Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - Os estrangeirismos usados no nosso dia a dia

 

19/09/2011

Autor y Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Diferenciar estrangeirismo e barbarismo
  • Escrever textos
  • Utilizar seu laptop Classmate para gravar imagens ou fotografar
Duração das atividades
3 horas-aulas com duração de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio por parte do aluno

Estratégias e recursos da aula
  • Uso do data show
  • Vídeo
  • Filmagem com os laptops UCA

 

 

Atividade 1

O professor deverá apresentar em um data show as imagens abaixo

Twitter

 

Imagem

Imagem disponível em http://veja.abril.com.br/saladeaula/270709/enxertos-na-flor-do-lacio.shtml

estrangeirismo

Imagem disponível em http://veja.abril.com.br/saladeaula/270709/enxertos-na-flor-do-lacio.shtml

 

Para cada figura apresentada, o professor deverá fazer perguntas, tais como:

  • Você consegue entender o que está escrito?
  • Em qual língua as frases estão escritas?
  • O que você acha do uso de palavras estrangeiras na língua portuguesa?
  • Você já tentou traduzir algumas das palavras estrangeiras que usamos no dia a dia? Elas fazem sentido?

 

 

Atividade 2

O professor irá apresentar o vídeo  "Crítica ao Estrangeirismo" disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=JUlBIzh4QWQ&feature=related

Esse vídeo apresenta uma definição para o termo estrangeirismo.

Crítica ao estrangeirismo

 

Atividade 3

 

O professor solicitará aos alunos que façam uma lista de palavras estrangeiras que usamos no dia a dia e depois escrever um texto com elas. 

Como motivação para os alunos, recomenda-se ao professor que apresente o vídeo " Estrangeirismo" de Carlos Silva, disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=gShTb8bJS5w&feature=related. Os alunos poderão acessá-lo direto de seus laptops UCA.

estrangeirismo

Estrangeirismo (Carlos Silva)

Outro dia me convidaram pra ir ao Mc'Donalds comemos X burger

O salão estava lotado, fizemos os pedidos através de um tal de Drive Thru

Os colegas percebendo a minha irritação disseram: Se tu estiveres com pressa eles têm um sistema de Delivery, maravilhoso

Desacostumado com esse linguajar, chamei os cabras: vamos s'imbora.

Seguimos pela avenida Henrique Shaumann, onde pude observar um Outdoor, que estava escrito China in Box
e uma seta indicativa Parking, nós não paramos por lá não.

Seguimos mais adiante, avistamos um restaurante bonito e luxuoso e na porta de entrada uma luz neon piscando escrita: Open.

Quando olhei pro chão pude ver um capacho abandonado com a bandeira americana me convidando: Welcome. Ao adentrarmos naquele recinto, pude observar na sua decoraçao e nas paredes estava escrito assim: Ice cake, X egg, Cheese burger e Fast food.

Eu pensei comigo: Food na Bahia a gente usa numa outra situação.

Do meu lado esquerdo uma garota tomava uma cerveja numa lata vermelha e azul cuja a marca era Budwisser. 
O camarada que lhe acompanhava com sua Long Neck Heinekenn. Do meu lado direito uma loira bonita, peituda falava pro cabra com uma voz sensual assim: Eu trabalho numa Relax for Men. E ele pergunta pra ela: Fica próximo do motel My Flowers? E ela lhe responde: Não Baby, fica junto a Night Club, Wonderful Penetration.

A fome aumentava juntamente com a raiva e eu não sabia se eu pedia um Hot Dog ou um simples cachorro quente. 

Emputecido mais uma vez com aquela situação chamei os caboclos: vamos s'imbora.

Na saída o manobrista nos recebe e nos entraga a chave do nosso possante veículo: um Fusca 68 fabricado em Volta Redonda na época do presidente Jucelino Kubistchek
ele olha pra mim e me diz: Thank you sir and have a good night. E eu usando toda minha simplicidade e educaçao que aprendi no sertão da Bahia, eu olhei pra ele e lhe disse: ''Vá pra p.. que lhe pariu!''

Eu gostaria de falar com presidente pra cuidar melhor da gente que vive nesse país. Nossa gramática está tão dividida, tem gente falando Happy, pensando que é feliz. Acabaria com esse tal de estrangeirismo que deturpa nossa língua e muda tudo de um vez. E os mendigos que hoje vivem nas calçadas ensinaria ao brasileiro que aqui se fala o português.

Sou simples, sou composto, oculto, indeterminado, particípio, eu sou gerúndio, fonema sim senhor, adjetivo, predicado, eu sou sujeito, ainda trago no meu peito esse país com muito amor.

Lá no centro da cidade quase que morri de fome, tanta coisa, tanto nome, sem eu saber pronunciar. É Fast Food, Delivery, Self Service, Hot Dog, Catchup. Eu só queria almoçar.

Lá no centro da cidade quase que morri de fome, tanta coisa, tanto nome, sem eu saber pronunciar. É Fast Food, Delivery, Self Service, Hot Dog, Catchup. Meu Deus onde é que eu vim parar.

''Oxente problem.''

A letra da música "Estrangeirismo" de Carlos Silva está disponível no link http://www.vagalume.com.br/carlos-silva/estrangeirismo.html

 

Atividade 4

 

O professor solicitará aos alunos que com seus laptops filmem imagens, outdoors, vitrines de lojas, fachadas, embalagens de produtos, entre outros  que contenham palavras estrangeiras. 

Para a realização dessa atividade, os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 componentes.

Para socializarem as filmagens, o professor deverá copiar as imagens e passar no data show para todos da turma.

Recursos Complementares

Professor, os sites abaixo contém informações que irão ajudá-lo em sua tarefa de ensinar.

Avaliação

Em relação à avaliação, o professor deverá se ater à:

  1. Lista de palavras e texto - O aluno será avaliado quanto à variedade de palavras estrangeiras, não se restringindo a apenas uma língua, a inglesa, por exemplo. Originalidade e criatividade também serão critérios de avaliação
  2. Filmagens de palavras - Nessa atividade, deverão ser levados em conta, a variedade de palavras, a qualidade das imagens, o cumprimento ao tempo mínimo de duração do vídeo que deverá ser estipulado em 3 minutos.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Wiliane Marinho Feitosa, EREM Jose Joaquim da Silva Filho , Pernambuco - dijo:
    wilianecancaoelouvor@hotmail.com

    30/09/2013

    Cinco estrelas

    Olá! Eu gostei sim do texto, é tudo verdade o que tá ai. Tenho em mente que tudo é na medida do possível, então seria bem melhor praticar o ''nosso'' português e deixar de lado o estrangeirismo em determinado momento. Não nos esquecendo que em pleno século XXI, é necessário a sabedoria de falar uma segunda língua que ditada pela globalização, é o inglês. Relembrando: tudo na sua medida. Cada coisa em seu tempo e lugar. Desde já agradeço. Excelente Trabalho.


  • valdirene, EREM SEVERINO FARIAS , Pernambuco - dijo:
    valeaxavier@hotmail.com

    12/10/2012

    Cinco estrelas

    O material da aula ficou muito interessante, pois contempla o contudo de forma atrativa.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.