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Os quilombos, a Capoeira e a resistência ao regime escravista no Brasil - UCA

 

06/10/2011

Autor y Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a importância dos quilombos na resistência à escravidão no Brasil.
  • Entender estratégias negras para resistir e preservar elementos de sua cultura.
  • Respeitar as manifestações culturais afrodescendentes.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Colonização do Brasil
  • Tráfico Negreiro
Estratégias e recursos da aula

1

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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

 

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Atividade 1- "O quilombo"

Esta atividade será dividida em duas etapas.

ETAPA 1

Nesta etapa, assistiremos a um trecho do filme "Quilombo" (Cacá Diegues, 1984), disponível no YouTube.

O roteiro do filme foi baseado nos livros "Ganga Zumba" (Editora Civilização Brasileira, 1962), de João Felício dos Santos; e "Palmares: a guerra dos escravos" (Editora Movimento, 1971), de Décio de Freitas. Para saber mais, leia esta entrevista sobre o filme, publicada na Revista do Instituto Humanitas Unisinos, de São Leopoldo/RS - http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=892&secao=217. Acesso em 15 de setembro de 2011

DINÂMICA sugerida:

  • O professor pode exibir o vídeo a partir de seu computador/aparelho, ou solicitar que os alunos localizem o documentário por meio do link abaixo informado.
  • Assistir ao vídeo buscando refletir sobre a resistência à escravidão no Brasil.
  • Discutir e responder as questões propostas.

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http://www.youtube.com/watch?v=ewl5fHKQvKA. Acesso em 15 de setembro de 2011

quilombo youtube

 

QUESTÕES relevantes na análise do vídeo:

  1. Como é o cenário que vemos? Quem são as pessoas presentes na primeira cena e por que elas estão ali?
  2. Quais as razões para essas pessoas quererem fugir?
  3. Como se chama a "terra dos homens livres"? Por que nessa terra existiria a liberdade?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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ETAPA 2

Agora, faremos a leitura de uma matéria publicada no site da Associação de Capoeira Mestre Bimba, de Salvador/BA - http://www.capoeiramestrebimba.com.br/. Acesso em 15 de setembro de 2011. No texto, aborda-se a trajetória do Quilombo de Palmares, a mais duradoura comunidade formada e administrada por escravos fugidos no Brasil, com mais de 100 anos de existência.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o artigo por meio de seu link, abaixo informado.
  • Realizar a leitura e o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 15 de setembro de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

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http://www.capoeiramestrebimba.com.br/quilombo.html. Acesso em 15 de setembro de 2011

palmares

 

QUESTÕES relevantes na análise:

  1. Qual a localização do Quilombo de Palmares?
  2. Como e quando o quilombo se iniciou?
  3. Qual a relação entre as chamadas Invasões Holandesas e o crescimento populacional de Palmares?
  4. Quais atividades permitiam a sobrevivência daquela população?
  5. Quais as hipóteses sobre a organização política do Quilombo de Palmares?
  6. De que forma a prosperidade do quilombo foi reprimida?
  7. Quando e como ocorreu a destruição de Palmares?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos reflitam sobre a resistência escrava por meio da fuga para os quilombos, sendo o Quilombo de Palmares o exemplo de eficiência e longevidade dessa luta contra o regime colonial brasileiro.

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Atividade 2- Mapeando os quilombos no Brasil

Além de Palmares, existiram inúmeras outras comunidades que serviram de abrigo e perspectiva de nova vida para escravos refugiados. Nesta atividade, analisaremos o mapa "Quilombos no Brasil", que foi baseado no livro "Os Quilombos e a rebelião negra", de Clóvis Moura (Editora Brasiliense, 1981).

DINÂMICA sugerida:

  • Indicar aos alunos o link do mapa "Quilombos no Brasil", abaixo informado.
  • Para uma melhor visualização do mapa, clicar sobre o link e abrir nova guia/janela.
  • Analisar o mapa e responder as questões, conforme se propõe.

 

http://1.bp.blogspot.com/_zMzKDp_TpFw/S_G5_wLeQpI/AAAAAAAAANs/Qnrvvdfools/s1600/MAPA+QUILOMBOS.jpg. Acesso em 15 de setembro de 2011

mapa

 

QUESTÕES relevantes na análise:

  1. Em quais regiões brasileiras verificamos a existência de quilombos?
  2. Em quais vemos o maior número de quilombos?
  3. Localize o Quilombo de Palmares.
  4. Em quais regiões não identificamos quilombos?
  5. Contabilize a quantidade de quilombos espalhados pelo território nacional e avalie a sua importância na resistência ao escravismo no Brasil. Para ajudar na resposta, leia a definição de "Quilombo" no dicionário virtual - http://www.dicio.com.br/quilombo/. Acesso em 15 de setembro de 2011

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre a quantidade de quilombos espalhados pelo Brasil, os quais representam focos de resistência ao regime escravista.

