Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A história dos números

 

22/07/2009

Autor y Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender a importância dos números no nosso cotidiano, conhecer a origem dos números e praticar o raciocínio lógico-matemático, bem como a ordenação numérica de maneira lúdica e divertida. Poderão ser trabalhadas também as competências de concentração e paciência.
Estas são aulas indicadas para os alunos que estejam no início do Ensino Fundamental Inicial, da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e que, portanto estão construindo seus conhecimentos matemáticos. Alunos que tenham deficiência auditiva, mental e física poderão usufruir destas aulas!

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.


Motivação:

Para dar início às discussões sobre o tema das aulas o professor deverá perguntar aos alunos, se eles sabem e/ou o que acham sobre a importância da matemática em nossas vidas. Se ela exerce influência e importância e por quê?

Sugerimos que o professor favoreça que os alunos percebam que precisamos da matemática quando vamos realizar alguma compra, quando vamos cozinhar e etc.
O professor poderá, inclusive, fazer uma lista na lousa de atividades que realizamos no cotidiano (Fig. 1) e que usamos a matemática, sem nem mesmo perceber.
Feito isso, outras atividades poderão ser feitas para dar continuidade às aulas.

Figura 1- Imagem de uma cena cotidiana
Disponível em: http://queroficarrico.com/blog/wp-content/uploads/2009/01/supermercado.jpg  
Acesso em: 06. Jul. 2009.


Atividade 1

Os alunos deverão ser instigados neste momento a conhecer um pouco sobre o histórico da matemática, sobre a origem dos números. Para isso, estando os alunos organizados em duplas no Laboratório de Informática, cada dupla poderá pesquisar em livros didáticos, e também na internet ,os temas relacionados abaixo e, em seguida, fazer a apresentação oral dos resultados de suas pesquisas.

- O que são números naturais? Dar exemplos

- O que são números cardinais? Dar exemplos

- O que são números romanos? Dar exemplos

- O que são números primos? Dar exemplos

- A matemática no Ocidente

- A matemática no Oriente

Segue abaixo a indicação de alguns sites (Fig. 2) em que os alunos poderão efetuar suas pesquisas, porém é extremamente importante que o professor disponibilize livros didáticos para auxiliá-los no momento das pesquisas.

http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/naturais/naturais1.htm  

http://www.brasilescola.com/matematica/numeros-naturais.htm  

http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_cardinal  

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061209014824AA4srEu  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Numera%C3%A7%C3%A3o_romana  

http://www.mundovestibular.com.br/articles/515/1/ALGARISMOS-ROMANOS/Paacutegina1.html  

http://www.somatematica.com.br/fundam/primos.php  

http://www.projetozk.ufjf.br/base_p/ensaios/ensaio3/ant_primos.htm  

http://www.matematicahoje.com.br/telas/educ_mat/brasil/educ_brasil.asp  

http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/histo2.html#dos

http://www.soma tematica.com.br/hist oria/oriental.php  

Figura 2: Imagem do site da UFRGS

Atividade 2

Sugerimos que neste momento o professor trabalhe com os alunos a importância de se conhecer a história dos números, por meio do vídeo postado abaixo. E depois de assistir o vídeo, é importante que o professor o discuta com os alunos.


http://www.youtube.com/watch?v=Qh6wS2MWXLU

 
Sugerimos outros vídeos para que o professor possa transmitir aos alunos, ou até mesmo para seu estudo!

http://www.youtube.com/watch?v=hWLAtn3KVw8&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=aGuA62lr5qk  

Atividade 3



Nesta atividade os alunos deverão compartilhar com o professor e com os outros alunos o que aprenderam com as atividades anteriores, bem como apresentar o resultado das pesquisas realizadas. É importante que as crianças e ou jovens/adultos desde as séries iniciais tenham a oportunidade de expressar seus sentimentos acerca das atividades propostas na escola, bem como sobre sua aprendizagem. É nesta direção que a avaliação formativa se dá!
Para a realização desta atividade sugerimos que os alunos estejam sentados em forma de círculo ou meia lua, (Fig. 3) para que o diálogo seja mais proveitoso.

Figura 3- Imagem de crianças conversando com seu professor
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_yjLxbHOeKac/SgA53lV_hnI/AAAAAAAAAdE/X8UlhG14jIU/s400/Boa+Conversa.JPG  Acesso em: 26. Jun. 2009.

