Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


COMO TRABALHAR TEXTOS JORNALÍSTICOS PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO? (UCA)

 

20/09/2011

Autor y Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as características do texto jornalístico;

  • Produzir uma notícia para o mural da sala ou da escola;

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita por meio de textos de jornais;

  • Criar o hábito de leitura.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 min – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos estejam no nível silábico da escrita, ou seja, que já produzam pequenos textos. Além disso, que conheçam os recursos do Classmate como: WxCam, Mozilla Firefox, Tux Paint e KWord.

Estratégias e recursos da aula

uca- todos

O jornal, sendo um portador de texto, nos possibilita ensinar aos alunos a ler e escrever e também o letramento, pois  desenvolve habilidades de leitura e escrita a partir de textos do seu cotidiano, que têm uma função social relevante. Além disso, a possibilidade de um trabalho lúdico é um fator motivador e de alta relevância, sobretudo no que se refere ao ensino nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

1° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

INTRODUZINDO O TEMA

Instigar a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser trabalhado é a sugestão para este 1º momento. Para isso, organize os alunos em uma roda e questione-os:

-Quem já leu um jornal?

-Os familiares de vocês leem jornais?

- Para que os jornais servem?

-Quais tipos de jornais vocês conhecem?

-Será que existe diferença entre o jornal da televisão (telejornal), os jornais impressos e os jornais on-line?

-Alguém já ouviu um jornal pelo rádio?

- Vocês sabem como um jornal impresso é feito?

Anote as respostas e os questionamentos dos alunos e logo após traga para eles a possibilidade de entrar em contato com os diferentes tipos de jornais, para que possam perceber as diferenças.

Para a realização desta atividade comparativa, segue algumas sugestões:

Telejornal: vídeo do programa Jornal Nacional, reportagem sobre um tema que interessam aos alunos, o circo. Este vídeo poderá ser acessado com o auxílio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=yOzyWtq9cHk

Jornais on-line: Alguns sítios trazem jornais específicos para o público infantil, com uma linguagem mais simplificada e com matérias mais atraentes, como por exemplo:

http://blogs.estadao.com.br/estadinho/

http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/

http://www.obrasileirinho.com.br/

Em contra partida, é interessante que os alunos tenham acesso também aos jornais tradicionais, para que possam ampliar o vocabulário, leitura de mundo e compararem as características de cada um, como por exemplo:

http://oglobo.globo.com/

http://odia.terra.com.br/portal/

http://www.folha.uol.com.br/

http://www.estadao.com.br/

Inclua também o endereço eletrônico do jornal de sua cidade, caso tenha.

Estes também poderão se acessados com o auxílio do navegador de internet Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

Rádio jornal: A forma mais comum de se ouvir jornais por rádio é sintonizar na AM, podendo as freqüências variar de acordo com as cidades. Para isso, antes do início da aula, você poderá consultar uma lista das principais rádios AM do Brasil, disponível em: http://www.radios.com.br/rela_am6.htm. Lembre-se também de providenciar um rádio para que os alunos possam ouvi-la.

Jornais impressos: Leve para a sala de aula alguns exemplares, dando preferência a jornais que possuam alguma reportagem que interesse ao público infantil. É importante ainda, que estes jornais estejam completos, com todas as suas colunas, e não estejam muito desatualizados. Se em sua cidade tem algum jornal local, leve-o para que eles consultem.

Finalize este momento questionando-os sobre quais percepções tiveram sobre cada um dos tipos de jornais e o que acham de conhecermos um pouco mais sobre o jornal impresso.

2° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

AMPLIANDO CONHECIMENTOS

Para ampliar os conhecimentos e buscar uma maior atenção dos alunos com relação ao jornal impresso, a proposta é passar um vídeo que mostra como é feito um jornal impresso, uma reportagem feita por crianças com o tema zoológico. Este vídeo encontra-se disponível em: http://youtu.be/yJuxGPC39Cw e poderá ser acessado a partir do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

Posteriormente, dê a cada aluno dois jornais diferentes e sugira que explorem um pouco mais estes jornais, que descubram as características de cada caderno, curiosidades, quantidade de folhas, dentre outros.

