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Concordou ou não? Analisando a concordância nominal em textos diversos.

 

20/09/2011

Autor y Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar erros de concordância nominal.
  • Explicar os erros de concordância nominal com base na teoria gramatical sobre concordância.

 

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Oração e período.
  • Análise sintática: termos essenciais da oração.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • pesquisa;
  • passeios pela cidade e fotos;
  • dinâmica para responder atividade;
  • apresentação oral.

 

Recursos:

  • classmate UCA com acesso à internet;
  • câmera fotográfica (que pode ser a do classmate UCA);
  • faixas.

 

ESEBA

Aula 1

Atividade 1

 

Para início dessa aula, o professor exibirá aos alunos a seguinte imagem:

http://www.tigredemuleta.net/2008/10/14/concordancia-nominal/

0

Após fazê-la, perguntará:

  • Vocês teriam coragem de tatuar esses dizeres dessa maneira nas costas de vocês? Sim, Não?  Por quê?

O esperado é que os alunos digam que NÃO, porque os dizeres estão em desacordo com a norma padrão. Caso digam SIM, trabalhe com os alunos a impressão que eles querem passar para as pessoas que os verem com esses escritos. Para isso, exiba o vídeo em que o casal Nardoni, em entrevista ao Fantástico, comete uma série de erros de português, especialmente de concordância. Trabalhe com eles a imagem que fazem do casal ao cometerem erros e a imagem que fariam do casal caso não cometesse erros.

Vídeo:

 http://www.youtube.com/watch?v=jPvjk8zlcrk&feature=player_embedded

1

 

Retomando a tatuagem:

  • Como deveriam ser escritos os dizeres de acordo com a norma padrão?
  • Então, qual é o tipo de problema apresentado?

Professor, espera-se que os alunos denunciem a falta de concordância nominal e verbal. Assim feito, diga a eles que a aula terá foco na concordância nominal.

 

Em seguida, o professor pedirá que os alunos pesquisem na internet as regras da concordância nominal. Estipulará que cada grupo apresente uma regra (divida-as conforme julgar adequado), explicando-a para os colegas, por meio de exemplos escritos no quadro-negro.

Sugestões de sites: 

http://www.pucrs.br/manualred/nominal.php

http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint59.php

http://www1.folha.uol.com.br/folha/fovest/concordancianominal2.shtml

 

 

Atividade 2

 

Após a formalização das regras de concordância nominal, o professor sugerirá aos alunos atividades para confrontarem o que acabaram de conhecer e/ou rever. Para agilizar, pedirá a cada aluno que acesse as atividades abaixo que se encontram disponíveis nos links abaixo de cada uma.

Atividades

1. Complete os espaços com um dos nomes colocados nos parênteses.


a) Será que é __________________ essa confusão toda?
                                                             (necessário/ necessária)

b) Quero que todos fiquem ________________.
                                                            (alerta/ alertas)

c) 
Houve ____________ razões para eu não voltar lá.
                                                         (bastante/ bastantes)

d) Encontrei ____________ a sala e os quartos.
                                                               (vazia/vazios)
 
e) A dona do imóvel ficou __________ desiludida com o inquilino.
                                                                                                (meio/ meia)
http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-portugues/concordancia-nominal



2. (CESBRANRIO) “Noites pesadas de cheiros e calores amontoados...”
 
Aponte a opção em que, substituídos os substantivos destacados acima, fica incorreta a concordância de “amontoado”.
 
a) nuvens e brisas amontoadas
b) odores e brisas amontoadas
c) nuvens e morros amontoados
d) morros e nuvens amontoados
e) brisas e odores amontoadas

 

http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-portugues/concordancia-nominal
 

 

3. (PUCCAMP) A frase em que a concordância nominal está correta é:
 
a) A vasta plantação e a casa grande caiados há pouco tempo era o melhor sinal de prosperidade da família.

b) Eles, com ar entristecidos, dirigiram-se ao salão onde se encontravam as vítimas do acidente.

c) Não lhe pareciam útil aquelas plantas esquisitas que ele cultivava na sua pacata e linda chácara do interior.

d) Quando foi encontrado, ele apresentava feridos a perna e o braço direitos, mas estava totalmente lúcido.

e) Esses livro e caderno não são meus, mas poderão ser importante para a pesquisa que estou fazendo.
 
 http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-portugues/concordancia-nominal

 

Professor, não deixe de trabalhar exercícios de vestibulares ou concursos com os alunos, mesmo sendo eles do ensino fundamental. Isso permitirá um "descortinamento" na visão do aluno com relação a alguns pré-conceitos que o rodeiam, como "Não vou dar conta de responder esse exercício porque é de um vestibular!". Mostre a eles que o segredo da resolução consiste em ler com atenção o que é pedido e relacionar ao conhecimento que possuem.

