Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como orientar os alunos nos cuidados com a higiene do próprio corpo?

 

14/09/2011

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Higiene e Saúde

LUCIANA SOARES MUNIZ, ANA MARIA FEROLA DA SILVA NUNES, PATRICIA CARVALHO PACHECO, DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO, ELIANA APARECIDA CARLETO

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Trabalhar questões relacionadas à higiene e saúde, que fazem parte do dia a dia;
  • Formar hábitos e atitudes que contribuam para a prevenção de doenças e qualidade de vida;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Inicie a aula verificando o que os alunos já sabem sobre hábitos de higiene pessoal. Converse com a turma sobre: a escovação dos dentes; os momentos de lavar as mãos e a importância do banho em nosso dia a dia.  

Estratégias e recursos da aula

Para boa introdução e aprofundamento sobre o tema, sugerimos a você professor, que organize os alunos em uma roda para facilitar o diálogo inicial sobre o tema.

 Atividade 1:

Professor, com os alunos organizados em uma roda de conversa, inicie um diálogo sobre o corpo. Faça perguntas que instiguem os alunos a pensarem sobre a temática tais como: em que momentos precisamos escovar os dentes e lavar as mãos? Quais cuidados temos com nosso corpo durante o banho? O que acontece com nosso corpo se não cuidarmos dos hábitos de higiene?

Depois faça uma dinâmica cujo objetivo é demonstrar as diferenças, ou seja, a forma singular com que cada um observa o corpo humano. Para essa atividade, vamos precisar de folha de papel branco, lápis de escrever e de colorir. Com a turma organizada em forma de círculo entregue uma folha de papel para cada participante e um lápis de escrever. Coloque uma música para tocar e ao seu sinal os alunos começam a desenhar um corpo humano. Espere alguns segundos e pare a música. Os alunos passam sua folha desenhada ao colega da esquerda e recebe a folha do colega da direita. A música é reiniciada e cada aluno continua o desenho do outro colega. A dinâmica continua até cada desenho retornar para seu autor inicial.

Após a dinâmica, converse com a turma sobre as diferenças e semelhanças nos desenhos e como cada um contribuiu com o desenho do outro. Aproveite o momento para expor as imagens produzidas no mural da sala de aula.

Atividade 2:

Banho  

Fonte: http://www.cartunista.com.br/comgas_banho.jpg

Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo:

 Ratinho

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=vrJON1wq95c

Você irá encontrar o vídeo no You Tube: “Ratinho Castelo Rá-tim-bum”.

Depois, disponibilize para cada aluno, uma cópia da letra da música indicada no sítio abaixo:

 

Ratinho Tomando Banho
Castelo Ra-Tim-Bum


Tchau preguiça
Tchau sujeira
Adeus cheirinho de suor
Oh...
Lava lava lava
Lava lava lava
Uma orelha uma orelha
Outra orelha outra orelha
Lava lava lava lava
Lava a testa, a bochecha,
Lava o queixo
Lava a coxa
E lava até...
Meu pé
Meu querido pé
Que me agüenta o dia inteiro
Oh Oh
E o meu nariz
Meu pescoço
Meu tórax
O meu bumbum
E também o fazedor de xixi
Oh...
La la
Laia laia la
Laia la la la
Laia la
La la la la la
Hum... Ainda não acabou não
Vem cá vem... vem
Uma enxugadinha aqui
Uma coçadinha ali
Faz a volta e põe a roupa de paxá
Ahh!
Banho é bom
Banho é bom
Banho é muito bom
Agora acabou!

Fonte: http://letras.terra.com.br/helio-ziskind/387570/ 

 

Solicite que os alunos encontrem no texto e circulem com lápis de cor os nomes que se referem às partes do corpo humano, tais como: orelha, bochecha, nariz, pescoço, tórax, pé e outros. Depois, peça que cada aluno escreva essa parte do corpo no caderno de Ciências e faça um desenho representando cada parte. Disponibilize um tempo para que todos possam apresentar o trabalho para a toda a turma.

Assista ao vídeo com os alunos e invente com eles uma coreografia para a música. Aproveite para explorar os nomes de algumas partes do corpo e como fazemos a higiene de cada parte durante o banho. É muito interessante filmar este momento em que os alunos interagem e depois passar a filmagem para que eles assistam.

