27/09/2011
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Conhecimentos básicos sobre as partes do corpo humano.
Atividades aplicadas com a turma de Pré I, 4 e 5 anos.
Iniciar as atividades observando o corpo no espelho, e o corpo dos colegas. Sugerir que em duplas peguem na parte do corpo do colega, quando a professora solicitar. Exemplo: Vamos agora pegar no joelho do colega, nas mãos, e assim por diante.
Cantar e dançar diversas músicas infantis que falam sobre esquema corporal:
Solicitar que as crianças representem através de desenho o seu corpo, para poder identificar o conhecimento que já possuem sobre o assunto.
FONTE: acervo da autora
Iniciar a aula relembrando o que foi feito na aula passada, quais são as partes que o corpo possui. Cantar as músicas referentes ao corpo humano que mais gostaram.
Cada criança deve receber um boneco articulado para pintar, observar que o corpo do boneco está todo separado, após terminar a pintura, recortar o boneco articulado e montar ele, colando as partes no caderno ou em uma folha de sulfite. Montar o corpo do boneco articulado, observando o próprio corpo e de seus colegas.
FONTE: acervo da autora
FONTE: http://arquivosdagiuprof.blogspot.com/2010/03/bonecos-articulados.html
Observar novamente seu corpo no espelho nomeando as partes do mesmo. Usar recortes de revistas para montar o corpo humano, deve-se usar diferentes partes de diferentes corpos. Ao lado representar através de desenho o que trabalhou nesta aula.
FONTE: acervo da autora
FONTE: acervo da autora
Nessa aula, sugerir que as crianças representem o corpo humano com pintura com tinta guache.
FONTE: acervo da autora
Contar as crianças a história "Eu me mexo" . Após a leitura, solicitar que as crianças peguem em seu corpo, mãos , pernas, cabeça, e sintam que tem algo duro dentro de nós, explicar que esse é o nosso esqueleto que nos sustenta, permitindo que nós corramos, andemos, pulemos, rolemos, saltemos... Levar as crianças no pátio da escola e oportunizar que realizem todos os movimentos enfocados na história: correr, pular, rolar, saltar.
FONTE : https://picasaweb.google.com/sandygsoares/EuMeMexo
Questionar e conversar sobre a importância do esqueleto para o corpo humano. Com minha turma, fui até o laboratório para observar um esqueleto.
FONTE: acervo da autora
Pintar a figura de um crânio e bacia para montar um esqueleto com cotonetes. Para essa atividade são utilizados 18 cotonetes por criança.
FONTE: acervo da autora
FONTE: acervo da autora
Observar a pirâmide alimentar e explicar que os alimentos derivados do leite, fortalecem nosso esqueleto, devendo ser ingeridos em nossa alimentação.
FONTE: acervo da autora
Solicitar que recortem de encartes de supermercado, figuras de alimentos derivados do leite que fortificam nosso esqueleto.
Pintar, recortar e montar o esqueleto. Depois colar ao redor do mesmo os alimentos recortados anteriormente.
FONTE: acervo da autora
FONTE: http://alemdocaderno.blogspot.com/2011/06/montando-o-esqueleto-com-radiografias.html
História "Eu me mexo" - https://picasaweb.google.com/107750224112582011621/EuMeMexo#5315871827057544770
Pirâmide alimentar : http://emedix.uol.com.br/dia/nut004_1f_piramide.php
Outras atividades corpo humano: http://ananhaia.blogspot.com/search/label/Corpo%20humano
“ Professor nenhum é dono de sua prática se não tem em mãos, a reflexão sobre a mesma. Não existe ato de reflexão, que não nos leve a constatações, dúvidas e descobertas e , portanto, que não nos leve a transformar algo em nós, nos outros e no mundo”
Madalena Freire
Durante o projeto será avaliada as atitudes dos alunos, se houve mudança de comportamentos e atitudes, se demonstraram identificar as partes do corpo humano, nomeando-as. A avaliação na Educação Infantil não deve ser realizada com o intuito de medir conhecimentos, mas como ponto de partida para novas descobertas, servindo de diagnóstico das necessidades dos alunos, para se preciso, ocorrer uma mudança na prática educativa para se alcançar os objetivos propostos.
Quatro estrelas 50 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/04/2016
Cinco estrelasA aula sobre o Meu corpo e meu esqueleto, foi excelente, adorei as ideias, muito criativas, com certeza uma aula dessa os alunos nunca mais esquecem!! Parabéns professora Ana!!
10/03/2016
Quatro estrelasGostei muito da aula. Vai ser muito útil para mim.
02/09/2015
Cinco estrelasMuito bom, serviu de inspiração!!!
06/07/2015
Cinco estrelasAdorei!!!
09/04/2015
Cinco estrelasamei,me inspirei e copiei!!! Vou adaptar sua aula para meus alunos do estágio I (4 anos),já estavamos falando sobre o corpo humano,mas sua aula está completa e divertidíssima! Parabéns <3
19/02/2015
Cinco estrelasÓTIMA SUGESTÃO
03/12/2014
Cinco estrelasAula muito boa, gostei muito. Através dessa aula podemos desensolver a psicomotricidade das nossas criancas.
27/10/2014
Quatro estrelasFaço Pós médio Magistério, e preciso elaborar um projeto sobre o corpo humano, as sua ideias vão ajudar muito o meu grupo
18/09/2014
Cinco estrelasAdorei! Maravilosa! Essas aulas com adaptações podem ser aplicadas a qualquer turma de ed. infantil ao ensino fundamental I.
