26/09/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Conhecimentos básicos sobre o corpo humano como, por exemplo, as partes que o constituem, órgãos, funções dos ossos e músculos.
Aula 1: Puxar e esticar...nossas experiências com alongamento
1. O (a) professor (a) deve desenvolver a primeira a aula com uma “rodinha de conversa” com o objetivo de indagar a seus (as) alunos (as) sobre suas experiências com alongamento.
Sugestões de perguntas provocadoras:
a) Vocês sabem o que significa alongar o corpo?
b) Quem já alongou alguma vez?
c) Como foi? Onde você fez?
d) Alongamento é exercício de criança ou de adulto?
2. Em seguida, o (a) professor (a) deve convidar os (as) alunos (as) a participar de uma dinâmica chamada o “Despertar”. A dinâmica consiste nos seguintes passos:
1º) Todos (as) deitados (as) ao chão (neste caso é conveniente providenciar colchonetes), vão representar eles (as) mesmos dormindo (os “dorminhocos”);
2º) Em seguida, ainda deitados (as), os “dorminhocos” vão despertar (acordar) procurando retratar a forma que acordam;
3º) Assim, que acordarem, ainda deitados (as), irão espreguiçar pela primeira vez tentando “despertar” o corpo inteiro. Como eles (as) ainda estão deitados, sugerir que estiquem braços, pescoço, pernas, mãos e pés ao mesmo tempo, formando o “X” super "esticados".
4º) Finalmente, o (a) professor (a) pedirá que todos (as) levantem devagar porque o “sono” e a “preguiça”ainda não foram embora. Já que esticar o corpo todo de uma vez não expulsou o sono, eles (as) devem tentar “despertar” cada parte do corpo possível. Daí em diante, o (a) professor (a) orientará um breve alongamento para: braços, pernas, pescoço etc.
3. Antes de encerrar a aula o (a) professor (a) deve voltar á rodinha de conversa e problematizar os seguintes aspectos: a) Quem gostou do alongamento? Por quê? b) Para que serviu o exercício?
Dica!! Para motivá-los na dinâmica acima, o (a) professor (a) pode mostrar imagens que ilustrem cada etapa da dinâmica. Veja exemplos abaixo:
Sugestões de imagens
Dormindo de verdade....
Disponível em Google Imagens (clique na figura), acesso em 13/09/2011
Acordando de verdade...
Disponível em Google Imagens (clique na figura), acesso em 13/09/2011
Espreguiçando tudo de uma vez....
Disponível em Google Imagens (clique na figura), acesso em 13/09/2011
Espreguiçando por partes.....
Braços Braços e pernas
Disponível em Google Imagens (clique na figura), acesso em 13/09/2011 Disponível em Google Imagens (clique na figura), acesso em 13/09/2011
Aula 2: Afinal, alongamento é exercício para criança?
1. O (a) professor (a) deverá resgatar as últimas perguntas feitas no final da aula anterior (Quem gostou do alongamento? Por quê? Para que serviu o exercício?) e confrontá-las com a pergunta provocadora (letra d) da mesma aula (Alongamento é exercício de criança ou de adulto?).
Deve ficar claro para os (as) alunos (as) que o exercício ajudou (e ajuda) o nosso “despertar”, “espreguiçar”, etc. e não somente o adulto, mas a criança também espreguiça, portanto, criança pode e deve alongar seu corpo.
2. Para ilustrar a discussão, mostrar imagens e/ou vídeos de crianças alongando.
Sugestões de imagens e vídeos (clique na figura):
http://www.youtube.com/watch?v=uZeRSrBhaYM, acesso em 13/09/2011 http://www.youtube.com/watch?v=rBrerQHSoqw, acesso em 13/09/2011
2. Em seguida, o (a) professor (a) dever explicar mais sobre a importância do alongamento. A explicação pode ser expositiva, ou uma apresentação de um vídeo (veja sugestão de vídeo abaixo), caso entenda que seja possível dentro do tempo da aula.
O que deve ficar claro nessa discussão são os efeitos e benefícios do alongamento em nosso corpo.
Sugestão de vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=6GDvu7OW-Bg, acesso em 13/09/2011
Outros vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=eTPNPoQQ9G0&feature=related, acesso em 13/09/2011
http://www.youtube.com/watch?v=kvU3dDLS0SM&feature=related, acesso em 13/09/2011
3. Ao final da aula, o (a) professor (a) deve convidar a turma para outros tipos de alongamento, com objetos:
Alongamento segurando balões: Alongamento segurando Arcos (bambolês): Alongamento segurando Corda:
Disponíveis em Google Imagens respectivamente nos links balões, arcos, cordas, acesso em 13/09/2011
Aula 3 e 4: Que alongamento é esse? Pesquisando e vivenciando...
1. O (a) professor (a) deverá solicitar que os (as) alunos (as) dividam-se em grupos (máximo de cinco alunos) para a pesquisa sobre alongamento que deverá ser feita ainda nesta aula. Cada grupo escolherá uma parte do corpo para pesquisar imagens que mostrem como alongá-la. Não terá problema um ou dois grupos coincidirem desde que as imagens pesquisadas (sob a supervisão do professor) indiquem exercícios diferentes.
