Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Valores e Consciência da Diversidade na Educação Infantil

 

11/09/2011

Autor y Coautor(es)
Andrea Bagatin Prioli de Matos
imagem do usuário

JOAQUIM TAVORA - PR CHAPEUZINHO VERMELHO CENT MUN EDUC INF

LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO: APRENDENDO O CONCEITO DE DEZENA COM CRIATIVIDADE

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Fazer inferências a partir de dados da história;
  • Adicionar a partir dos dados obtidos;
  • Elaborar coletivamente uma história tendo como referência a história contada;
  • Desenvolver a atenção auditiva.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno esteja inserido  no processo de alfabetização, reconheça palavras e seja  capaz de expor seu pensamento.

Estratégias e recursos da aula

Professor, vamos utilizar o livro “Um Amor de Confusão” de  Dulce Rangel, Editora Moderna, como pretexto, pois  a    trama desenvolvida pela autora permite abordarmos  conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, tais como: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e  Ética, enquanto tema transversal, pois  ao chocar ovos de diferentes animais ela ressalta a importância do “respeito às diferenças”, além de outros valores agregados. Também nos possibilita explorar os recursos linguísticos necessários para ampliar a competência leitora e escritora do aluno.   

1ª atividade- aproximadamente 60 minutos.

 

    HORA DA HISTÓRIA

   http://youtu.be/OR2IgQ_j96I

 

 TRABALHANDO A ANTECIPAÇÃO OU PREDIÇÃO

-Professor, organize os alunos em uma roda, todos assentados no chão para que possam acompanhar a leitura do livro. Resgate os conhecimentos prévios que os alunos têm, inicie questionando-os sobre os animais ovíparos, ou seja, que põem ovos. Diga-lhes que a história que vão ler fala sobre ovos. Pergunte-os: quais serão os personagens?

 -Deixe que levantem suas hipóteses e liste na lousa os animais que eles falarem. Discuta sobre as diferenças entre estes animais.

-Explore a ilustração da capa conduzindo-os a anteciparem a história de acordo com a ilustração. Questione: o que a galinha está segurando? Os ovos são todos iguais?

Veja se eles relacionam o nome da história com o fato da galinha ter ovos diferentes, pois isto significa que são de outros animais. À medida que for lendo faça perguntas para que eles levantem hipóteses sobre o que vai acontecer.   

 

TRABALHANDO COM INFERÊNCIA

-Professor, trabalhar com a inferência promove o desenvolvimento de competências fundamentais para a leitura, possibilita que o aluno perceba o que não está dito explicitamente no texto, mas está pressuposto ou insinuado e deve ser inferido para que a compreensão se efetive. Por isso, é importante chamar a atenção para pistas que o autor deixa no texto, como por exemplo: a autora aponta que a galinha vai recolhendo ovos diferentes e levando para o ninho, assim o aluno poderá deduzir que vão nascer diferentes animais, pois os ovos não são da galinha, mas sim de outros animais. 

 

Um Amor de Confusão  

(Dulce Rangel)  

Dona Galinha um ovo botou. Mas, quando foi passear, outros dois ovos no caminho ela encontrou.

Um ovo mais dois ovos com três ovos ela ficou. Dona Galinha os três ovos em seu ninho colocou.

Mas, quando foi passear, outros dois ovos no caminho ela encontrou.  

Três ovos mais dois ovos com cinco ovos ficou. Dona Galinha os cinco ovos em seu ninho colocou.

 Mas, quando foi passear, mais três ovinhos no caminho ela encontrou.  

Cinco ovos mais três ovos com oito ovos ela ficou. Dona Galinha os oito ovos em seu ninho arrumou.

Mas, quando foi passear, mais um ovo ela achou. Oito ovos mais um ovo com nove ovos ela ficou.

Dona Galinha os nove ovos em seu ninho ajeitou. Mas quando foi passear um ovo enorme ela encontrou.

Nove ovos mais um ovo com dez ovos ela acabou. E, com paciência e carinho os dez ovos ela chocou.

Mas, que surpresa não foi o dia em que os ovos se abriram.

Vocês nem podem imaginar os bichos que da casca saíram.

Nasceu ganso, pato, marreco e tartaruga. Apareceu codorna, pintinho e até um jacaré.

Agora eu só quero ver a confusão que vai ser na hora que essa turma sair pra comer. Có!???

 

Veja a história de Dulce Rangel postada por Eliana, contadora de história no sítio http://contandoradehistorias.blogspot.com/2009/03/historia-um-amor-de-confusao.html    

 

 

2ª atividade- aproximadamente 60 minutos.

