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I Conferência dos Povos Africanos e as independências em África.

 

26/09/2011

Autor y Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Raissa Brescia dos Reis; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Sujeito histórico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá ter contato com o processo de independência dos países africanos pós-Segunda Guerra Mundial, verificando a proximidade entre este e o pensamento pan-africano. O aluno tomará contato com aspectos do cenário social e político do Continente Africano em meados do século XX, acessando a complexidade do quadro e algumas possibilidades de análise.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Imperialismo europeu em África. O processo que teve seu começo efetivo na segunda metade do século XX e ao qual muitos Estados e líderes africanos resistiram por muitos anos.

- O desenvolvimento da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais. O Continente Europeu estava desestabilizado e enfraquecido pelos conflitos. Além disso, emergiram outros interesses no cenário político mundial que defendiam a independência e a soberania de todas as nações.

- O movimento pan-africano. O discurso surge ainda no século XIX, mas tem o seu crescimento em África em meados do século XX, quando intelectuais e políticos do continente se apropriam de algumas ideias racialistas de seu discurso e, por meio de suas experiências de colonização e alteridade no Continente Europeu, desenvolvem um movimento cada vez mais forte e presente no continente.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

A I Conferência de Acra ou I Conferência dos Povos Africanos ocorreu em 1958, em Acra, capital do recém-independente país de Gana. Com a notável atuação de Kwame Nkrumah, pensador e político pan-africanista e então presidente de Gana, o encontro se tornou um libelo pela solidariedade entre os povos africanos em torno do esforço de independência e formação dos Estados Unidos da África, cujo maior defensor era o próprio ganense.

Na ocasião, verificou-se a importância de uma união dos povos africanos diante do inimigo colonial. A Conferência foi a primeira dos três encontros de mesmo nome. Os dois outros se realizaram em 1960 e 1961. Neste primeiro momento, compareceram delegados de 28 países africanos, sendo apenas oito já independentes na ocasião. Discutiu-se a viabilidade e a legitimidade do uso de força para a luta de libertação, bem como a possibilidade de formação de uma federação no continente, após a independência.

A Conferência significou um importante momento na história do Continente Africano, na medida em que permitiu o intercâmbio entre vários líderes políticos e intelectuais, favorecendo a troca de informações e fortalecendo alianças que seriam significativas para as posteriores independências em África.

Desenvolvimento

Primeira aula

Os alunos deverão ser instruídos a fazer uma pesquisa, individualmente, sobre a I Conferência dos Povos Africanos, realizada em 1958, e suas possíveis repercussões no cenário político e social africano no decorrer dos anos seguintes.

Os links e as imagens sugeridos são:

- I Conferência dos Povos Africanos:

http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra10/terceiromundo-africa.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_descoloniza%C3%A7%C3%A3o_de_%C3%81frica

http://en.wikipedia.org/wiki/All-African_Peoples%27_Conference

http://www.sahistory.org.za/dated-event/all-african-people-conference-held-accra-ghana

- Vídeos da Conferência em Acra, Gana, com trecho de discurso de Kwame Nkrumah:

http://www.youtube.com/watch?v=nHYie91wRs4

http://www.eastafricantube.com/media/29212/THE_UNITED_STATES_OF_AFRICA_1958/

- O processo de independência em África no século XX:

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/africa.htm

http://www.casadasafricas.org.br/img/upload/349883.pdf

Kwame Nkrumah discursando na I Conferência dos Povos Africanos, em Acra, Gana.

Kwame Nkrumah discursando na I Conferência dos Povos Africanos, em Acra, Gana, no ano de 1958. Fonte: http://www.flickr.com/photos/24756454@N00/305181887/#/

Após a realização desta pesquisa, os alunos deverão escrever um pequeno texto de uma lauda sobre suas percepções e conhecimentos adquiridos sobre a Conferência e sua importância política e estratégica para as independências em África.

Segunda aula

Após a primeira pesquisa e recolha de informações, os alunos deverão ser divididos em quatro grupos. Cada um destes grupos será responsável pela recolha e interpretação de informação e imagens sobre um dos países abaixo citados e a sua importância na I Conferência dos Povos Africanos e no processo de independência no Continente Africano.

- Grupo 1: “Gana”.

