Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo algumas tribos indígenas e sua linguagem cultural – UCA.

 

28/09/2011

Autor y Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprenderá sobre a história e a linguagem cultural de algumas tribos indígenas brasileiras.
  • Produzirá um documentário sobre a vida das principais tribos indígenas brasileiras.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos possuam conhecimentos básicos sobre a história da descoberta do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Utilizaremos o laptop UCA como principal recurso didático, que devem estar conectados à internet. Além da internet, utilizaremos outros recursos do laptop, que estão descritos em cada atividade.

Aula 1

O “descobrimento” do Brasil e os povos indígenas.

  • Inicie a aula perguntando aos alunos se conhecem ou já tiveram algum contato com um índio. Faça um breve comentário com os alunos sobre a descoberta do Brasil e a respeito do encontro dos portugueses com os índios. Para isso peça para acessarem e lerem o texto que aborda esse assunto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Descoberta_do_Brasil (acesso em 06/09/2011). Esse texto faz uma crítica sobre o termo “descoberta”, pois quando os europeus chegaram ao  Brasil, o território já era habitado por nações indígenas, que eram agrupadas em dois grupos linguístico: tupi e tupinambás.

 

Tribos indígenas

(Disponível em: http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/02/indios-do-brasil.html, acesso em 06 de setembro de 2011).

 

  • Posteriormente os alunos devem acessar o link abaixo e assistirem ao vídeo que aborda o tema da cultura indígena. O vídeo possui imagens que mostram o modo como os índios vivem, suas casas, manifestações culturais, vestimentas, comida, dentre outros aspectos. Ressalte com a turma a importância de observarem esses detalhes e as diferenças existentes entre o povo “branco” e o índio. Ao fim da exibição peça os alunos que comentem aquilo que eles observaram no vídeo.

 

VídeoIndio

(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uNgbcMQPBAI&feature=related, acesso em: 06 de setembro de 2011)

 

 

Aula 2 e 3

 

  • Conhecendo algumas tribos indígenas e sua cultura:

 

Apresente aos alunos algumas das principais tribos do Brasil, como: Caeté, Caiapós, Aimoré, Canela, Carijó, Cinta Larga, Goitacá, Guarani, Ianomâni, Karajá, Tupinambá, Tupiniquim, dentre outras. Eles devem acompanhar a exposição pelo site: http://www.desvendar.com/especiais/indio/tribos.asp (acesso em: 06/09/2011). Nesse site contém informações sobre as principais tribos indígenas brasileiras citadas acima, como a língua, a população, onde está localizada, dentre outras informações importantes.

 

  • Lendas Indígenas:

Existem muitas lendas que fazem parte do nosso cotidiano que são de origem indígena, como a lenda "Mandioca o pão indígena". Peça aos alunos para acessarem o link:http://inspsonline.blogspot.com/2010/04/lenda-da-mandioca.html (acesso em: 20/09/2011) e leia, juntamente com os alunos, o texto que conta a história dessa lenda.

lenda da mandioca

(Disponível em: http://inspsonline.blogspot.com/2010/04/lenda-da-mandioca.html, acesso em: 20/09/2011)

 

Observação: Caso o professor deseje, ele pode expor mais lendas indígenas, que estão disponíveis no site:  http://www.desvendar.com/especiais/indio/lendas.asp, acesso em: 06/09/2011).

 

  • Conhecendo a FUNAI (Fundação Nacional do Índio)

 

Apresente aos alunos a FUNAI e sua função. É importante ressaltar que ela é uma  fundação governamental vinculada ao Ministério da Justiça. “É o órgão federal responsável pelo estabelecimento e execução da política indigenista brasileira (...). Tem como objetivo principal promover  políticas de desenvolvimento sustentável da população indígena (...). Fiscalização e prevenção de conflitos  em terras indígenas”. (Disponível em: http://www.funai.gov.br/index.html, acesso em 06/09/11).

 

Atividade:

Produzindo documentários sobre as tribos indígenas

Instruções:

  1. Informe aos alunos que nesta aula irão produzir um documentário sobre as tribos indígenas brasileiras, com duração de 5 minutos. Este documentário será apresentado a todos os colegas na próxima aula. Esse trabalho deve ser feito em grupos de 5 alunos. Peça os alunos para acessarem o site: http://fehx3.blogspot.com/2009/08/dicas-de-como-fazer-um-documentario.html (acesso em: 19/09/2011) e lerem o texto que explica como fazer um documentário.
  2. Distribua um tema para cada grupo pesquisar: Caeté, Caiapós, Aimoré, Canela, Carijó, Cinta Larga, Goitacá, Guarani, Ianomâni, Karajá, Tupinambá e Tupiniquim. Devem pesquisar sobre a linguagem cultural dessas tribos, a religião, localização geográfica, população e a língua. A pesquisa deve ser feita na internet. Sugestão de sites para pesquisarem: http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt, http://pib.socioambiental.org/pt, http://pib.socioambiental.org/pt, http://www.funai.gov.br/ (acesso em: 06/09/11).
  3. Em seguida, munidos das informações que adquiriram com a pesquisa, os alunos devem produzir um vídeo documentário com duração de 5 minutos, que contenham as informações que eles pesquisaram.
  4. Deixe os alunos livres para fazerem essa produção, eles devem usar sua criatividade. Eles podem fazer o documentário em forma de reportagem jornalística. (Na área de trabalho clicar no menu câmera, no ícone gravar; em seguida, salvem em pen drive o vídeo produzido). É importante que o professor auxilie os grupos no desenvolvimento do trabalho.

.

Aula 4 e 5 :

Apresentação dos trabalhos

Nessa aula todos devem apresentar os vídeos produzidos, um grupo por vez. Ao fim de cada vídeo, o professor pode promover um debate com a turma sobre os trabalhos apresentados. Os vídeos devem ser apresentados no data show.

Observação: os alunos devem postar os vídeos produzidos no youtube.

 (Para saber como postar vídeo, acesse: http://www.acessonews.com/blog/3177/como-postar-video-no-youtube/, acesso em: 08/09/11)

Recursos Complementares

Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:

http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-indigena.htm (acesso em 08/ 11/2011)

http://www.webciencia.com/09_indios.htm (acesso em 08/11/ 2011)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resultadoBusca.html?busca=%C3%ADndios&tipoRecurso=&idioma=&ordem=0&x=0&y=0#resultado (acesso em 27/09/2011)

http://indioportalprofessor.wordpress.com/(acesso em 27/09/2011)


 

Avaliação

O professor pode adotar  como estratégia de avaliação a observação do envolvimento  dos alunos em cada aula, identificar através das falas e conteúdos dos trabalhos apresentados se eles compreenderam a história e linguagem cultural das tribos indígenas brasileiras, trabalhadas nessa aula. 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.