15/09/2011
As ruas do meu bairro: O que mudou?
MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Professor, para que os alunos, nessa aula, possam compreender como o trabalho sobre a rua do bairro, pode favorecer a compreensão sobre as mudanças ocorridas no lugar em que vivem, é necessário que tenham habilidades básicas de leitura e de escrita; exponham suas ideias com coerência, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.
Professor, para iniciar essa atividade divida a turma em dois grandes grupos e providencie a cópia do texto da música “Se essa rua fosse minha” e o texto de Eduardo Amos chamado “Se essa rua fosse minha”. Se preferir, busque a música utilizando o laptop Classmate, seguindo o comando: Mozila Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Com a sua ajuda, oriente os alunos a digitarem o link abaixo:
http://letras.terra.com.br/cantigas-populares/134098/
Cada grupo trabalhará com um texto seguindo as suas instruções.
Peça ao grupo do texto da música que faça a leitura silenciosa da mesma e depois solicite que cante para a turma. Se os alunos não souberem a canção leve um CD e deixe-os ouvir.
Cantigas Populares
Se essa rua
Se essa rua
fosse minha
Eu mandava
Eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas
Com pedrinhas de brilhante
Só pra ver
Só pra ver meu bem passar
Nessa rua
Nessa rua
tem um bosque
Que se chama
Que se chama
solidão
Dentro dele
Dentro dele mora um anjo
Que roubou
Que roubou meu coração
Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
Tu roubaste
Tu roubaste o meu também
Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
Foi porque
Só porque te quero bem
http://letras.terra.com.br/cantigas-populares/134098/
Em seguida, o outro grupo deverá fazer a leitura do texto. Primeiramente a leitura deverá ser silenciosa e posteriormente oral para toda a turma ouvir e apreciar.
“Se essa rua fosse minha,
Não mandava ladrilhar.
Não deixava botar pedras,
Não deixava asfaltar.
Deixaria o chão de terra,
Ou talvez plantasse grama.
Encheria as calçadas de flores,
Um vasinho em cada poste.
(...)
Se essa rua fosse minha,
Eu não moraria sozinho.
Eu chamaria muita gente,
Pra morar aqui pertinho.
Chamaria um monte de amigos,
Alguns parentes, E até o meu irmão.
São todas pessoas queridas,
Que eu gosto muito
E amo do fundo meu coração”.
AMOS, Eduardo. Se essa rua fosse minha. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2002.p. 4-5, 10-11.
Após esse momento, indague os alunos:
Prepare uma folha de papel em branco e distribua uma para cada aluno, coloque a turma em roda e formule a seguinte questão: O que cada um de vocês faria na sua rua? Fechem os olhos e tentem imaginar.
Em seguida conte para a turma o que imaginou. Depois faça um desenho representando a sua ideia.
Professor, providencie algumas imagens de diferentes tipos de rua e apresente aos alunos. Se preferir, utilize o laptop Classmate conectado à internet para procurar as imagens, seguindo os seguintes passos: Mozila Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). No campo de endereço peça para digitarem com atenção os sítios abaixo:
Veja:
RUA DE TERRA
http://sites.google.com/site/ademirarteemtela/
RUA DE PARALELEPÍPEDOS
http://ararasvirtual.com.br/museu/historiasdasruas.htm
RUA DE MOSAICO
http://www.conclavepisos.com.br/produtos.html
RUA DE BLOCOS DE CONCRETO HEXAGONAIS
http://www.4freetextures.com/pt/Pavimento_Hexagonal-image-ed46cf7e72f8d69646f6050ad7a657aa.html
Em seguida, proponha algumas questões sobre essas imagens, você poderá registrar no caderno de Geografia..
Professor explique aos alunos que as ruas são vias públicas e têm nomes que as identificam, facilitando sua localização. É muito comum encontrarmos ruas com nomes de pessoas, árvores, flores, pássaros, cidades, países, fatos históricos, datas, números, letras, dentre outros.
Questione:
Professor, solicite que pesquisem se no bairro aonde moram existe alguma rua que tem o nome de uma data ou acontecimento histórico importante. Depois socialize com a turma.
VAMOS INVESTIGAR?
Professor, para os alunos conheceram melhor a sua rua proponha uma investigação sobre alguns aspectos da mesma. Observe o roteiro abaixo:
COMO É A SUA RUA
O que você vai saber: aspectos importantes da sua rua, que fazem dela diferente de todas as outras da cidade onde mora. Como você vai saber: observando como é a sua rua e elaborando no caderno de Geografia uma ficha com as informações coletadas.
FICHA DE PESQUISA
Sua Rua:
É pavimentada? É sem saída? É longa ou curta? É larga ou estreita? É arborizada? Tem estabelecimentos comerciais? Tem fábricas? Tem mão única ou mão dupla de tráfego? É plana ou inclinada? É tranquila ou movimentada? Tem semáforos? Tem cestos de lixo? Tem iluminação pública?
O que poderia ser melhorado na sua rua? _____________________________________________________________________ Como você, sua família e vizinhos poderiam contribuir para essa melhoria? ________________________________________________________________________________________________________________________
|
Após a realização da pesquisa, solicite que façam um desenho da própria rua, respeitando todas as informações obtidas na pesquisa. O desenho poderá ser anexado à pesquisa ou ser realizado no programa Tux Paint (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
A pintura digital oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade.
http://www.softpedia.com/reviews/linux/Tux-Paint-Review-24992.shtml
Professor, é necessário que o aluno compreenda que a maioria das ruas sofrem mudanças com o passar dos anos. Providencie imagens da transformação de uma rua, por exemplo, (antes com terra, poucas residências e calma) e (depois com asfalto, muitas residências e movimentada). Apresente as imagens e em seguida dialogue com a turma:
Professor, explique que em várias ruas acontecem transformações. No caso acima, a rua era de terra, com poucos automóveis circulando. Com o passar do tempo ganhou asfalto e o número de moradias e lojas aumentou, transformando a rua calma em uma movimentada.
