Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Trabalhadores imigrantes: razões e expectativas que nortearam a vinda dos principais grupos para o Brasil, entre os séculos XIX e XX – UCA

 

25/10/2011

Autor y Coautor(es)
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Leide Divina Alvarenga Turini

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os principais grupos de imigrantes que vieram para o Brasil entre os séculos XIX e XX.

Compreender as principais razões que levaram imigrantes europeus e asiáticos a virem para o Brasil a partir do século XIX.

Apontar as principais expectativas dos imigrantes em relação às terras brasileiras.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O Brasil Império.

A abolição do tráfico de escravos e o movimento abolicionista no Brasil.

A expansão da lavoura cafeeira no século XIX.

Estratégias e recursos da aula

Alunos UCA ESEBA

 

Professor (a), para o desenvolvimento desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Assim, a aula poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA (Um computador por aluno).

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do Projeto UCA/MEC:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. 
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. 
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop). 
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação 

 

Atividades UCA ESEBA

 

I- Principais grupos de imigrantes vindos para o Brasil entre os séculos XIX e XX

 

1. Para iniciar as atividades desta aula  solicite aos alunos que, inicialmente, procurem distinguir e anotar no caderno as diferenças entre os conceitos de migração, emigração e imigração.

Sugestão de textos e seus respectivos links, os quais podem ser acessados pelos alunos para a diferenciação entre os três conceitos:

Emigração, imigração ou migração? Link: http://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/emigracao-imigracao-ou-migracao.htm 

Emigrar ou imigrar? Link:  http://www.brasilescola.com/gramatica/emigrar-ou-imigrar.htm 

O professor e os alunos também podem acessar a aula do portal intitulada: Migração, Imigração, Emigração, o que são? Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4676 

  

2. A partir da compreensão dos alunos acerca dos três conceitos, proponha a observação atenta do mapa abaixo, acessando o link indicado na fonte:

Mapa Imigração

Fonte: http://www.educacional.com.br/reportagens/japao/mapa.asp  Acesso em 19/09/2011

 

Roteiro de Atividades:

a. Como indica o texto no link, clicando em cada bandeira os alunos poderão ler informações sobre os povos que vieram para o Brasil a partir do século XIX. Peça a eles que leiam atentamente.  

b. A partir da leitura realizada, os alunos devem elaborar uma tabela, sintetizando as informações recebidas, como no exemplo abaixo: 

Imigrantes Período de entrada no Brasil Principais estados brasileiros que os receberam
Italianos A partir de 1870 São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo.   SantaSa
Portugueses    
Espanhóis     
Alemães    
Japoneses     
Poloneses     
Ucranianos    
Sírios     
Libaneses     
Judeus (diferentes localidades)    

 

3.   Para aprofundar as reflexões iniciadas na atividade anterior, peça aos alunos que acessem o link <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-foram-as-maiores-levas-de-imigracao-para-o-brasil > e façam uma leitura do texto "Quais foram as maiores levas de imigração para o Brasil?", publicado na Revista Mundo Estranho, de Julho de 2004. Confira, abaixo, um excerto do texto: 

As principais levas de imigração para o Brasil ocorreram entre meados do século 19 e a primeira metade do século 20. "Portugueses, italianos, espanhóis, japoneses e alemães constituíram os principais fluxos em termos quantitativos", diz a socióloga Ethel Kosminsky, da Unesp de Marília (SP). A entrada no país de mais de 4 milhões de estrangeiros dessas nacionalidades teve dois momentos bem diferentes. Até a primeira metade do século 19, muitos vinham atraídos por terras oferecidas pelo governo brasileiro, principalmente para ocupar o sul do país. A partir de 1870, a coisa mudou. Nessa época, o principal produto de exportação do Brasil era o café, e sua produção baseada no uso da mão de obra escrava estava em crise - o tráfico de escravos já havia sido suspenso e a abolição total da escravatura viria em 1888. A saída encontrada pelo governo e pelos grandes fazendeiros para substituir os trabalhadores libertos foi incentivar a vinda de mão de obra de fora do país. Assim, a nova geração de imigrantes chegava não para ter sua terrinha, mas para trabalhar duro nas lavouras, principalmente em São Paulo. 