07/09/2014
Cinco estrelasAmei as sugestões de atividades. Realmente através dessa interação e participação ativa das crianças. a construção do conhecimento realmente ocorre de maneira espontânea e global.
15/08/2014
Cinco estrelasadorei, muito bem contextualizada.
28/05/2014
Quatro estrelasuma aula muito boa para o bom entendimento dos alunos.
13/05/2014
Cinco estrelasOi, gostei muito desse projeto. Trabalhei ele no pré escolar e foi um sucesso. Obrigada por compartilhar sua ideia.
11/05/2014
Cinco estrelasGostei muito das sugestões de atividades irei aplicar na minha turma de maneira prazerosa . Muito Obrigada.
10/05/2014
Cinco estrelasAmei a aula sobre o corpo humeno,parabéns
28/04/2014
Cinco estrelassimplesmente maravilhosoooooooooo! que bom que existem colegas que compartilham.
28/04/2014
Cinco estrelassimplesmente maravilhosoooooooooo! que bom que existem colegas que compartilham.
24/03/2014
Cinco estrelasO modelo me ajudaram muito para realizar meus planos de aulas voltados para o corpo humano.
23/02/2014
Cinco estrelasA aula esta muito bem elaborada adorei
04/02/2014
Cinco estrelasadorei!!!
06/11/2013
Quatro estrelasMe ajudou muito esse artigo. Obrigada!
15/10/2013
Quatro estrelasMuito bom! Obrigada por compartilhar! :)
02/10/2013
Cinco estrelasOtima idéias!! Obrigada pelas dicas :)
22/09/2013
Cinco estrelasMuito bem elaborada, parabéns!
10/09/2013
Cinco estrelasMuito criativa as atividades e peço licença para colocar em pratica juntamente com meus alunos...
06/08/2013
Cinco estrelasadorei, muito criativo e dinâmico.
02/08/2013
Cinco estrelasGostei muito do teu planejamento. Estou me preparando para fazer meu primeiro projeto da educação infantil e o tema determinado foi o corpo humano. Faço pós médio em magistério. Seu trabalho me ajudou muito. Muito obrigada.
25/07/2013
Quatro estrelasSeu projeto é muito interessante parabéns, também podemos utilizar um pedaço grande de papel deitar sobre ele um menino e em outro uma menina e contornar seu corpo. Após e junto com as crinaças desenhar o que falta no corpo...
23/07/2013
Cinco estrelasNossa!!!!!!!!!Adorei!!!!!!!!!!!! Essa ideia dos cotonetes foi dez....... Fiz com os meus alunos e a atividade foi e é muito significativa..... PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!
30/06/2013
Cinco estrelasachei a aula muito boa e criativa , mostra a criatividade dos alunos
28/05/2013
Cinco estrelasAchei suas atividade o máximo, voce é bem criativa parabens
23/05/2013
Quatro estrelasAula muita rica ,amei.Parabéns.
16/05/2013
Cinco estrelasExcelente as propostas de atividades, foram muito bem elaboradas, espero que sempre que possível me enviem outras atividades envolvendo o nosso corpo. Pode ser ludicas.
16/05/2013
Cinco estrelasEu admiro sua criação, todas as atividades que vi, achei excelente. Te parabenizo e peço humildemete ao meu Jesus que abençoe abundantemente sua vida, Beijos
13/04/2013
Cinco estrelasamei a aula ja trabalho comtodo esse material porem ,nao tao interagida.
02/04/2013
Cinco estrelasMARAVILHOSOOOOOOO!!!!! VOU FAZER COM MINHA TURMINHA. OK OBRIGADA POR TAO BELAS DICAS
25/03/2013
Cinco estrelasGostei muito das aulas...Foram bem elaboradas. Parabéns!
24/02/2013
Quatro estrelasAchei as atividades muito interessantes e criativas. Elas serão de grande valia para o meu trabalho em sala de aula.
17/02/2013
Cinco estrelasotimo!!!! estava precisando para dar uma aula e me ajudou muito.
25/06/2012
Cinco estrelasAdorei esse projeto irei fazer com meus alunos.
24/05/2012
Cinco estrelasGostei muito da sua aula, vc colocou varios temas relacionados ao corpo humano de forma muito simples e esclarecedouras. De fácil compreensão para crianças pequenas. Parabéns.
18/05/2012
Quatro estrelasGostei muito de como estudo do corpo humano foi iniciado, principalmente pelo professor respeitar o conhecimento prévio do aluno e também das atividades propostas.
01/02/2012
Quatro estrelasAula criativa e muito motivadora. Parabéns
29/01/2012
Quatro estrelasMuito boa atividade
02/11/2011
Cinco estrelasACHEI MUITO INTERESSANTE! PARABÉNS.
30/10/2011
Cinco estrelasAdorei as aulas,muito criativas!
06/10/2011
Cinco estrelasmuito bom adorei.
04/10/2011
Cinco estrelasA aula está muito bem elaborada, além de trabalhar o tema central, trabalha outras áreas do conhecimento, sendo, portanto, interdiscipliar, além de tudo, a aula é envolvente, significante, pois a professora demonstra de forma prática, onde a criança vivência o conteúdo e confronta com o real, palpável. A avaliação está focando na observação do que foi assimilado e se não foi quais mudanças a professora irá fazer, estratégias quais irá usar, perfeita a avaliação.
04/10/2011
Cinco estrelasParabéns pela aula, muito interessante...
29/09/2011
Cinco estrelasÉ interessante ressaltarmos as crianças a importância de se conheçer o corpo humano. Saber como são dividididos o nosso corpo, a função dos membros, e conheçer também, certos alimentos que que são adequados para uma vida saudável.