Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O MUNDO IMAGINÁRIO DA SELVA: O QUE AS CRIANÇAS JÁ SABEM?

 

11/08/2009

Autor y Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Rebeca Ramos Campos Nayde Solange Garcia Fonsêca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e falar alguns nomes de animais da selva;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita ouvindo e  reconstruindo  histórias.
Duração das atividades
Cada atividade será dividida em diferentes momentos de 15 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estabelecer relação entre o nome e a representação do animal.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 -  Observar imagens de animais, nomeá-las e descrevê-las.

1º momento - Na grande roda, o(a) professor(a) mostra as fotos de alguns animais selvagens e as crianças vão nomeando, dizendo onde eles vivem.  Para o desenvolvimento dessa atividade, o docente ajuda as crianças fazendo a seguinte sequência:

  • Mostra a foto e pergunta: quem sabe o nome desse animal? Dada a resposta, volta a perguntar: quem sabe onde ele vive? Quem diz mais alguma coisa sobre ele? Que cor ele tem? Que tamanho? É maior ou menor do que vocês? (crianças);
  • Registra  por meio da escrita, numa cartolina ou papel pardo, as falas das crianças;
  • Expõe no mural da sala  de aula o registro da fala das crianças;
  • Retoma  no momento seguinte o que as crianças falaram (nome dos animais, onde vivem, a cor e o tamanho).

Atividade 2 - Organizar um painel com imagens de animais da selva.

1º Momento: Com as imagens já identificadas pelas crianças, o(a) professor(a) deve organizar um painel com os animais da selva da seguinte forma:

  • Conversa com as crianças sobre a organização do painel (qual a primeira imagem que deve ser fixada? Em qual espaço do quadro? Qual a segunda........ E assim sucessivamente);
  • Entrega as imagens para serem fixadas no mural pelas crianças;
  • Pede as crianças para observar se as imagens do mural foram fixadas  conforme o planejamento prévio.

 

Atividade 3 - Elaborar uma história com as imagens do painel

1º Momento - O (a) professor(a) e alunos constroem uma história, utilizando as imagens dos animais do painel.  O docente inicia a história. Ex: Era uma vez [....................................]. Uma sugestão é que essa construção se dê da seguinte forma,   o(a) professor(a):

  • Aponta para as imagens de animais, inicia a história e as cri anças continuam. Exe mplo: era uma vez mu itos animais [.. .. ....... ...............] Se a s crianças não conseguirem continuar o texto de imediato, o(a) professor(a) utiliza questões como: Onde vivem os animais  que estamos estudado? [..........................];
  • Escreve  a fala das crianças em uma cartolina;  
  • Faz pausa e lê o que já foi escrito e reinicia a construção do texto;
  • Orienta as crianças no final da elaboração da história para ilustrá-la com desenhos;
  • Expõe a história produzida de forma colaborativa;
  • Faz uma leitura e a contação da história da turma.
Avaliação

Avalia-se o nível da linguagem das crianças e se elas referem-se aos animais pelo nome ou por meio de gestos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • vania silva de souza, educandário nossa senhora aparecida , Mato Grosso - dijo:
    vania.itauba@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A idéia foi otima o trabalho bem diferenciado e com certeza atrativo para as crianças e demais participantes pois estimula o cognitivo da criança.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.