Depois, solicite que redijam um pequeno texto que sintetize estes novos conhecimentos sobre os jornais. Isto poderá ser feito em folha avulsa, para que depois sejam colados em um painel na sala, que servirá para socializar os conhecimentos e como forma de registro das aulas.

Por fim, solicite que leiam um texto do sítio Wikipédia, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornal, sobre a definição de “jornal”,

Isso poderá ser feito com o uso dos netbooks dos alunos, utilizando o Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

 

3° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

TRABALHANDO COM OS JORNAIS

Uma parte do jornal que chama a atenção dos alunos é aquela que contém cruzadinhas, jogos de 7 erros e caça palavras. Entretanto, estas atividades existentes nos jornais, na maioria das vezes, são voltadas para os adultos, sendo assim de um grau de dificuldade maior. Por isso, para que eles possam  construir o próprio jornal e trabalhar um pouco mais com o código escrito, a sugestão é que criem seus próprios jogos.

  •  Para esta atividade diga aos alunos que retomem os jornais que receberam e selecionem uma reportagem que acharam interessante ou que gostariam de compartilhar com os colegas.

  •  Depois, divida os alunos em grupos de aproximadamente quatro (4) crianças e distribua as funções de forma que alguns possam criar cruzadinhas, outros jogos, como o dos 7 erros ou caça palavras.

  • O tema motivador será: as reportagens escolhidas pelos alunos. Entretanto, para não ficar mais concentrado e muito extenso, peça para que o grupo escolha apenas uma das quatro reportagens escolhidas (uma vez que cada componente escolheu uma). As demais reportagens serão expostas na sala para que possam ler posteriormente.

  • Se quiserem poderão utilizar a ferramenta: KolourPaint [Metasys>Aplicativos>Aplicações Gráficas>Ferramenta de Pintura] ,  existente em seus laptops ou então fazer em  uma folha de papel.

 

EXEMPLO DE ATIVIDADE:

1- LEITURA DA REPORTAGEM

jornal

 

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?q=reportagem+%2B+jornal+cultura&um=1&hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&tbm=isch&tbnid=ok4sqi2SZ1nFLM:&imgrefurl=http://investbook.com.br/page/quem-somos&docid=TUB-fk5z1IeoyM&w=740&h=593&ei=8eZrTt3SBcmugQe2idngBQ&zoom=1&biw=1002&bih=617 (Acesso em 10/09/2011)

 

2- CAÇA-PALAVRAS COM PALAVRAS REFERENTES À REPORTAGEM

 

COLLCSPATIVIDADESDVSMFGSRSGSF

KNVDVJDJSPGJSPOCONECTARDLCKB

ZDFGDREDESFFDGFTHJFGJFJKKKKCZ

HAXSOCIAISXSÇXLFFFPFLCLLZLSVZN

ONXSFFFGGGHHEWINVESTIDORESBB

LSJKKVFFECONÔMICASKKJGTTYYUT

 

 

4° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

BRINCANDO, APRENDENDO E AVALIANDO

Professor, recolha as atividades criadas pelos alunos ou imprima, caso eles tenham realizado por meio de seus laptops.

Troque as atividades entre os grupos. Cada grupo deverá brincar com a atividade e analisar, buscando avaliar se o grupo que a elaborou conseguiu passar o que queria.

 Solicite que façam por escrito uma avaliação da atividade. Isso, propiciará que, de forma lúdica, utilizem o código escrito e suas possibilidades.

VEJA UMA SUGESTÃO:

 

uca- atividades

RELATÓRIO

Data:___/___/__ Turma:___ Professora:___________

Alunos:_____________________________________

Atividade analisada........................................................

