17/10/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luiz Prazeres
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
· Reconhecer o que são adjetivos;
· Identificar os diversos usos dessa classe de palavras;
· Reconhecer e avaliar o uso dos adjetivos em diferentes textos de tipologia narrativa; e
· Produzir textos narrativos utilizando os adjetivos como recurso de textualização.
* Substantivos
· Computador/ internet (sala de informática)
· Data show
· Caixas de som
Aula 1:
Professor, para iniciar esta aula, seus alunos devem saber o que são adjetivos e para que eles são usados nos diversos gêneros textuais. Peça, então, que eles façam a seguinte pesquisa:
Roteiro de pesquisa
Naveguem nos seguintes sites para responder às questões propostas:
1. O são adjetivos?
2. E locuções adjetivas?
3. Os adjetivos possuem 5 classificações, explique-as e dê exemplos:
a) Primitivos
b) Derivados
c) Simples
d) Compostos
e) Pátrios
Depois de corrigir com seus alunos as respostas das questões, reproduza para eles o vídeo a seguir, para que sistematizem o conteúdo.
Clique na imagem a seguir para visualizar o vídeo::
Disponível também em: http://www.youtube.com/watch?v=OUc4qVsviXk&feature=related
Ainda nesta aula, solicite que os alunos entrem no site de jogos educativos http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/jogo-da-forca-adjetivos.php. Eles poderão recordar alguns adjetivos brincando em um jogo de forca.
Aula 2:
Professor, nas próximas aulas, identificaremos o uso de adjetivos em alguns gêneros de tipologia narrativa. Antes de entregar o primeiro texto aos alunos, discuta oralmente com eles:
Peça que um aluno anote no quadro as hipóteses levantadas pelos colegas para que, depois, seja feita a verificação dos dados.
TEXTO 1
Entregue, então, para cada aluno, uma cópia do seguinte mito:
Mito de Narciso
Narciso era um belo rapaz, filho do deus do rio Céfiso e da ninfa Liríope. Por ocasião de seu nascimento, seus pais consultaram o oráculo Tirésias para saber qual seria o destino do menino. A resposta foi que ele teria uma longa vida, se nunca visse a própria face.
Muitas moças e ninfas apaixonaram-se por Narciso, quando ele chegou à idade adulta. Porém, o belo jovem não se interessava por nenhuma delas. A ninfa Eco, uma das mais apaixonadas, não se conformou com a indiferença de Narciso e afastou-se amargurada para um lugar deserto, onde definhou até que somente restaram dela os gemidos. As moças desprezadas pediram aos deuses para vingá-las.
Nêmesis apiedou-se delas e induziu Narciso, depois de uma caçada num dia muito quente, a debruçar-se numa fonte para beber água. Descuidando-se de tudo o mais, ele permaneceu imóvel na contemplação ininterrupta de sua face refletida e assim morreu. No próprio Hades ele tentava ver nas águas do Estige as feições pelas quais se apaixonara.
Disponível em: http://tempo-de-ler.blogspot.com/2009/06/o-mito-de-narciso.html
Após a leitura do texto, peça que os alunos identifiquem e marquem no texto as palavras que caracterizam:
Em seguida, eles devem responder:
Professor, direcione a leitura de seus alunos, para que eles percebam que no mito, sendo um texto narrativo, utiliza os adjetivos para caracterizar o espaço e os personagens que compõem a história. Isso é importante para que o leitor imagine detalhes da história.
Aula 3:
TEXTO 2
Agora, entregue para os alunos a seguinte fábula:
(Professor, a fábula está sem os adjetivos e locuções adjetivas)
O lobo e o cordeiro
http://lh3.ggpht.com/_J49oW92KEps/TBYdClKmbdI/AAAAAAAABsw/NTvFlAI4xvs/lobocordeiro%5B8%5D.jpg
Estava o cordeiro a beber água num córrego, quando apareceu um lobo.