Links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gana

http://en.wikipedia.org/wiki/Ghana

http://www.modernghana.com/news/236966/1/nkrumah-and-pan-africanism.html

Kwame Nkrumah em vestes oficiais no dia da independência de Gana

Kwame Nkrumah em vestes oficiais no dia da independência de Gana, 6 de março de 1957. Fonte: http://lamparam.blogs.sapo.pt/

- Grupo 2: “Argélia”.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arg%C3%A9lia

http://www.brasilescola.com/geografia/argelia.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/Algerian_War

Automóvel da Frente de Libertação Nacional é cercado pela população em festa

Automóvel da Frente de Libertação Nacional é cercado pela população em festa após a assinatura dos tratados entre a Argélia e a França, em 1962. Era o fim da sangrenta guerra de independência do país africano.  Fonte: http://belfercenter.ksg.harvard.edu/events/3618/imperial_rule_and_the_politics_of_nationalism.html

- Grupo 3: “Libéria”.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lib%C3%A9ria

http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Liberia

http://www.africanidea.org/pan-Africanism.html

Presidente Sekou Touré, da Guiné, presidente William V.S. Tubman, da Libéria, e presidente Kwame Nkrumah, de Gana.

Presidente Sekou Touré, da Guiné, presidente William V.S. Tubman, da Libéria, e presidente Kwame Nkrumah, de Gana, em encontro na Libéria, em 1959. Fonte: http://www.africawithin.com/tour/liberia/hist_gov1.htm

- Grupo 4: “República do Congo”.

http://en.wikipedia.org/wiki/Republic_of_the_Congo_%28Leopoldville%29

http://pt.wikipedia.org/wiki/Congo

http://en.wikipedia.org/wiki/Patrice_Lumumba

Primeiro-ministro da República do Congo, Patrice Lumumba.

Primeiro-ministro da República do Congo, Patrice Lumumba, discursa durante a II Conferência dos Povos Africanos, em Leopoldville, Congo, em 1960. Fonte: http://www.marxists.org/subject/africa/lumumba/1960/08/25.htm

Terceira aula

Cada um dos grupos deverá constituir um Jornal Mural com as imagens e informações recolhidas por eles na última pesquisa e sua relação com seus conhecimentos sobre a I Conferência dos Povos Africanos e sua repercussão.

Os jornais serão constituídos como informativos das atividades dos países selecionados na Conferência e no processo de independência que ocorreu na África na segunda metade do século XX.

Após a sua realização, todos os jornais deverão ser apresentados em sala por seus respectivos grupos. A apresentação deverá privilegiar a constituição de uma narrativa, por parte dos alunos, sobre o período histórico em questão, de acordo com a perspectiva assumida pelo grupo.

Quarta aula

Por fim, os alunos deverão ser dispostos em um círculo na sala de aula para a realização de um debate. O professor deverá propor as seguintes questões, para iniciar os trabalhos:

- Qual a importância da I Conferência dos Povos Africanos para o processo de independência em África? O que sua realização representou naquele momento?

- Qual o papel dos africanos nesse processo? Tratou-se apenas de uma descolonização, um movimento que partiu das antigas metrópoles ou envolveu a ação das chamadas colônias?

Conclusão

Ao fim, os alunos terão trabalhado a história da África e de sua descolonização através de um olhar voltado para a sua atuação política e a sua ativa presença no processo das independências que ocorreram no continente. Além disso, os alunos terão construído e desconstruído narrativas sobre o período histórico em questão, permitindo a verificação da atuação de sujeitos históricos, bem como sua própria participação ativa na produção de discursos e conhecimento histórico.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliação

A primeira atividade será avaliada a partir do texto de uma lauda que os alunos construirão após a realização das pesquisas. O texto será avaliado por sua correção e coerência ortográficas e sintáticas e, ainda, por sua unidade narrativa. A segunda atividade será avaliada durante a sua realização, mas principalmente por meio do Jornal Mural constituído durante a terceira aula. O Jornal Mural será avaliado por sua composição e, também, pela apresentação dos grupos, que deverão ser coerentes e constituírem explanação clara de sua narrativa e explicação histórica. Por fim, todos os alunos serão avaliados durante o debate por suas intervenções e interlocução com os colegas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniones

  • Maria do Socorro Feitosa de Sousa, CEJA - FREI JOSE ADEMIR DE ALMEIDA , Ceará - dijo:
    socosara.feitosa@hotmail.com

    20/06/2013

    Quatro estrelas

    Estou conhecendo agora esse site e o pouco que analisei estou fascinada, sei que será muito utilizada para consultar temas e trabalhar com meus alunos.


  • Silvana Cristina Bandoli Vargas, COLEGIO PEDRO II , Rio de Janeiro - dijo:
    sbandoli@uol.com.br

    28/09/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula, considerei os materiais interessantes e o encadeamento lógico bem articulado. A diversidade das sugestões, com utilização de materiais disponíveis na web, também favorece o dinamismo da atividade.


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