Pelas ruas as pessoas podem se deslocar de um lugar para outro. Quando a distância entre os lugares é pequena, podemos ir a pé. Mas, quando a distância é grande, as pessoas costumam usar um meio de transporte. Esse transporte poderá ser público, quando for utilizado por qualquer pessoa e privado quando for utilizado apenas por seu proprietário.
Providencie uma folha de papel branco, distribua para os alunos e formule a seguinte questão:
Professor, organize a turma em roda de conversa e providencie o livro "A Rua de Marcelo" da autora Ruth Rocha.
Aproveite para apresentar alguns dados sobre a autora, você poderá utilizar o sítio.....
http://www.fnac.com.br/a-rua-do-marcelo-8528104524-FNAC,,livro-390973-3015.html
Em seguida, faça a contação da história sempre fazendo inferências com a turma. Veja um trecho da história:
A rua de Marcelo
“Na minha rua passa o lixeiro, que leva o lixo, o carteiro, que traz as cartas, e o fruteiro, que vende frutas.
Mas o homem que entrega a água na casa do alemão não se chama aguadeiro, como eu acho que devia.
Ele é o entregador de água”.
(ROCHA, Ruth. A Rua de Marcelo. São Paulo: Salamandra, 2001. p.13).
A seguir proponha que a turma realize, individualmente, as seguintes atividades no caderno de Geografia.
1 – Responda:
a) Quais desses profissionais passam na rua de Marcelo?
1 - http://veronicapacheco.wordpress.com/page/12/?archives-list=1
3 - http://www.corujando.com.br/agenda/2010/05-mai.html
b) Esses profissionais também passam na sua rua?
c) Além desses, quais outros profissionais passam na sua rua?
2 – Copie as frases, completando com as palavras da coluna ao lado.
O ______________ traz as cartas. - coletor de lixo
O ______________ vende frutas. - carteiro
O ______________ coleta o lixo. - fruteiro
Professor, a partir da história “A Rua de Marcelo”, promova um momento para as crianças compreenderem a importância que tem o endereço para a localização.
Questione-os:
Explique que casas, prédios, lojas e fábricas que existem nas ruas recebem um número para que sejam facilmente localizados. O nome da rua, o número de nossa casa, o nome do bairro, da cidade, do país onde moramos, juntamente com o CEP formam nosso endereço.
ENVIANDO CARTAS...
Professor, explique que como já sabem, pois já estudaram em aulas anteriores, as cartas e demais correspondências devem estar com o endereço completo e correto para chegarem ao seu destino. No envelope devem constar o nome e o endereço do destinatário e do remetente.
Destinatário: é a pessoa para quem a carta se destina, ou seja, quem deve receber a carta.
Remetente: é a pessoa que remete ou envia a carta.
A partir dessas informações, proponha um momento para os alunos construirem cartas e envelopes e logo após fazerem a entrega.
Cada aluno deverá receber um envelope (você deverá providenciar ou se preferir entregue uma folha de papel branca para o próprio aluno confeccionar) e uma folha de papel em branco.
Em seguida, faça um sorteio tipo “amigo invisível” e peça para cada aluno fazer uma carta para a pessoa com quem saiu.
Quando terminar, é momento de preparar o envelope.
A turma deverá estar organizada em fileiras, pois cada fileira terá um nome que representará a rua, cada carteira será um número representando a casa e a sala de aula como um todo será o bairro.
Dessa forma, a primeira fileira escolherá o nome da sua rua, a segunda fileira escolherá o seu nome e assim com as demais.
Quando estiver tudo definido escreva na lousa os nomes das ruas e organize um número para cada carteira.
Em seguida, os alunos deverão preencher os envelopes com o seu nome (que é o remetente), o nome de destinatário que é a pessoa com quem saiu no sorteio, o nome da rua (que é a fileira), o número da casa ( que é a carteira), o nome do bairro (que é a sala – nome da turma, exemplo, 2º ano A), a cidade poderá ser a própria.
Professor, caminhe pela sala de aula e oriente os alunos na realização da atividade.
Depois, solicite que cada aluno vivencie o momento de carteiro.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais, as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação ao conceito e a importância da rua, as transformações ocorridas nas mesmas, bem como a utilização do laptop na realização das atividades.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
31/05/2015
Cinco estrelasExcelente trabalho. Foi de grande ajuda na montagem de um trabalho da faculdade, livro de Geografia.
22/05/2014
Cinco estrelasmuito relevante porque quase não encontramos nada sobre o assunto
15/02/2013
Cinco estrelasComo professora ,que sou, achei simplesmente maravi- lhoso esse trabalho! Boa sequência de atividades; textos interessantes e com temas que atraem alunos e professores; temas para pesquisa que inspiram a busca por novas idéias e conteúdos. Sugestões de busca on line muito boas. Amei!!!l
27/03/2012
Três estrelasparabéns pela aula, ela é bastate dinâmica, dessa forma os alunos concerteza vâo assimilar melhor o assunto sobre localização.
16/09/2011
Cinco estrelasMaravilhosa!!!!! Dinâmica, criativa, envolvente e principalmente interativa. Parabéns pelo desenvolvimento do trabalho em sala de aula. Você é uma professora que faz a diferença.
15/09/2011
Cinco estrelasMaravilhosa a aula, pois irei trabalhar com meus alunos!