Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aeróbica: dança ou malhação? UCA

 

26/09/2011

Autor y Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a Aeróbica, na atualidade, como uma das modalidades de ginástica, que apresenta dimensões de dança e de aptidão física (fitness);
  • Conhecer duas das diferentes modalidades dessa ginástica (aeróbica de academia, aeróbica dança de competição) bem como vivenciá-las na escola;
  • Refletir, no contexto da Aeróbica, sobre os aspectos da linguagem e expressão (comunicação) e reação (fisiologia) do nosso corpo.
Duração das atividades
07 aulas de 50 minutos / total: 350 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conhecimentos dos recursos do netbook - UCA:

Acesso ao browser do navegador padrão (Firefox): Metasys>Navegador Internet.

Acesso à WebCam: Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam.

- Não são necessários conhecimentos prévios sobre Ginástica e Dança na condição de pré-requisitos. No entanto, os conhecimentos dos alunos sobre estes conteúdos deverão ser considerados;

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Dança que eles já viram, conhecem e já dançaram....

Obs: A expressão "dança de academia" será aqui utilizada para designar não apenas aquelas executadas no espaço de uma academia (como dança de salão, jazz, contemporânea, etc.), mas, sim, aquelas danças praticadas com o objetivo de melhoria da aptidão física (fitness) e comumente caracterizadas como ginástica. Especificamente, destacaremos aqui como "dança de academia" a Aeróbica que, embora seja mais conhecida como ginástica, reconhecemos suas dimensões de Fitness e de Dança como procuraremos demonstrar para os alunos;

 

1. Iniciar a aula com reflexões junto aos (as) alunos (as) sobre a dança, de maneira geral, na forma de um debate aberto.

Sugestões de perguntas:

  1. O que é dança para eles?
  2. Que estilos de dança conhecem?
  3. Qual o tipo de dança preferida de cada um?
  4. Onde elas ocorrem?

 

Sugestões de temáticas para que o (a) professor (a) destaque na discussão:

  • Linguagem Corporal ( “o corpo fala”): através do corpo em movimento podemos transmitir uma mensagem mesmo sem utilização de palavras.

  • Na Dança o corpo se movimenta mediante um ritmo: todos possuem um ritmo;

  • Quando há música o corpo pode produzir uma sequência de movimentos em função da sequência dos sons com os quais o corpo está em contato.

2. O (a) professor (a) deverá solicitar que os (as) alunos (as) acessem em seus netbooks, alguns vídeos que abordem diversas modalidades de dança e, propositalmente, incluir algumas "danças de academia" que são praticadas como ginástica. O (a) professor (a) anotará no quadro os endereços eletrônicos dos vídeos e os (as) alunos (as) deverão digitá-los no browser do navegador padrão (Firefox).

Sugestões de vídeos:

Dança Clássica: Ex. Balé Clássico - vídeo com Ana Botafogo

imagem videos dança classica http://www.youtube.com/watch?v=5oHh2bU_uYA&feature=fvwrel, acesso em 11/09/2011

 

Danças Urbanas Ex: Dança de Rua ou Street Dance

imagem dança rua  http://www.youtube.com/watch?v=1OcsDk6IQiA&feature=fvsr, acesso em 11/09/2011

 

 

"Danças de Academia": Ex: Dança e Ginástica Aeróbica

imagem dança aerobica 1 http://www.youtube.com/watch?v=UQuHeq_uDlA&feature=related, acesso em 11/09/2011

O professor deverá informar que na próxima aula aprenderemos mais sobre Aeróbica.

 

Aula 2: Conhecendo Aeróbica...

1. O (a) professor (a) deve retomar as respostas da pergunta número 4 da primeira aula, e perguntar a eles:

  1. Quem conhece Dança ou Ginástica em Academia?

  2. Quem já viu ou praticou Dança ou Ginástica em Academia?

Caso a opção Aeróbica não apareça nas respostas, perguntar:

       3. Quem conhece Aeróbica? Onde se pratica?

2. Em seguida o professor apresentará vídeos sobre  a Aeróbica e, a partir deles, destacará alguns pontos característicos da Dança e da Ginástica:

Sugestões de Vídeos:

Aeróbica como Ginástica:

imagem  ginastica aerobica 1  http://www.youtube.com/watch?v=j3KJ9cP9NFI&feature=related, acesso em 11/09/2011

 

Aeróbica como Dança:

imagem dança aerobica 2 http://www.youtube.com/watch?v=yW_4PB5CQ-0&feature=related, acesso em 11/09/2011

 

3. Posteriormente o (a) professor (a) convidará os (as) alunos (as) para uma vivência:

Aqui, é importante mostrar um vídeo motivador, com  crianças praticando aeróbica.

Sugestão de vídeo:

aerob crianças

http://www.youtube.com/watch?v=3mVsqRLXqcE&feature=related, acesso em 11/09/2011

 

Aula 3: Aeróbica: ginástica ou dança de academia?

