20/09/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Atividade 1
A aula se iniciará com a apresentação em data show das imagens abaixo Se o professor preferir deverá solicitar oas alunos que acessem ossites de seus laptops.
http://lpmotivo.blogspot.com/2011/03/giria-x-gramatica.html
O professor deverá perguntar o que são essas palavras e se os alunos sabem o significado delas.
Atividade 2
A seguir, o professor apresentará uma breve descrição (xerocar para os alunos) de o que é gíria e alguns exemplos:
Definição |
Extraído do site http://www.suapesquisa.com/o_que_e/giria.htm
Atividade 3
Será feita uma discussão sobre a definição de gíria. O professor deverá fazer alguns questionamentos aos alunos:
Vocês usam gírias?
Se sim, quais? Citem exemplos.
Qual a opinião de vocês sobre o uso de gírias? Acham que elas atrapalham a comunicação entre as pessoas?
Vocês sabem quais gírias seus pais ou avós usavam?
Vocês conseguem entender ‘gírias idosas’?
Atividade 4
O professor deverá apresentar em data show algumas gírias idosas e pedir para que os alunos digam os seus significados.
GÍRIA IDOSA | SIGNIFICADO |
Ora bolas / Macacos me mordam |
Cruz credo! Exprimem aborrecimento, irritação, porém a expressão 'ora bolas' pode também significar 'lógico, óbvio' em certos contextos |
Colocar as barbas de molho |
Ficar 'ligado' |
Bacana / Supimpa |
Legal, irado, sinistro |
Lorota |
Papo furado |
É o ó do borogodó! |
Pessoa ou coisa tosca, ruim ou complicada |
Broto |
Mina, menina, garota |
Balançar o esqueleto |
Dançar |
Comigo não, violão! |
Não vem que não tem! |
Arrebentar a boca do balão |
Arrasar |
Rainha da cocada preta |
"Se sentindo", "se achando" |
Marmelada |
Resultado combinado |
É batata! |
Certeza! |
Chapa |
Mano, parceiro, "brother", "brodi" |
10 mangos |
10 reais |
Do tempo do onça |
Muito antigo |
Do balacobaco |
Ótima, excelente ( pessoa ou coisa)
|
Atividade 5
Nesse momento, o professor deverá apresentar uma charge com gírias modernas ou solicitar que os alunos acessem o site abaixo para a tarefa.. Provavelmente, as gírias serão facilmente apreendidas pelos alunos.
Professor, peça aos alunos que reescrevam essa charge se utilizando da linguagem padrão.
Imagem disponível em http://teenblogumblogpravoce.blogspot.com/2010/09/de-onde-vem-as-girias-jerri-dias.html
Atividade extra ou tarefa de casa
Os alunos devem reescrever o texto abaixo na linguagem padrão. Essa atividade pode ser realizada nos laptops e enviada para o e-mail do professor ou, ainda, entregue em folha separada ou feita no caderno.
Domingão
Domingo, eu passei o dia todo de bode. Mas, no começo da noite, melhorei e resolvi bater um fio para o Zeca. Márcia Paganini Cavéquia
|
Atividade 7
Espera-se que os alunos tenham compreendido que as gírias mudam ao longo dos tempos, mas é necessário também que eles entendam que elas podem variar de grupos para grupos da mesma geração. Com o intuito de proporcionar essa percepção, o professor deverá apresentar gírias de diferentes grupos e solicitar aos alunos que identifiquem a qual grupo essas gírias pertencem.
Fala* | Grupo Social |
"Todo mundo gosta muito de curtir." "Da galera pra galera." "Cada dia que passa, pinta mais um." "A gente tem que saber curtir, entendeu?" |
Frequentadores de pagode |
"É importante que a gente faça a maromba, que a gente utilize o trabalho de maromba que é pro corpo ficar sarado, pra que a gente possa ficar casca grossa." |
Professor de academia de ginástica
|
"Então a nossa filosofia é mostrar pras pessoas, né, tentar passar pras pessoas que elas podem brilhar, que elas são importantes (...) Então nós viramos pro negro e falamos: pô, negócio seguinte, tu é bonito, tu não é feio como dizem que tu é feio. Teu cabelo não é ruim como dizem que teu cabelo é ruim, entendeu? Meu cabelo é crespo, entendeu? Existe cabelo crespo, existe cabelo liso. Não tem essa de cabelo bom, cabelo ruim. Por que que cabelo de branco é bom e meu cabelo é ruim?" |
Cantor de RAP |
* Essas falas estão disponíveis no link http://acd.ufrj.br/~pead/tema01/propostas.html#8
Atividade 8
Uma vez que os alunos perceberam as diferenças entre as gírias de alguns grupos, o professor deverá propor uma atividade a ser realizada em grupos de 3 ou 4 componentes.
A atividade consiste na elaboração de um dicionário de gírias. Os alunos serão divididos em grupos e cada um deverá escolher um grupo social e criar um dicionário. O professor apresentará algumas sugestões como: surfistas, emos, patricinhas, pagodeiros, funkeiros, policiais, skatistas, roqueiros, grafiteiros, entre outros.
Professor, nos sites abaixo você encontrará informações importantes para sua aula.
A avaliação da atividade de criação do dicionário de gírias levará em consideração todo o processo da mesma, desde a escolha do grupo social a ser estudado até a efetiva elaboração do dicionário. Serão critérios de avaliação:
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/04/2012
Cinco estrelasGostei das sugestões para trabalhar com gírias, elas são simples mas questionadoras e tenho impressaõ de que os alunos gostarão de de realizar essas atividades
22/09/2011
Cinco estrelasParabéns! Sua aula além de muito informativa com dados atuais e do passado é também divertida.