- Que desaforo é esse de turvar a água que venho beber? – disse o monstro arreganhando os dentes. Espere, que vou castigar tamanha má-criação !...
O cordeirinho, trêmulo de medo, respondeu com inocência:
- Como posso turvar a água que o senhor vai beber, se ela corre do senhor para mim?
Era verdade aquilo e o lobo atrapalhou-se com a resposta. Mas não deu o rabo a torcer.
- Além disso- inventou ele - sei que você andou falando mal de mim o ano passado.
- Como poderia falar mal do senhor o ano passado, se nasci este ano?
Novamente confundido pela voz da inocência, o lobo insistiu:
- Se não foi você, foi seu irmão, o que dá no mesmo.
Como poderia ser meu irmão, se sou filho único?
O lobo, furioso, vendo que com razões não vencia o pobrezinho, veio com uma razão de lobo:
- Pois, se não foi seu irmão, foi seu pai ou seu avô!
E – nhoque!- sangrou-o no pescoço.
Moral: Contra a força não há argumentos.
Disponível em: http://desmontandotexto.blogspot.com/2009/10/o-lobo-e-o-cordeiro-recontada-por.html
Converse com seus alunos sobre a fábula. Pergunte:
Perceba que não conseguimos responder todas essas questões, baseando-nos apenas nos elementos explícitos do texto, já que ele não caracteriza seus personagens e o espaço onde a fábula se passa.
Agora, peça que os alunos grifem as seguintes palavras no texto e reescrevam-no, acrescentando características imaginadas por eles, com base nas pistas textuais, às palavras destacadas.
Finalmente, solicite que escolham um lápis de cor e marquem as palavras que, geralmente, têm valor adjetivo, mas que foram usadas de forma substantivada no texto. Em seguida, peça que os alunos respondam:
Professor, a palavra “monstro” é usada como substantivo para substituir a palavra “lobo”, assim como a palavra “pobrezinho” substitui a palavra “cordeiro”. Ressalte com seus alunos que essa é uma estratégia usada para evitar que uma mesma palavra se repita demasiadamente ao longo do texto.
Retorne, nesse momento, ao quadro e verifique se os alunos ainda apresentam as mesmas concepções quanto à importância dos adjetivos nos textos.
Aula 4:
Professor, neste próximo texto, mais uma vez foram retirados os adjetivos e as locuções adjetivas, comprometendo a compreensão do conto. Reproduza e entregue o conto para seus alunos, conforme apresentamos a seguir:
TEXTO 3
A MULHER ___________ E ___________ E SUA IRMÃ __________ E ___________
Certa vez, uma mulher ____________e _______________ visitou uma casa. O dono da casa lhe perguntou quem era e ela respondeu que era a deusa da fortuna.
Mais que depressa o dono da casa acolheu respeitosamente essa mulher ______________e ____________ e a tratou muito bem.
Logo depois, uma mulher ______________ e ____________ bateu à mesma porta. O dono da casa perguntou-lhe quem era e a mulher lhe respondeu que ela era a deusa da pobreza.
O dono da casa, assustado, tentou por a mulher ______________ e _____________ para fora de casa, mas ela recusou-se a sair, dizendo:
"A deusa da riqueza é minha irmã. Há um acordo tácito entre nós, segundo o qual nunca devemos viver separadamente; se você me enxotar, ela irá comigo. Era a pura verdade. Assim que a _______________ mulher saiu, a outra____________ e ____________, desapareceu.
Disponível em: http://www.eurooscar.com/parabbud/parabbud17.htm
Após a leitura do texto, mesmo com lacunas, discuta com os alunos o que eles compreenderam do texto. Pergunte se eles acreditam que, se o texto estivesse completo, a compreensão do texto seria mais fácil.
Depois, peça que eles imaginem as palavras que foram retiradas do texto e procurem completar o conto de maneira que tenha sentido. Quando terminarem, deverão ler os textos em voz alta para os colegas julgarem se o texto ficou mais claro ou não.