1. Retomar a vivência da aula anterior, com uma discussão a partir dos seguintes questionamentos:

  1. Quem gostou, ou não, da aeróbica? Por quê?
  2. Será que ela é dança ou ginástica? Por quê?

Obs.: As respostas da pergunta 1 acima servirão para que o (a) professor (a) se atente em preservar os aspectos que os (as) alunos (as) gostaram, assim como, alterar aqueles pontos que não foram atraentes a eles (as), de modo a favorecer o interesse, sobretudo, visando as aulas práticas. As respostas da pergunta 2 ensejarão a discussão do quadro que se segue.

2. Em seguida, apresentar um Quadro Referência das Características da Aeróbica, enquanto ginástica e dança:

 

Aeróbica Ginástica Aeróbica Dança
Exercício Físico regular Ritmo, cadência, ao som da música
Segue orientações de um (a) professor (a) (ex. repetições de gestos) Criam-se coreografias para apresentações e/ou competições
Visa principalmente a aptidão física e a melhoria da saúde Visa comunicação, expressão de alguma mensagem com o corpo

 

3. Ao final, o (a) professor (a) deve deixar claro que atualmente, embora apresente diversos aspectos que a aproximem da Dança, a Aeróbica é usualmente empregada como uma modalidade de Ginástica de Academia (embora não seja exclusivamente praticada neste local) no tocante aos objetivos e especificidades dessa prática.  No geral, as manifestações da Aeróbica que mais a focalizam dentro da Dança, são aquelas praticadas em competições como eles (as) verão nos vídeos.

 

Sugestões de vídeos

Aeróbica Dança de Competição (clique na imagem)

aerob dança compet

http://www.youtube.com/watch?v=wsUb90V5rEM, acesso em 11/09/2011

 

Aula 4 e 5: Desafio das coreografias Temáticas

1. Os (as) alunos (as) divididos em grupo (máximo de 05 alunos) deverão escolher uma temática para montagem de uma coreografia. Algumas orientações deverão ser seguidas. Exemplos:

a) Estratégia para escolha do tema:

- Cada um vai sugerir um tema que faz parte de seu dia-a-dia (família, esporte, escola)

- Elaborarão uma história, ou um roteiro, que aborde os temas que foram sugeridos.

b) Os grupos poderão escolher entre "Aeróbica Ginástica" ou "Aeróbica Dança":

2. Iniciar a montagem da coreografia:

Estratégia para montagem:

- Cada aluno (a) irá sugerir um movimento no grupo, todos deverão observar e se esforçar para reproduzir;

- Em seguida, deverão discutir no grupo, com o auxilio do (a) professor (a), sobre a ordem dos movimentos a partir da junção dos movimentos de cada colega (sequência da coreografia);

Obs.: Se necessário os (as) alunos (as), ou mesmo o (a) professor (a), devem sugerir movimentos links, ou seja, movimentos intermediários que se ligam aos outros, no entanto, cada movimento sugerido pelos (as) colegas deve ser preservado. O desafio é construir a “obra” (coreografia) com o “material” (movimentos dos colegas) disponível, mesmo que seja necessário algum “cimento” extra (movimentos links);

3. Eles (as) iniciarão a montagem nesta aula e concluirão nas outras (mais 02 aulas, no máximo, serão suficientes).

Cada grupo deverá utilizar os laptops para filmagem das montagens, sendo assim, o (a) professor (a) deve orientá-los para fazer o "arquivo das etapas", ou seja, cada etapa da coreografia concluída deve ser registrada (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam).

 

Aula 6: Apresentação para turma

1. Após terem concluído e ensaiado, os grupos apresentarão as coreografias para turma.

O (a) professor (a), e os (as) alunos (as), filmarão as apresentações (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam). Cada grupo terá um (a) aluno (a) responsável pela filmagem (poderá haver revezamento para os registros das apresentações)

Passar as gravações para o pendrive do professor.

2. Ao final da aula, o (a) professor (a) informará que fará uma montagem de um único vídeo denominado Aeróbica da Turma para ser apresentado na próxima aula.

 

Aula 7. Apresentação do Vídeo Aeróbica da turma e avaliação.

O (a) professor (a) apresentará o vídeo e solicitará que os alunos comentem na forma de diálogo aberto:

a) O que você achou mais interessante: Aeróbica Ginástica ou Dança? Por quê?

b) Todos participaram de maneira efetiva na elaboração?

c) Se você pudesse fazer novamente, o que mudaria (grupo, tema, modalidade)? Por quê?

Recursos Complementares

Sugestões de vídeos de Aeróbica com crianças:

http://www.youtube.com/watch?v=7fopwxYcXkI&feature=related, acesso em 11/09/2011

http://www.youtube.com/watch?v=c2VZGGDHfYY&feature=related, acesso em 11/09/2011

Avaliação

1. O processo avaliativo deve ser conduzido durante cada aula e, principalmente, durante as montagens das coreografias nos grupos, nos quais o (a) professor (a) deve destacar: envolvimento, participação, criatividade, respeito às sugestões dos colegas, formas de decisão.

2. O último ato avaliativo deve ser realizado na aula 7, após apresentação do vídeo, problematizando todos os pontos presentes nas três perguntas sugeridas e outras questões que surgirem dos alunos ou outras que o (a) professor (a) julgar necessário acrescentar.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.