Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - Variando a nossa comunicação - As gírias

 

20/09/2011

Autor y Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o uso das gírias enquanto possibilidade de variação linguística
  • Produzir textos escritos e orais
  • Elaborar um dicionário de gírias
Duração das atividades
4 horas- aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso do laptop UCA
  • datashow

Atividade 1

A aula se iniciará com a apresentação em data show das imagens abaixo Se o professor preferir deverá solicitar oas alunos que acessem ossites de seus laptops.

Gírias

http://lpmotivo.blogspot.com/2011/03/giria-x-gramatica.html

Mais gírias

http://2.bp.blogspot.com/-GohgHQ8iXRI/Tf6riCOyTpI/AAAAAAAAAeM/8MBkVwZsNPg/s1600/girias%255B1%255D.jpg 

 

O professor deverá perguntar o que são essas palavras e se os alunos sabem o significado delas.

Atividade 2

A seguir, o professor apresentará uma breve descrição (xerocar para os alunos)  de o que é gíria e alguns exemplos:

Definição

A gíria é uma linguagem de caráter popular, criada e usada por determinados grupos sociais ou profissionais. São criadas para substituir termos ou conceitos oficiais (usados tradicionalmente). 

As gírias são próprias de uma determinada época e, muitas vezes, deixam de existir quando caem em desuso. Muitas gírias são tão utilizadas por grande parte da população de um país que acabam sendo incorporadas pelo vocabulário oficial, fazendo parte dos dicionários.

De certa forma, todos os grupos sociais possuem uma certa quantidade de palavras ou expressões que usam em seu ambiente. Estas são chamadas de gírias de grupos. Possuem gírias próprias os estudantes, advogados, jogadores de futebol, médicos, policiais, vendedores entre outros.

Muitas gírias são criadas pelos jovens e adolescentes, em função da necessidade de buscar palavras e conceitos novos.

Exemplos de gírias muito usadas pela população:

- Gata ou gato = mulher bonita, homem bonito
- Baranga = mulher feia
- Coroa = pessoa idosa
- Corno = pessoa traída
- Magrela = bicicleta
- Abrir o jogo = contar a verdade
- Arrancar os cabelos = ficar desesperado
- Baixar a bola = ficar calmo
- Catinga = fedor
- Cabeça-dura = pessoa teimosa
- Com o pé na cova = próximo da morte
- Dar o troco = fazer vingança
- Pagar o mico = passar vergonha

Extraído do site http://www.suapesquisa.com/o_que_e/giria.htm

Atividade 3

Será feita uma discussão sobre a definição de gíria. O professor deverá fazer alguns questionamentos aos alunos:

  • Vocês usam gírias?

  • Se sim, quais? Citem exemplos. 

  • Qual a opinião de vocês sobre o uso de gírias? Acham que elas atrapalham a comunicação entre as pessoas?

  • Vocês sabem quais gírias seus pais ou avós usavam?

  • Vocês conseguem entender  ‘gírias idosas’?

 

 

Atividade 4

O professor deverá apresentar  em data show algumas gírias idosas e pedir para que os alunos digam os seus significados.

  • Professor, provavelmente algumas dessas gírias serão desconhecidas pelos alunos.  Porém, estimule-os para que depreendam os sentidos das expressões a partir das palavras, como no caso de 'macacos me mordam"., 'balançar o esqueleto'. 
  • Solicite aos alunos que copiem esse quadro nos cadernos.

 

 

GÍRIA IDOSA SIGNIFICADO

Ora bolas / Macacos me mordam

Cruz credo! 

Exprimem aborrecimento, irritação, 

porém a expressão 'ora bolas' pode 

também significar 'lógico, óbvio' em 

certos contextos

Colocar as barbas de molho

Ficar 'ligado'

Bacana / Supimpa

Legal, irado, sinistro

Lorota

Papo furado

 É o ó do borogodó!

Pessoa ou coisa tosca, ruim 

ou complicada

Broto

Mina, menina, garota

Balançar o esqueleto

Dançar

Comigo não, violão!

Não vem que não tem!

Arrebentar a boca do balão

Arrasar

Rainha da cocada preta

"Se sentindo", "se achando"

Marmelada

Resultado combinado

É batata!

Certeza!

Chapa

Mano, parceiro, "brother", "brodi"

10 mangos

10 reais

Do tempo do onça

Muito antigo

Do balacobaco

Ótima, excelente ( pessoa ou coisa)

 

 

Atividade 5

Nesse momento, o professor deverá apresentar uma charge com gírias modernas ou solicitar que os alunos acessem o site abaixo para a tarefa.. Provavelmente, as gírias serão facilmente apreendidas pelos alunos. 

