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A mágica das misturas

 

15/07/2009

Autor y Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
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SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender, por meio de um experimento, conceitos teóricos sobre solução e suspensão na mistura de substâncias químicas, tornando, assim, a aprendizagem mais significativa, uma vez que aprenderão na prática, por meio do experimento tais conhecimentos. Alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Indígena também poderão usufruir destas aulas!

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula
 As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Desenvolvimento de um Experimento. Os materiais necessários para o desenvolvimento do experimento encontram-se elencados na atividade 1.

Motivação:

 

O professor deverá iniciar as aulas dizendo aos alunos que eles participarão de uma aula prática; que irão desenvolver um experimento!

Observação: é importante salientar que o professor deverá solicitar previamente (ou mesmo providenciá-los) os materiais que serão utilizados para desenvolver o experimento.

Atividade 1

Observamos que os alunos deverão estar em um local adequado (espaçoso) para desenvolver o experimento (Fig. 1). Se a escola tiver um Laboratório de Ciências ou de Química poderá desenvolver neste local a atividade. Sugerimos ainda, que os alunos sejam divididos em duplas para a realização desta.

Figura 1- Imagem do Recurso

Cada dupla deverá ter em mãos os seguintes materiais:

Materiais Necessários para o desenvolvimento do Experimento

2 frascos limpos que tenha boca larga (tipo maionese ou geléia)
1 colher
Um pouco de sal
Um pouco de areia
Água filtrada ou fervida
Papel e caneta para anotar as observações


Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17171  

OBSERVAÇÃO: Destacamos que experiência pode ser interessante como aula introdutória de laboratório de química ou de Ciências, porque permite a observação dos cuidados relacionados à manipulação de substâncias químicas, às propriedades específicas de alguns materiais e à diferença entre misturas homogênea e heterogênea.

Para o desenvolvimento deste experimento o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:


- Coloquem a água filtrada ou fervida até a metade dos dois recipientes;
- Em um dos recipientes adicionem uma colher de sopa de sal e em seguida mexam bem;
- No outro recipiente adicionem uma colher de sopa de areia e também mexam bem;
- Anotem os resultados do experimento, como abaixo (Fig. 2)

Figura 2 – Imagem da folha de anotação

Feito isso, o professor deverá fazer algumas questões norteadoras sobre o que cada dupla deverá observar durante o experimento:


- Qual é a diferença entre as duas misturas?
- O que aconteceu com o sal?
- Onde está a areia na mistura com água?


Tais respostas deverão ser discutidas pelas duplas e colocadas nas fichas. É muito importante que os alunos desde as primeiras séries do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos aprendam a registrar suas opiniões e conhecimentos por meio da língua escrita!

Atividade 1


Neste momento os alunos deverão se sentar em círculo ou em meia lua (Fig. 3), para que o diálogo entre o professor e os alunos seja mais produtivo. 

Em seguida, o professor deverá lembrá-los de todos os procedimentos que fizeram e instigá-los a responder, oralmente, as conclusões que chegaram. O professor deverá intervir nos momentos em que os alunos demonstrarem dúvidas ou mesmo erro de conceitos.

Figura 3- Imagem de alunos sentados em círculo
Disponível em: http://www.cvi-maringa.org.br/fotos/19 7_gd.jpg  Acesso em: 06. Jul. 2009.


Os alunos deve rão chegar à conclusão de que o sal se dissolve na água, ou seja, que sal e água formam uma solução porque o sal está dissolvido na água. E o que caracteriza uma solução é o fato de que os componentes não podem ser vistos, já que se integram. O sal parece sumir porque seus componentes se separam entre as moléculas da água, formando uma mistura homogênea. O professor poderá pedir para que os alunos provem desta mistura para que possam perceber que há mesmo sal, mesmo que ele não possa ser visto!
No caso do recipiente com água e areia, esta se deposita no fundo do recipiente e uma parte fica misturada com a água formando uma mistura heterogênea de suspensão. Esta mistura não poderá ser experimentada pelos alunos!
É importante que o professor explique aos alunos o porquê dos resultados obtidos com a experiência.

Atividade 2

O professor deverá propor aos alunos que eles tentem se lembrar de misturas de duas ou mais substâncias que utilizam no dia-a-dia, como, por exemplo, leite e açúcar, óleo e limão (ao temperar uma salada) entre outras.

O professor poderá lembrá-los de algumas situações cotidianas em que eles veem estas misturas, como no caso do combustível – gasolina, em que há a presença de álcool, embora não dê para perceber diferença entre um e outro!
Ainda em duplas, os alunos deverão listar quatro misturas que estão acostumados a lidar no dia-a-dia, sendo duas homogêneas (Fig. 4) e duas heterogêneas (Fig. 5).

Figura 4- Imagem de uma mistura homogênea
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_trckqTm87mM/SaEgB3h70YI/AAAAAAAAAVo/I9N4aR7IcSk/s400/cafe1.jpg  Acesso em: 06. Jul. 2009.

Figura 5- Imagem de uma mistura heterogênea
Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/sep.%20misturas-%20C.E..jpg  Acesso em: 06. Jul. 2009.


Abaixo estão alguns sites que podem auxiliá-los na compreensão do que são estas misturas homogêneas e heterogêneas:


http://www.alunosonline.com.br/quimica/misturas-homogeneas/

 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mistura

 
http://www.alunosonline.com.br/quimica/separacao-misturas-heterogeneas/

Sugestão:

Sugerimos que o professor apresente aos alunos um vídeo que aborda os diferentes tipos de misturas.

O Vídeo (Fig. 6) tem a duração aproximada de três minutos e trinta segundos. 

O endereço do vídeo é:

http://www.youtube.com/watch?v=URzX1a3SRDk  

Recursos Complementares

Internet
2 frascos limpos que tenha boca larga (tipo maionese ou geléia)
1 colher
Um pouco de sal
Um pouco de areia
Água filtrada ou fervida
Papel e caneta para anotar as observações

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das atividades e o professor deverá ficar atento para sanar todas as dúvidas que por ventura, apareçam!

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