11/09/2011
LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO: APRENDENDO O CONCEITO DE DEZENA COM CRIATIVIDADE
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Professor, é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização, reconheça palavras e seja capaz de expor seu pensamento.
Professor, vamos utilizar o livro “Um Amor de Confusão” de Dulce Rangel, Editora Moderna, como pretexto, pois a trama desenvolvida pela autora permite abordarmos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, tais como: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Ética, enquanto tema transversal, pois ao chocar ovos de diferentes animais ela ressalta a importância do “respeito às diferenças”, além de outros valores agregados. Também nos possibilita explorar os recursos linguísticos necessários para ampliar a competência leitora e escritora do aluno.
1ª atividade- aproximadamente 60 minutos.
TRABALHANDO A ANTECIPAÇÃO OU PREDIÇÃO
-Professor, organize os alunos em uma roda, todos assentados no chão para que possam acompanhar a leitura do livro. Resgate os conhecimentos prévios que os alunos têm, inicie questionando-os sobre os animais ovíparos, ou seja, que põem ovos. Diga-lhes que a história que vão ler fala sobre ovos. Pergunte-os: quais serão os personagens?
-Deixe que levantem suas hipóteses e liste na lousa os animais que eles falarem. Discuta sobre as diferenças entre estes animais.
-Explore a ilustração da capa conduzindo-os a anteciparem a história de acordo com a ilustração. Questione: o que a galinha está segurando? Os ovos são todos iguais?
Veja se eles relacionam o nome da história com o fato da galinha ter ovos diferentes, pois isto significa que são de outros animais. À medida que for lendo faça perguntas para que eles levantem hipóteses sobre o que vai acontecer.
TRABALHANDO COM INFERÊNCIA
-Professor, trabalhar com a inferência promove o desenvolvimento de competências fundamentais para a leitura, possibilita que o aluno perceba o que não está dito explicitamente no texto, mas está pressuposto ou insinuado e deve ser inferido para que a compreensão se efetive. Por isso, é importante chamar a atenção para pistas que o autor deixa no texto, como por exemplo: a autora aponta que a galinha vai recolhendo ovos diferentes e levando para o ninho, assim o aluno poderá deduzir que vão nascer diferentes animais, pois os ovos não são da galinha, mas sim de outros animais.
Um Amor de Confusão (Dulce Rangel) Dona Galinha um ovo botou. Mas, quando foi passear, outros dois ovos no caminho ela encontrou. Um ovo mais dois ovos com três ovos ela ficou. Dona Galinha os três ovos em seu ninho colocou. Mas, quando foi passear, outros dois ovos no caminho ela encontrou. Três ovos mais dois ovos com cinco ovos ficou. Dona Galinha os cinco ovos em seu ninho colocou. Mas, quando foi passear, mais três ovinhos no caminho ela encontrou. Cinco ovos mais três ovos com oito ovos ela ficou. Dona Galinha os oito ovos em seu ninho arrumou. Mas, quando foi passear, mais um ovo ela achou. Oito ovos mais um ovo com nove ovos ela ficou. Dona Galinha os nove ovos em seu ninho ajeitou. Mas quando foi passear um ovo enorme ela encontrou. Nove ovos mais um ovo com dez ovos ela acabou. E, com paciência e carinho os dez ovos ela chocou. Mas, que surpresa não foi o dia em que os ovos se abriram. Vocês nem podem imaginar os bichos que da casca saíram. Nasceu ganso, pato, marreco e tartaruga. Apareceu codorna, pintinho e até um jacaré. Agora eu só quero ver a confusão que vai ser na hora que essa turma sair pra comer. Có!??? |
Veja a história de Dulce Rangel postada por Eliana, contadora de história no sítio http://contandoradehistorias.blogspot.com/2009/03/historia-um-amor-de-confusao.html
2ª atividade- aproximadamente 60 minutos.
CONSTRUINDO O NINHO: TRABALHANDO O CONCEITO DE DEZENAS
Professor, aproveite a história e trabalhe o conceito de adição, com certeza a aprendizagem será facilitada, pois estamos partindo de um contexto significativo. Vamos precisar de alguns materiais:
-Pratinhos descartáveis, um para cada aluno;
-Papel crepom;
-Ovinhos de amendoim coloridos.
Organize os alunos em grupos e distribua os pratinhos e o papel crepom. Solicite que façam o ninho da galinha. Coloque em cada grupo, uma vasilha com dez ovinhos de amendoim para cada aluno.
Resgate a história e diga-lhes que à medida que for recontando a história eles deverão pegar os ovinhos e colocá-los dentro do ninho, até colocarem os dez ovinhos.
Explore também a ideias de adição contida na história.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
PRODUZINDO TEXTO: TRABALHANDO OS VALORES HUMANOS
Professor, a intertextualidade é um recurso muito importante na produção de texto, quanto maior é o número de relações que o leitor estabelece entre o que está lendo e o que já leu, ouviu, conversou, assistiu, sobre o mesmo tema, mais efetivo é o diálogo que ele estabelece com o texto, por isso retome a história, verifique se todos entenderam a trama. Questione-os sobre o título do livro:
-Qual foi a confusão que aconteceu na história?
-Por que “Um Amor de Confusão? Espera-se que eles apontem que é devido ao amor que a galinha demonstrou pelos ovos, ou outras manifestações afetivas.
Discuta sobre as características da galinha, algumas estão explícitas tais como: carinhosa, paciente. Mas, ela possui outras que os alunos podem deduzir, para isso, questione-os sobre as qualidades de quem, cuida e ou acolhe quem está abandonado. (Solidária, Generosa, Bondosa).
Se imaginarmos que esta galinha seja uma pessoa, o que poderiam ser os ovinhos abandonados? Seriam crianças abandonadas? O que ela fez foi importante? Por quê?
O fato de ela acolher ovos diferentes mostra que ela ama a todos mesmo sendo diferentes.
Aproveite a sensibilização e discuta sobre: a solidariedade, a importância de ajudarmos ao próximo e de respeitarmos as diferenças.
-Traga a discussão para as questões da sala de aula fazendo analogias sobre o relacionamento entre os colegas.-Depois de explorar estas possibilidades proponha que criem outra história continuando a partir de onde ela parou, ressaltando o que ela fez de bom.
Professor, neste sítio você encontra de forma clara um texto que aborda as capacidades de leitura que devem ser trabalhadas para que nosso aluno seja um verdadeiro leitor. http://sites.google.com/site/kattyrasga07/capacidadesdeleitura
Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes áreas do conhecimento é fundamental que você verifique se os objetivos elencados foram atingidos. Observe se os alunos foram capazes de fazer inferências a partir de dados da história; de adicionar a partir dos dados obtidos na história; de elaborar coletivamente uma história tendo como referência a história contada.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/07/2013
Três estrelasGostei da ideia.
30/09/2011
Cinco estrelasPARABÉNS!!! Adorei!
29/09/2011
Cinco estrelasEu acho que a linguagem oral e a escrita no ensino infantil e muito importante pois eles podem contar historias de livrinhos infantis para os coleguinhas ou inventadas seja na pratica ou na escrita isso estimula a criatividadde do aluno ...
25/09/2011
Quatro estrelasGostei muito, principalmente porque permite trabalhas várias áreas do conhecimento.
11/09/2011
Quatro estrelasGostei muito contextualiza várias disciplinas de forma divertida que pode ser adaptada nas séries iniciais do ensino fundamental.