26/09/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
- As desigualdades sociais medievais.
- Manifestação e controle do poder na Idade Média.
- As disputas medievais como manifestação de poder e violência.
- A Justiça na Idade Média.
- As principais estruturas da sociedade medieval.
- Contexto histórico da Idade Média.
INTRODUÇÃO
Este é um tema que trata da violência e da manifestação e controle do poder. Por ser de difícil conclusão e desencadeador de debates calorosos, o professor, antes de dar início às aulas, deve tomar cuidado e alertar os alunos, para que não se “empolguem” demais, evitando maiores constrangimentos.
Aula 1
O professor deverá dar início à primeira aula dispondo os alunos em um grande círculo para despertar um debate, seguindo o seguinte questionário:
- Você considera o período medieval violento? Por quê?
- Quem detinha o poder na Idade Média?
- A quem era permitida a prática guerreira?
- A quem cabia exercer a justiça?
- O que você sabe a respeito da Inquisição ou Tribunal do Santo Ofício?
Os alunos deverão participar ativamente, uma vez que têm conhecimento do tema.
As imagens abaixo poderão ajudar na discussão:
- Espada medieval. Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-vQVBtDtCJMo/Ta9VY2tADNI/AAAAAAAAKh4/cf1UGW6oj0c/s1600/Espada+de+Jaime+I%252C+1617%252C+fondo+dorado.jpg;
- Notre Dame: o poder da Igreja. Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_L-aIG7AW7I/TSyvjzZqMzI/AAAAAAAAKAE/t4VLpYr5VHQ/s1600/NotreDame13.jpg;
- Relicário. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_L-aIG-7AW7I/TJLeWxUPnOI/AAAAAAAAJTY/TolgMTq0ORc/s1600/Schatz+Kammer+042.jpg;
- Coroa de Santo Estevão. Disponível em:http://1.bp.blogspot.com/_L-aIG-7AW7I/Sbpjy6-hsxI/AAAAAAAAD_I/OL-TY81vGaA/s1600 h/Coroa+de+Santo+Estevao.jpg;
Aula 2
O professor deverá iniciar a aula, apresentando o vídeo a seguir, que poderá ser acessado em: http://www.youtube.com/watch?v=IEoVoQ-aDnQ.
Em seguida, o professor deverá iniciar uma pequena discussão a respeito do vídeo:
- A quem cabia a o exercício da Justiça na Idade Média?
- Quais as leis medievais? E suas origens?
- Quais as formas de provar a inocência no “ordálio”?
- A quem recaíam as principais “mazelas” da Justiça medieval?
- Quais os principais interesses na prática da justiça?
- Quais as penas existentes na Idade Média?
- Vocês concordam com a forma de justiça exercida durante o período medieval?
Aula 3
Para desenvolver a terceira aula, o professor deverá levar os alunos à Sala de Informática para que possam pesquisar imagens a respeito da manifestação de poder e violência na Idade Média. Apresentamos, abaixo, alguns exemplos:
- Poder eclesiástico. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-qc3sEcdHNb0/TYVZdtKlsbI/AAAAAAAAKUg/lM6etzVx99E/s1600/SAnselmoCanterbury.jpg;
- Justiça medieval. Disponível em: http://www.ricardocosta.com/pub/images/advogados_arquivos/imag5.jpg;
- Violência Medieval. Disponível em:http://www.ricardocosta.com/pub/images/advogados_arquivos/imag4.jpg;
- O servo e o senhor feudal. Disponível em:http://4.bp.blogspot.com/_lZgrrP1BjjI/SxfhRJW6L5I/AAAAAAAAAXA/C9gtW9-3GKo/s400/servo.jpg.
Uma vez realizada a pesquisa, os alunos deverão agrupar uma quantidade de imagens para que possam realizar uma pequena exposição, que poderá ser feita na própria sala de aula, nos corredores ou em um local mais apropriado da escola.
Conclusão
Com o fim das aulas, o aluno compreenderá os principais motivos e interesses que levaram os nobres e a Igreja a deterem o poder e a justiça em suas mãos. Além disso, saberá discernir o poder temporal do clerical. Entenderá como se davam os julgamentos e as punições no período medieval e também como, muitas vezes, as pessoas poderosas escapavam impunes, o que, ainda hoje, infelizmente, acontece com certa frequência em nosso País.
Artigos sobre a Justiça na Idade Média, disponíveis em:
O professor deverá tomar como base de avaliação a compreensão dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das três aulas. Baseará a sua análise na participação dos alunos nas pesquisas e nos debates sugeridos nas primeira e segunda aulas. Além disso, a elaboração da exposição de imagens deverá ser acompanhada pelo professor, para que possa realizar um exame mais seguro do envolvimento de cada aluno com a tarefa.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/10/2015
Cinco estrelasgostei muito da aula
31/07/2012
Cinco estrelasexcelente roteiro... Inspirador...