Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A adjetivação como recurso expressivo em gêneros de tipologia narrativa

 

17/10/2011

Autor y Coautor(es)
Karen Alves de Andrade
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

·         Reconhecer o que são adjetivos;

·         Identificar os diversos usos dessa classe de palavras;

·         Reconhecer e avaliar o uso dos adjetivos em diferentes textos de tipologia narrativa; e

·         Produzir textos narrativos utilizando os adjetivos como recurso de textualização.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

* Substantivos

Estratégias e recursos da aula

 

·         Computador/ internet (sala de informática)

·         Data show

·         Caixas de som

Aula 1:

Professor, para iniciar esta aula, seus alunos devem saber o que são adjetivos e para que eles são usados nos diversos gêneros textuais. Peça, então, que eles façam a seguinte pesquisa:

Roteiro de pesquisa

Naveguem nos seguintes sites para responder às questões propostas:

 

1.       O são adjetivos?

2.       E locuções adjetivas?

3.       Os adjetivos possuem 5 classificações, explique-as e dê exemplos:

a)      Primitivos

b)      Derivados

c)       Simples

d)      Compostos

e)      Pátrios

 

Depois de corrigir com seus alunos as respostas das questões, reproduza para eles o vídeo a seguir, para que sistematizem o conteúdo.

Clique na imagem a seguir para visualizar o vídeo::

Video

Disponível também em: http://www.youtube.com/watch?v=OUc4qVsviXk&feature=related

Ainda nesta aula, solicite que os alunos entrem no site de jogos educativos http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/jogo-da-forca-adjetivos.php. Eles poderão recordar alguns adjetivos brincando em um jogo de forca.

 

Aula 2:

Professor, nas próximas aulas, identificaremos o uso de adjetivos em alguns gêneros de tipologia narrativa. Antes de entregar o primeiro texto aos alunos, discuta oralmente com eles:

  • Em que textos vocês acreditam ser possível identificar o uso de adjetivos?
  • Por que vocês pensam isso?

Peça que um aluno anote no quadro as hipóteses levantadas pelos colegas para que, depois, seja feita a verificação dos dados.

 

TEXTO 1

Entregue, então, para cada aluno, uma cópia do seguinte mito:

Mito de Narciso

http://www.wikinoticia.com/images/www.femenino.info.feed/www.femenino.info.wp-content.uploads.83479307-296x300.jpg

 

Narciso era um belo rapaz, filho do deus do rio Céfiso e da ninfa Liríope. Por ocasião de seu nascimento, seus pais consultaram o oráculo Tirésias para saber qual seria o destino do menino. A resposta foi que ele teria uma longa vida, se nunca visse a própria face.

Muitas moças e ninfas apaixonaram-se por Narciso, quando ele chegou à idade adulta. Porém, o belo jovem não se interessava por nenhuma delas. A ninfa Eco, uma das mais apaixonadas, não se conformou com a indiferença de Narciso e afastou-se amargurada para um lugar deserto, onde definhou até que somente restaram dela os gemidos. As moças desprezadas pediram aos deuses para vingá-las.

Nêmesis apiedou-se delas e induziu Narciso, depois de uma caçada num dia muito quente, a debruçar-se numa fonte para beber água. Descuidando-se de tudo o mais, ele permaneceu imóvel na contemplação ininterrupta de sua face refletida e assim morreu. No próprio Hades ele tentava ver nas águas do Estige as feições pelas quais se apaixonara.

 

Disponível em: http://tempo-de-ler.blogspot.com/2009/06/o-mito-de-narciso.html

Após a leitura do texto, peça que os alunos identifiquem e marquem no texto as palavras que caracterizam:

  • Narciso
  • Vida
  • Dia
  • A ninfa Eco
  • Moças

 

Em seguida, eles devem responder:

  • Por que os adjetivos e locuções adjetivas são importantes no texto lido?

Professor, direcione a leitura de seus alunos, para que eles percebam que no mito, sendo um texto narrativo, utiliza os adjetivos para caracterizar o espaço e os personagens que compõem a história. Isso é importante para que o leitor imagine detalhes da história.

