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UCA - Conjunções: elos coesivos do texto

 

11/10/2011

Autor y Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as conjunções que funcionam como elos coesivos.
  • Construir o sentido de um texto a partir das relações estabelecidas pelas conjunções.
  • Usar as conjunções de forma que estabeleçam a coesão sequencial do tipo lógico.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O aluno deverá saber o que é coesão textual.
  • Identificar as conjunções em um texto.
  • Saber a função das conjunções.
Estratégias e recursos da aula

O  tema dessa aula é coesão sequencial temporal do tipo lógico. De acordo com Lopes (1991, p. 31-38), os mecanismos de coesão sequencial são os que têm por função, da mesma forma que os de recorrência, fazer progredir, em um texto, o fluxo de informações. Ela classifica coesão sequencial em temporal e por conexão. É na coesão por conexão que ocorrem os operadores do tipo lógico.

Atividade 1 - Introdução

Alunos organizados em grupo de 3 componentes.

 Professor, para  introduzir o tema da aula, proceda da seguinte maneira:

1) Oriente os alunos para que acessem, em um dos laptops, a página disponível em: <http://blog.noisfalatrem.com/2008/08/mecanismos-coesivos-seqenciais-segundo.html>Acesso em 22 de set. 2011.

2) Peça a eles que leiam atentamente as explicações sobre os mecanismos sequenciais do tipo lógico.

3) Peça que criem um arquivo no Kword intitulado: "Mecanismos sequenciadores do tipo lógico".

4) Escreva, na lousa, as questões do quadro abaixo para que eles as copiem no arquivo criado. Em seguida, eles devem respondê-las também nesse arquivo.

5) Ao final, eles apresentam suas conclusões oralmente ou em datashow.

Obs.: É previsível que os alunos não conheçam termos como contrajunção e disjunção. Por isso, é importante que você circule entre os grupos para explicar que a relação de disjunção é marcada por elos como "do contrário", "ou", etc; já a relação de contrajunção é marcada pelas conjunções como "mas, porém", dentre outras.

Exercício 1

Após a leitura do texto explicativo sobre coesão sequencial, discutam e respondam:

a)   O que é coesão sequencial por conexão? Tentem elaborar o conceito com palavras próprias.

b)   Qual é a diferença entre coesão sequencial e coesão por conexão?

c)  Que elementos funcionam como coesão sequencial e quais estabelecem a conexão?

d)  Conclua: que relações as conjunções podem estabelecer em um texto?

 

 

Professor, organize os alunos em um semicírculo para que socializem suas conclusões. Para isso, cada grupo poderá apresentá-las oralmente ou por meio de projeção em datashow. Neste caso, os alunos deverão salvar, em um pendrive, os arquivos do KWord, com extensão .odt, transportando-os para o computador vinculado ao datashow. Salvando na extensão .odt, os arquivos abrirão no Word ou no KWord, indiferentemente.

Atividade 2 - exercícios  - uso dos operadores do tipo lógico.

Os alunos continuam organizados em grupos de três integrantes.

1 - Professor, envie, em forma de anexo, os exercícios propostos abaixo para a lista de e-mail dos alunos. Peça que abram um dos e-mails e copiem o anexo no kword. Em seguida, eles devem resolver os exercícios para, depois de corrigidos, encaminhá-los para os e-mails dos demais colegas, os quais deverão criar um arquivo com o tema: elos coesivos do tipo lógico, e salvar os exercícios nesse arquivo.

 

 

Exercício 2

Construam períodos compostos a partir dos pares de orações de tal forma que entre elas se estabeleça a relação indicada. Use as conjunções adequadas às relações indicadas. Façam as alterações necessárias.

Relação de concessão

a) Seu projeto foi recusado.

b) As explicações foram convincentes.

Relação de finalidade

a) Resolvemos ficar em casa.

b) Assim poderíamos descansar.

Relação de proporção

a) Ele crescia.

b) Ele ficava mais magro.

Relação de comparação

a) Ele era estudioso.

b) Todos os outros alunos da turma eram estudiosos.