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Atividade 3- "Capoeira"

Agora, realizaremos a leitura de um texto sobre a Capoeira, tal como manifestação criada pelos africanos no Brasil colônia, praticada nos quilombos, uma de suas formas de resistência à escravidão e de preservação de valores culturais trazidos da África. O texto intitula-se "História da Capoeira", publicado no site do Centro Cultural Capoeira Água de Beber, de Portugal - http://www.aguadebeber-pt.com/. Acesso em 15 de setembro de 2011

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o artigo por meio de seu link, abaixo informado.
  • Recomendamos a leitura até o subtítulo "A Proibição". A leitura dos subtítulos seguintes é facultativa.
  • Realizar a leitura e o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 15 de setembro de 201
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

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http://www.aguadebeber-pt.com/index.php?option=com_content&view=article&id=95&Itemid=86. Acesso em 15 de setembro de 2011

capoeira

 

QUESTÕES relevantes na análise do texto:

  1. Qual a origem mais aceita do termo "Capoeira"?
  2. Quando e como ela teria surgido? O que a caracteriza?
  3. De que maneira se deu a incorporação de cantos e ritmos na Capoeira?
  4. O que esta prática significava para os escravos no Brasil colônia? Como ela se tornou uma forma de resistência escrava?
  5. Após a assinatura da Lei Áurea, qual o papel desempenhado pela Capoeira na vida das populações afrodescendentes?
  6. Em sua opinião, quais seriam as razões para a proibição da Capoeira, conforme ocorrido por meio do Código Penal de 1890? Para ajudar na resposta, leia esta notícia publicada no Portal Capoeira - http://portalcapoeira.com/Cidadania/capoeira-preconceito-em-alta-na-universidade-federal-da-bahia. Acesso em 15 de setembro de 2011

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam a Capoeira como parte da resistência à escravidão no Brasil. Praticada nos quilombos, hoje é um dos símbolos da cultura negra brasileira.

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Atividade 4- "Capoeira de Angola"

Nesta última atividade, propomos a audição e análise de uma gravação musical da Capoeira, na interpretação do Mestre Caiçara. Para saber mais sobre este personagem histórico, leia a crônica de André Luiz Lacé Lopes, publicada no Jornal dos Sports (Bahia) - Editoria de Educação & Cultura 25.08.1997 - http://www.capoeira.jex.com.br/cronicas/cronica+artigos+sobre+a+bahia+-+mestre+caicara. Acesso em 17 de setembro de 2011

DINÂMICA para desenvolvimento da atividade:

  • O professor poderá reproduzir a música para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ou indicar aos alunos a localização de seu link, informado abaixo.
  • Ouvir a música buscando contextualizá-la, ou seja, associá-la às manifestações de resistência africana à escravidão no Brasil.
  • Analisar o documento a  partir das questões propostas.

 

http://www.youtube.com/watch?v=utYT6onPCXg. Acesso em 15 de setembro de 2011

caiçara

 

Disco: Academia de Capoeira de Angola São Jorge dos Irmãos Unidos do Mestre Caiçara

Nome da faixa: Capoeira de Angola (lado A, faixa 1)

Gravadora, ano: Beverly, 1973

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LETRA cantada (primeira parte)

Iê tava em casa;
Iê tava em casa;
Sem pensar nem imaginar;
Delegado no momento;
Já mandou oi me intimar;
É verdade meu colega;
Com toda diplomacia;
Prenderam seu "Caiçara";
Dentro da secretária;
Pra dar depoimento;
Daquilo que não sabia;
Minha Mãe tinha 3 filhos;
Eu era o mais sossegado;
Saia boca da noite;
E chegava de madrugada;
Na roda da Capoeira;
Eu nunca entrei corpo errado;
Há Haí...

Disponível em: http://www.letras.com.br/mestre-caicara/tava-em-casa. Acesso em 15 de setembro de 2011

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PARA ANÁLISE da música:

  1. Quais os primeiros sons ouvidos na música? Você pode reconhecê-los?
  2. Como é a percussão que se inicia na música?
  3. Você consegue relacioná-la à cultura africana? Explique.
  4. Analise a letra e interprete a situação narrada. Para ajudar na resposta, leia este texto - http://www.overmundo.com.br/overblog/preconceito-racial-uma-forma-de-exclusao-social. Acesso em 15 de setembro de 2011

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA

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 2

 

Após a audição e debate acerca da música, propõe-se que os alunos façam uma redação dissertativa, versando sobre a importância dos quilombos e da capoeira na histórica luta dos africanos e também dos afrodescendentes, para resistir ao regime escravocrata no passado e preservar os seus valores culturais desde então.

Professor, recomendamos que esta etapa seja desenvolvida em parceria com o(a) professor(a) de Língua Portuguesa. Este professor poderá discutir com os alunos os principais aspectos de uma redação dissertativa.

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SOCIALIZAÇÃO DAS REDAÇÕES poderá ocorrer num dos meios a seguir:

  • da leitura em sala de aula, pelos próprios autores
  • por meio de publicação no jornal ou blog da escola
  • através de exposição no mural ou corredores da escola

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Recursos Complementares

Recursos do Portal relacionados ao tema desta aula:

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Sugestões de leituras para professores e alunos:

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Links do portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

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Avaliação

Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de analisar o vídeo, os textos, o mapa e a música, assim como de suas inquietações diante desses documentos; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.

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