21/09/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Professor para iniciar este assunto é importante desmistificar algumas impressões erradas relacionadas aos fungos, plantas e algas. Plantas, algas e fungos embora possam ser encontrados no mesmo habitat, eles se diferem com características próprias, ou seja, cada um possui características distintas que possibilita a constituição do seu grupo. O vídeo "Algas, plantas e fungos" disponível abaixo é um importante recurso que poderá auxiliar os alunos a entenderem melhor a diferenciação dos fungos em relação às algas e plantas. O material do Banco Internacional de Objetos Educacionais disponível no ícone abaixo explica de uma forma simples as características que distinguem os fungos dos demais grupos relacionados no vídeo.
É também interessante convidar um Micologista ou Micetologista para palestrar sobre as ações do fungo, suas características, suas utilidades, principalmente sua prevenção e tratamento. Assim os alunos poderão aprender um pouco mais a respeito desses seres vivos que fazem parte de nosso cotidiano.
Esta atividade poderá ser trabalhada interdisciplinarmente com outras áreas de ensino, principalmente com a História abordando o período da 2ª Guerra mundial e a descoberta da Penicilina. Durante a Segunda Guerra Mundial, a penicilina salvou a vida de milhões de soldados feridos nos campos de batalha. Graças aos antibióticos, doenças como pneumonia, sífilis, gonorréia, febre reumática e tuberculose deixaram de ser fatais.
Professor disponibilize o material do Banco Internacional de Objetos Educacionais disponível abaixo para os alunos lerem o experimento que foi proposto. Logo após, peça aos alunos que repitam as atividades em casa. É importante que os alunos documentem a sua observação, fotografando e fazendo anotações tipo: como é o ambiente no qual deixou as fatias de pão, informar como é a iluminação do ambiente, se é casa, apartamento ou ambiente rural (sítio, fazenda, chácara). É necessário também, que o aluno paralelo a este experimento, realize a outra atividade que também está disposta abaixo "O ar está úmido", pois este experimento poderá colaborar para que o aluno possa informar em seu relatório se o ambiente no qual executou a experiência estava úmido ou não. Após as observações e anotações os alunos deverão preencher a tabela disposta nesta atividade e enviar para o professor as suas conclusões. Esta atividade deverá ocorrer em casa, individualmente e o professor deverá organizar um dia para que todos os alunos comentem os resultados de sua experiência. Assim, esta atividade tem como principal função trabalhar a criatividade dos alunos, bem como colaborar para o processo de ensino e aprendizagem.
O aluno poderá utilizar a recurso do laptop para fotografar seu experimento, assim, o aluno tem duas opções, pode utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCan clicando em: Menu K Aba Aplicativos -> Multimídias -> WxCam. Após estes passos, a tela principal do WxCam será exibida, no botão "máquina de retrato" o aluno poderá acionar e tirar uma foto através da webcam. As imagens deverão ser armazenadas em uma pasta e depois transferidas para o relatório que deverá ser entregue ou enviado via e-mail ao professor.
Recursos Educacionais
Dia | Observação | Ambiente | Luminosidade | Umidade | Ilustração (foto) |
1º |
|
||||
2º |
|
||||
3º |
|
||||
4º |
|
||||
5º |
|
||||
6º |
|
||||
7º |
|
Vamos por a mão na massa...
Professor para realização desta aula é necessário que seja no mínimo 2 horários de aula consecutivo, pois exige um maior tempo para que os alunos possam realizar o experimento. Esta aula é divertida e saborosa, pois os alunos juntamente com o professor irão por a mão na massa para fazer uma rosca e um bolo para explicar uma das utilidades dos fungos em nossa vida. Sendo assim, o professor deverá avisar com antecedência para que os alunos possam trazer os ingredientes para a realização desta atividade.
Ingredientes • 1 kg de farinha de trigo |
3.Divida a massa de acordo com a quantidade de roscas que você deseja, essa massa rende: 3 roscas grandes. 6 roscas médias 12 roscas pequenas. Faça as tranças de cada parte. Coloque dentro das formas, se sobrar coloque em uma superfície lisa, já polvilhada com farinha. Deixe descansar por mais 30 minutos ou até dobrar de volume. Em local quente, e longe de correntes de ar, vento. 4. Pré-aqueça o forno, em temperatura média (200ºC), por 5 minutos. Coloque as roscas para assar por cerca de 20 a 30 minutos. Observe por baixo das roscas se elas já estão no ponto, ou seja coradas. 5. Retire do forno, passe o melado. Deixe esfriar e sirva. Você pode: Pincelar com 1 ovo batido, antes de colocá-las para crescer. Depois, pincele novamente, polvilhe açúcar refinado e ponha para assar. |
Receita disponível em http://www.weblaranja.com/receitas/receita_basica/111322,004.htm
Ingredientes 2 xícaras de açúcar 2 xícaras de farinha 2 colheres de manteiga 3 ovos 1 xícara de leite 1 colher e 1/2 de fermento químico
|
Modo de preparo
|
Receita disponível em http://www.receitasecia.com/receita/bolos/2539/Bolo-comum.html
Professor, separe a sala em 4 grupos de acordo com a quantidade de alunos e destine a cada grupo a sua função, de acordo com estabelecido abaixo:
1º grupo será responsável para preparar a rosca utilizando fermento biológico;
2º grupo será responsável para anotar as informações e fotografar o experimento do 1º grupo;
3º grupo será responsável para preparar um bolo utilizando fermento químico;
4º grupo será responsável para anotar as informações e fotografar o experimento do 3º grupo;
No final da preparação das roscas, o 1º e 2º grupo formará um grupo só, pois suas informações completarão o relatório, isto também ocorrerá com o 3º e 4º grupo.