Relação de tempo

a) Meus amigos vieram visitar-me.

b) Cheguei de viagem.

 

 

Exercício 3

 Completem o texto abaixo, com as conjunções ou locuções conjuntivas destacadas em negrito, de forma a torná-lo coeso. As conjunções podem se repetir.

além de - quando - embora - mas - se - que - que - como - mesmo que - se - como

    

   A ansiedade costuma surgir  __________ se enfrenta uma situação desconhecida. Ela é benéfica ______  prepara a mente para desafios, ________  falar em público.  ________ , ______ provoca preocupação exagerada, tensão muscular, tremores, in­sônia, suor demasiado, taquicardia, medo de falar com estranhos ou de ser criticado em situações sociais, pode indicar uma ansiedade generalizada,  _______ requer acompanhamento médico, porque pode  até gerar  transtornos mais graves, ________  fobia, pânico ou obsessão compulsiva. ___________  apenas 20% das vítimas de ansiedade busquem ajuda médica, o problema pode e deve ser tratado. _____________ se pro­cure um clínico-geral num primeiro momento,é importante a orientação de um psiquiatra, _________prescreverá a medicação adequada. A terapia, em geral, é à base de antidepressivos. "Hoje existe uma geração mais moderna desses remédios",explica o psiquiatra Márcio Bernik, de São Paulo, coordenador do Ambulatório de Ansiedade, da Faculdade de Medi­cina da Universidade de São Paulo. " ____________ mais eficazes, não provocam ganho de peso nem oscilação no desejo sexual ." Outra vantagem: não apresentam riscos ao paciente caso ele venha a ingerir uma dosagem muito alta.

 

 

 

Exercício 4

Construam um único período a partir das orações. Usem os conectores adequados a cada situação. Verifiquem a possibilidade do emprego de outros conectores para expressar o mesmo sentido ou outros, como feito no modelo:

Modelo: A gravata do uniforme de Pedro está velha e surrada. A minha gravata está novinha em folha.

A gravata do uniforme de Pedro está velha e surrada, mas/porém a minha está novinha em folha.

A gravata do uniforme de Pedro está velha e surrada, já a minha está novinha em folha.

1. Ontem fui conhecer o novo apartamento do Tiago. Tiago comprou o apartamento com o dinheiro recebido do jornal.

2- Perto da estação havia um pequeno restaurante. No restaurante costumavam reunir-se os trabalhadores da ferrovia.

4. No quintal, as crianças brincavam. O prédio vizinho estava em construção. Os carros passavam buzinando. As brincadeiras, o barulho da construção e das buzinas tiravam-me a concentração no trabalho que eu estava fazendo.

5. Os convidados chegaram atrasados. Os convidados tinham errado o caminho e custaram a encontrar alguém que orientasse o caminho.

6. Os candidatos foram convocados por edital. Os candidatos deverão apresentar-se, munidos de documentos, até o dia 24.

 

 

 
 
 
 

Exercício 5

 Estabeleçam a coesão nos períodos. Empreguem elos operadores do tipo lógico e formas remissivas.

1. Um homem caminhava pela rua deserta: esfarrapado, cabisbaixo, faminto, abandonado à própria sorte. __________ parecia não notar a chuva fina que caía  _____ encharcava os ossos.

2. Os grevistas paralisaram todas as atividades da fábrica. _____ durou uma semana.

3. Vimos o carro do ministro aproximar-se. Alguns minutos depois, _____ estacionava no pátio do Palácio do Governo.

4. Imagina-se que existam outros planetas habilitados. _____ tem ocupado a mente dos cientistas desde que os OVNIS começaram.

 

 
 

OBS.: Professor, organize a turma em círculo para que os alunos socializem suas respostas. Não é necessário que todos apresentem suas respostas. Divida os 4 exercícios entre quatro grupos, ficando os demais acompanhando e conferindo a correção, complementando as respostas, caso necessário. A apresentação poderá ser feita oralmente ou por meio de projeção em datashow. Neste caso, os alunos deverão salvar o arquivo do KWord com extensão .odt, em um pendrive, pois, assim, o arquivo poderá ser transportado para o computador vinculado ao datashow. Salvando na extensão .odt, o mesmo abrirá no Word ou no KWord, indiferentemente.