4. Faça a concordância correta rasurando o termo incorreto. Já comecei.

01. Tenho [bastante / bastantes] razões para julgá-lo.
02. Viveram situações [bastante / bastantes] tensas.
03. Estavam [bastante / bastantes] preocupados.
04. Acolheu-me com palavras [meio / meias] tortas.
05. Os processos estão [incluso / inclusos] na pasta.
06. Estas casas custam [caras / caro].
07. Seguem [anexa /anexas] as faturas.
08. É [proibido / proibida] conversas no recinto.
09. Vocês estão [quite / quites] com a mensalidade?
10. Hoje temos [menas / menos] lições.
11. Água é [boa / bom] para rejuvenescer.
12. Ela caiu e ficou [meio / meia] tonta.
13. Elas estão [alerta / alertas].
14. As duplicatas [anexa / anexas] já foram resgatadas.
15. Quando cheguei era meio-dia e [meia / meio].
16. A lealdade é [necessária / necessário].
17. A decisão me custou muito [caro /cara].
18. As meninas me disseram [obrigada / obrigadas].
19. A porta ficou [meia / meio] aberta.
20. Em [anexo / anexos] vão os documentos.
21. É [permitido / permitida] entrada de crianças.
22. [Salvo / Salvos] os doentes, os demais partiram.
23. As camisas estão [caro / caras].
24. Seu pai já está [quite / quites] com o meu?
25. Escolhemos as cores mais vivas [possível / possíveis].
26. É [necessário / necessária] muita fé.
27. É [necessário / necessária] a ação da polícia.
28. A maçã é [boa / bom] para os dentes.
29. [Excetos / Exceto] os dois menores, todos entram.
30. A sala tinha [bastante / bastantes] carteiras.
31. Eram moças [bastante / bastantes] competentes.
32. Suas opiniões são [bastante / bastantes] discutidas.
33. João ficara a [sós / só].
34. É [proibido / proibida] a entrada neste recinto.
35. Bebida alcoólica não é [boa / bom] para o fígado.
36. A maçã é [bom / boa] para os dentes.
37. É [proibida / proibido] a permanência de veículos.
38. V. Exa. está [enganada / enganado], senhor vereador.
39. Está [incluso / inclusa] a comissão.
40. Tenho uma colega que é [meia / meio] ingênua.
41. Ela apareceu [meio / meia] nua.
42. Manuel está [meio / meia] gripado.
43. As crianças ficaram [meia / meio] gripadas.
44. Nunca fui pessoa de [meio / meia] palavra.
45. A casa estava [meia / meio] velha.
46. Quero [meio / meia] porção de fritas.
47. Vocês [só / sós] fizeram isso?
48. Fiquem [alerta / alertas] rapazes.
49. Esperava [menas / menos] pergunta na prova.
50. As certidões [anexa / anexas] devem ser seladas.
51. Mãe e filho moravam [junto / juntos].
52. As viagens ao nordeste estão [caro / caras].
53. Segue [anexo / anexa] a biografia que pediu.
54. Está [inclusas / inclusa] na nota a taxa de serviços.
55. Estou [quite / quites] com as crianças.
56. Procure comer [bastantes / bastante] frutos.
57. Os militares estão [alerta / alertas].
58. Muito [obrigada / obrigadas] disseram elas.
59. Pedro e Maria viajaram [sós / só].
60. Os rapazes disseram somente muito [obrigados / obrigado].

http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/53762

Professor, no exercício número 4, você pode aproveitar para trabalhar a correção de forma dinâmica. Supondo que você tenha 30 alunos em sala, cada um será responsável por responder a duas frases. A cada frase respondida, o aluno terá de justificar a escolha da palavra que adequadamente completa o enunciado. Isso reforçará o aprendizado.

 

Aula 2

Atividade 

 

Nessa aula, os alunos trabalharão em duplas e/ou grupos e terão a tarefa de realizar uma "varredura" pela internet atrás de exemplos que evidenciem a falta de concordância nominal. Qualquer texto é bem-vindo nessa busca!

A cada ocorrência encontrada, os alunos a salvarão em seus classmates para posterior apresentação.

Além da busca na internet, o professor poderá solicitar que os alunos pesquisem na própria cidade exemplos de falta de concordância nominal. A cada achado, deverão tirar foto (poderão usar o classmate UCA) e salvar em arquivo.

 

http://lauroportugues.blogspot.com/2011_07_01_archive.html

2

http://ced07cei.blogspot.com/2010/11/erros-ortograficos-e-de-concordancias.html

3

http://estudargramatica.blogspot.com/2010_08_01_archive.html

4

http://estudargramatica.blogspot.com/2010_08_01_archive.html

5

http://estudargramatica.blogspot.com/2010_08_01_archive.html

6

 

 

Aula 3

Atividade 

 

Essa aula será destinada à preparação da apresentação em KPresenter ou outro programa para apresentação dos equívocos com relação à concordância nominal.

Professor, caso ache pertinente, solicite ao grupo que escolha uma das ocorrências encontradas e mande produzir uma faixa em tamanho pequeno. Depois, organize com os alunos um dia para fixarem as faixas pela escola de modo a alertar toda comunidade acerca dos desencontros com a concordância nominal. O interessante é a padronização das faixas: por exemplo, letras grandes e vermelhas para destacar a frase em desacordo com a norma culta e em letras menores e de cor azul a adequação da frase.

 

Aula 4

Atividade

 

Chegou o momento da apresentação! Ela deverá acontecer, de preferência, em um espaço grande (anfiteatro) para apreciação por colegas de outros anos da escola. Basta organizar com outros professores os horários. Cada grupo deverá selecionar de 3 a 5 imagens e explicar o uso equivocado da concordância.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação constará da explicação do aluno em relação ao desvio de concordância por ele encontrado.

Nesse momento, o que está em jogo é o  conhecimento sobre as regras de concordância nominal.

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