26/09/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Conhecimentos dos recursos do netbook - UCA:
Acesso ao browser do navegador padrão (Firefox): Metasys>Navegador Internet.
Acesso à WebCam: Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam.
- Não são necessários conhecimentos prévios sobre Ginástica e Dança na condição de pré-requisitos. No entanto, os conhecimentos dos alunos sobre estes conteúdos deverão ser considerados;
Aula 1: Dança que eles já viram, conhecem e já dançaram....
Obs: A expressão "dança de academia" será aqui utilizada para designar não apenas aquelas executadas no espaço de uma academia (como dança de salão, jazz, contemporânea, etc.), mas, sim, aquelas danças praticadas com o objetivo de melhoria da aptidão física (fitness) e comumente caracterizadas como ginástica. Especificamente, destacaremos aqui como "dança de academia" a Aeróbica que, embora seja mais conhecida como ginástica, reconhecemos suas dimensões de Fitness e de Dança como procuraremos demonstrar para os alunos;
1. Iniciar a aula com reflexões junto aos (as) alunos (as) sobre a dança, de maneira geral, na forma de um debate aberto.
Sugestões de perguntas:
Sugestões de temáticas para que o (a) professor (a) destaque na discussão:
Linguagem Corporal ( “o corpo fala”): através do corpo em movimento podemos transmitir uma mensagem mesmo sem utilização de palavras.
Na Dança o corpo se movimenta mediante um ritmo: todos possuem um ritmo;
Quando há música o corpo pode produzir uma sequência de movimentos em função da sequência dos sons com os quais o corpo está em contato.
2. O (a) professor (a) deverá solicitar que os (as) alunos (as) acessem em seus netbooks, alguns vídeos que abordem diversas modalidades de dança e, propositalmente, incluir algumas "danças de academia" que são praticadas como ginástica. O (a) professor (a) anotará no quadro os endereços eletrônicos dos vídeos e os (as) alunos (as) deverão digitá-los no browser do navegador padrão (Firefox).
Sugestões de vídeos:
Dança Clássica: Ex. Balé Clássico - vídeo com Ana Botafogo
http://www.youtube.com/watch?v=5oHh2bU_uYA&feature=fvwrel, acesso em 11/09/2011
Danças Urbanas Ex: Dança de Rua ou Street Dance
http://www.youtube.com/watch?v=1OcsDk6IQiA&feature=fvsr, acesso em 11/09/2011
"Danças de Academia": Ex: Dança e Ginástica Aeróbica
http://www.youtube.com/watch?v=UQuHeq_uDlA&feature=related, acesso em 11/09/2011
O professor deverá informar que na próxima aula aprenderemos mais sobre Aeróbica.
Aula 2: Conhecendo Aeróbica...
1. O (a) professor (a) deve retomar as respostas da pergunta número 4 da primeira aula, e perguntar a eles:
Quem conhece Dança ou Ginástica em Academia?
Quem já viu ou praticou Dança ou Ginástica em Academia?
Caso a opção Aeróbica não apareça nas respostas, perguntar:
3. Quem conhece Aeróbica? Onde se pratica?
2. Em seguida o professor apresentará vídeos sobre a Aeróbica e, a partir deles, destacará alguns pontos característicos da Dança e da Ginástica:
Sugestões de Vídeos:
Aeróbica como Ginástica:
http://www.youtube.com/watch?v=j3KJ9cP9NFI&feature=related, acesso em 11/09/2011
Aeróbica como Dança:
http://www.youtube.com/watch?v=yW_4PB5CQ-0&feature=related, acesso em 11/09/2011
3. Posteriormente o (a) professor (a) convidará os (as) alunos (as) para uma vivência:
Aqui, é importante mostrar um vídeo motivador, com crianças praticando aeróbica.
Sugestão de vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=3mVsqRLXqcE&feature=related, acesso em 11/09/2011
Aula 3: Aeróbica: ginástica ou dança de academia?
1. Retomar a vivência da aula anterior, com uma discussão a partir dos seguintes questionamentos:
Obs.: As respostas da pergunta 1 acima servirão para que o (a) professor (a) se atente em preservar os aspectos que os (as) alunos (as) gostaram, assim como, alterar aqueles pontos que não foram atraentes a eles (as), de modo a favorecer o interesse, sobretudo, visando as aulas práticas. As respostas da pergunta 2 ensejarão a discussão do quadro que se segue.
