24/10/2011
Grace
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Discutir sobre a diversidade da literatura com foco na literatura dos contos Africanos.
Fazer uma coletânea de contos africanos.
Reconhecer a relevância de estudar a História da África como parte do currículo escolar.
Valorizar a leitura como fonte de formação, informação e via de acesso ao mundo da literatura africana.
Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o que eles acham que aparecem nas histórias dos contos africanos (como seriam os personagens, onde se passaria as histórias?).
Faça um levantamento de quais contos africanos os já viram ou ouviram. Enfatize que a história do brasileiro passa pela história dos povos africanos que auxiliaram na criação da nossa brasilidade.
No mundo do faz de conta, a criança é convidada a usar sua imaginação para criar ou recriar a imagem de uma pessoa, de um personagem, de um objeto, de um lugar e de situações que somente neste campo é possível ser criado, por isso o imaginário infantil é tão rico e criativo, justamente por seu caráter fantasioso e lúdico.
Trabalhar com contos africanos em sala de aula é aproximar o universo do imaginário infantil ao universo da cultura negra brasileira e mostrar aos alunos sua importância por seu caráter histórico, social e artístico.
Para reconhecer, valorizar e produzir arte é preciso ter acesso, descobrir e interagir com as mais diferentes manifestações artísticas e culturais. Amplia-se a visão de mundo e auxilia em um posicionamento mais autônomo e crítico.
“Na cultura africana a fala ganha força, forma e sentido, significado e orientação para a vida. A palavra é vida, é ação, é jeito de aprender e ensinar. “O poder da palavra garante e preserva ensinamentos, uma vez que possui uma energia vital, com capacidade criadora e transformadora do mundo. Energia que possui diferentes denominações para as diversas civilizações, por exemplo, para os bantus essa energia é hamba, já para o povo iorubá a energia é o axé.” (Salto para o futuro, disponível no site: http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/
Ouvir as histórias torna possível a introdução de elementos das culturas africanas e afro-brasileiras no imaginário infantil, abrindo à fantasia dos jovens leitores a personagens e situações referenciadas na África e no mundo afro-brasileiro.
É importante realizar rodas de leituras com os contos africanos para que os alunos percebam a importância dessas histórias e a variedade de livros com essa temática.
Caso o professor selecione um conto longo é fundamental ir lendo em etapas para que a turma possa se apropriar da história de maneira significativa.
Criar um ambiente de expectativa nos alunos com relação ao texto que será lido:Qual o tipo de texto que vamos ler? Qual será o título? Têm personagens? Do que se trata? Registrar na lousa as suas respostas e fazer a comparação no final da história.
Nesta aula, usaremos os contos africanos que encontramos no site A cor da Cultura, a beleza das animações é comovente e ,além disso, trazem para a sala de aula a África e suas histórias. Precisamos avançar na educação da História e Cultura Africana, por muito tempo este tema ficou relegado a escravidão, e assim a história do brasileiro fica incompleta
Atividade 1- Levantamento de conhecimento prévio
Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o que eles acham que aparecem nas histórias dos contos africanos (como seriam os personagens, onde se passaria as histórias?).
Faça um levantamento de quais contos africanos os já viram ou ouviram. Enfatize que a história do brasileiro passa pela história dos povos africanos que auxiliaram na criação da nossa brasilidade.
Atividade 2- Roda virtual de contoa africanos
Segue uma seleção de livros animados e histórias africanas, peça para aos alunos ouvirem as histórias.
Livro animado: Menina bonita do laço de fita
Link: http://www.youtube.com/watch?v=W9eBpv-WPAs&feature=related
Livro animado: Omulu dança só
Link: http://www.youtube.com/watch?v=Wae7JlTn8XQ&feature=related
Livro Animado: Bruna e a Galinha d´angola
Link: http://www.youtube.com/watch?v=eqvqBT41lWY&feature=related
Livro animado: Tiabalala
Link: http://www.youtube.com/watch?v=J4XO-RLDOU4
Livro animado: Como o gato e o rato se tornaram inimigos
Link: http://www.youtube.com/watch?v=8SD-cmNohMw&feature=related
História Africana- O sapo e a cobra
Link: http://www.youtube.com/watch?v=SdUV-6kD2ZU&feature=related
Cada aluno deverá escolher o conto preferido e proponha, alguns desafios, por exemplo:
Desafiar os alunos a criar uma nova história com os mesmos personagens do conto selecionado;
Acrescente um personagem à história, descreva sua participação nela.
O importante nesta atividade é repertoriar so alunos com histórias da Cultura Africana.
Identifique a concentração dos alunos na leitura dos contos, e a criatividade em relação a repensar as histórias.
Três estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/06/2013
Três estrelasAchei boa a ideia, mas considero que levar textos de autores africanos (que não são poucos) seria bem mais vantajoso. Contos de autores de países de língua portuguesa. Poderia trabalhar - além das características da narrativa - as características linguísticas. Desculpe se intervi demais. Foi uma tentativa, como professor iniciante (5 anos). Um abraço.
13/11/2011
Quatro estrelasMuito bom o material sugerido.