 CONSTRUINDO O NINHO: TRABALHANDO O CONCEITO DE DEZENAS

Professor, aproveite a história e trabalhe o conceito de adição, com certeza a aprendizagem será facilitada, pois estamos partindo de um contexto significativo. Vamos precisar de alguns materiais:

-Pratinhos descartáveis, um para cada aluno;

-Papel crepom;

-Ovinhos de amendoim coloridos.

Organize os alunos em grupos e distribua os pratinhos e o papel crepom. Solicite que façam o ninho da galinha. Coloque em cada grupo, uma vasilha com dez ovinhos de amendoim para cada aluno.

Resgate a história e diga-lhes que à medida que for recontando a história eles deverão pegar os ovinhos e colocá-los dentro do ninho, até colocarem os dez ovinhos.

Explore também a ideias de adição contida na história. 

                                                     

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

PRODUZINDO TEXTO: TRABALHANDO OS VALORES HUMANOS

Professor, a intertextualidade é um recurso muito importante na produção de texto, quanto maior é o número de relações que o leitor estabelece entre o que está lendo e o que já leu, ouviu, conversou, assistiu, sobre o mesmo tema, mais efetivo é o diálogo que ele estabelece com o texto, por isso retome a história, verifique se todos entenderam a trama. Questione-os sobre o título do livro:

-Qual foi a confusão que aconteceu na história?

-Por que “Um Amor de Confusão? Espera-se que eles apontem que é devido ao amor que a galinha demonstrou pelos ovos, ou outras manifestações afetivas.

 Discuta sobre as características da galinha, algumas estão explícitas tais como: carinhosa, paciente. Mas, ela possui outras que os alunos podem deduzir, para isso, questione-os sobre as qualidades de quem, cuida e ou acolhe quem está abandonado. (Solidária, Generosa, Bondosa).

Se imaginarmos que esta galinha seja uma pessoa, o que poderiam ser os ovinhos abandonados?  Seriam crianças abandonadas? O que ela fez foi importante? Por quê?

O fato de ela acolher ovos diferentes mostra que ela ama a todos mesmo sendo diferentes.

Aproveite a sensibilização e discuta sobre: a solidariedade, a importância de ajudarmos ao próximo e de respeitarmos as diferenças.

 -Traga a discussão para as questões da sala de aula fazendo analogias sobre o relacionamento entre os colegas.-Depois de explorar estas possibilidades proponha que criem outra história continuando a partir de onde ela parou, ressaltando o que ela fez de bom.

Recursos Complementares

Professor, neste sítio você encontra de forma clara um texto que aborda as capacidades de leitura que devem ser trabalhadas para que nosso aluno seja um verdadeiro leitor. http://sites.google.com/site/kattyrasga07/capacidadesdeleitura

Avaliação

Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes áreas do conhecimento é fundamental que você verifique se os objetivos elencados foram atingidos. Observe se os alunos foram capazes de fazer inferências a partir de dados da história; de adicionar a partir dos dados obtidos na história; de elaborar coletivamente uma história tendo como referência a história contada. 

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Elisa Dias Kowalski, COLEGIO MARISTA IPANEMA , Rio Grande do Sul - dijo:
    elisa.kowalski@gmail.com

    28/07/2013

    Três estrelas

    Gostei da ideia.


  • Andréa Bueno, Fortium , Goiás - dijo:
    a.bueno4@gmail.com

    30/09/2011

    Cinco estrelas

    PARABÉNS!!! Adorei!


  • beatriz, ciep brizolão 263 lina bo bardi , Rio de Janeiro - dijo:
    bia.ocl@hotmail.com

    29/09/2011

    Cinco estrelas

    Eu acho que a linguagem oral e a escrita no ensino infantil e muito importante pois eles podem contar historias de livrinhos infantis para os coleguinhas ou inventadas seja na pratica ou na escrita isso estimula a criatividadde do aluno ...


  • Denise Virginia Torres, BILUSCO ESC ED INF E ENS FUND , Paraná - dijo:
    denisevirginiatorres@gmail.com

    25/09/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito, principalmente porque permite trabalhas várias áreas do conhecimento.


  • rosane marques magrani, CE RUI BARBOSA , Rio de Janeiro - dijo:
    rosane.magrani@gmail.com

    11/09/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito contextualiza várias disciplinas de forma divertida que pode ser adaptada nas séries iniciais do ensino fundamental.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.