Fonte: Revista Mundo Estranho, Julho de 2004. Texto disponível na íntegra, no link: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-foram-as-maiores-levas-de-imigracao-para-o-brasil 

 

Roteiro de Atividades:

Após a leitura atenta do texto, na íntegra, promova uma reflexão entre os alunos a partir das seguintes questões:

a. Apontar as principais diferenças entre o processo de imigração ocorrido na primeira metade do século XIX e após esse período.

b. Citar e caracterizar os cinco principais grupos de imigrantes vindos para o Brasil nos séculos XIX e XX, de acordo com o texto. 

 

 II- Razões e expectativas que nortearam a vinda dos principais grupos de imigrantes para o Brasil

 

1.  Inicie as atividades relativas às razões da vinda de imigrantes para o Brasil e suas expectativas, propondo aos alunos a leitura e a interpretação dos quadrinhos abaixo: 

 

Quadrinhos 1 - Expectativas dos imigrantes

Imagem extraída de: http://soprahistoriar.blogspot.com/2010/05/da-monarquia-para-republica.html

Acesso em 19/09/2011 

a. Os quadrinhos, utilizando a sátira, tratam de uma interpretação sobre a visão e as expectativas que os imigrantes europeus possuíam em relação ao Brasil. Os alunos devem debater as suas primeiras hipóteses acerca deste tema, analisando principalmente o quarto quadrinho, o qual descreve o Brasil como "a terra do tesouro, do trabalho, dos papagaios e tucanos e toda sorte de riquezas naturais que só do lado de baixo do Equador uma família da fria Europa poderia encontrar."

2. Outro recurso interessante que o professor pode sugerir aos alunos é a leitura e interpretação do poema "Sonho imigrante", de Fernando Brant e Milton Nascimento.

Sonho Imigrante

A terra do sonho é distante
e seu nome é Brasil
plantarei a minha vida
debaixo de céu anil.

Minha Itália, Alemanha
Minha Espanha, Portugal
talvez nunca mais eu veja
minha terra natal.

Aqui sou povo sofrido
lá eu serei fazendeiro
terei gado, terei sol

O mar de lá é tão lindo
natureza generosa
que faz nascer sem espinho
o milagre da rosa.

O frio não é muito frio
nem o calor é muito quente
e falam que quem lá vive é maravilha de gente. 

 Poema disponível em: http://nemvem-quenaotem.blogspot.com/2009/03/sonho-imigrante.html

a. Continuando a discussão iniciada na atividade anterior, os alunos devem identificar no poema as expectativas dos imigrantes europeus em relação ao Brasil, segundo os autores.

3. Para a concretização da imigração em massa de trabalhadores europeus para o Brasil, um fator que muito contribuiu foi a intensa propaganda feita pelo governo brasileiro na Europa. Confira o que disse o historiador  Michael Hall, a respeito da intensa propaganda feita na Itália:

"Durante os últimos anos da década de 1880, agentes do Brasil pululavam em Veneza e outras partes do Vale do Pó estimulando “uma espécie de febre” que levaria inúmeros trabalhadores agrícolas a partirem para o Brasil, na “esperança de lá encontrarem a terra prometida” como escreveram os funcionários italianos em Treviso. Alguns desses candidatos à emigração até viajaram a pé, cruzando a maior parte do norte da Itália sob um rigoroso inverno, para tomar os navios que em Gênova prometiam passagens grátis para Santos."

Fonte: Revista TRABALHADORES. Imigrantes. Campinas, Secretaria Municipal de Cultura, 1989, p. 5

A  partir das atividades 1 e 2 e também da leitura atenta sobre o que afirma o historiador Michael Hall na atividade 3, os alunos podem sistematizar algumas conclusões a respeito das expectativas de imigrantes europeus em relação ao Brasil, no período analisado. A questão que ainda é necessário aprofundar com eles, pode ser formulada da seguinte maneira:    

Por que muitos trabalhadores europeus deixaram seus países de origem e vieram para o Brasil? Quais foram as principais razões?

 

4. Para que os alunos possam refletir sobre a questão destacada, a proposta para esta aula é que façam um Seminário de Textos sobre as razões que motivaram a vinda de imigrantes europeus e asiáticos para o Brasil, a partir do século XIX. 