Exemplos de divisão e organização dos grupos
GRUPO 01: Alongamento Pescoço
GRUPO 02: Alongamento Pés e Mãos
GRUPO 03: Alongamento Pernas
GRUPO 04: Alongamento Braços
GRUPO 06: Alongamento Costas
2. Solicitar que os (as) alunos (as), munidos de seus netbooks, pesquisem em sala, na internet (Metasys> favoritos>navegador de internet) imagens que ilustrem o alongamento da parte do corpo que o grupo ficou responsável. Os links para consulta serão exclusivamente aqueles indicados pelo (a) professor (a) (anotar no quadro).
Obs: Em todo momento da pesquisa na internet, o (a) professor (a) deverá assessorar os grupos de modo a esclarecê-los quanto à imagem adequada bem como a eficácia que o exercício sugerido pela mesma apresenta ou não, conforme os efeitos do alongamento estudados na aula passada.
Possibilidades de Imagens:
GRUPO 01: Pescoço
Disponível em Google Imagens(clique nas imagens), acesso em 13/09/2011
GRUPO 02: Pés e Mãos
Disponível em Google Imagens(clique nas imagens), acesso em 13/09/2011 Disponível em Google Imagens(clique nas imagens), acesso em 13/09/2011
GRUPO 03: Pernas
Disponível em Google Imagens(clique nas imagens), acesso em 13/09/2011
GRUPO 04: Braços
Disponível em Google Imagens (clique nas imagens), 13/09/2011
GRUPO 05: Costas
Disponível em Google Imagens (clique nas imagens), 13/09/2011
Dica!! Caso não seja possível acessar a internet em sala naquele horário, ou caso a escola não possua este recurso para todos (as) naquele momento, utilize o laboratório de informática. Caso não seja possível o laboratório, encaminhe uma pesquisa individual como tarefa de casa e solicite que tragam uma (ou no máximo duas) imagem de alongamento. Solicite aos pais para que auxiliem na tarefa com as devidas orientações do (a) professor (a), inclusive, os links para acesso.
3. Na aula seguinte, cada grupo irá reunir para fazer os alongamentos das imagens nos grupos (com a devida orientação do (a) professor (a)), e escolher apenas dois exercícios: um dos exercícios para mostrar aos (as) colegas e outro para que o (a) professor (a) guarde para o final da aula (exercícios surpresa). Após definirem os (as) colegas poderão eleger um do grupo para filmar a apresentação dos exercícios escolhidos (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam).
4. Ainda nesta aula, quando o (a) professor (a) perceber que todos (as) do grupo executaram corretamente, eles (as) deverão se misturar nos grupos, de modo que cada um não permaneça mais no seu grupo de origem, e que cada grupo novo tenha no mínimo um representante de cada grupo.
5. Ao final da aula, o (a) professor (a) deverá montar e desenvolver junto aos (as) alunos (as) uma “sequência surpresa” com os “exercícios surpresas” colhidos nos grupos conforme item 3 anterior.
6. O (a) professor (a) deverá informar que na próxima aula apresentará as filmagens feitas nesta aula, para toda turma assistir. Assim, irá gerar uma expectativa na turma pedagogicamente favorável à sequência das atividades.
Aula 5: Assistindo nosso corpo esticado...
1. Apresentação do Vídeo editado com os registros de filmagens da aula anterior.
2. Em seguida, o (a) professor (a) deverá resgatar a vivências dos exercícios da aula anterior, mediante mais uma “rodinha de conversa” para que eles (as) reflitam sobre o “poder do alongamento” (efeitos sobre nosso corpo) em cada parte do nosso corpo;
Vídeo informativo sobre Alongamento e Flexibilidade:
http://www.youtube.com/watch?v=4miBwwnxp-8&feature=related, acesso em 13/09/2011
Material instrucional sobre conceito e finalidades do Alongamento (UNESP):
http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/mexa_se/alongamentos/imp_alongamentos.htm, acesso em 13/09/2011
1. Ao final da estratégia, o (a) professor (a) deverá registrar, após uma última conversa com a turma, se houve ampliação dos conhecimentos iniciais que eles (as) possuíam sobre alongamento, bem como a compreensão que ficou sobre seus efeitos.
2. Solicitar que eles (as) respondam duas perguntas que, em tese, poderão garantir essa avaliação: afinal, alongamento é exercício de criança? Por quê?
Ao justificarem as respostas, existe uma expectativa que eles (as) apontem os efeitos e/ou benefícios que sentiram e/ou que o (a) professor (a) ensinou para eles (as).
3. Caso essa expectativa avaliativa não seja atendida com as respostas daquelas perguntas, o (a) professor (a) poderá objetivamente questioná-los: para que serve o alongamento? O que ele provoca em nosso corpo?
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/10/2011
Quatro estrelasBastante interessante... Vou utilizar para formar minha própria sequência didática sobre o tema.