 

Aula 3:

TEXTO 2

Agora, entregue para os alunos a seguinte fábula:

(Professor, a fábula está sem os adjetivos e locuções adjetivas)

O lobo e o cordeiro


http://lh3.ggpht.com/_J49oW92KEps/TBYdClKmbdI/AAAAAAAABsw/NTvFlAI4xvs/lobocordeiro%5B8%5D.jpg

 


Estava o cordeiro a beber água num córrego, quando apareceu um lobo.

- Que desaforo é esse de turvar a água que venho beber? – disse o monstro arreganhando os dentes. Espere, que vou castigar tamanha má-criação !...

O cordeirinho, trêmulo de medo, respondeu com inocência:

- Como posso turvar a água que o senhor vai beber, se ela corre do senhor para mim?
Era verdade aquilo e o lobo atrapalhou-se com a resposta. Mas não deu o rabo a torcer.
- Além disso- inventou ele - sei que você andou falando mal de mim o ano passado.
- Como poderia falar mal do senhor o ano passado, se nasci este ano?

Novamente confundido pela voz da inocência, o lobo insistiu:

- Se não foi você, foi seu irmão, o que dá no mesmo.

Como poderia ser meu irmão, se sou filho único?

O lobo, furioso, vendo que com razões não vencia o pobrezinho, veio com uma razão de lobo:

- Pois, se não foi seu irmão, foi seu pai ou seu avô!

E – nhoque!- sangrou-o no pescoço.

 

Moral: Contra a força não há argumentos.

 

Disponível em: http://desmontandotexto.blogspot.com/2009/10/o-lobo-e-o-cordeiro-recontada-por.html

 

Converse com seus alunos sobre a fábula. Pergunte:

  • Quem são os personagens da história?
  • Como eles são fisicamente?
  • Quais as suas características psicológicas?
  • Onde a história se passa?
  • Como era esse lugar?

 

Perceba que não conseguimos responder todas essas questões, baseando-nos apenas nos elementos explícitos do texto, já que ele não caracteriza seus personagens e o espaço onde a fábula se passa.

 

Agora, peça que os alunos grifem as seguintes palavras no texto e reescrevam-no, acrescentando características imaginadas por eles, com base nas pistas textuais, às palavras destacadas.

  • Lobo
  • Cordeiro
  • Água
  • Irmão

 

Finalmente, solicite que escolham um lápis de cor e marquem as palavras que, geralmente, têm valor adjetivo, mas que foram usadas de forma substantivada no texto. Em seguida, peça que os alunos respondam:

  • Que termos essas palavras substantivadas substituem no texto?

 

Professor, a palavra “monstro” é usada como substantivo para substituir a palavra “lobo”, assim como a palavra “pobrezinho” substitui a palavra “cordeiro”. Ressalte com seus alunos que essa é uma estratégia usada para evitar que uma mesma palavra se repita demasiadamente ao longo do texto.  

Retorne, nesse momento, ao quadro e verifique se os alunos ainda apresentam as mesmas concepções quanto à importância dos adjetivos nos textos.

 

Aula 4:

Professor, neste próximo texto, mais uma vez foram retirados os adjetivos e as locuções adjetivas, comprometendo a compreensão do conto. Reproduza e entregue o conto para seus alunos, conforme apresentamos a seguir:

 

TEXTO 3

A MULHER ___________ E ___________ E SUA IRMÃ __________ E ___________

Certa vez, uma mulher ____________e _______________ visitou uma casa. O dono da casa lhe perguntou quem era e ela respondeu que era a deusa da fortuna. 
Mais que depressa o dono da casa acolheu respeitosamente essa mulher ______________e ____________ e a tratou muito bem.

Logo depois, uma mulher ______________ e ____________ bateu à mesma porta. O dono da casa perguntou-lhe quem era e a mulher lhe respondeu que ela era a deusa da pobreza. 

O dono da casa, assustado, tentou por a mulher ______________ e _____________ para fora de casa, mas ela recusou-se a sair, dizendo:


"A deusa da riqueza é minha irmã. Há um acordo tácito entre nós, segundo o qual nunca devemos viver separadamente; se você me enxotar, ela irá comigo. Era a pura verdade. Assim que a _______________ mulher saiu, a outra____________ e ____________, desapareceu.