Finalmente, entregue o texto sem lacunas e peça que respondam:
Qual é o assunto tratado no texto?
Como as mulheres as caracterizadas nesse conto?
Você acha que os adjetivos eram importantes para a compreensão desse texto? Por quê?
A MULHER BELA E RICA E SUA IRMÃ FEIA E POBRE
Certa vez, uma mulher bela e bem trajada visitou uma casa. O dono da casa lhe perguntou quem era e ela respondeu que era a deusa da fortuna. Mais que depressa o dono da casa acolheu respeitosamente essa mulher bela e rica e a tratou muito bem.
Logo depois, uma mulher feia e pobremente vestida bateu à mesma porta. O dono da casa perguntou-lhe quem era e a mulher lhe respondeu que ela era a deusa da pobreza.
O dono da casa, assustado, tentou por a mulher feia e pobre para fora de casa, mas ela recusou-se a sair, dizendo:
"A deusa da riqueza é minha irmã. Há um acordo tácito entre nós, segundo o qual nunca devemos viver separadamente; se você me enxotar, ela irá comigo."
Era a pura verdade. Assim que a horrenda mulher saiu, a outra, bela e rica, desapareceu.
Aula 5:
Solicite que os alunos leiam as seguintes tirinhas e respondam às questões:
TEXTO 4
http://dc160.4shared.com/img/8f535JU9/preview_html_m1696c143.png
Como era a vaca que Magali trocou?
E os feijões comprados, o que eles eram?
Como era o pé de feijão que o pai de Magali esperava ter, caso plantasse os grãos de feijão?
O que faz com a tirinha seja engraçada?
TEXTO 5
http://1.bp.blogspot.com/_ctrOVxlGWUE/TA03PruXeWI/AAAAAAAAABE/7lTu9jxPS8w/s1600/tirinha.jpg
1. Segundo a mãe de Cascão, como os pés de Cascão estavam?
2. O que a mãe não sabia sobre as mãos de Cascão?
3. O que produziu o humor na tirinha?
Depois de ler as duas tiras, diga se você acha que os adjetivos são, também, um recurso importante nas tirinhas. Que motivos sustentam a sua opinião?
TEXTO 6
Professor, reproduza a imagem a seguir em data show para seus alunos.
http://2.bp.blogspot.com/_Cpl138618Ko/S7VPG08L8YI/AAAAAAAACmA/STmJKXW-fEU/s1600/image001.jpg
Obs: Alguns adjetivos foram trocados para adequar o conteúdo da imagem ao público escolar.
Cada aluno deverá escolher um dos personagens apresentados na imagem e desenhá-lo no caderno. Em seguida, irá criar o perfil desse personagem, atribuindo-lhe características. Finalmente, deverá escolher um dos gêneros estudados: mito, conto, fábula ou tirinha, e redigir seu próprio texto, utilizando a adjetivação como recurso expressivo.
Nome | Tipo |
---|---|
Adjetivo e substantivo | Vídeo |
É necessário que a avaliação desta aula dê-se desde a apropriação do conceito de adjetivos, na primeira aula, até a produção de texto, na aula 4. Professor, avalie se o aluno é capaz de reconhecer os adjetivos nos textos trabalhados, se ele percebe a diferença de impacto entre o texto sem e com adjetivação e, principalmente, se ele é capaz de utilizar os adjetivos em seu texto como um recurso de expressividade dos textos narrativos, tanto na construção do espaço, quanto na construção dos personagens. Valorize a participação do estudante nas discussões e nas tarefas escritas.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/09/2014
Cinco estrelasAdorei as atividades, muito criativas, excelentes, Parabéns.
17/02/2014
Cinco estrelasMe ajudou muito!♥
13/09/2013
Quatro estrelasMuito interessante a aula. Eu apenas iniciaria com os textos e, depois, inseria a parte gramatical. Fiz algumas adaptações e gostei. Obrigada, colega
05/09/2013
Cinco estrelasExcelente a aula. Parabéns!!!