Obs.: O aluno poderá utilizar a recurso do laptop para fotografar seu experimento, assim, o aluno tem duas opções, pode utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCan clicando em: Menu K Aba Aplicativos -> Multimídias -> WxCam. Após estes passos, a tela principal do WxCam será exibida, no botão "máquina de retrato" o aluno poderá acionar e tirar uma foto através da webcam. As imagens deverão ser armazenadas em uma pasta e depois transferidas para o relatório.
O objetivo desta experimentação é propiciar aos alunos uma observação e comparação da utilização de uma receita com fermento químico e outra receita com fermento biológico (leveduras), os alunos poderão observar o fermento agindo na massa, provocando seu crescimento. Perceberão também que a massa que recebeu o fermento químico não precisa deixar descansar. Assim, esta atividade possibilita demonstrar a importância dos fungos para a humanidade.
Perguntas para complementar o relatório
1) O que é fermento biológico?
2) O que é o fermento químico?
3) Qual a diferença entre o fermento químico e fermento biológico?
4) Por que no fermento biológico é necessário deixar algum tempo a massa em repouso?
5) Por que no fermento químico não é necessário deixar a massa em repouso?
6) Qual o nome do fungo utilizado para fabricar o fermento biológico?
7) Qualquer fungo pode fazer a função das Leveduras?
8) O que significa dizer que os fungos realizam a fermentação?
9) Como as Leveduras agem na massa preparada com fermento biológico?
10) Como o fermento químico age na massa durante o forneamento?
Para responder essas questões os alunos poderão utilizar a internet por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet.
Professor o recurso pedagógico "O teste do desinfetante: parte 1: experimento prático" poderá ser utilizado como recurso complementar nesta aula. Este material sucinta a importância de estudar sobre a importância de conhecer a respeito dos Fungos, bem como eles também podem ser nocivos para nós seres humanos.
Nesta atividade os alunos irão conhecer um pouco mais sobre os fungos e suas ações, também poderão se posicionar e discutir com seus colegas as diversas opiniões e dúvidas. Para realizar esta atividade, os alunos poderão fazer grupo com quatro alunos e se posicionar a respeito das imagens relacionadas no quadro abaixo. Logo após o posicionamento, o grupo também deverá indicar na última coluna se os argumentos relacionam a uma situação benéfica ou maléfica para a vida dos seres vivos. Cada grupo deverá preencher o quadro abaixo com o seu posicionamento, o texto deverá ser digitado utilizando no seu laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto, os alunos deverão enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.
Imagem | Argumento do aluno em relação aos fungos | Benéfica ou Maléfica |
|
1 | |||
2 | |||
3 | |||
4 | |||
5 | |||
6 | |||
7 | |||
8 |
Imagem 1 disponível em http://www.microbiologia.vet.br/cogumeloscomer.jpg
Imagem 2 disponível em http://3.bp.blogspot.com/_0G-VExwDvGI/TGFYO9r8ScI/AAAAAAAAACw/WkKCuo8YT2M/s320/ana+e+jhulian
Imagem 3 disponível em http://www.jornallivre.com.br/images_enviadas/o-que-e-a-penicilinapenicilina.jpg
Imagem 4 disponível em http://dicatual.com/wp-content/uploads/2011/07/mofo_parede.jpg
Imagem 5 disponível em http://1.bp.blogspot.com/_C0b4Je-fD7g/TUR8fofF4yI/AAAAAAAAAE8/HwrwRUsIVFo/s1600/Janeiro2011+%25282%2529_Sign.jpg
Imagem 6 disponível em http://www.varanda.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/265x265/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/p/r/prod_1_18220.jpg
Imagem 7 disponível em http://blog.guianoivosonline.com.br/wp-content/uploads/2009/10/maytag.gif
Imagem 8 disponível em http://www.medicinageriatrica.com.br/wp-content/uploads/2007/06/micose.jpg
Nome | Tipo |
---|---|
O ar está húmido? | Experimento prático |
Porque é que se formam fungos nos edifícios? | Experimento prático |
O teste do desinfetante: parte 1: experimento prático | Experimento prático |
Algas, plantas e fungos | Vídeo |
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fungi
http://pt.wikipedia.org/wiki/Penicilina
http://yuri-rafael-ygor.blogspot.com/
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/fungos3.php
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=7&infoid=811
http://www.geocities.ws/pri_biologiaonline/importancia_ecolo_econ_fungos.html
http://educacao.uol.com.br/ciencias/fungos-o-que-sao-e-qual-e-a-importancia-dos-fungos.jhtm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5202
A avaliação de cada aluno poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão na aula, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas, na realização das atividades e principalmente no desenvolvimento dos experimentos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!