Disponível em: http://www.eurooscar.com/parabbud/parabbud17.htm

 

Após a leitura do texto, mesmo com lacunas, discuta com os alunos o que eles compreenderam do texto. Pergunte se eles acreditam que, se o texto estivesse completo, a compreensão do texto seria mais fácil.

Depois, peça que eles imaginem as palavras que foram retiradas do texto e procurem completar o conto de maneira que tenha sentido. Quando terminarem, deverão ler os textos em voz alta para os colegas julgarem se o texto ficou mais claro ou não.

Finalmente, entregue o texto sem lacunas e peça que respondam:

  1. Qual é o assunto tratado no texto?

  2. Como as mulheres as caracterizadas nesse conto?

  3. Você acha que os adjetivos eram importantes para a compreensão desse texto? Por quê?

 

 

A MULHER BELA E RICA E SUA IRMÃ FEIA E POBRE

Certa vez, uma mulher bela e bem trajada visitou uma casa. O dono da casa lhe perguntou quem era e ela respondeu que era a deusa da fortuna. Mais que depressa o dono da casa acolheu respeitosamente essa mulher bela e rica e a tratou muito bem.

Logo depois, uma mulher feia e pobremente vestida bateu à mesma porta. O dono da casa perguntou-lhe quem era e a mulher lhe respondeu que ela era a deusa da pobreza. 

O dono da casa, assustado, tentou por a mulher feia e pobre para fora de casa, mas ela recusou-se a sair, dizendo:

"A deusa da riqueza é minha irmã. Há um acordo tácito entre nós, segundo o qual nunca devemos viver separadamente; se você me enxotar, ela irá comigo."

Era a pura verdade. Assim que a horrenda mulher saiu, a outra, bela e rica, desapareceu.

 

 

Aula 5:

Solicite que os alunos leiam as seguintes tirinhas e respondam às questões:

TEXTO 4

http://dc160.4shared.com/img/8f535JU9/preview_html_m1696c143.png

  1. Como era a vaca que Magali trocou?

  2. E os feijões comprados, o que eles eram?

  3. Como era o pé de feijão que o pai de Magali esperava ter, caso plantasse os grãos de feijão?

  4. O que faz com a tirinha seja engraçada?

 

TEXTO 5

http://1.bp.blogspot.com/_ctrOVxlGWUE/TA03PruXeWI/AAAAAAAAABE/7lTu9jxPS8w/s1600/tirinha.jpg

 

1.      Segundo a mãe de Cascão, como os pés de Cascão estavam?

2.      O que a mãe não sabia sobre as mãos de Cascão?

3.      O que produziu o humor na tirinha?

Depois de ler as duas tiras, diga se você acha que os adjetivos são, também, um recurso importante nas tirinhas. Que motivos sustentam a sua opinião?

 

TEXTO 6

Professor, reproduza a imagem a seguir em data show para seus alunos.

 

Adjetivos

http://2.bp.blogspot.com/_Cpl138618Ko/S7VPG08L8YI/AAAAAAAACmA/STmJKXW-fEU/s1600/image001.jpg

Obs: Alguns adjetivos foram trocados para adequar o conteúdo da imagem ao público escolar.

Cada aluno deverá escolher um dos personagens apresentados na imagem e desenhá-lo no caderno. Em seguida, irá criar o perfil desse personagem, atribuindo-lhe características. Finalmente, deverá escolher um dos gêneros estudados: mito, conto, fábula ou tirinha, e redigir seu próprio texto, utilizando a adjetivação como recurso expressivo.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Adjetivo e substantivo Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

 

É necessário que a avaliação desta aula dê-se desde a apropriação do conceito de adjetivos, na primeira aula, até a produção de texto, na aula 4. Professor, avalie se o aluno é capaz de reconhecer os adjetivos nos textos trabalhados, se ele percebe a diferença de impacto entre o texto sem e com adjetivação e, principalmente, se ele é capaz de utilizar os adjetivos em seu texto como um recurso de expressividade dos textos narrativos, tanto na construção do espaço, quanto na construção dos personagens. Valorize a participação do estudante nas discussões e nas tarefas escritas. 

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.