Sugestões:


1) O professor deverá, neste momento, perguntar aos alunos se eles gostam de jogos. Após ouvir suas respostas, o professor deverá dizer que eles participarão de alguns jogos, muito interessantes! Os alunos poderão aprender por meio de outros jogos o significado de alguns conceitos matemáticos, tais como:

Números Primos: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=92  
Números Romanos (Fig. 4): http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=91  

Figura 4- Imagem do jogo sobre os “Números Romanos”

2) Estando os alunos organizados em duplas no Laboratório de Informática, o professor deverá apresentar um Recuso (fig. 5) publicado no site do Portal do Professor a eles.
Tal Recurso é uma simulação, mais conhecido como quebra-cabeça 4 por 4, onde se encontram os números naturais de 1 a 15, desordenados de maneira aleatória. O usuário deverá mover as peças para ordená-las.

Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19153

Figura 5 – Imagem do Rec urso


Observação: é importante que cada aluno tenha tempo suficiente para realizar a montagem do jogo, isto é, que seu ritmo seja respeitado! E que seja instigado em todo o momento, para que não desistam do jogo, se o acharem difícil...

Recursos Complementares

No site do Portal do Profesor é possível encontrar ferramentas de interação para os alunos e professores. Como estas aulas abordam a temática dos jogos e sua importância para o processo de ensino e aprendizagens de conceitos matemáticos, sugerimos que o professor dê a oportunidade a seus alunos de praticar um jogo via internet, muito importante para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático; o Jogo de Xadrez, por meio do link abaixo. Para tanto, será necessário escolher a opção "Central de Jogos" e em seguida aparecerá a opção do Jogo de Xadrez.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=3&tamanhoPagina=25&categoria=6&outrosPaises=false  

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos, inclusive quando estiverem expressando suas dificuldades e/ou facilidades em relação ao jogo e realização de suas pesquisas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 2/6 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Emilson de Almeida Romero, ceeja , Rondônia - dijo:
    emilson_cm1972@hotmail.com

    23/07/2012

    Cinco estrelas

    Gostei das atividades são excelente, e se na escola não tiver esta disponibilidade de laboratórios, as atividades nos mostram outros recursos importantes


  • juliana , e.e professora diva da cunha barra , São Paulo - dijo:
    ju.fernandesdasilveira@gmail.com

    15/04/2012

    Três estrelas

    achei site super interessante , estou fazendo uma pesquisa sobre os numeros romanos . acho que vou tirar um 10 . obrigado e beijos da Juliana .


  • ROBERTA KONRATH SCHALLENBERGER, ESC MUN ENS FUN NICOLAU FRIDOLINO KUNRATH , Rio Grande do Sul - dijo:
    konraths@ibest.com.br

    21/11/2010

    Três estrelas

    As atividades são muito interessantes pois devemos instigar cada vez mais, os alunos fazem pesquisa, são muitas as possibilidades de exploração nessa aula. Um abraço, Roberta.


  • Marta R. Zemmuner, EMEF IVONE APARECIDA GOMES PALUMBO , São Paulo - dijo:
    marta.zemmuner@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aprendi muitíssimo com essa sugestão de aula pois gosto de trabalhar a história dos números com os alunos desde o 3º ano (antiga 2ª série). Trabalho com um livro que contém uma história em quadrinhos, e os alunos aprendem muito. Agora que estou fazendo o curso oferecido pelo MEC, aprendendo com as TICs, e através desse portal que dá para aprender muito mais, a minha prática pedagógica ficou enriquecida, cheia de conhecimentos novos. Espero em breve poder contribuir também. Obrigada!


  • manoel conceição santos, Escola Estadual Vinícius de Morais , Mato Grosso - dijo:
    manoel.helena@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei das informações de como trabalhar a matematica de uma forma mais animada e agradável. Talvez assim nossos alunos tenham mais interresse em aprender matematica.


  • Melissa Bom, Escola Estadual de Ensino Fundamentl Marcelo Gama , Rio Grande do Sul - dijo:
    melnbom@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei as sugestões, principalmente os links com jogos e vídeos. São muito importantes para se poder chamar a atenção dos nossos alunos de hoje. Parabéns pelas idéas.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.