2. Em seguida, apresentar um Quadro Referência das Características da Aeróbica, enquanto ginástica e dança:
Aeróbica Ginástica | Aeróbica Dança |
Exercício Físico regular | Ritmo, cadência, ao som da música |
Segue orientações de um (a) professor (a) (ex. repetições de gestos) | Criam-se coreografias para apresentações e/ou competições |
Visa principalmente a aptidão física e a melhoria da saúde | Visa comunicação, expressão de alguma mensagem com o corpo |
3. Ao final, o (a) professor (a) deve deixar claro que atualmente, embora apresente diversos aspectos que a aproximem da Dança, a Aeróbica é usualmente empregada como uma modalidade de Ginástica de Academia (embora não seja exclusivamente praticada neste local) no tocante aos objetivos e especificidades dessa prática. No geral, as manifestações da Aeróbica que mais a focalizam dentro da Dança, são aquelas praticadas em competições como eles (as) verão nos vídeos.
Sugestões de vídeos
Aeróbica Dança de Competição (clique na imagem)
http://www.youtube.com/watch?v=wsUb90V5rEM, acesso em 11/09/2011
Aula 4 e 5: Desafio das coreografias Temáticas
1. Os (as) alunos (as) divididos em grupo (máximo de 05 alunos) deverão escolher uma temática para montagem de uma coreografia. Algumas orientações deverão ser seguidas. Exemplos:
a) Estratégia para escolha do tema:
- Cada um vai sugerir um tema que faz parte de seu dia-a-dia (família, esporte, escola)
- Elaborarão uma história, ou um roteiro, que aborde os temas que foram sugeridos.
b) Os grupos poderão escolher entre "Aeróbica Ginástica" ou "Aeróbica Dança":
2. Iniciar a montagem da coreografia:
Estratégia para montagem:
- Cada aluno (a) irá sugerir um movimento no grupo, todos deverão observar e se esforçar para reproduzir;
- Em seguida, deverão discutir no grupo, com o auxilio do (a) professor (a), sobre a ordem dos movimentos a partir da junção dos movimentos de cada colega (sequência da coreografia);
Obs.: Se necessário os (as) alunos (as), ou mesmo o (a) professor (a), devem sugerir movimentos links, ou seja, movimentos intermediários que se ligam aos outros, no entanto, cada movimento sugerido pelos (as) colegas deve ser preservado. O desafio é construir a “obra” (coreografia) com o “material” (movimentos dos colegas) disponível, mesmo que seja necessário algum “cimento” extra (movimentos links);
3. Eles (as) iniciarão a montagem nesta aula e concluirão nas outras (mais 02 aulas, no máximo, serão suficientes).
Cada grupo deverá utilizar os laptops para filmagem das montagens, sendo assim, o (a) professor (a) deve orientá-los para fazer o "arquivo das etapas", ou seja, cada etapa da coreografia concluída deve ser registrada (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam).
Aula 6: Apresentação para turma
1. Após terem concluído e ensaiado, os grupos apresentarão as coreografias para turma.
O (a) professor (a), e os (as) alunos (as), filmarão as apresentações (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam). Cada grupo terá um (a) aluno (a) responsável pela filmagem (poderá haver revezamento para os registros das apresentações)
Passar as gravações para o pendrive do professor.
2. Ao final da aula, o (a) professor (a) informará que fará uma montagem de um único vídeo denominado Aeróbica da Turma para ser apresentado na próxima aula.
Aula 7. Apresentação do Vídeo Aeróbica da turma e avaliação.
O (a) professor (a) apresentará o vídeo e solicitará que os alunos comentem na forma de diálogo aberto:
a) O que você achou mais interessante: Aeróbica Ginástica ou Dança? Por quê?
b) Todos participaram de maneira efetiva na elaboração?
c) Se você pudesse fazer novamente, o que mudaria (grupo, tema, modalidade)? Por quê?
Sugestões de vídeos de Aeróbica com crianças:
http://www.youtube.com/watch?v=7fopwxYcXkI&feature=related, acesso em 11/09/2011
http://www.youtube.com/watch?v=c2VZGGDHfYY&feature=related, acesso em 11/09/2011
1. O processo avaliativo deve ser conduzido durante cada aula e, principalmente, durante as montagens das coreografias nos grupos, nos quais o (a) professor (a) deve destacar: envolvimento, participação, criatividade, respeito às sugestões dos colegas, formas de decisão.
2. O último ato avaliativo deve ser realizado na aula 7, após apresentação do vídeo, problematizando todos os pontos presentes nas três perguntas sugeridas e outras questões que surgirem dos alunos ou outras que o (a) professor (a) julgar necessário acrescentar.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!