Orientações para a realização do Seminário:

a. Dividir os alunos em 4 grupos e atribuir a cada grupo a responsabilidade pelo estudo e apresentação, para a turma, de um texto relativo ao tema em discussão. 

b. Os textos devem ser entregues com antecedência para que os grupos tenham tempo de estudar o conteúdo e preparar a apresentação. Portanto, a divisão da turma em grupos, a definição do texto de cada grupo e as orientações para a apresentação devem preceder a execução da atividade proposta.

c. Nas orientações aos alunos, o professor deve destacar que as ideias centrais do texto devem ser discutidas e apresentadas pelo grupo. Em hipótese alguma os alunos devem ler o texto para a turma durante a apresentação.  Apenas um ou outro parágrafo mais significativo pode ser lido. O grupo deve evidenciar a sua compreensão sobre o texto estudado e também o seu posicionamento em relação às questões propostas pelo autor. Desta forma, é imprescindível que os alunos compreendam as ideias estudadas e as apresente numa fala espontânea.

d. Na preparação do Seminário, os alunos devem procurar solucionar possíveis dúvidas em relação ao conteúdo dos textos com o professor. 

e. Sugestão de textos para o Seminário e seus respectivos links:

Histórico da Imigração no Brasil. Link para acesso: http://www.diasmarques.adv.br/pt/historico_imigracao_brasil.htm#Histórico 

A Imigração no Brasil. Link para acesso: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/geografia/geografia_do_brasil/demografia_imigracoes/brasil_imigracoes 

f. Professor, acima foram indicados textos disponíveis na internet. Mas, evidentemente, os alunos também podem e devem consultar livros e revistas que tratem do tema do Seminário. Após o trabalho de leitura, interpretação e problematização das fontes, cada grupo deverá preparar a apresentação para o restante da turma. Para tanto, poderão utilizar o aplicativo Kpresenter do Netbook do Projeto UCA (no caso de escolas vinculadas ao projeto) ou o aplicativo para apresentação de slides correspondente ao sistema operacional do computador ao qual terão acesso.

g. Na organização da apresentação, o grupo poderá apresentar dados numéricos e/ou estatísticos, áudio, vídeos, etc. As ideias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclusões do grupo, ficarão mais claras (e mais interessantes) para a turma se outros recursos, além da fala e do texto escrito, forem utilizados. 

h. Após as apresentações, cada grupo poderá enviar a apresentação produzida para o email do professor e dos colegas, para que seja salva em arquivo do computador e acessada sempre que necessário. 

Recursos Complementares

Professor, como os alunos terão acesso ao computador e à internet, incentive-os a ampliarem suas leituras sobre o tema da aula, a partir do acesso aos links indicados abaixo: 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/imigracao-no-brasil/imigracao-no-brasil.php 

http://www.imigracaojaponesa.com.br/nossahistoria.html 

 

Aulas no Portal que podem ser acessadas pelo professor:

1. Expectativas sobre a nova vida e primeiras dificuldades enfrentadas pelos imigrantes europeus no Brasil. Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23452 

2.  As experiências migratórias europeias para o Brasil durante o século XIX e começo do século XX. Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23403 

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Deve permitir que o aluno organize o seu pensamento - seja através da expressão oral ou escrita - buscando, ao refletir sobre um determinado assunto, fazer uma leitura crítica das fontes analisadas, estabelecendo relações, levantando questões, buscando respostas e expondo conclusões. A avaliação deve ser utilizada primordialmente como um canal de comunicação entre o aluno e o professor. Fundamental para o aluno, uma vez que pode ajudá-lo a reorganizar o seu pensamento e superar dificuldades. Fundamental também para o professor, que poderá sempre repensar a sua atuação, revendo conteúdos, metodologias de ensino, procedimentos avaliativos.

Desta maneira, no desenvolvimento do tema proposto, o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos a cada etapa do trabalho por meio das atividades orais e escritas incluídas no processo: leitura e interpretação de textos, produção de tabelas, debates, interpretação de quadrinhos e de poema, seminário de textos, sistematização de informações e de conclusões por escrito. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.