21/07/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
A utilização do Material Cuisenaire estende-se a vários conteúdos entre os quais se destacam:
• fazer construções a partir de representações no plano,
• cobrir superfícies desenhadas em papel quadriculado,
• efetuar a ordenação de números,
• estudar e comparar “partes de” .
Para que o conceito de número seja adquirido, compreendido e consolidado impõem-se como pré-requisitos determinados conceitos, nomeadamente:
• Classificação (noção de conjunto)
• Simples – um atributo (ex: cor, forma…)
• Múltipla – mais que um atributo
• Comparação (entre dois ou mais seres)
• Seriação (completar séries de figuras)
• Ordenação
* Crescente (utilização do símbolo <)
* Decrescente (utilização do símbolo >)
• Transitividade
* a < b e b < c ⇒ a < c
• Conservação
* Quantidade (correspondência termo a termo)
* Volume
O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo. Foi criado pelo professor belga Émile Georges Cuisenaire Hottelet, que, durante 23 anos, o estudou e o experimentou na aldeia belga de Thuin.
Só 23 anos depois da sua criação é que a sua criação se difundiu com enorme êxito, pelo professor espanhol Caleb Gattegno, em 1952, tentando dar resposta à necessidade de ensinar matemática de uma forma lúdica.
Levou apenas 13 anos para passar a ser conhecido nas escolas de quase todo o mundo. Feito originalmente de madeira, o Material Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares. É um material estruturado, composto de 241 barras coloridas que são prismas quadrangulares com 1 cm de aresta na base, com 10 cores e 10 comprimentos diferentes e proporcionais, distribuídos do seguinte modo:
A utilização do Material Cuisenaire estende-se a vários conteúdos entre os quais se destacam:
• fazer e desfazer construções,
• fazer construções a partir de rep resentações no plano,
• cobrir superfícies desenhadas em papel quadriculado,
• medir áreas e volumes,
• trabalhar simetrias,
• construir gráficos de colunas,
• estudar frações e decimais,
• estudar as propriedades das operações,
• efetuar a decomposição de números,
• efetuar a ordenação de números,
• estudar e comparar “partes de” e
• resolver problemas.
Para facilitar o desenvolvimento das atividades em sala, separamos estas de acordo com os conceitos pré-numéricos. Professor, peça aos seus alunos que respondam as atividades abaixo e procure sempre questionar as respostas.
Classificar implica fazer agrupamentos de objetos que tenham pelo menos um atributo comum. Tendo em conta o Material Cuisenaire, podem-se formar conjuntos atendendo ao atributo cor, por exemplo:
Atividades:
1 - Escolha:
a) uma barra de cor azul;
b) uma barra de cor vermelha;
c) uma barra rosa e outra de cor castanha. São iguais? Em que se diferenciam?;
d) uma barra que não seja amarela;
e) uma barra que não seja verde;
2 – Formar grupos de:
a) barras vermelhas;
b) barras azuis;
c) barras que tenham a mesma cor;
d) barras verdes e barras rosa;
e) uma bar ra verde ou uma barra rosa;
f) uma barra amarela e uma barra preta;
g) barras que não sejam pretas;
h) barras que não sejam azuis nem laranja;
Este conceito pressupõe a identificação do atributo a comparar. No caso do material Cuisenaire podemos comparar o atributo tamanho.
Atividades:
1 – Escolha, tendo como parâmetro de comparação o comprimento da barra:
a) uma barra maior que a barra azul ;
b) uma barra m aior que a barra verde cl ara;
c) uma barra menor que a barra amarela;
d) uma barra menor que a barra castanha;
e) a s barras maiores que a barra preta;
f) as barras menores que a barra rosa;
g) uma barra menor que a barra amarela;
h) todas as barras menores que a barra amarela;
i) uma barra menor que a barra branca (pedir explicação em relação à resposta);
j) uma barra maior que a barra laranja (pedir explicação em relação à resposta);
k) de entre um grupo de quatro peças diferentes (branca, vermelha, verde clara e rosa), a menor;
l) de entre um grupo de cinco peças (de cores castanha, azul, branca e vermelha), duas que tenham igual comprimento;
m) de entre um grupo de quatro peças (verde escura, verde clara, rosa e amarela), a maior;
n) de entre um grupo de cinco peças (de cores castanha, azul, branca e vermelha), as duas que tenham menor comprimento;
2 – Responda
a) Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a vermelha?
b) Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a verde-clara?
c) Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a rosa?
d) Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a amarela?
Este conceito implica que se identifique um padr ão e se lhe dê continuidade.
Atividades:
1 – Completa os seguintes padrões (usando as barras Cuisenaire):
a) verde clara – amarela – preta - verde clara - __________________ - ___ _____________
b) amarela – vermelha – azul – vermelha – amarela - _____________ - ________________
c) castanha – amarela – preta – verde escura – verde clara - ___________ - _____________
d) azul - __________ - preta – verde escura – azul – castanha - __________ - ____________
e) branca – branca – amarela - azul – azul - __________ - branca - ___________ - __________
Este conceito implica que se distribuam várias peças segundo um determinado atributo (tamanho):
Atividades:
1 – Ordena as seguintes barras, começando da menor para a maior (ordem crescente):
a) azul – verde escura – castanha – amarela – vermelha;
b) rosa – branca – preta – verde clara.
