04/09/2012
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Identificar contribuições da cultura africana para a cultura brasileira.
Conhecer as culturas africanas, suas crenças, religiões, músicas, danças, culinária, linguagem, vestimentas e indumentárias.
Conhecer de que forma a cultura africana influência a cultura brasileira.
Confeccionar livrinho, minidicionário, painel ou cartazes privilegiando a cultura afro-brasileira.
Pesquisar danças e músicas afro-brasileiras.
Os alunos devem ter a compreensão de cultura afro-brasileira como conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade.
Iniciar a aula no laboratório de informática. Dividir os alunos em grupos e pedir para que pesquisem sobre a contribuição do negro na cultura brasileira. Cada grupo deverá pesquisar assuntos diferenciados, tais como: música, dança, religião, culinária, linguagem, vestimentas e indumentárias. Permitir que os alunos, após a pesquisa, apresentem e discutam sobre a influência africana na cultura brasileira. Após a pesquisa, cada grupo apresentará o resultado de seu trabalho através de apresentação de dança, livrinho de receitas, cartaz, painel e slides, por eles produzidos, para socialização com professor e os demais grupos.
Iniciar as atividades através de uma conversa informal com os alunos, para obter informações sobre o que eles sabem sobre a contribuição dos negros na cultura brasileira. O professor deverá anotar no quadro as respostas dos alunos e depois explicar que os negros foram de fundamental importância para a formação da cultura e do povo brasileiro. Quando recebemos no Brasil este povo maravilhoso, não sabíamos da sua grande importância e contribuição para todos os setores da economia, da cultura, da religião, das artes, da política e tantos outros. Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música, a religião, a culinária , a vestimenta, o folclore e as festividades populares.
No laboratório de informática, dividir os alunos em grupos para pesquisarem na internet informações sobre a influência dos africanos na cultura brasileira.
Os sites e os vídeos aqui selecionados apresentam textos e imagens com informações relacionadas a cultura afro-brasileira, que podem servir de referência para construção dos slides, cartazes, minidicionário, livrinho de receitas e painel.
GRUPO 01 - linguagem
http://projetoafrica22.blogspot.com.br/2010/10/vocabulos-afro-brasileiros.html
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/04raca/raca06.htm
http://www.youtube.com/watch?v=AszF5bp3Kd4
GRUPO 02 - religião
http://www.youtube.com/watch?v=cP6dsRnV6nY
http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%B5es_afro-brasileiras
http://www.youtube.com/watch?v=AszF5bp3Kd4
Fazer um painel destacando as religiões afro-brasileiras.
GRUPO 03 - música e dança
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/04raca/raca18.htm
http://www.youtube.com/watch?v=gRAbcqAYkSY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=AszF5bp3Kd4
GRUPO 04 - culinária
http://caideboca.wordpress.com/2008/02/20/culinaria-afro-brasileira/
http://www.youtube.com/watch?v=z5y6tJMwtB0
http://www.youtube.com/watch?v=AszF5bp3Kd4
GRUPO 05 - vestimentos e indumentárias
http://mutantenoticia.blogspot.com.br/2010/07/salvador-fazendo-cabeca-de-todos.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Baiana_%28vestu%C3%A1rio%29
http://www.youtube.com/watch?v=AszF5bp3Kd4
Fazer cartaz com ilustrações de vestimentas e indumentárias afro- brasileiras.
AULA 02
Promover questionamentos entre os grupos para avaliar o conhecimento dos alunos que irão mostrar o que realmente aprenderam sobre a cultura afro-brasileira.
Elaboração, de cartazes , livrinho culinário, minidicionário, slides, painel e ensaiar a dança escolhida pelo grupo.
AULA 03
Seminário
Para finalizar os alunos organizados em grupos com a ajuda do professor, deverão socializar os resultados das pesquisas, através de exposição e apresentação de todas as atividades por eles realizadas (dança, livrinho de receitas, painel, minidicionário, cartaz e slides) para que haja troca de informações entre os grupos e o professor.
http://www.portalbrasil.net/religiao_religioes_afrobrasileiras.htm
http://www.youtube.com/watch?v=RPzxt1iZGiA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=m-XTG-OJ7IQ
http://www.colegiolacordaire.conexaopitagoras.com.br/CF//antenado/especiais/cultura_afro/index.html
A avaliação será realizada durante todo o processo das atividades. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, elaboração de (cartazes, livrinho de receitas, minidicionário, slides), apresentação de danças e músicas africanas.
Quatro estrelas 10 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/11/2012
Quatro estrelasDá a oportunidade de conhecer e valorizar a cultura negra.
04/11/2012
Quatro estrelasExcelente material de estudo, me auxiliar bastante no projeto Conscienciência Negra
23/09/2012
Cinco estrelasParabéns professora! Adorei a metodologia e os recursos que utilizou.
18/09/2012
Cinco estrelasMary, excelente trabalho muito dinâmica e participativa sua aula é a valorização e reconhecimento da cultura negra. Parabéns
11/09/2012
Cinco estrelasGostei de sua aula, trata-se de um tema bem interessante, com o uso das mídias os alunos terão o aprendizado bem significativo. Você está de parabéns. Vou utilizá-la nas minha aulas. Obrigada pela sugestão.
07/09/2012
Cinco estrelasMary, sua aula está maravilhosa! Gostei muito da forma como foi dividida e montada. O assunto, tão necessário e atual, foi muito bem explorado e os vídeos selecionados estão perfeitos. Parabéns!
07/09/2012
Cinco estrelasGostei do dinamismo da aula, é o aluno buscando seu conhecimento. Trabalhos assim ajuda o aluno a ser cada mais autônomo, cria nele respeito e valorização pelo seu povo.
05/09/2012
Cinco estrelasMary, parabéns pela belissíma aula.
05/09/2012
Cinco estrelasMary Alvarenga, sua aula está muito boa, tema com relevância social, tendo em vista principalmente a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em nossas escolas, que ainda (infelizmente) é muito insipiente. Isso aliado ao uso da pesquisa na internet com emprego de mídias integradas ao trabalho de grupo... com certeza fluirão bons resultados... ótima sugestão para outros professores de nosso Brasil
05/09/2012
Cinco estrelasSua aula está excelente, e você está de parabéns, continue com esta dedicação e esforço. Tenha um bom dia!