Professor, peça aos alunos que reescrevam essa charge se utilizando da linguagem padrão.

Gíria

Imagem disponível em http://teenblogumblogpravoce.blogspot.com/2010/09/de-onde-vem-as-girias-jerri-dias.html

 

Atividade extra ou tarefa de casa

Os alunos devem reescrever o texto abaixo na linguagem padrão. Essa atividade pode ser realizada nos laptops e enviada para o e-mail do professor ou, ainda,  entregue em folha separada ou feita no caderno.

 

Domingão

 

Domingo, eu passei o dia todo de bode. Mas, no começo da noite, melhorei e resolvi bater um fio para o Zeca.
- E aí, cara? Vamos no cinema?
- Sei lá, Marcos. Estou meio pra baixo...
- Eu também tava, cara. Mas já estou melhor.
E lá fomos nós. O ônibus atrasou, e nós pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme já tinha começado. Teve até um mane que perguntou se a gente tinha chegado para a próxima seção.
Saímos de lá, comentando:
- Que filme massa!
- Maneiro mesmo!
Mas já era tarde, e nem deu para contar os últimos babados pro Zeca. Afinal, segunda-feira é dia de trampo e eu detesto queimar o filme com o patrão. Não vejo a hora de chegar o final de semana de novo para eu agitar um pouco mais.

Márcia Paganini Cavéquia

 

Atividade 7

Espera-se que os alunos tenham compreendido que as gírias mudam ao longo dos tempos, mas é necessário também que eles entendam que elas podem variar de grupos para grupos da mesma geração. Com o intuito de proporcionar essa percepção, o professor deverá apresentar gírias de diferentes grupos e solicitar aos alunos que identifiquem a qual grupo essas gírias pertencem.

 

Fala*  Grupo Social
"Todo mundo gosta muito de curtir." 
"Da galera pra galera." 
"Cada dia que passa, pinta mais um." 
"A gente tem que saber curtir, entendeu?" 

Frequentadores de pagode

"É importante que a gente faça a maromba,

que a gente utilize o trabalho de maromba

que é pro corpo ficar sarado, pra que a gente possa ficar casca grossa."

Professor de academia de ginástica

 

"Então a nossa filosofia é mostrar pras pessoas, né, tentar passar pras pessoas

que elas podem brilhar, que elas são importantes

(...) Então nós viramos pro negro e falamos: pô, negócio seguinte,

tu é bonito, tu não é feio como dizem que tu é feio.

Teu cabelo não é ruim como dizem que teu cabelo é ruim, entendeu?

Meu cabelo é crespo, entendeu? Existe cabelo crespo, existe cabelo liso.

Não tem essa de cabelo bom, cabelo ruim.

Por que que cabelo de branco é bom e meu cabelo é ruim?"

Cantor de RAP

* Essas falas estão disponíveis no link http://acd.ufrj.br/~pead/tema01/propostas.html#8

 

Atividade 8

Uma vez que os alunos perceberam as diferenças entre as gírias de alguns grupos, o professor deverá propor uma atividade a ser realizada em grupos de 3 ou 4 componentes.

A atividade consiste na elaboração de um dicionário de gírias. Os alunos serão divididos em grupos e cada um deverá escolher um grupo social e criar um dicionário. O professor apresentará algumas sugestões como: surfistas, emos, patricinhas, pagodeiros, funkeiros, policiais, skatistas, roqueiros, grafiteiros, entre outros.

Recursos Complementares

Professor, nos sites abaixo você encontrará informações importantes para sua aula.

Avaliação

A avaliação da atividade de criação do dicionário de gírias levará em consideração todo o processo da mesma, desde a escolha do grupo social a ser estudado até a efetiva elaboração do dicionário. Serão critérios de avaliação:

  • fidelidade ao tema proposto
  • listagem relevante de palavras e/ou expressões do grupo social escolhido
  • criatividade na confecção do dicionário
  • envolvimento e comprometimento com a atividade
  • pontualidade na entrega do trabalho
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • virginia, Colégio Estadual Prof. Francisco Manoel de Lima Camargo , Paraná - dijo:
    virginiafarias75@yahoo.com.br

    07/04/2012

    Cinco estrelas

    Gostei das sugestões para trabalhar com gírias, elas são simples mas questionadoras e tenho impressaõ de que os alunos gostarão de de realizar essas atividades


  • MONICA MARIA, Colégio Estadual Fulgêncio Nunes , Tocantins - dijo:
    monika.mello@hotmail.com

    22/09/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns! Sua aula além de muito informativa com dados atuais e do passado é também divertida.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.