2 – Ordenem as seguintes barras, começando da maior para a menor (ordem decrescente):
a) preta – laranja – branca – azul;
b) vermelha – castanha – amarela – preta.
3 – Completa a seguin te ordenação de barras:
a) castanha - ________ - verde escura - ________ - rosa;
b) branca - _________ - ___________ - rosa – amarela.
Este conceito implica a comparação de dois entes extremos, através de um terceiro ente, que se situa entre eles.
Atividades:
1 – Conceba três atividades para trabalhar este conceito. (se a barra amarela é menor que a verde escura e a verde escura é menor que a preta, qual é a barra menor, a amarela ou a preta?)
Este co nceito implica a co mparação, termo a term o, entre os elemento s de dois conjuntos.
Atividades:
1 – Faz corresponder (através de setas) a cada elemento de um dos conjuntos um e um só elemento do outro conjunto:
2 – Pinta, com as cores respectivas, cada uma das barras das alíneas anteriores.
Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática e acomode-os em duplas. Peça a eles que acessem o sítio http://www.arcytech.org/java/integers/integers.html. Trata-se de uma aplicação que trabalha com Material Cuisenaire em ambiente informatizado. Após o acesso, será mostrada a tela:
Professor, comente com seus alunos que as barras do aplicativo apresentam as mesmas cores, valor numérico e tamanhos proporcionais as barras que foram trabalhadas e m sala de aula. Abaixo temos uma descrição sobre como o programa funciona.
Agora que seus alunos conhecem como utilizar o aplicativo, peça a eles façam as atividades realizadas em sala de aula, servirá como fixação e será um estímulo para realizar atividades de uma forma diferente.
Professor, recolha as atividades produzidas pelos alunos e procure observar e registrar os procedimentos, as ações e os comentários dos seus alunos durante a realização das tarefas escritas e na utilização do software. Utilize esses registros para avaliação.
Quatro estrelas 22 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/09/2014
Quatro estrelasGostei muito, irei seguir os passos propostos
29/06/2014
Quatro estrelasGostei muito da aula. Muito me ajudou a entender como utlizar o Cuisenaire!! Parabéns!!
22/04/2014
Cinco estrelasMaterial de grande valia, obrigada Professor. Att, Maria de Fátima
01/07/2013
Cinco estrelasAdora trabalhar com o material, ótima sugestão e prática de incluir as tecnologias. Apliquei e minha turma aprendeu muito.
19/09/2012
Quatro estrelasGostei muito! Vou aplicar! Em minha cidade os materiais concretos são pouco utilizados pelas minhas colegas.
20/08/2012
Cinco estrelasMuito boa! parabéns....
13/08/2012
Cinco estrelasExcelente apresentação do material,da aula,os procedimentos,me ajudou e está me ajudando a aprender e mediar meus alunos.
08/05/2012
Três estrelasgostaria de saber como trabalhar com as 4 operações nas barrinhas.Sobre sala de informática, minha escola é estadual e nem dispomos de "preciosidade". Achei por ora tdo mto interessante. Obrigada.
19/04/2012
Quatro estrelasAmei o site com muitas opções de atividades . ajudou muito no meu trabalho
20/03/2012
Quatro estrelasótima aula
27/02/2012
Quatro estrelasVi o material e me esclareceu bem sobre sua utilização e consegui encontrar exercicios interessantes
30/09/2011
Quatro estrelasgostei, muitas atividades para explorar esse material que é tão pouco trabalhado em sala de aula
12/05/2011
Cinco estrelasTudo é muito bom más, as atividades do laboratório de informática é 10!!!
17/03/2011
Cinco estrelasachei maravilhoso, vou aplicar om meus alunos.
21/11/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante as atividades com o material cuisenaire. Vou tentar desenvolver as atividades com meus alunos de 2 ano. Alguns deles ainda tem dificuldade em relacionar o número com seu valor correspondente. Sempre estou atras de atividades que possam me ajudar em sala de aula. Um abraço, Roberta
16/11/2010
Cinco estrelasBoa tarde!! Utilizo o material Cuisenaire com as alunas do curso Formação de Docentes, acho ótimo recurso. Com relação à aula proposta, podemos tê-la como exemplo, nossos alunos só terão a ganhar com os trabalhos propostos. Grata. Marilene
25/04/2010
Quatro estrelasesta aula e otima
23/04/2010
Cinco estrelasexcelente!!!1
24/03/2010
Cinco estrelasAmei todo atividade proposta , sua metodologia foi bem dinamica e competente. Vou trabalhr essa atividade com minha turma. Paranbéns pela contribuição um abraço, Aparecida Cândida
24/03/2010
Cinco estrelasEste material é rico em utilização mas pouco difundido, obrigado.
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei os exercícios !
24/03/2010
Cinco estrelasUm excelente maneira de trabalhar área com meus alunos no estágio. Obrigado!