Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O NOSSO CORPO FAZ BARULHOS

 

22/07/2009

Autor y Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Explorar diferentes sons a partir dos movimentos corporais para construir uma linguagem musical.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada a 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os sons produzidos pelo corpo a partir dos movimentos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade – Explorar os sons do corpo a partir da contação de história.

1º Momento- O(A) professor(a) conta a história “Tum Tum Tum: Um barulho do corpo” de Liliana Iacocca, que retrata sobre os sons que o corpo pode produzir. Depois retoma as  percepções das crianças sobre a história e reconta com a participação delas, que imaginam os sons da história e reproduzem com seus corpos.

FIGURA 1- Livro  (Liliana Iacocca).

 Uma outra sugestão de histórias seria "Plic, Plic, Plic:Um barulho da chuva" e Fom, fom, fom: Um barulho da cidade", de Liliana Iacocca. A partir dessas histórias o(a) professor(a)  planeja e monta uma dramatização com as crianças fazendo uma sonoplastia.  Incentivá-las a produzirem sons  com o corpo,  parecidos com os sons da natureza e da cidade. (Chuva, vento, trovão, buzina de carro, freio, apito de guarda de transito, sirene, entre outros).

FIGURA 2 - Livros (LIliana Iacocca)

Atividade 2 -  Produzir sons com a boca


1º Momento- As crianças podem visitar alguma escola de música para se familiarizar com os sons de alguns instrumentos de sopro como os da figura 3.

FIGURA 3 - instrumentos de sopro. Fonte: http://instrumentos.aulasdemusica.com/imagens/instrumentos/metais.jpg

 2º momento - O(A) professor(a) juntamente com as crianças combinam fazer sons com a boca  e imitar os seguintes instrumentos: trompete,  trompa, tuba,  trombone.  A partir dessa imitação procura-se montar uma harmonia entre os sons tirados da boca. Em seguida o (a) professor(a) pode cantar e as crianças fazerem o acompanhamento musical. Tudo em um faz-de-conta e uma barulheira sensacional.

3º momento - Para ampliar o conhecimento dos sons e movimentos, os alunos podem  produzir sons com as mãos , com os pés , com a boca e com o corpo, imitando o grupo Barbatuque. Para  enriquecer a aula sugerimos aos professores mostrar um vídeo do Grupo Barbatuques, no qual as pessoas produzem sons utilizando o corpo. A pesquisa pode ser realizada no site:  http://www.youtube.com/watch?v=o-OPm5DCPu4 Pesquisar: Barbatuques

 

Avaliação

Avaliar a criatividade das crianças no que diz respeito à interpretação da história e a produção de sons com seu corpo.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 11 calificaciones

  • Cinco estrelas 7/11 - 63,64%
  • Quatro estrelas 3/11 - 27,27%
  • Três estrelas 1/11 - 9,09%
  • Duas estrelas 0/11 - 0%
  • Uma estrela 0/11 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maria de Fátima Gomes Uller, ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR PEDRO IVO CAMPOS , Santa Catarina - dijo:
    fatimauller@gmail.com

    15/07/2011

    Cinco estrelas

    Gostei da indicação do livro, onde pode explorar a linguagem não verbal com a contação de historia.


  • Svetlana Bárbara de Paula, ESCOLA MUNICIPAL JOSEFINA DE SOUZA LIMA , Minas Gerais - dijo:
    svetlanapaula@gmail.com

    08/05/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da mistura de literatura com o reconhecimento de sons. Achei muito criativo. Parabéns.


  • Avanilda Maria de Oliveira Cabral, Escola Manoel Pereira da silva , Paraíba - dijo:
    avanilda.maria@gmail.com

    10/12/2010

    Cinco estrelas

    Achei interessante os recursos que a professora utilizou para trabalhar a expressividade e o trabalho com música desperta o interesse e o prazer das crianças então o professor ampliará o leque de aproveitamento das atividades.


  • Matilde Ap. R. Barbosa, Centro Municipal de Educação Infantil Prof. Júlio Ushigima , Mato Grosso do Sul - dijo:
    matildebernardo2009@hotmail.com

    22/11/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula da professora UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA,mostra que para conhecer ou fazer barulho não precisamos de muita coisa,de muita criatividade e interesse para começar.Bom, cada um usa os recursos que estão disponíveis ou ao seu alcance no momento.A professora esta de parabéns.


  • Juliana, EMEI CAIC Luizinho de Grandi , Rio Grande do Sul - dijo:
    jujuba76@bol.com.br

    01/11/2010

    Quatro estrelas

    Adorei essa aula. Tenho uma turma de Berçário II (1 a 2 anos) e estou trabalhando com a musicalização. Adorei as sugestões de histórias.


  • Renato Gomes Machado, Secretaria Municipal de Educação de FORMOSA , Goiás - dijo:
    re.nato.farinha@hotmail.com

    29/07/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a proposta da colega a aula para as crianças terá concretude e motivação


  • DENISE, Escola Classe 403 Norte , Distrito Federal - dijo:
    dsoaresoliveira@yahoo.com.br

    30/05/2010

    Três estrelas

    Achei interessant e os recursos que a professora utilizou. Literatura, música, instrumentos musicais, vídeo. Poderia ter ampliado o trabalho com a confecção de materiais musicais com sucatas, pesquisas de tipos de instrumentos, criação de apresentação, como a dos barbatuques. Abraços, Denise


  • Patrícia Mesquita Martiniano, ESCOLA DE ENSINO MEDIO ARACY MAGALHÃES MARTINS , Ceará - dijo:
    agfsantaq@hotmail.com

    13/05/2010

    Quatro estrelas

    Super interessantes suas estratégias. No entanto gostaria de sugerir também uma outra: a professora poderá convidar a turma para ir a um espaço maior e solicitar as crianças que explorem as partes do corpo, como por exemplo: bater as mãos para ouvir o barulho, bater os pés, fazer barulhos diversos com a boca afim de trabalhar também a criatividade. Que tal?


  • UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA, NÚCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI , Rio Grande do Norte - dijo:
    etinharon@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Profa. Uiliete, A sua aula é muito criativa, significativa e muito bem elaborada. Regineide Escola Municipal Prof. Reginado Ferreira Neto - Natal/RN


  • Lúcia I.Pinella Trefs, E.M.Mário Quintana , São Paulo - dijo:
    lucia-trefs@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O trabalho com música é muito rico na Educação Infantil, ele proporciona prazer e interesse das crianças por atividades diversas, devemos sempre aproveitar as interações de faixas etárias e ampliar o leque de aproveitamento destas atividades.


  • Andréa, FUCAMP , Minas Gerais - dijo:
    andreams.marcal@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pela aula que enfatiza a ludicidade e trabalha o movimento a partir dos jogos simbólicos que são próprios das crianças.Explorando assim não só os movimentos e a expressão, mas tbém a imaginação!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.