Verificamos que a atividade...........................................

 

 

5° MOMENTO: APROXIMADAMENTE DUAS AULAS DE 60 MIN.

NOSSO JORNAL

Para que os conhecimentos construídos pelos alunos sejam valorizados, a dica é construir um jornal com notícias da nossa escola.

Assim, primeiramente, de forma coletiva, crie um nome para o jornal.

Se houver mais de uma sugestão, você poderá propor uma votação.

Depois, organize os alunos em grupos dividindo-os conforme os cadernos a serem criados, como por exemplo:

1- Esporte e lazer;

2- Escola (o que está acontecendo de importante como reuniões, legislação, etc.);

3- Cultura (dicas de filmes, teatro, livros, poemas );

4- Anúncios ( interessados em comprar ou vender determinado livro, perda de objetos, etc.)

Professor, apenas esteja atento às questões que possam remeter a Bullying ou outros constrangimentos.

Divida também as funções, quem fará o que, valorizando as habilidades de cada um, como por exemplo:

- Editor: um(a) aluno(a)  com mais facilidade na produção de texto;

- Repórter: um(a)  aluno(a)  mais extrovertido(a);

- Fotógrafo: um(a)  aluno(a)  mais tímido(a);

Os alunos poderão utilizar, nesta atividade, diversos recursos do Classmate como:

-Tirar fotos com a webcam [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]

- Digitar os textos no KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos]

- Criar desenhos com o Tux Paint  [Metasys>Aplicativos>EduSyst>Arte e Música>Pintura digital] 

- Dentre outros.

Ao final, vocês poderão imprimir os jornais e socializar com outras turmas, valorizando a produção de conhecimentos e o trabalho dos alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deve permear todo trabalho, visando acompanhar a aprendizagem do aluno, além de lhe fornecer um feedback relativo a metodologia que foi utilizada, por isso fique atento no desenvolvimento das atividades.

Observe nas produções de textos se perceberam as características do texto jornalístico e foram capazes de produzir noticias. Se os alunos se envolveram nas atividades, demonstraram interesse pela leitura dos textos jornalísticos, pois é por meio destas atividades que vamos criar bons leitores.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Juceni Medeiros Furtado, Secretaria Municipal de Educação de LIMEIRA , São Paulo - dijo:
    jucenim@ig.com.br

    29/10/2012

    Quatro estrelas

    muito bom, poderia abordar partes específicas, como caracteristicas da manchete, recursos gráficos usados, etc


  • Viviane Vilanova Rodrigues, ESCOLA MUNICIPAL MARQUES DE TAMANDARE , Mato Grosso do Sul - dijo:
    rodriguesvv@yahoo.com.br

    06/10/2011

    Quatro estrelas

    Muito interessante. Parabéns!


  • Deise Veek Idalino Saul, ESC MUN ENS FUN SANTA TEREZINHA , Rio Grande do Sul - dijo:
    veek.deise7@gmail.com

    27/09/2011

    Cinco estrelas

    Como venho trabalhado com jornal em sala de aula e algumas vezes nos falta ideias sobre o que trabalhar ou pior complicamos demais as atividades e nos esquecemos de que o simples vale muito mais a pena. Adorei as atividades porque de forma simples, clara e objetiva chegamos ao produto final.


  • Lenira Scatolino, EE IRMAO MARIO ESDRAS , Minas Gerais - dijo:
    novolenira@hotmail.com

    21/09/2011

    Cinco estrelas

    Cantagalo Parabéns pelo seu trabalho, muito dinamico e interativo


  • Marinela de Camargo Macedo, AVANCAR CENTRO DE EDUCACAO INFANTIL , Paraná - dijo:
    professoramarinela@hotmail.com

    21/09/2011

    Cinco estrelas

    Muito interessante!! E muito bom saber, que há professoras dispostas à partilhar seus conhecimentos e práticas... Sucesso!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.