Agora, solicite que os alunos escrevam, no caderno de Ciências, os nomes das partes do corpo na ordem em que se lava no banho, a partir do que a música apresenta. Converse com a turma sobre como cada aluno toma banho e peça que escrevam os nomes das partes do corpo na ordem do banho.

Depois, converse com a turma sobre o os motivos pelos quais devemos tomar banho. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo para realizarem a leitura do texto online:

Higiene

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2007/176/por-que-temos-que-tomar-banho

Após a leitura do texto, proponha um diálogo com a turma sobre a necessidade do banho em nosso dia a dia e sobre os cuidados que devemos ter com o excesso de banho. Encerrado o diálogo, monte com os alunos um texto coletivo. Os alunos vão falando e você professor, vai registrando na lousa. Encerrada a fala, faça com a ajuda de todos os alunos a revisão do texto e solicite que o copiem no caderno de Ciências.

Atividade 3:

Agora para desenvolver esta atividade, peça aos alunos que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo para realizarem a leitura de outro texto online que traz curiosidades sobre o banho dos animais:

Tá limpo!

Higiene 2

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/setembro/ta-limpo

A partir da leitura do texto, solicite que cada aluno faça um desenho, no caderno de Ciências, do animal que mais gostou a partir do texto trabalhado anteriormente e depois escreva a forma como esse animal utiliza para tomar banho. Possibilite um momento para troca de ideias no grupo, em que cada aluno possa apresentar o seu trabalho à turma.

Sugestão: Se em sua escola tiver uma ducha, peça que cada aluno traga para a escola sabonete, xampu, condicionador, bucha e outros materiais utilizados no momento do banho. Peça que todos venham com roupa de banho e dê uma aula prática sobre os hábitos de higiene no banho.

Professor, aproveite o tema higiene e saúde para trabalhar com a turma a importância do esporte e de uma boa alimentação para nossa saúde. Para isso, sugerimos um vídeo interessante que dispõe de informações relevantes e até mesmo uma sugestão de brincadeira para ser feita com a turma o HANDBOLICHE. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo:

Depois de assistirem ao vídeo, dialogue com a turma sobre o que aprenderam, em relação à higiene e saúde. De posse de algumas revistas oriente os alunos a procurarem diferentes imagens ou mesmo montarem frases que abordem sobre a questão da higiene e saúde do nosso corpo. Este é um excelente momento para um trabalho em grupo. Desta forma, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco participantes e explique o objetivo da atividade, qual seja, montar um painel que ilustre a importância dos hábitos de higiene e saúde, para ser divulgado na escola. Enquanto os alunos trabalham, registre este momento através de fotos e depois as apresente para os alunos e seus familiares para ilustrar o trabalho e o envolvimento de cada um.

Socialização das descobertas:

Quando todos os grupos terminarem de organizar o seu painel, proponha uma apresentação na sala de aula, de forma que cada grupo tenha a oportunidade de mostrar para a turma o que aprendeu. Aproveite este momento para instigar a participação da turma analisando o trabalho dos colegas e emitindo sugestões. Auxilie os grupos na organização dos trabalhos e escolha um melhor local na escola, para fazer a exposição dos painéis.

Professor, é importante realizar um diálogo com a turma sobre o que aprenderam sobre a higiene do próprio corpo, a partir das atividades propostas nas atividades. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Hábitos saudáveis [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

A avaliação permeia todo o processo de ensino e de aprendizagem. Sugerimos que você professor, faça observações durante todas as atividades para verificar o interesse e o envolvimento da turma quanto ao tema proposto. Lembre-se que este é um tema que faz parte das vivências diárias dos alunos e que por isso necessita ser contextualizado ao longo de todo o caminho percorrido.

Avaliação

A avaliação permeia todo o processo de ensino e de aprendizagem. Sugerimos que você professor faça observações durante toda a atividade para verificar o interesse e envolvimento da turma quanto ao tema proposto. Lembre-se que este é um tema que faz parte das vivências diárias dos alunos e que por isso necessita ser contextualizado ao longo de todo o caminho percorrido.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Tatiane Silva, Colegio Estadual Nilo Peçanha , Rio de Janeiro - dijo:
    ta.ti.bp@hotmail.com

    06/06/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa e criativa a aula, adorei a sugestão. Vou usar com certeza.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.