26/09/2011
Pauliane de Carvalho Braga; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Memória |
Os alunos poderão aprender o que foi a Revolta Praieira, suas motivações, ideais, agentes envolvidos e resultados alcançados.
Segundo Reinado
Forças políticas liberais e conservadoras
Introdução:
A Revolta Praieira, ocorrida entre 1848 e 1850, teve forte caráter liberal, propondo uma reforma política radical. Reivindicavam a liberdade de imprensa, extinção do poder moderador, voto livre e universal, dentre outros. Teve participação de setores distintos da sociedade, evidenciando o descontentamento que tomava conta da província de Pernambuco.
Neste ciclo de aulas, buscaremos demonstrar com a Revolta Praieira nos permite compreender os pontos críticos do governo do Segundo Reinado, assim como conhecer as novas idéias que surgiam no meio político.
Mapa da área onde ocorreu a Revolta
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolta-praieira/revolta-praieira-1.php
Chronica da Rebelião Praieira
Antônio Pinto Chichorro da Gama
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Pinto_Chichorro_da_Gama
José Inácio de Abreu e Lima
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_In%C3%A1cio_de_Abreu_e_Lima
Desenvolvimento
Primeira e Segunda aulas:
Neste primeiro momento, o professor deve contextualizar o tema a ser tratado. Em uma breve exposição de 15 minutos, o professor deve apresentar a situação política do Segundo Reinado, ressaltando a disputa entre liberais e conservadores, e o cenário específico da Revolta, Pernambuco. É importante que se diga das condições econômicas e políticas desta província, e os conflitos ali existentes.
Em um próximo momento, o professor deverá dividir a sala em três grupos. Cada grupo receberá um texto que deverá ser lido silenciosamente pelos alunos, durante a primeira e segunda aulas. (links acessados dia 10/09/2011).
Grupo 1: Os nomes da Revolução: lideranças populares na Insurreição Praieira, Recife, 1848-1849 - Marcus J. M. de Carvalho.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-01882003000100009&script=sci_arttext
Grupo 2: A Insurreição Praieira. Marcus J. M. de Carvalho e Bruno Augusto Dornelas. (para download)
Grupo 3: A Praieira revisitada: considerações sobre o debate. Marcus J. M. de Carvalho e Bruno Augusto Dornelas. (para download)
Terceira aula:
Nesta aula, os alunos irão preparar a apresentação dos textos lidos, a ser realizada em um seminário na quarta aula. Esta apresentação pode ser feita através de recursos visuais (confecção de cartazes, onde podem ser apontados os trechos mais relevantes do texto, apresentação de filmes ou imagens existentes sobre o tema) e de áudio (apresentação de canções). Os alunos poderão utilizar o laboratório de informática para realizar essa pesquisa, que fará parte do processo de aprendizado empreendido nesta aula.
Para a apresentação, os alunos devem atentar para as seguintes questões: onde e quando ocorreu a Revolta Praieira? Qual o contexto social, político e econômico em que se desenrola a Revolta? Quais as motivações para o conflito? Quais os agentes envolvidos no conflito? Estes agentes pertenciam a um mesmo estrato social? Qual papel cada grupo teve no conflito? Quais os ideais defendidos pelos revoltosos? A quem se opunham? Quais eram suas demandas? Porque a revolta foi chamada de “Praieira”? O que era o jornal Diário Novo? O que foi o “Manifesto ao Mundo”? Como foram os embates entre revoltosos e o governo? Houve repressão aos revoltosos? Quais foram as conseqüências da Revolta?
Quarta aula:
Nesta aula, os alunos farão um seminário, onde irão discutir os textos lidos nas aulas anteriores. Cada grupo terá 15 minutos para apresentar e discutir seu texto com seus colegas de sala.
O professor deve fomentar e mediar a discussão a partir dessas questões e outras que surgirem durante o seminário.
Quinta aula:
A partir da discussão do seminário da quarta aula, os alunos deverão preparar um júri simulado. A sala deverá ser divida em dois grandes grupos, um representando os revoltosos, e outro representando seus oponentes. Os alunos devem preparar uma argumentação onde defendam seu posicionamento no conflito, e uma acusação ao grupo concorrente. É importante que se simule os diversos discursos presentes na Revolta: o discurso dos jornalistas, artesãos, latifundiários, do governo, dentre outros.
Sexta aula: conclusão:
Nesta última aula, os alunos deverão realizar o júri simulado, que deverá ser mediado pelo professor. A dinâmica do júri deverá ser a seguinte:
1º momento: Cada grupo terá 5 minutos para apresentar sua motivação para a revolta/combate à revolta;
2º momento: Cada grupo terá direito a realizar 3 perguntas (de 1 minuto) ao grupo oponente, que terá 5 minutos para responder cada uma das perguntas;
3º momento: Cada grupo poderá apresentar o depoimento de 4 personagens que os represente (cada personagem terá 3 minutos para exposição); o grupo oponente pode realizar 2 perguntas a cada personagem (1 minuto para a realização da pergunta, 3 minutos para respondê-la);
4º momento: cada grupo terá 5 minutos para argumentação final.
Após a apresentação do júri, o professor deverá apontar as principais argumentações do júri e as passagens que sintetizem as discussões sobre a Revolta Praieira.
Cavalcantis e cavalgados: a formação das alianças políticas em Pernambuco, 1817-1824. Marcus J. M. de Carvalho. (link acessado dia 10/09/2011)
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-01881998000200014&script=sci_arttext
As avaliações deste ciclo de aulas consistem na participação e qualidade argumentativa dos alunos no seminário da quarta aula; a avaliação final será o júri simulado, a ser preparado na quinta aula e realizado na sexta, que deve ser avaliado pelo professor levando em consideração a organização de cada grupo, e capacidade e qualidade argumentativa dos alunos.
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