Verifique se eles foram capazes de usar os diferentes tipos de operadores. Durante a correção, mostre a eles como as conjunções funcionam como elementos de coesão sequencial por conexão, e, no exercício 5, explique a diferença entre o uso das formas remissivas e dos operadores do tipo lógico.

 Atividade 3 - Atividade oral- Emprego dos conectores na construção de um poema.

Turma em semicírculo.

Exiba em datashow o poema "O amor quando se revela", disponível em <http://pensador.uol.com.br/frase/MzU4MzY1/ > . Acesso em 20 de set. 2011.

Para desenvolver esta atividade, proceda da seguinte maneira:

1) Peça a um grupo de alunos que leia oralmente o poema. Incentive os outros grupos a lerem.

2) Exiba também o poema declamado, disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=y8rpEjjSBCY> Acesso em 22. de set. 2011 para que sintam o lirismo presente na voz, na entonação das palavras, na expressão facial do declamador e nos demais recursos sonoros usados.

3) Promova um debate sobre o tema e sobre os elos coesivos usados na construção do poema, a partir das questões propostas no quadro abaixo.

Segue o poema:

O amor, quando se revela...

Fenando Pessoa

O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar p'ra ela,
Mas não lhe sabe falar.

Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de dizer.
Fala: parece que mente
Cala: parece esquecer

Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
Pra saber que a estão a amar!
Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!

Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar...

 

 

 

 

ATIVIDADE ORAL

1)  Quais são os conectores do tipo lógico?

2) Que relação de sentido estabelecem no poema?

3)  Esses conectores são importantes para a construção do sentido de contradição presente no poema, revelando que o amor é um sentimento contraditório? Como isso ocorre?

4) Na 2ª estrofe, a conjunção "se" está elíptica. A condição de elipse do "se" nesta estrofe causa algum efeito de sentido? Que relação de sentido esta conjunção estabelece nos demais versos onde foi usada?

 5) Em que medida o uso do conector "mas" foi importante para a construção do sentido do poema?

6) Que conclusão podemos tirar em relação à importância do uso dos conectores do tipo lógico?

 
Professor, durante a atividade oral verifique se os alunos foram capazes de perceber as relações de sentido estabelecidas pelos conectores.
Recursos Complementares

 Texto expositivo: Como se realiza a coesão. Disponível em: <http://www.pucrs.br/gpt/coesao.php>. Acesso em: 22 de  set. 2011.

Texto expositivo e exercícios: Textualidade e coesão - mecanismo de coesão textual. Disponível em: <gestaocomercial.50webs.com/documentos/textcoes.doc>. Acesso em: 15 maio 2011. (Professor, para acessar esse texto, é necessário copiar e colar o endereço na sua barra de navegação, pois, por ser um documento de Word, o endereço não se transforma em link.)

Artigo: As estratégias de construção da coesão em textos de alunos. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/iiijnlflp/textos_completos/pdf/As%20estrat%C3%A9gias%20de%20constru%C3%A7%C3%A3o%20da%20coes%C3%A3o%20em%20textos%20de%20alunos%20-%20MARCUS.pdf>. Acesso em: 17 maio 2011

Artigo: Coesão e Coerência – Devem se distinguir?. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAABNz0AC/coesao-coerencia>. Acesso em: 22 set. 2011.

 Síntese do livro Coesão e coerência textuais, de Leonor Lopes Fávero. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/51567186/coesao-e-coerencia-textuais-Leonor-Lopes-Favero>. Acesso em: 22 set.. 2011.

 Análise do poema Trem de ferro, de Manuel Bandeira. Disponível em: <http://www.literaturaemfoco.com/?p=135>. Acesso em: 22 set.. 2011.

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalharem em grupo.

Verifique, principalmente, se os alunos compreenderam que os operadores do tipo lógico não funcionam apenas como elos coesivos, mas também estabelecem relações de sentido.

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