27/09/2011
Grace
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Conhecer a riqueza da Literatura de Cordel;
Aprender técnicas para se fazer uma xilogravura;
Fazer um livro interativo sobre uma produção de Literatura de Cordel.
Faça uma roda de conversa e peça para os alunos dizerem o que sabem sobre a literatura de cordel, na medida em que os alunos expuserem suas ideias anote em um cartaz, este será útil para a avaliação final da atividade.
Fonte da imagem: http://correiodobrasil.com.br/sociologo-defende-ensino-da-literatura-de-cordel-nas-escolas-de-ensino-fundamental-e-medio-2/282634/
A literatura tem em seu fascínio, as facetas de diferentes textos que são uma delícia para as mentes ansiosas por aprender, que são nossos alunos. Nesta aula eles irão mergulhar no mundo dos cordéis.
“A literatura de cordel é uma espécie de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Também são utilizadas desenhos e clichês zincografados. Ganhou este nome, pois, em Portugal, eram expostos ao povo amarrados em cordões, estendidos em pequenas lojas de mercados populares ou até mesmo nas ruas.
A literatura de cordel chegou ao Brasil no século XVIII, através dos portugueses. Aos poucos, foi se tornando cada vez mais popular. Nos dias de hoje, podemos encontrar este tipo de literatura, principalmente na região Nordeste do Brasil. Ainda são vendidos em lonas ou malas estendidas em feiras populares.
Em algumas situações, estes poemas são acompanhados de violas e recitados em praças com a presença do público.
Um dos poetas da literatura de cordel que fez mais sucesso até hoje foi Leandro Gomes de Barros (1865-1918). Acredita-se que ele tenha escrito mais de mil folhetos. Mais recentes, podemos citar os poetas José Alves Sobrinho, Homero do Rego Barros, Patativa do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva), Téo Azevedo. Zé Melancia, Zé Vicente, José Pacheco da Rosa, Gonçalo Ferreira da Silva, Chico Traíra, João de Cristo Rei e Ignácio da Catingueira.
Vários escritores nordestinos foram influenciados pela literatura de cordel. Dentre eles podemos citar: João Cabral de Melo, Ariano Suassuna, José Lins do Rego e Guimarães Rosa.”
Fonte do trecho do texto: http://www.ablc.com.br/
Uma das características desse tipo de produção é a manifestação da opinião do autor a respeito de algo dentro da sua sociedade. Os cordéis não tem a característica de serem impessoais ou imparciais, pelo contrário, na maioria das vezes usam várias técnicas de persuasão e convencimento para que o leitor acate a ideia proposta.
Fonte da citação: http://www.infoescola.com/literatura/literatura-de-cordel/
1- Pesquisa na Internet
A pesquisa na internet deve responder as seguintes questões:
O que é Literatura de cordel?
Qual a origem da Literatura de cordel?
Quais são as características da Literatura de cordel?
Quais são os principais cordelistas brasileiros?
Qual a importância da xilogravura na Literatura de cordel?
Após a pesquisa individual dos alunos, peça para que alguns socializem suas descobertas. Faça novamente um cartaz com as descobertas dos alunos.
2- Xilogravuras- ilustrações dos cordéis
Novamente o aluno usará os sites de busca para aprender sobre a xilogravura.
3- Seleção de um trecho de um cordel
O aluno deverá escolher um trecho de um cordel para construir a ilustração através da técnica de xilogravura. Peça para o aluno copiar o trecho em um documento, colocando a autoria, um breve texto sobre o autor do cordel e também a indicação do site que utilizou.
4- Oficina de Xilogravuras
Realmente trabalhar xilogravura devido à obtenção dos instrumentos. Uma alternativa é improvisar com materiais mais simples. Por exemplo: usando bandejas de isopor (essas de alimentos, que geralmente as pessoas jogam fora - é uma boa já entrar com o assunto do lixo no meio ambiente), corte as abas, deixando só o fundo, para ficar mais fácil e não quebrar. Com o lápis, as crianças desenham, formando os sulcos. Depois, com um rolinho e tinta guache, passar sobre o desenho e em seguida, imprimi-lo em um papel. Não é exatamente xilogravura, mas pelo menos você exemplifica a técnica.
Para realizar seu trabalho o aluno deverá ilustrar através da xilogravura o trecho que escolheu de um cordel.
Segue um link com tutorial sobre xilogravura http://comunidade.bemsimples.com/tempo-livre/w/tempo-livre/Como-fazer-uma-xilogravura.aspx
5- Fotografia dos trabalhos e associação aos textos
Depois que cada aluno confeccione sua xilogravura, peça para que cada aluno fotografe sua obra e salve na pasta de documentos.
6- Montagem do livro interativo dos alunos através de hiperlinks
Cada aluno deverá abrir um documento em um programa de apresentação, e no slide inserir a foto da xilogravura, o trecho escolhido do cordel e a autoria. Deverá salvar na pasta de documentos.
O professor unirá os slides de todos os alunos e fazer um índice com o nome de cada aluno e linkar o slide, assim quando se clicar no nome do aluno se conhecerá o trabalho desenvolvido pelo aluno.
Na reunião de pais , disponibilize o livro de xilogravura e cordel feito pelos alunos , assim cada um poderá compartilhar com o seu familiar o que tem aprendido na escola.
http://www.infoescola.com/literatura/literatura-de-cordel/
Compare com os alunos o cartaz que foi feito inicialmente sobre Literatura de cordel, o cartaz das descobertas e o que eles gostariam de acrescentar. Essa forma de avaliar mensura para a classe sobre avanço através do estudo e da pesquisa.
Avalie também a criatividade dos alunos em relação ao trecho de cordel escolhido e a xilogravura construída.
Quatro estrelas 10 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/10/2013
Cinco estrelasmuito bom! já utilizei essa técnica de xilogravura em sala e o resultado é muito bom e os alunos adoram!
02/08/2013
Quatro estrelasMuito bom o projeto!
10/06/2013
Cinco estrelasAchei muito interessante e vai contribuir muito com meu trabalho , parabens pela iniciativa.
18/05/2013
Cinco estrelasObrigada me ajudoou muito ' :D
30/07/2012
Cinco estrelasAdorei pensarei em uma adaptação para o inglês.
20/06/2012
Cinco estrelasMuito obrigada,um material otimo,alem de resgatar a literatura de cordel poderemos abordar uma época de um povo brasileiro,em que os sentimentos se expressavam expontaneamente.Diferente de hoje que se tem tudo pronto ,através da tecnologia.Por que não transformar,modernizar esse material,pré produzido pelo nosso povo?obrigada mesmo
03/01/2012
Cinco estrelasGostaria de parabenizá-la pelo tema abordado, uma vez que, resgata a literatura regional do nosso país!
30/12/2011
Cinco estrelasparabéns pela contribuição da Aula " Literatura de Cordel " ela serviu para enriquecer o meu projeto com o mesmo no " Literatura de cordel" que realizei com os alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Frei Eucário Schmitt em Dourados ms
27/11/2011
Cinco estrelasParabéns pelas infirmações contidas no projeto pois foram de grande valia para o meu projeto
17/10/2011
Quatro estrelasO interessante dessa aula é que ao estudar literatura de cordel o aluno pode aprender, paralelamente, tecnicas de xilogravura, de pesquisa na internet, de fotografia, além de desenvolver a criatividade e a interação entre alunos, professores e pais. Ótima aula! Agnaldo da Costa Silva Coelho Neto - MA