

    PArabéns pela criatividade e pela bela aula formulada!!!!


  • Mary Alvarenga , Secretaria Municipal de Educação de IMPERATRIZ , Maranhão - dijo:
    meirealvarenga48@hotmail.com

    03/09/2012

    Cinco estrelas

    Oi Zezé gostei de sua aula, é um assunto bem interssante. Parabéns amiga!!!


  • Anailde, Anailde , Rio Grande do Norte - dijo:
    anaildenogueira@yahoo.com.br

    21/08/2012

    Cinco estrelas

    Achei bastante interessante a utilização de música para explorar a tabela. Prende a atenção do aluno e facilita o aprendizado.


  • Dôra Ruas, Urbano Rocha , Maranhão - dijo:
    sula3008@hotmail.com

    20/08/2012

    Cinco estrelas

    Oi Zezé, esse assunto é bem interessante e muito importante para o aprendizado de todos. Parabéns pela metodologia utilizada.


  • Seiça Santos, centro de ensino Urbano Rocha , Maranhão - dijo:
    seicasantos@hotmail.com

    20/08/2012

    Cinco estrelas

    excelente! muito bem organizado e ótima para o aprendizado do aluno. parabéns!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.